2 levas de uma só vez?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JoaoFernando

Well-Known Member
Joined
Jul 19, 2017
Messages
48
Reaction score
4
Amigos, Boa tarde.

Tenho equipamento de 40 litros com dois baldes fermentadores.

O que quero saber é se alguém tem alguma ideia pra não ter 40 litros da mesma cerveja..

Tipo... duas cervejas que possuam a mesma temperatura de fermentação e maturação. Ou fazer dry hop em apenas um dos baldes.

Posso até fazer duas brassagens no mesmo dia, mas ao final da maturação queria engarrafar duas cervejas diferentes... sacaram? Uma de cada balde fermentador.

Alguém tem alguma experiência com esse tipo de situação ou possa me dar uma ideia?

Desde já agradeço!


João Fernando
 
Acredito que não sendo uma ALE e uma Lager, QUALQUER uma.
Ales fermentam a 18c e Lager a 12c
2 ales ou duas Lager sem problemas. Pode fazer uma IPA e uma Red ALE.

André Wenderosck
 
Amigo, nos dê mais detalhes, os teus equipamentos são para fabricar 40 litros por brassagem, mas e os teus baldes fermentadores também
são de 40 litros ou são menores?
Levando em consideração que os teus fermentadores sejam de 20 litros, você poderia fazer uma IPA e depois realizar um Dry Hop com lúpulos
diferentes em cada fermentador, assim comparando as características dos mesmo, coisas assim.
 
Amigo, nos dê mais detalhes, os teus equipamentos são para fabricar 40 litros por brassagem, mas e os teus baldes fermentadores também
são de 40 litros ou são menores?
Levando em consideração que os teus fermentadores sejam de 20 litros, você poderia fazer uma IPA e depois realizar um Dry Hop com lúpulos
diferentes em cada fermentador, assim comparando as características dos mesmo, coisas assim.
São panelas de 40 litros e dois baldes fermentadores de 20 l.

Faço semana que vem 40 litros de Belgian Pale Ale (já estou com os insumos comprados) e estou querendo dar essa diferenciada em um dos baldes.

Alguma sugestão de lúpulo e quantidade para o dry hopping em um dos fermentadores?



João Fernando
 
Acredito que não sendo uma ALE e uma Lager, QUALQUER uma.
Ales fermentam a 18c e Lager a 12c
2 ales ou duas Lager sem problemas. Pode fazer uma IPA e uma Red ALE.

André Wenderosck
Legal André! Obrigado!

João Fernando
 
São panelas de 40 litros e dois baldes fermentadores de 20 l.

Faço semana que vem 40 litros de Belgian Pale Ale (já estou com os insumos comprados) e estou querendo dar essa diferenciada em um dos baldes.

Alguma sugestão de lúpulo e quantidade para o dry hopping em um dos fermentadores?



João Fernando

Uma ideia interessante seria fazer dry hopping em somente um dos baldes, com isso você vai ter uma ótima percepção dos resultados.
Ou dica, seria fazer uma receita high gravity de 20 litros, e depois aproveitar os maltes para tentar fazer mais uma session, ex: imperial IPA e session IPA.
 
São panelas de 40 litros e dois baldes fermentadores de 20 l.

Faço semana que vem 40 litros de Belgian Pale Ale (já estou com os insumos comprados) e estou querendo dar essa diferenciada em um dos baldes.

Alguma sugestão de lúpulo e quantidade para o dry hopping em um dos fermentadores?



João Fernando

Tendo duas panelas e fazendo uma belgian podes no final da fervura dividir e adicionar mel ou mascavo em uma para secar e condimentar, pode usar duas leveduras distintas (já fiz uma leva com o mosto idêntico com um balde com US-05 e outro com T-58 e o resultado foi assustadoramente distinto). Tem os dry-hoppings.

Há também a possibilidade de caso tenhas 3 panelas de fazer o mosto inicial, separar metade e fazer uma nova recirculação com maltes escuros e/ou torrados e dai a brincadeira pode ir longo.
 
Tendo duas panelas e fazendo uma belgian podes no final da fervura dividir e adicionar mel ou mascavo em uma para secar e condimentar, pode usar duas leveduras distintas (já fiz uma leva com o mosto idêntico com um balde com US-05 e outro com T-58 e o resultado foi assustadoramente distinto). Tem os dry-hoppings.

Há também a possibilidade de caso tenhas 3 panelas de fazer o mosto inicial, separar metade e fazer uma nova recirculação com maltes escuros e/ou torrados e dai a brincadeira pode ir longo.
Top! Vou tentar por esse caminho das leveduras diferentes... e estou pensando em usar tbm o dry hopping em uma delas.

Acho que ficará interessante.

Obrigado pelas dicas!

Abraço

João Fernando
 
já fiz isso com dois baldes de 10.

Mudei a levedura utilizada (S-04 e US-05) e os lúpulos no dry-hopping (americanos e ingleses).

Resultados: algo próximo de uma American Amber Ale em um balde e algo próximo de uma ESB em outro.
 
Amigos, Boa tarde.

Tenho equipamento de 40 litros com dois baldes fermentadores.

O que quero saber é se alguém tem alguma ideia pra não ter 40 litros da mesma cerveja..

Tipo... duas cervejas que possuam a mesma temperatura de fermentação e maturação. Ou fazer dry hop em apenas um dos baldes.

Posso até fazer duas brassagens no mesmo dia, mas ao final da maturação queria engarrafar duas cervejas diferentes... sacaram? Uma de cada balde fermentador.

Alguém tem alguma experiência com esse tipo de situação ou possa me dar uma ideia?

Desde já agradeço!


João Fernando

Vai fermentar os 2 baldes na mesma geladeira?
 
Isso... a ideia é essa.

João Fernando

Então...Veja bem...
Não dá pra controlar a temperatura nos dois baldes ao mesmo tempo, pois serão distintas, por mais que sejam exatamente o mesmo mosto, devido à proximidade com a fonte de resfriamento.

Com mostos diferentes a diferença é ainda maior, pois a fermentação gera calor e o que controlamos é a temperatura do líquido. O balde 1 terá temperatura diferente do balde 2 e uma pequena diferença para nós é pouco, mas para as leveduras já podem mudar bem o perfil de fermentação.

Está desencanado quanto a consistência de suas levas, para que tenham sempre o mesmo perfil? Então manda bala.
Se quer manter a consistência, dessa forma, dificilmente irá conseguir.

[ ]´s
 

Latest posts

Back
Top