A primeira vez a gente nunca esquece.......

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Etelvino77

Active Member
Joined
Jun 13, 2013
Messages
31
Reaction score
3
Desde que surgiu a ideia de que poderia fazer cerveja em casa, comecei a pesquisar, ler, estudar o assunto.
Cheguei a uma ideia central, montar um Herms. Enfim um ano depois nasceu a minha cervejaria de 20 litros.
Primeira receita pensei em Pale ale, comprei os insumos e acabei mudando pra uma American blonde ale.
Receita básica:
5kg de malte pilsen agrária
28g lúpulo willamette 5,7%A.A 60min.
30 litros de água
Fermentação 7 dias a 18°C com sensor colado no balde.
O.G 1049 - OK
F.G 1008 - OK
Agora subindo a temperatura 1°C por dia até 23°C para fermentação secundaria
Depois derrubo a temperatura a 2°C para Maturação.
Uma dúvida que tenho é este aumento de temperatura até 23°C está bom ou devo subir mais?
outra dúvida é sobre a a maturação, em Ales a temperatura ideal é de 2°C, ou será mais ou menos?
 

Attachments

  • P_20150607_165038_HDR.jpg
    P_20150607_165038_HDR.jpg
    168.9 KB · Views: 90
  • P_20150607_231234.jpg
    P_20150607_231234.jpg
    93.6 KB · Views: 81
Primeiramente, parabéns. Equipamento top de linha já de início!
Do teu processo, somente uma questão. Não é bem assim que se conduz a transição da fermentação primária para a secundária. Na verdade, não existe uma transição tão clara entre uma e a outra.
A indicação é:
começar a temperaturas mais baixas - para ales 17 a 18º, geralmente por 2 a 3 dias
começa a elevar a temperatura 1º por dia a partir do momento em que a atividade no airlock começar a baixar.

Se tu deixar 7 dias a 17 ~ 18º, provavelmente a subida de temperatura nem vai ser sentida pelo fermento, pois a fermentação já vai ter praticamente finalizado (no teu caso, inclusive, tu já atingiu a FG neste primeiro período)

Com isso tu vai ajudar o fermento a acabar a fermentação, e também a absorver certos compostos que tu não quer.
 
Desde que surgiu a ideia de que poderia fazer cerveja em casa, comecei a pesquisar, ler, estudar o assunto.
Cheguei a uma ideia central, montar um Herms. Enfim um ano depois nasceu a minha cervejaria de 20 litros.
Primeira receita pensei em Pale ale, comprei os insumos e acabei mudando pra uma American blonde ale.
Receita básica:
5kg de malte pilsen agrária
28g lúpulo willamette 5,7%A.A 60min.
30 litros de água
Fermentação 7 dias a 18°C com sensor colado no balde.
O.G 1049 - OK
F.G 1008 - OK
Agora subindo a temperatura 1°C por dia até 23°C para fermentação secundaria
Depois derrubo a temperatura a 2°C para Maturação.
Uma dúvida que tenho é este aumento de temperatura até 23°C está bom ou devo subir mais?
outra dúvida é sobre a a maturação, em Ales a temperatura ideal é de 2°C, ou será mais ou menos?

Não precisa subir mais que 23ºC. É uma temperatura boa.

Como o tiefensee falou, é mais apropriado vc iniciar essa subida quando nota diminuição da atividade no airlock, ou faz uma leitura da densidade e vê que está se encaminhando pro último terço (em pontos de densidade) do planejado. Não é regra acontecer 2 ou 3 dias depois do início também.

Não precisa maturar a cerveja. Use um período que achar apropriado em baixas temperaturas só pra clarificar ela, até que o fermento decante o suficiente pra vc transferir.

Abraço
 
Legal, importante é que to no caminho certo. To pensando em deixar 3 dias a 1°C pra clarificar ai então transfiro de balde, faço priming e envaso.
 
Legal, importante é que to no caminho certo. To pensando em deixar 3 dias a 1°C pra clarificar ai então transfiro de balde, faço priming e envaso.

Cara, pra clarificar vai pra gelatina sem medo
Antes de usar eu pensava que ia ser complicado, mas em questão de 30 minutos de trabalho tu agiliza em pelo menos uma semana a clarificação da cerveja.
3 dias de clarificação a 0ºC sem gelatina vai deixar tua cerveja ainda consideravelmente turva.
 
Cara, pra clarificar vai pra gelatina sem medo
Antes de usar eu pensava que ia ser complicado, mas em questão de 30 minutos de trabalho tu agiliza em pelo menos uma semana a clarificação da cerveja.
3 dias de clarificação a 0ºC sem gelatina vai deixar tua cerveja ainda consideravelmente turva.

Concordo em gênero, número e grau. A não ser que o estilo peça uma cerveja turva eu uso gelatina em todas. Meu protocolo é: 48 horas à -0,5 graus, gelatina, mais 48 horas à -0,5 graus.
 
@Etelvino77
tem tópico fixo sobre isso... lá explica perfeitamente, melhor que conseguiríamos por aqui...
 
Antes de fechar o assunto eu coloquei a geladeira a 0°C, tem 2 dias hoje vou clarificar com gelatina, uma coisa que aconteceu foi que coloquei peracético no air lock e vi que caiu um pouco na cerveja não sei a quantidade, será que dá problema?
 
Back
Top