3 brassagens, mas airlock nunca borbulhou intensamente

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

diegooo

Well-Known Member
Joined
Dec 23, 2015
Messages
153
Reaction score
43
Boa noite, pessoal.

Lendo relatos de muita gente, fiquei com uma inveja branca de quem diz que "o airlock está borbulhando sem parar já faz trinta dias" hehe

A questão é a seguinte: já fiz três brassagens (na última usei dois fermentadores) e, em nenhuma das quatro vezes que coloquei um airlock num fermentador, consegui visualizar essa atividade intensa!

Algumas bolhas por uns dois dias é o "normal" para mim, nunca presenciei nada mais grandioso do que isso rsrs

Uso aqueles baldes alimentícios de 5 litros adquiridos no Lamas. Já retirei o lacre, já apertei para ouvir o primeiro "click", já bati com um martelo nas beiradas para ver se vedava melhor e nada. Não sei se é a conexão do airlock que está um pouco solta. Tem uma borracha em volta do furo que deveria vedar, mas só pode ser isso, porque eu tenho verificado atenuação da densidade normalmente.

Alguém que já passou por isso poderia dar umas dicas de como solucionar?

Abraços,
Diego
 
Nao sei quem voce viu falar isso mas... Por que voce acha que isso é bom? Uma fermentacao de ales de OG moderada nao costuma durar mais que uns 5 dias e muitas vezes ate menos, depois disso é co2 saindo de solucao, mudanca de temperatura, etc.
 
Fala, André.

Na verdade, a questão é que o meu airlock, por quatro vezes, nunca borbulhou efetivamente, sequer por uma hora. O máximo que aconteceu foi uma bolha por segundo, o que, no meu entender, está longe de um borbulhar.

Estou tentando encontrar por onde o CO2 está vazando do fermentador.

Abraços.
 
Boa noite, pessoal.

Lendo relatos de muita gente, fiquei com uma inveja branca de quem diz que "o airlock está borbulhando sem parar já faz trinta dias" hehe

A questão é a seguinte: já fiz três brassagens (na última usei dois fermentadores) e, em nenhuma das quatro vezes que coloquei um airlock num fermentador, consegui visualizar essa atividade intensa!

1. Não existe inveja branca (psicanalista here!!). Inveja é inveja.

Brincadeiras a parte, use fita veda rosca. Tenho o mesmo problema quando uso aquela borracha branca com um poço termométrico.
 
Você disse que apertou para ouvir o primeiro click, mas é o segundo que veda, quando vc bateu com o martelo deu o segundo click? Fica bem difícil de tirar depois.

Ou entao mude pras bombona, aquelas com uma alavanca pra vedar são muito boas, tenho duas delas.
 
1. Não existe inveja branca (psicanalista here!!). Inveja é inveja.

Brincadeiras a parte, use fita veda rosca. Tenho o mesmo problema quando uso aquela borracha branca com um poço termométrico.

Primeiro, fui ver o que era um poço termométrico antes de responder qualquer coisa hehe

Só para esclarecer, você insere ele no balde através da borracha branca e então passa a fita ao redor dela? Vou tentar fazer isso.
 
Você disse que apertou para ouvir o primeiro click, mas é o segundo que veda, quando vc bateu com o martelo deu o segundo click? Fica bem difícil de tirar depois.

Ou entao mude pras bombona, aquelas com uma alavanca pra vedar são muito boas, tenho duas delas.

Confesso que não ouvi o segundo "click", André. Às vezes, pode ser isso, bato com força na tampa mas nunca ouvi esse segundo "click". Vou tentar martelar mais um pouco quando chegar em casa.

Valeu pela dica.
Abraços.
 
Confesso que não ouvi o segundo "click", André. Às vezes, pode ser isso, bato com força na tampa mas nunca ouvi esse segundo "click". Vou tentar martelar mais um pouco quando chegar em casa.

Valeu pela dica.
Abraços.
Pessoalmente eu nem usaria esse segundo click e dane-se o airlock hehe.

Fica MUITO difícil de tirar a tampa depois, não sei nem até que ponto aquela ferramenta de abrir baldes ajuda, mas sem ela é capaz de você estragar de vez a vedação do balde a primeira vez que for abrir.

Pensando bem... Acho que já vi uns baldes de 5l que não tinham a segunda vedação.
 
Primeiro, fui ver o que era um poço termométrico antes de responder qualquer coisa hehe

Só para esclarecer, você insere ele no balde através da borracha branca e então passa a fita ao redor dela? Vou tentar fazer isso.

Eu passo a fita só onde precisa e faço a inserção na borracha, de modo que a fita veda rosca e a borracha fiquem em contato, criando a vedação necessária.

PS: Também funciona com o airlock, mesmo esquema.

Abraços,
 
Pessoalmente eu nem usaria esse segundo click e dane-se o airlock hehe.

Fica MUITO difícil de tirar a tampa depois, não sei nem até que ponto aquela ferramenta de abrir baldes ajuda, mas sem ela é capaz de você estragar de vez a vedação do balde a primeira vez que for abrir.

Pensando bem... Acho que já vi uns baldes de 5l que não tinham a segunda vedação.

Pior que eu nem tenho aquele abridor de baldes rsrs Talvez seja o caso de largar para lá mesmo.

Mas acho que você tem razão, o balde fermentador que comprei tem um segundo lacre, pelo menos essa informação está no site da loja em que o comprei.

Abraços.
 

Latest posts

Back
Top