2º Brassagem (Weiss com Gengibre)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodox

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2015
Messages
71
Reaction score
12
Prezados com muita satisfação lhes apresento a minha segunda breja, uma Weiss com gengibre!

Receita para 40 litros de produção

Malte Pilsen - 4.6 KG
Malte de Trigo - 5 KG
Lúpulo Saaz - 40G (60min)
Lúpulo Fuggle - 50G (15min)
2 saches de Levedura WB06
Gengibre em pó - 20G (10min)

Fiz a mostura com apenas uma rampa a 66º durante 01:30
O fermento foi previamente hidratado

Anotações da produção

Anotacoes_prod_weiss.jpg


Volume obtido para envase...É normal perder tanto volume assim?

Primeira retirada durante a fermentação

20160312_141159.jpg


Ultima retirada durante a fermentação

20160315_191758.jpg


Após 7 dias de carbonatação

20160325_124827.jpg


20160325_131909.jpg


Aroma tipico da Weizenbier com leve toque de gengibre, no gosto notas mais para o cravo do que a banana e pouco percepção do gengibre

Eu queria que ficasse parecida com a Barco Thai, porém o aroma e gosto de gengibre ficaram bem mais sutis

Espero que gostem!!

De qualquer forma fiquei muito satisfeito com o resultado, ficou muito próximo de uma autentica Weizenbier

Valeu
 
Estou desenvolvendo uma receita weiss com gengibre, tentando chegar perto da Barco Thai tbm. Pretendo usar o gengibre picado. Pensei em usar 1,5g/l aos 5 min. De la pra cá continuou evoluindo a receita? Obrigado.
 
Ola Italo

Ainda não refiz esta receita, mas uma certeza que tenho é que irei usar o gengibre picado ao invés do em pó que usei (por gosto pessoal e por ter achado este em pó bem fraquinho...)

Estou pensando exatamente em algo entre 1g/l ou 1,5/l ao 5 minutos tbm

Posta os seus resultados depois, fiquei curioso p ver como a sua irá ficar..se ficar boa uso o mesmo parametro de 1,5/l que vc usou :)

Abs



Estou desenvolvendo uma receita weiss com gengibre, tentando chegar perto da Barco Thai tbm. Pretendo usar o gengibre picado. Pensei em usar 1,5g/l aos 5 min. De la pra cá continuou evoluindo a receita? Obrigado.
 
Vou fazer um experimento com uma IPA mais escura que to desenvolvendo, talvez irei usar gengibre, pelas suas medidas vou ver o que sai.
Até
 
ao inves de gengibre picado use um ralador rale ele fresco e coloque na hora vai ficar top
 
Pode-se adicionar com a ajuda do Hop bag o gengibnre na maturação tb.

Para evitar riscos de contaminação, lava bem, rala e deixa de molho em um pouco de vodka.

Com o hopbag, dá pra controlar o tempo de infusão provando a cerveja e assim que atingido o objetivo, pode-se retirar o hopbag.
 
Back
Top