Acelerar priming no minikeg.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

megabolax

Member
Joined
Jul 20, 2017
Messages
10
Reaction score
0
Já vi alguns tópicos falando do priming em minikeg mas surgiu mais uma dúvida.
Enchi dois minikegs domingo com mais ou menos 4,2l em cada e usei 6g/l.
Tenho uma festa sábado e já queria servi-los.
Vi que em 4 a 5 dias o assucar já está todo convertido, mas a cerveja provavelmente não está bem carbonatada, ai minha dúvida é.
Para incorporar o gás mais rapidamente posso fazer o mesmo processo usado na carbonatação forçada chacoalhando o barril e depois resfriando? ou isso pode dar algum problema de explodir ou oxidar a cerveja por conta de algum o2 presente no minikeg.
 
Bem, se quer servir numa festa no sábado é sinal que vai consumir tudo ou quase, então a oxidação não será problema pois terá muito pouco tempo para gerar off-flavors suficiente para isto, ainda mais com a cerveja gelada. Só não sem se terás gás suficiente para isto.
 
Você fez primming, para acelerar precisa colocar o mini keg em uma estufa a 20° ou mais.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Os minikegs tão em temperatura ambiente ( 28º) desde domingo de manhã, ai pelo que estudei o Co2 provavelmente tá no headspace e não incorporou. E tava pensando em chacoalhar os minikegs e botar pra gelar pra incorporar o gás como se tivesse feito carbonatação forçada. Só estou com medo de nessa chacoalhada dá algum problema.
 
Rapaz, eu estava no celular e não vi que você é de Teresina (por isso essa temperatura alta no inverno). :fro:

Só colocar os minikegs para gelar um pouco antes do normal que o gás incorpora ao líquido normalmente.
 
Olha, considerando que qualquer coisa que vc fizer será um tiro no escuro, vc pode só colocar pra gelar na sexta de manhã e servir no sábado...

Nessa temperatura ambiente de 28ºC, é possível que toda (ou quase toda) refermentação já tenha acabado até sexta. Aí um dia de keg gelado já deve incorporar uma quantidade suficiente pra servir em um churrasco...

Ou vc opta por ter mais paciência e servir essa cerveja em outra oportunidade.
 
6 dias a 28ºC ???
pode botar pra gelar hj e seevir amanhã!!! e correr peo abraço!!!

bancário l produtor l cervejeiro
 
Só pra atualizar
A cerveja carbonatou bacana e até incorporou bem o gás pra quantidade de dias mas ela oxidou. Tá com o gosto muuuuito acentuado de malte e um gosto de papelão, quase que intragável.

Será que foi pelo tamanho do headspace que deixei no minikeg? (aproximadamente 800ml)
Pq quando passei do balde maturador pro minikeg não tava oxidado ainda.
 
Será que foi pelo tamanho do headspace que deixei no minikeg? (aproximadamente 800ml)
Pq quando passei do balde maturador pro minikeg não tava oxidado ainda.

Como fez a transferência do balde pro minikeg?
 
Só pra atualizar
A cerveja carbonatou bacana e até incorporou bem o gás pra quantidade de dias mas ela oxidou. Tá com o gosto muuuuito acentuado de malte e um gosto de papelão, quase que intragável.

Será que foi pelo tamanho do headspace que deixei no minikeg? (aproximadamente 800ml)
Pq quando passei do balde maturador pro minikeg não tava oxidado ainda.
qual é o estilo da cerveja ?

bancário l produtor l cervejeiro
 
Só pra atualizar

A cerveja carbonatou bacana e até incorporou bem o gás pra quantidade de dias mas ela oxidou. Tá com o gosto muuuuito acentuado de malte e um gosto de papelão, quase que intragável.



Será que foi pelo tamanho do headspace que deixei no minikeg? (aproximadamente 800ml)

Pq quando passei do balde maturador pro minikeg não tava oxidado ainda.



Eu costumo deixar um headspace de uns 250ml no keg, mas nunca fiz carbonatação com prime no keg, sempre foi forçada. Acredito que seu problema tenha sido causado pelo volume do headspace mesmo.
 
Nunca vi uma oxidação tão rápida. Terá isso mesmo ocorrido?
 
o primming consome o O2 do headspace!!! não tem na a ver com headspace essa oxidação. Tem que rever todo o processo

bancário l produtor l cervejeiro
 
qual é o estilo da cerveja ?

bancário l produtor l cervejeiro

É uma Saison

Nunca vi uma oxidação tão rápida. Terá isso mesmo ocorrido?

O gosto ficou muito acentuado em um mini keg, no outro tá menos.
As características que senti foi um malte muito acentuado e um cheiro e sabor forte que lembrava muito a almoxarifado, aquela coisa velha, papelão e etc.
Dei uma procurada e vi que é característico do off flavor da oxidação.
 
É uma Saison



O gosto ficou muito acentuado em um mini keg, no outro tá menos.
As características que senti foi um malte muito acentuado e um cheiro e sabor forte que lembrava muito a almoxarifado, aquela coisa velha, papelão e etc.
Dei uma procurada e vi que é característico do off flavor da oxidação.
Temperaturas altas aceleram não só as coisas boas na cerveja.

É provável que durante o seu processo de fermentação, maturação ou envase tenha iniciado a oxidação por injeção de O2 na cerveja pronta e a refermentacao em 28° multiplicou o sabor.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
volto a dizer... se o minikeg estava bem vedado, a refermentação/primming tende a consumir praticamente todo O2 do headspace! o mínimo q ficaria não seria suficiente para essa oxidação! Digo por experiência própria, pois já fiquei com cerveja em minikeg por 3~4 meses e a breja estava normal qdo fui consumir. Essa oxidação se ocorreu foi durante o processo, por isso digo que deve ser revisto e analisado o passo a passo.

bancário l produtor l cervejeiro
 
Limpar o minikeg é complicado. Latão de flanders envernizado internamente. Acontece que a galera abusa no reenvase, reutilizando várias vezes. Fácil perder a camada protetora de verniz. Também é fácil ficarem resíduos internos. Como o problema foi apenas em um minikeg, sendo que o outro não alterou a ceva, eu descartaria esse latão. Encaminha pra reciclagem.
 
Back
Top