acréscimo de água na fervura com BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

david_jr

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
162
Reaction score
40
minhas panelas tem capacidade total de 41 litros de água, uso BIAB, caso eu vá fazer uma receita esperando tirar 30 litros precisaria de aproximados 8kgs de malte (para uma weiss) , mas quanto mais água colocar no início vou provavelmente transbordar a panela na hora que derrubar o malte. Seria uma solução eu trabalhar com mais malte e menos água, aí ficaria com a OG provavelmente mais alta, depois de fazer o mashout poderia acrescentar água para a fervura e isso faria a OG chegar no ponto normal?
 
Faria!
A densidade é uma relação água/açúcares quanto mais água menor a densidade.

Há tempos me preocupava com OG mais elevada e corrigia com adição de água até atingir o projetado na receita.

Atualmente prefiro OG alta, muita vezes fervo só o mosto de extração primária. Resulta em menor eficiência, mas meu objetivo é beber o que gosto, quem se preocupa com rendimento é a AmBev.
 
David,

Cuidado apenas para não ter uma proporção menor do que 2l (agua) x 1kg (malte), fontes citam que uma mosturação muito concentrada pode ter problemas de conversão.

Sobre ter OG maior e lavar ou não eu discordo do Rodrigo, porque 5, 10 pontos de OG não aumentam só o alcool, o perfil da cerveja muda, tanto na questão de gosto quanto mouthfeel, resultando que vc pode não obter o resultado que gostaria. Com certeza uma cerveja sem lavagem tem um perfil diferente de uma cerveja em que a mesma foi feita.
Sobre eficiencia: por que não? Acho que é sempre um desafio melhorar e mostra que vc tem capacidade de tirar o melhor do seu equipamento.

Abraço
 
minhas panelas tem capacidade total de 41 litros de água, uso BIAB, caso eu vá fazer uma receita esperando tirar 30 litros precisaria de aproximados 8kgs de malte (para uma weiss) , mas quanto mais água colocar no início vou provavelmente transbordar a panela na hora que derrubar o malte. Seria uma solução eu trabalhar com mais malte e menos água, aí ficaria com a OG provavelmente mais alta, depois de fazer o mashout poderia acrescentar água para a fervura e isso faria a OG chegar no ponto normal?

David, eu tenho feito exatamente isso. Minha panela também é pequena para o volume que eu faço e não dá pra usar o total de água na brassagem. Ai eu faço exatamente isso, uso somente a água para a brassagem, na proporção que falaram ai em cima, e depois completo com mais água, trazendo para o OG pretendido. Se é fazendo lavagem ou não, ai você escolhe.
 
Vocês corrigem o pH da água que adicionam na hora da fervura? Se não me engano, o pH elevado do mosto favorece a extração de amargor "menos nobre", mais rasgado...

E adicionar água no fermentador? Alguém já fez?
 
David, eu tenho feito exatamente isso. Minha panela também é pequena para o volume que eu faço e não dá pra usar o total de água na brassagem. Ai eu faço exatamente isso, uso somente a água para a brassagem, na proporção que falaram ai em cima, e depois completo com mais água, trazendo para o OG pretendido. Se é fazendo lavagem ou não, ai você escolhe.

Neudson,

Como funciona no final?

Tenho uma panela de 23L. Faço a brassagem com, digamos, 15L + 6kg de malte.

Depois, na fervura, completo pros 20L pretendidos?

Minhas primeiras levas foram com extrato e eles orientavam a completar os 20L após a fervura. Faço isso aqui tb?

Abs
 
Boa tarde pessoal,

Ontem fiz a minha primeira brassagem com metodo BIAB e agora estou revendo meus erros rsrs.

Queria fazer uma receita de 20 Litros da APA. Coloquei 20 litros de agua apenas, não me atentei a esse detalhe. Conclusão: Sobrou apenas uns 10 litros e uma OG de 1080 (altissima). Agora com mais calma, revendo, percebi que meu erro foi esse em questão da agua.

Então só para reforçar. Metodo BIAB, 20 litros, 4,5 KG de malte. Coloco quantos litros de agua na brassagem ? 28 litros ?

A minha panela é de 42 litros.

Bom muito obrigado pelo post, vai me ajudar e muito na proxima brassagem.
 
Em regra vc coloca 20 litros mais as perdas previstas
por exemplo 1 litro por kg de malte, deadspace da panela e 4% de perda por evaporação logo
X = (Litragem + Malte + Deadspace)*1,04

Isso grosseiramente.
 
p%C3%A1+de+ouro.jpg


Antes qeu seja tarde!

O David já é um veterano no homebrewing e já ganhou altos premios com a Ryequeoparta hahahaha
 
Em regra vc coloca 20 litros mais as perdas previstas
por exemplo 1 litro por kg de malte, deadspace da panela e 4% de perda por evaporação logo
X = (Litragem + Malte + Deadspace)*1,04

Isso grosseiramente.

Entendi. Então a grosso modo se eu colocar 28 litros na brassagem, vai compensar essas perdas. Eu não pensei nisso, erro primário mesmo. Paciência.
 
Faria!
A densidade é uma relação água/açúcares quanto mais água menor a densidade.

Há tempos me preocupava com OG mais elevada e corrigia com adição de água até atingir o projetado na receita.

Atualmente prefiro OG alta, muita vezes fervo só o mosto de extração primária. Resulta em menor eficiência, mas meu objetivo é beber o que gosto, quem se preocupa com rendimento é a AmBev.


Otima sua colocacao...paneleiro nao deve-se preocupar com rendimento ou poupar...o resultado final deve ser o objetivo...
 
Back
Top