A inalcançável Pilsner Urquell

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Há pelo menos uns 2 anos, eu fui tentar fazer um clone da Urquell, e nao me lembro se li na BYO ou na homebrewtalk dos EUA, mas todos, falavam pra usar malte melanoidina ao invés de "perder tempo" fazendo decocção tripla.

Sinceramente, eu fiz decocção tripla uma vez só, pra nunca mais, depois que usei o melanoidina.

Pode ser que não fiquei 100% igual, mas que fica 99,9% igual isso fica.
Achei muito bom o resultado, fora a menor mão de obra e o tempo de utilizar o malte melanoidina.

Bom, com certeza isso é uma questão de opinião pessoal. Muita gente vai jurar pela vida que decocção faz toda a diferença. Eu nunca fiz uma mesma receita, lado a lado, fazendo das duas formas pra poder comparar de forma decente, mas particularmente, também iria no malte melanoidina, porque mesmo que fique 90 ou 80% igual a uma decocção, eu dificilmente teria saco de ficar horas e horas fazendo através desse método, sendo que não é absolutamente necessário.

A reação de maillard é a mesma, provavelmente a grande diferença entre usar o malte e fazer a decocção está na quantidade de reação, que daí teria que ajustar bem certo a quantidade de malte, a forma menos homogênea que a reação pode ocorrer através da decocção, dando um resultado levemente diferente e algum tanino que as cascas devem liberar no cozimento, enquanto que usando o malte isso ocorrerá pouco.
 
E foi só uma concentração de melano. Um estudo mais sistemático, com várias concentrações diferentes, poderia ter até o resultado invertido. Imagino que o resultado possa depender um pouco da receita (outros maltes), mas já é uma boa referência (4%).
 
agora...

quanto % de carapils (pode ser carahell tb) e quanto de melanoidina?
 
Voltando a abordar o tópico, quero retratar minha opinião anterior sobre a minha experiência com a decocção, e o resultado final da clone da Pilsner Urquell.
Quando eu experimentei a cerveja, recém clarificada, e ainda sem maturar, tive a impressão de que não havia caráter maltado suficiente, e por isso um desequilíbrio excessivo do lúpulo, que dominava o paladar.
Porém, deixei-a maturando a zero grau, e, 30 dias depois, uma grande surpresa : O sabor se equilibrou, o aspecto maltado ficou muito forte, e lembrou muito mesmo a cerveja tcheca, alvo da produção.

Me animei muito com o resultado! Pretendo brassar uma nova experiência com a Urquell, depois de ler tanto à respeito dos maltes melanos em substituição à decocção, que, de fato, é bastante trabalhosa. Vou testar com 1kg de malte melano belga + 10kg de pilsen, para uma leva de 50 litros. Vou alterar a quantidade do lúpulo de 250g para 150g, pois ainda achei a leva anterior bastante amarga.
Vou brassar a nova leva provavelmente na quarta-feira (dia 22/04) e postarei minhas impressões aqui.
Mas que os resultados estão animadores, isso estão!
 
Pois é, Divv, os 10% de melano deixaram a cerveja bem escura...

Brassei a nova leva no dia 17/04 e me surpreendi com a cor... Mas agora já foi, vamos ver no que dá... Iniciei a fermentação a 10°C, e estou elevando 1°C por dia. Por enquanto tudo tranquilo. Acredito que daqui a umas 2 semanas já poderei colocar umas fotos dela pronta, durante a maturação, pq eu não resisto e sempre carbonato um pouquinho pra experimentar.
 
Pois é, Divv, os 10% de melano deixaram a cerveja bem escura...

Brassei a nova leva no dia 17/04 e me surpreendi com a cor... Mas agora já foi, vamos ver no que dá... Iniciei a fermentação a 10°C, e estou elevando 1°C por dia. Por enquanto tudo tranquilo. Acredito que daqui a umas 2 semanas já poderei colocar umas fotos dela pronta, durante a maturação, pq eu não resisto e sempre carbonato um pouquinho pra experimentar.

Eu colocaria no máximo 5% de Melano 40. Isso dá uma cor razoável e não deixa ela muito adocicada. A cor ficaria próxima do limite do estilo, talvez um pouco acima.
 
Pilsen e melano? Ou vai um pouco de carahell ou carapils pra ajudar no corpo?
 
Ola Pessoal

Nunca degustei esta cerveja Urquell, mas pelo grande numero de pessoas aqui comentando esta cerveja, me deu vontade de fazer e fiz.

Não posso dizer se ficou parecida com a mesma, mas que ficou melhor que todas as nossas cervejas comerciais eu garanto. Abaixo as fotos. E obrigado ao pessoal que postou a receita.

q5eBhV7.jpg

nXLtJWp.jpg
 
Lucas, parabéns pela cerveja!

Dá uma resumida na receita que vc usou e no teu processo de fabricação. Já fiz tantas mudanças na receita original que postei aqui, que nem sei qual linha vc adotou...rsrsrs...
 
@Leonesio, nem tinha visto seu post anterior sobre fermentar a 5ºC, porque o post tava meio grande... se tivesse visto teria dito. Daonde surgiu essa indicação de fermentar a 5ºC? Isso é bastante exagerado... Nunca ouvi menos que 8ºC.

Caro Leonesio

Vamos la, mas não leve em consideração, essa foi ainda minha terceira brassagem, tenho muito a aprender.

Resumo;

Depois do interesse nessa cerveja (nao encontrei nos mercados de minha cidade ´´interior´´) pesquisei e em algum site achei a informação que se tratava de uma cerveja que utilizava agua mais mole, entao para uma receita de 12 litros, comprei 20 litros de agua ionizada alcalina.

2,5 kg de malte pilsen german
.300 g de malte melanoidina
6 litros de agua

Brasei da seguinte maneira;

Nao tenho controle de temperatura na brassagem, tenho que ficar apagando e acendendo o fogo, e a brassagem foi efetuada por recirculação, eu uso aquelas panelas espagueteiras com uma torneira para saida do mosto e o malte fica dentro de uma saco de algodao na espagueteira. A unica vantagem é que eu não preciso filtrar o mosto e parto direto para a lavagem.

saia malte a 65-68 graus e entrava nesta mesma temperatura. ( obs. algumas vezes perdi o controle da temperatura e a saida chegou a 70 graus)

Como eu faço a recirculação na ´´caneca´´ recirculei por 2 hrs o mosto ,baita trabalho. Para a lavagem usei 12 litros de agua, que saia da panela de brassagem e ia direto para panela de fervura. ( foi uns 14~15 litros de mosto para panela )

Fervura;

Quando o mosto ferveu, mandei 30 grs de lupulo saaz na qual ferveu por 60 minutos, diminui a temperatura para 80° e foi mais 15 g de mesmo lupulo e wirfloc por mais 15 minutos . (diminui a temperatura pq me disseram que lupulo de aroma não se utiliza em altas temperaturas, pois perde aroma) Avaporou muita agua, calculei que fiquei com uns 10~11 litros.

fiz o whiripool a quente e passei para o fermentador. Fermentador foi direto para minha geladeira a -5° e ficou la o resto da noite. Não quis fazer o resfriamento a agua, achei muita sacanagem jogar aquele monte de agua fora e fazer no gelo acredito que aumenta a chance de contaminação.

Fermento estava na minha outra geladeira com 2 litros de starter em dme. nao achei o fermento que o pessoal indicou nas receitas e usei o wlp880 da white labs.

Juntei o fermento ao mosto no dia seguinte pela manha, e programei a temperatura em 12°. (fermentador com poço termico) a temperatura variava diariamente, programei apra ligar a geladeira quando a temperatura chegasse a 11.8, mesmo assim subia ate 12,4~12,5 e quando a geladeira ligava a temperatura chegava a 11.1 ~ 11.2 .

é isso meu amigo. Desculpa se não fui claro.

um abraço
 
Bem, senhores, conforme prometido, 14 dias depois da brassagem, eis aí o clone da Urquell :

Ficou com uma cor bem parecida, pretendo comparar com a original assim que chegar as que eu encomendei.

Sobre o malte melano : Apesar de ter adicionado 10% do melano, notei muito pouco melado no sabor... Na próxima vou mosturar um pouco na alfa amilase.
O lúpulo ficou bem dentro do amargor que eu esperava. Tá fechado.

Óbvio que a cerveja está no início da maturação. Tenho certeza que muita coisa ainda vai arredondar e melhorar. Daqui a 15 dias comento sobre as melhoras.
 

Attachments

  • Pilsner Urquell.jpg
    Pilsner Urquell.jpg
    117.9 KB · Views: 539
Bem, senhores, conforme prometido, 14 dias depois da brassagem, eis aí o clone da Urquell :

Ficou com uma cor bem parecida, pretendo comparar com a original assim que chegar as que eu encomendei.

Sobre o malte melano : Apesar de ter adicionado 10% do melano, notei muito pouco melado no sabor... Na próxima vou mosturar um pouco na alfa amilase.
O lúpulo ficou bem dentro do amargor que eu esperava. Tá fechado.

Óbvio que a cerveja está no início da maturação. Tenho certeza que muita coisa ainda vai arredondar e melhorar. Daqui a 15 dias comento sobre as melhoras.


Ficou muito bonita sua cerveja. Parabens

A minha ficou mais turva, não usei nada para clarificar ela. Vou fazer outra leva nesse fnds e vou usar gelatina. Eu tb achei que a minha faltou um pouco de melano. Vou usar 15% na proxima.

um abraço
 
Lucas,

Obrigado pelo feedback. Interessante essa questão do melano, né? No entanto, ainda pretendo fazer mais uma receita com 10% deste malte, e tentar mosturar mais na alfa amilase, próximo de 70°C, pra ver se ele "mela" mais a cerveja. O sabor da Urquell original é bem puxado pro toffee.
E vou tentar com o WLP800, penso que o sabor ficará mais próximo do modelo. Usei o Bio4 SY001, achei sulfuroso demais...

Vou dando notícias
 
Vcs já pensaram em mudar o malte pilsen? Como opções o lager da muntons ou o pilsen da castle mountain. Qual estão usando? Pilsen weyermann nunca usei.
 
@Leonesio,

Já que você usou a levedura SY001 da Bio4, quero te perguntar a impressão que você teve dela no starter. Quando recebi a encomenda observei uma quantidade muito pequena no vial e ainda uma região escura (também adquiri uma london esb e belgian wit - ambas com uma quantidade maior de levedura e sem essa parte escura). Comecei a propagar ela e o aroma estava terrível, bem azedo, além de depois de decantar por 24h na geladeira a cerveja ficar turva.

Com medo descartei a levedura, mas queria ver com você sua experiência, se ela realmente apresenta essas características ou recebi, provavelmente, um produto contaminado?

Valeu!
 
@Leonesio,

Já que você usou a levedura SY001 da Bio4, quero te perguntar a impressão que você teve dela no starter. Quando recebi a encomenda observei uma quantidade muito pequena no vial e ainda uma região escura (também adquiri uma london esb e belgian wit - ambas com uma quantidade maior de levedura e sem essa parte escura). Comecei a propagar ela e o aroma estava terrível, bem azedo, além de depois de decantar por 24h na geladeira a cerveja ficar turva.

Com medo descartei a levedura, mas queria ver com você sua experiência, se ela realmente apresenta essas características ou recebi, provavelmente, um produto contaminado?

Valeu!

Estou com o SY004 German Lager no starter neste momento e tem contaminação. Formaram-se placas negras sobre o starter. Estou pronto para descartar tudo, mas se isso está acontecendo com mais gente, acho que vale relatar para o fabricante.
 
@Kurt,

Em meu starter não se formaram placas, somente o aroma e sabor excessivamente azedo, e no vial original tinha uma região bem escura (vacilei em não ter tirado foto). Pensei em comunicar o revendedor, mas é complicado, provavelmente iriam questionar a minha manipulação do fermento. Sobre ela, tenho muito cuidado (autoclavo tudo na panela de pressão, inclusive o mosto em um pequeno frasco de maionese para o primeiro passo), e até o momento não tive uma contaminação detectável.

Fiquei bolado, pois comprei apenas 3 viais da bio4 e um deles provavelmente contaminado.
 
Bem, no meu caso não havia nenhum problema no vial de fermento, a não ser mesmo pela pequena quantidade. Eu só fiz um starter de 12h, o tempo entre o final da brassagem e o resfriamento completo até 10°C. Notei um cheiro bem sulfuroso, quase que induzindo a descartar o fermento, mas arrisquei mesmo assim, e como a ativação do fermento foi bem vigorosa, resultando num fermentado agradável visualmente, mandei tudo pra dentro do fermentador. As cervejas tem ficado boas, mas eu ainda sinto um pouquinho de sulfúrico no aroma, mesmo depois de clarificadas e maturadas. Sei que esse aroma faz parte do estilo, mas comprei e propaguei um vial de WLP800, que será meu novo fermento à partir da próxima leva. Considero esse como o melhor fermento disponível pro estilo, e só comprei o Bio4 porque não encontrei o da WLP.
 
Bem, no meu caso não havia nenhum problema no vial de fermento, a não ser mesmo pela pequena quantidade. Eu só fiz um starter de 12h, o tempo entre o final da brassagem e o resfriamento completo até 10°C. Notei um cheiro bem sulfuroso, quase que induzindo a descartar o fermento, mas arrisquei mesmo assim, e como a ativação do fermento foi bem vigorosa, resultando num fermentado agradável visualmente, mandei tudo pra dentro do fermentador. As cervejas tem ficado boas, mas eu ainda sinto um pouquinho de sulfúrico no aroma, mesmo depois de clarificadas e maturadas. Sei que esse aroma faz parte do estilo, mas comprei e propaguei um vial de WLP800, que será meu novo fermento à partir da próxima leva. Considero esse como o melhor fermento disponível pro estilo, e só comprei o Bio4 porque não encontrei o da WLP.

Grande Leonesio, como vai?

Eu uso o wlp800 e o wlp880, e são muito bons! Voce vai gostar.

um abraço
 
Olá, gente!

Conforme prometi, venho fazer mais algumas considerações à respeito da última leva da Urquell, que coloquei pra maturar no final de abril.

Ontem embarrilei nos post-mix, iniciei a carbonatação e mantive nos mesmos 0°C em que ela se encontrava, pra continuar maturando. Aproveitei e carbonatei um pouquinho num PET, e experimentei : Incrível como mudou o paladar! As dextrinas apareceram, o lúpulo se tornou perceptível no aroma e sabor, e o maltado com aquele saborzinho de biscoito está bem evidente junto ao gaseificado que se espalha pela boca.
Sinto que cheguei bem próximo mesmo do que esperava. Ontem fiz uma nova leva, onde procurei mosturar um pouco mais na região da alfa-amilase (72°C) pra conseguir um pouquinho mais de dextrinas. Além disso, usei um lúpulo Saaz de outro fornecedor, que tem um aroma mais forte que o que eu estava usando. Guardei um pouco mais pra adição ao término da fervura, pra dar mais aroma (Adicionei 150g pra 50 litros, sendo 50g a 90min, 30g a 45min e 70g em 0min). Inoculei fermento WLP800, em substituição ao SY001, que comentei aqui ter achado um resíduo sulfuroso mesmo após a maturação.

É isso! Acho que com essas modificações na receita/preparo terei parâmetros suficientes pra fechar a receita.

Abraços!
 
Olá, gente!

Conforme prometi, venho fazer mais algumas considerações à respeito da última leva da Urquell, que coloquei pra maturar no final de abril.

Ontem embarrilei nos post-mix, iniciei a carbonatação e mantive nos mesmos 0°C em que ela se encontrava, pra continuar maturando. Aproveitei e carbonatei um pouquinho num PET, e experimentei : Incrível como mudou o paladar! As dextrinas apareceram, o lúpulo se tornou perceptível no aroma e sabor, e o maltado com aquele saborzinho de biscoito está bem evidente junto ao gaseificado que se espalha pela boca.
Sinto que cheguei bem próximo mesmo do que esperava. Ontem fiz uma nova leva, onde procurei mosturar um pouco mais na região da alfa-amilase (72°C) pra conseguir um pouquinho mais de dextrinas. Além disso, usei um lúpulo Saaz de outro fornecedor, que tem um aroma mais forte que o que eu estava usando. Guardei um pouco mais pra adição ao término da fervura, pra dar mais aroma (Adicionei 150g pra 50 litros, sendo 50g a 90min, 30g a 45min e 70g em 0min). Inoculei fermento WLP800, em substituição ao SY001, que comentei aqui ter achado um resíduo sulfuroso mesmo após a maturação.

É isso! Acho que com essas modificações na receita/preparo terei parâmetros suficientes pra fechar a receita.

Abraços!


Grande Leonesio

Obrigado pelas considerações.

Estarei fazendo outra leva esse final de semana de 50 lt tb e tentarei um pouco mais de dextrinas. Depois te falo como ficou.

Um abraço

at

Lucas
 
Leo.... e como ficou a receita final?
Chegou na sua tão sonhada Pilsner Urquell clonada?

Cheers mate!
 
Olha, posso dizer que a receita está fechada. Venho fabricando 100 litros todo mês, e o resultado sempre me agrada bastante. O que fiz foi só mudar um pouco as adições do lúpulo (menos pra amargor e mais pra aroma), porque não consigo bebê-la maturada o suficiente (a demanda tem sido maior que a produção...rsrsrs). Geralmente com 1 mês de maturação ela já tá indo pra carbonatação, e o lúpulo ainda está um pouquinho desequilibrado. Mas se deixar os 2 meses recomendados em maturação, ele arredonda certinho com a cerveja.

Recomendo fortemente este clone pra quem gosta de uma boa lager!

Abraços!
 
Parabéns cara!
Essa cerveja é fantástica!
Posso copiar a receita da página 2, de 2013?
Quero tentar fazer ela.
Obrigado
Cheers
 
Não, a receita da página 2 ainda está utilizando decocção. Já abandonei esse método por ser muito trabalhoso...

Resumo da minha receita atual :

Volume final 50 litros

10 kg de malte pilsen
1 kg de malte melanoidina
150 g de lúpulo saaz
fermento líquido WLP800 propagado

60min a 64°C
30min a 68°C
20min a 78°C

Fervura de 90min
40g de saaz antes do início da fervura
40g de saaz aos 45min de fervura
70g de saaz no início do resfriamento

OG 1,045
FG 1,014

Fermentação a 10°C
Descanso do diacetil por 5 dias no terço final da fermentação, em temperatura ambiente
Baixa a temperatura pra 0°C e deixa pelo tempo de maturação, ou deixa alguns dias pra sedimentar o fermento e trasfega pra maturação, por 2 meses (eu não aguento esperar e bebo com 30 dias de maturação.... já está bem arredondada)
 
Não, a receita da página 2 ainda está utilizando decocção. Já abandonei esse método por ser muito trabalhoso...

Resumo da minha receita atual :

Volume final 50 litros

10 kg de malte pilsen
1 kg de malte melanoidina
150 g de lúpulo saaz
fermento líquido WLP800 propagado

60min a 64°C
30min a 68°C
20min a 78°C

Fervura de 90min
40g de saaz antes do início da fervura
40g de saaz aos 45min de fervura
70g de saaz no início do resfriamento

OG 1,045
FG 1,014

Fermentação a 10°C
Descanso do diacetil por 5 dias no terço final da fermentação, em temperatura ambiente
Baixa a temperatura pra 0°C e deixa pelo tempo de maturação, ou deixa alguns dias pra sedimentar o fermento e trasfega pra maturação, por 2 meses (eu não aguento esperar e bebo com 30 dias de maturação.... já está bem arredondada)

Isso é muito melanoidina,não?
Sua cerveja não tem ficado mais escura do que a Urquell?
 
Isso é muito melanoidina,não?
Sua cerveja não tem ficado mais escura do que a Urquell?

Fica um pouco mais escura, sim... Aliás tem uma imagem dela na página anterior... Mas é a quantidade certa, na minha opinião, pra produzir aquele "melado" característico da Urquell.
 
Cara... posso copiar sua receita?
Oooooooo cervejinha boa!!!

Uai, eu compilei a receita acima justamente pra vc copiar...

Fique à vontade! E depois conte aqui como foi tua experiência com a fabricação dela.

Boa sorte!
 
Fica um pouco mais escura, sim... Aliás tem uma imagem dela na página anterior... Mas é a quantidade certa, na minha opinião, pra produzir aquele "melado" característico da Urquell.

Conheço esse sabor mais adocicado de malte... já aconteceu em várias ocasioes que eu tentei clonar outras cervejas (nao a urquell nesse caso) e não ficou igual. Com o tempo aprendi que isso faz parte da oxidação da cerveja. É mais normal estar assim nas prateleiras do que não. Talvez ela mais jovem tenha menos desse sabor.

Abraço
 
@Leonesio e demais

Uma dúvida:

Por que tanto tempo de brassagem, de 110min?

Após os 60min na primeira temperatura, já não vai ter sido sacarificado quase tudo? Os outros 30 e 20min seriam tão importantes assim?

Abraços!
 
@Leonesio e demais

Uma dúvida:

Por que tanto tempo de brassagem, de 110min?

Após os 60min na primeira temperatura, já não vai ter sido sacarificado quase tudo? Os outros 30 e 20min seriam tão importantes assim?

Abraços!

Creio que a 64 graus não,é uma temperatura muito baixa,o que leva mais tempo pra total conversão.Nessa temperatura ele obtém principalmente os fermentáveis.Depois ele sobe a 68 pra obter algumas dextrinas que vão ajudar no corpo da cerveja e por último o mash out pra desativar as enzimas e não alterar o perfil do mosto.
PS:Eu nunca faço 20 min de mash out,acho muito tempo e nem faço a 78,tenho medo de extrair taninos
 
O @hopdevils explicou direitinho o esquema dos tempos e temperaturas... Talvez vc possa ficar menos tempo na sacarificação. Eu não abro mão dos 60min, em função do desempenho do meu equipamento.
 
Alguém já tentou começar com 68 e depois reduzir? Meu equipamento perde pouco em uma hora e teria que adicionar água fria, por exemplo...
 

Latest posts

Back
Top