Acidez e Weißbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 28, 2016
Messages
22
Reaction score
1
Caros cervejeiros,

Como muitos de vocês já devem ter provado, algumas cervejas deste estilo acabam ficando ralas e ácidas demais. Eu gostaria de saber se algum de vocês sabe como evitar isso.
 
Caros cervejeiros,

Como muitos de vocês já devem ter provado, algumas cervejas deste estilo acabam ficando ralas e ácidas demais. Eu gostaria de saber se algum de vocês sabe como evitar isso.

Esse parece ser um problema comum relatado por aqui.

Como foi seu processo,desde maltes,rampas,temp. de fermentação,etc?
 
Ainda não fiz, na verdade. Eu minha dúvida mesmo é em relação aos erros mais comuns


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Bom Dia Martin!

Você está perguntando sobre uma weiss, cerveja de trigo típica alemã certo?

Problema de acidez com weiss eu só tive usando a levedura WB06;

Com relação a ela ficar "rala" seria pouco corpo no caso? Aí é questão da temperatura na mosturação, se fizer abaixo de 65°C geralmente fica com menos corpo, e entre 65° e +- 70°C daí fica mais encorpada.

Mas tem que elaborar uma receita e postar aí para o pessoal ter uma ideia melhor das suas pretensões!
 
Bom dia pessoal

Acabei tendo o mesmo problema de acidez com a weiss usando tanto WB-06 qto M20.

Não fiz rampas de brassagem. Temperatura de fermentação foi de 22C a 7 dias e 10C dias.

A receita é de 20 litros e usamos 4,5kg de malte sendo somente 5% de malte especial e o resto pilsen e trigo.

Não fiz medição do pH da agua nessa receita e fiquei na duvida se poderia ser um fator que pudesse levar a essa característica.

A cerveja ficou boa, levemente frutada, mas o perfil de acidez e sentido no paladar.

Obrigado
 
use o m20 da mangroove jacks essa levedura destaca os sabores e tem nenhuma acidez só que voce tem que ter paciencia o fermento não é tao rapido na minha 1 etapa demorou 10 dias para ir para secundaria
 
Bom dia pessoal

Acabei tendo o mesmo problema de acidez com a weiss usando tanto WB-06 qto M20.

Não fiz rampas de brassagem. Temperatura de fermentação foi de 22C a 7 dias e 10C dias.

A receita é de 20 litros e usamos 4,5kg de malte sendo somente 5% de malte especial e o resto pilsen e trigo.

Não fiz medição do pH da agua nessa receita e fiquei na duvida se poderia ser um fator que pudesse levar a essa característica.

A cerveja ficou boa, levemente frutada, mas o perfil de acidez e sentido no paladar.

Obrigado

Bom Dia Milani!

Cara você iniciou a fermentação a 22°C, essa temperatura é muito alta, inicia em 17, 18°C e mais para o fim da fermentação vai aumentando;

Provavelmente essa temperatura alta gerou vários off-flavors, penso que a acidez possa ser por isso, até por que não é característica do M20 gerar acidez, se fermentado corretamente.
 
use o m20 da mangroove jacks essa levedura destaca os sabores e tem nenhuma acidez só que voce tem que ter paciencia o fermento não é tao rapido na minha 1 etapa demorou 10 dias para ir para secundaria

Bacana, vou fazer isso. Paramos a 7 dias, pq realmente não vimos mais mudança na densidade de um dia para o outro. Achamos que já estava estabilizado.
Obrigado pela dica.
 
Bom Dia Milani!

Cara você iniciou a fermentação a 22°C, essa temperatura é muito alta, inicia em 17, 18°C e mais para o fim da fermentação vai aumentando;

Provavelmente essa temperatura alta gerou vários off-flavors, penso que a acidez possa ser por isso, até por que não é característica do M20 gerar acidez, se fermentado corretamente.

Legal, bom saber. Talvez esse pode ter sido nosso erro.

E o recomendado é esse avanço da temperatura da fermentação vá de 17 graus até qto? 22 graus mesmo ou ainda é alto?
 
Olha, tenho feito muitas Weiss, na verdade foi o estilo que mais "vendeu" entre os amigos.. das 2 geladeiras que tenho para cerveja, 1 sempre tem Weiss fermentando... então na minha opnião:

Para 20 litros uso 3kg de malte de trigo e 2kg de pilsen. Já fiz meio à meio e ficou bom também.

Lupulo: Usei o Hallertauer Hersbrucker à 60 min, de 16 à 20 gramas é o suficiente p 20 litros.

Mosturei à 65-67 e as Leveduras, já usei o wb-06 e já usei o M20 da Mangrove e achei melhor o M20 apesar de não caracterizar muito o cravo (consegui mais banana).
Todas as levas fiz a 17 graus direto, sem variação de temperatura.
Peguei todas estas dicas aqui no Forum e vai por mim, sucesso absoluto!
 
Olha, tenho feito muitas Weiss, na verdade foi o estilo que mais "vendeu" entre os amigos.. das 2 geladeiras que tenho para cerveja, 1 sempre tem Weiss fermentando... então na minha opnião:

Para 20 litros uso 3kg de malte de trigo e 2kg de pilsen. Já fiz meio à meio e ficou bom também.

Lupulo: Usei o Hallertauer Hersbrucker à 60 min, de 16 à 20 gramas é o suficiente p 20 litros.

Mosturei à 65-67 e as Leveduras, já usei o wb-06 e já usei o M20 da Mangrove e achei melhor o M20 apesar de não caracterizar muito o cravo (consegui mais banana).
Todas as levas fiz a 17 graus direto, sem variação de temperatura.
Peguei todas estas dicas aqui no Forum e vai por mim, sucesso absoluto!

Legal, eu tenho usado o mesmo lupulo tbm.
Na próxima leva, vou tentar deixar a temperatura mais constante.
 
Olha, tenho feito muitas Weiss, na verdade foi o estilo que mais "vendeu" entre os amigos.. das 2 geladeiras que tenho para cerveja, 1 sempre tem Weiss fermentando... então na minha opnião:

Para 20 litros uso 3kg de malte de trigo e 2kg de pilsen. Já fiz meio à meio e ficou bom também.

Lupulo: Usei o Hallertauer Hersbrucker à 60 min, de 16 à 20 gramas é o suficiente p 20 litros.

Mosturei à 65-67 e as Leveduras, já usei o wb-06 e já usei o M20 da Mangrove e achei melhor o M20 apesar de não caracterizar muito o cravo (consegui mais banana).
Todas as levas fiz a 17 graus direto, sem variação de temperatura.
Peguei todas estas dicas aqui no Forum e vai por mim, sucesso absoluto!

Oi @ferorsan, na fase de fermentação a 17ºC, entre a primária e a secundária, foram quantos dias mais ou menos?

Depois da fase de fermentação vc chegou a maturar a cerveja alguns dias, em temperatura mais baixa antes de engarrafar?

Abs
 
Oi @ferorsan, na fase de fermentação a 17ºC, entre a primária e a secundária, foram quantos dias mais ou menos?

Depois da fase de fermentação vc chegou a maturar a cerveja alguns dias, em temperatura mais baixa antes de engarrafar?

Abs

Opa!
Eu sempre faço minhas brasssagens no domingo. Então em geral, minhas Weiss passam 10 dias fermentando direto a 17 graus. No 11 dia (que em geral é uma quinta-feira) eu começo as medições de FG. Sexta e sabado repito o processo. Se não houver variação de valor, mando p 2 graus no sabado e no domingo à noite envaso. A cerva fica 1 dia e meio à 2 graus, pois o ideal é que ela fique turva mesmo, pois caracteriza mais o estilo... Dai é mais uma semaninha carbonatando.. weiss é boa também pq em 21 dias você tem uma breja pronta... pelo que eu li aqui no forum, você não tem necessidade de maturar Weiss, é uma cerveja que se deve tomar "verde"...
Não sei se o meu processo é o melhor, mas p mim funciona muito bem.
 
Opa!
Eu sempre faço minhas brasssagens no domingo. Então em geral, minhas Weiss passam 10 dias fermentando direto a 17 graus. No 11 dia (que em geral é uma quinta-feira) eu começo as medições de FG. Sexta e sabado repito o processo. Se não houver variação de valor, mando p 2 graus no sabado e no domingo à noite envaso. A cerva fica 1 dia e meio à 2 graus, pois o ideal é que ela fique turva mesmo, pois caracteriza mais o estilo... Dai é mais uma semaninha carbonatando.. weiss é boa também pq em 21 dias você tem uma breja pronta... pelo que eu li aqui no forum, você não tem necessidade de maturar Weiss, é uma cerveja que se deve tomar "verde"...
Não sei se o meu processo é o melhor, mas p mim funciona muito bem.

Obrigado pela resposta @ferorsan, ainda não fiz nenhuma weiss, vou seguir suas dicas quando fizer! Vamos ver o que vai dar....rsrsrs

Abs
 
Quem quiser ler mais sobre fermentação a 17 graus, segue um post muito interessante.
Usei muito dele em minhas brassagens.
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406404

Muito interessante esse post mesmo.
Estou lendo o livro do John Palmer, mas ainda não cheguei nessa parte. =(

Na minha leva deixei 6 - 7 dias a 12C depois da fermentação a 22C. Foi realmente naquela idéia de que qto mais alta a temperatura (sem exageros), mais o aroma frutado.

Na próxima foi tentar seguir esse perfil de fermentação.
 
Cara, 12 graus na primária? Não é muito baixa a temperatura não?

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Putz entendi errado desculpe...que Fermento usou?

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Back
Top