Acerva Potiguar Presente

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Mauro1

Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
24
Reaction score
4
Sou o Mauro, coadjuvante bissexto do HenrikBoden, atualmente na Acerva Potiguar. Criei minha conta assim que o fórum saiu, e estou emocionado de poder ter um nome de usuário com apenas cinco letras antes de meu homônimo mais importante na Acerva Carioca.

Sou um dos poucos no Brasil a usar MashTun, faço todas minhas brassagens sozinho numa cozinha com uma panela de alumínio tamanho 40 (35L), uma caixa térmica de PEAD de 36L, filtros de malha (um no mash tun e um como hop-stopper na panela de fervura).

Uso decocção, comprei uma panela 10L para facilitar o processo e a temperatura nunca sobe como planejado.

Faço a fermentação num freezer horizontal com Tic-17, dentro de garrafões de água.

Tenho um medidor de pH que nunca usei.:ban:
E sim, eu passo o mosto por dentro da serpentina :rockin:
 
Olá Mauro, tudo jóia?

Mas vem cá, passa o mosto dentro da serpentina como? Simplesmente coloca ela na água, no gelo, ou tem um contra-fluxo?

Abração!
 
Sou Daniel "Dose" Bernardo.

Sou paneleiro de Natal e já faço cerveja com mais dois amigos desde de Janeiro de 2011.

Vejam uma vista de onde fazemos a cerveja
 

Attachments

  • 2012-04-28-11.36.37.jpg
    2012-04-28-11.36.37.jpg
    44.7 KB · Views: 55
Last edited by a moderator:
Nossa, que beleza hein!

Por algum motivo não funcionou linkar a foto direto do dropbox no teu post, então eu editei e adicionei como anexo.

Abraço!
 
Guenther, Desculpe pela demora em responder.
Primeiro encho a serpentina com sanitizante, que é descartado junto com os primeiros jatos de mosto.

O mosto sai passa por uma serpentina de 8 metros mergulhada dentro de um botijão térmico com gelo (uns 10Kg de gelo resfriam 30L a temperaturas de Ale). Vou tirando água do botijão e acrescentando gelo à medida que a temperatura sobe. O mosto corre por gravidade.
Depois lavo o interior com água, dreno o líquido e deixo secar no sol.

Sem desperdício da água que tanto falta no Nordeste e sem transbordar o sumidouro do meu condomínio (que não é servido por uma rede de esgoto, como tantos outros nesta região metropolitana).

Não tive nenhuma leva contaminada.
 

Attachments

  • IMG301.jpg
    IMG301.jpg
    44.3 KB · Views: 44
Oi Mauro. Achei interessante essa tua panela de 36 litros em cima do fogão comum de 4 bocas. Tu consegue uma boa fervura?

Vou dizer o que acontece comigo. Comprei panelas de 31 litros e uso meu fogão de 5 bocas. A boca central é daquelas quadrichama. Tem a chama bem mais forte que as bocas convencionais mas não chega a ter a mesma intensidade de um alta pressão. Fiz a primeira leva com essa configuração e a cerveja tá no dry hopping agora. Durante a fervura dessa cerveja eu não vi um vigor tão grande no mosto. Demorou quase uma hora para ver realmente que tava fervendo. Estou na dúvida se vou precisar comprar um fogareiro de alta pressão ou se vai dar para continuar com esse mesmo.
 
Rodrigo,
É uma fervura de pobre mesmo, não tem vigor nenhum. A não ser que eu cometa a tolice de tampar a panela, aí o boil-over vem com força,:eek:.
Eu coloco uma resistência elétrica para complementar depois que o mosto finalmente chega à temperatura de fervura. Não vejo muitas alternativas, se eu tentar ocupar duas bocas acabo perdendo boa parte da chama principal.
Mas já estamos bem off-topic aqui. Como faço para mover essa discussão para a seção apropriada?
 
Rodrigo,
É uma fervura de pobre mesmo, não tem vigor nenhum. A não ser que eu cometa a tolice de tampar a panela, aí o boil-over vem com força,:eek:.
Eu coloco uma resistência elétrica para complementar depois que o mosto finalmente chega à temperatura de fervura. Não vejo muitas alternativas, se eu tentar ocupar duas bocas acabo perdendo boa parte da chama principal.
Mas já estamos bem off-topic aqui. Como faço para mover essa discussão para a seção apropriada?

Com certeza off topic. Até pensei em abrir um novo. Valeu pela resposta.
 
Back
Top