2ª Receita - American IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

DouglasSilva

Member
Joined
Sep 21, 2014
Messages
14
Reaction score
4
Olá pessoal!

Nesta última quinta-feira (25/09) fiz minha segunda brassagem que resultou em 22 litros no fermentador. Segue abaixo a receita que criei no BS2:

American IPA

Maltes
6,00 kg - Chateau Pale Ale WE (4,1 SRM) - 92,3 %
0,50 kg - Chateau Melano WE (40,6 SRM) - 7,7 %

Lúpulos
22,00 g - Columbus WE [16,70 %] - Boil 60,0 min - 43,5 IBUs
15,00 g - Cascade WE [7,30 %] - Boil 30,0 min - 10,0 IBUs
15,00 g - Cascade WE [7,30 %] - Boil 10,0 min - 4,7 IBUs
20,00 g - Cascade WE [7,30 %] - Dry Hop na Fermentação Secundária

Fermento
2 pcts Safale American (DCL/Fermentis #US-05)

OG => 1063
IBU => 58,1
SRM => 11,1

Mosturação
90 minutos com penela fechada e fogareiro desligado, com temperatura inicial em 68º com Mash Out até 76ºC. Panela com fundo falso. Usei 19 litros de água mineral para a mosturação.

Filtragem e lavagem com Fly Sparge em 76º até resultar em 25 litros na panela de fervura.

Fervura
Iniciada com 25 litros, e terminou em 22 litros no fermentador. Usei uma pastilha de Whirfloc quando faltava 15 minutos. Após terminar a fervura, fiz um whirlpool, tampei a panela e esperei 15 minutos. Passei o mosto quente para o fermentador com o chiller já lá dentro resfriando.

Fermentação
Hidratei o fermento com um erlenmeyer, utilizei mais ou menos 300 ml de água mineral a temperatura de 26º para hidratar os dois pacotes. Coloquei o fermento no recipiente, aguardei 15 minutos para misturar um pouco, e depois fui misturando um pouco a cada 5 minutos até ficar bem misturado.

No dia seguinte, sexta-feira, o Airlock já estava em plena ação.
Iniciei a fermentação em 18ºC. Ontem aumentei a temperatura aos poucos até chegar 20ºC.

Pela receita o OG planejado era de 1065, mas resultou em OG de 1063.
O ABV planejado era de 6,7%.

Então é isso, acho que não esqueci nenhum detalhe.

Se alguém quiser opinar sobre a receita e o processo, ficarei grato.

Abraço! :)
 
Resultado final:

O F.G ficou em 1016.
Teor alcoólico: 6,2%. (o planejado era 6,7%)
Usei gelatina para clarificar.
10 dias para carbonatar.
Resultou em bastante espuma no copo, e bem cremosa.
Gostei muito da cerveja, gostei mais dela do que a APA que brassei no dia anterior.
 

Attachments

  • American IPA.jpg
    American IPA.jpg
    116.6 KB · Views: 605
  • Cerveja American IPA.jpg
    Cerveja American IPA.jpg
    120.3 KB · Views: 625
Olá pessoal!

Nesta última quinta-feira (25/09) fiz minha segunda brassagem que resultou em 22 litros no fermentador. Segue abaixo a receita que criei no BS2:

American IPA

Maltes
6,00 kg - Chateau Pale Ale WE (4,1 SRM) - 92,3 %
0,50 kg - Chateau Melano WE (40,6 SRM) - 7,7 %

Lúpulos
22,00 g - Columbus WE [16,70 %] - Boil 60,0 min - 43,5 IBUs
15,00 g - Cascade WE [7,30 %] - Boil 30,0 min - 10,0 IBUs
15,00 g - Cascade WE [7,30 %] - Boil 10,0 min - 4,7 IBUs
20,00 g - Cascade WE [7,30 %] - Dry Hop na Fermentação Secundária

Fermento
2 pcts Safale American (DCL/Fermentis #US-05)

OG => 1063
IBU => 58,1
SRM => 11,1

Mosturação
90 minutos com penela fechada e fogareiro desligado, com temperatura inicial em 68º com Mash Out até 76ºC. Panela com fundo falso. Usei 19 litros de água mineral para a mosturação.

Filtragem e lavagem com Fly Sparge em 76º até resultar em 25 litros na panela de fervura.

Fervura
Iniciada com 25 litros, e terminou em 22 litros no fermentador. Usei uma pastilha de Whirfloc quando faltava 15 minutos. Após terminar a fervura, fiz um whirlpool, tampei a panela e esperei 15 minutos. Passei o mosto quente para o fermentador com o chiller já lá dentro resfriando.

Fermentação
Hidratei o fermento com um erlenmeyer, utilizei mais ou menos 300 ml de água mineral a temperatura de 26º para hidratar os dois pacotes. Coloquei o fermento no recipiente, aguardei 15 minutos para misturar um pouco, e depois fui misturando um pouco a cada 5 minutos até ficar bem misturado.

No dia seguinte, sexta-feira, o Airlock já estava em plena ação.
Iniciei a fermentação em 18ºC. Ontem aumentei a temperatura aos poucos até chegar 20ºC.

Pela receita o OG planejado era de 1065, mas resultou em OG de 1063.
O ABV planejado era de 6,7%.

Então é isso, acho que não esqueci nenhum detalhe.

Se alguém quiser opinar sobre a receita e o processo, ficarei grato.

Abraço! :)


Que configuração no 'perfil de mostura' você usou no BeerSmith?
Quantos litros de água você utilizou no Fly-Sparge?
Pergunto porque tenho apanhado com essas configurações e valores!
Abraço.
 
Que configuração no 'perfil de mostura' você usou no BeerSmith?
Quantos litros de água você utilizou no Fly-Sparge?
Pergunto porque tenho apanhado com essas configurações e valores!
Abraço.

No perfil de mostura deixei em Temperature Mash, 1 Step, Medium Body.
Bah, não sei ao certo quanto de água eu usei no Fly-Sparge, eu fui fazendo até que ficou 25 litros na panela de fervura, daí eu parei.
Algumas configurações que coloquei no programa, na prática eu não segui a risca. Por não conhecer direito o programa, e por ter sido apenas a segunda vez que fiz cerveja.
 
Os litros de água no fly sparge não são fixos (pelo menos é assim que penso). O beer smith vai ter dar um número aproximado de quanto vc deve adicionar, mas o ideal é fazer o que o Douglas falou. Meça o volume da panela, e quando atingir o que precisa, pare com a lavagem. Vais ver que é bem próximo ao que o B.S. indicou, mas varia um pouco pois a retenção de água pelo malte não é um parâmetro fixo e preciso, pode ter variações (não muito grandes, mas variações)
 
Os litros de água no fly sparge não são fixos (pelo menos é assim que penso). O beer smith vai ter dar um número aproximado de quanto vc deve adicionar, mas o ideal é fazer o que o Douglas falou. Meça o volume da panela, e quando atingir o que precisa, pare com a lavagem. Vais ver que é bem próximo ao que o B.S. indicou, mas varia um pouco pois a retenção de água pelo malte não é um parâmetro fixo e preciso, pode ter variações (não muito grandes, mas variações)

Legal... nas levas que fiz (somente 5) parei na quantidade "recomendada" ora pelo 'manual' do meu equipamento ora pela informação do BS; daí 04 das levas ficaram com volumes abaixo.
Li essa semana no How to Bree JP que o procedimento que você fala é o correto, limitado quando o volume do mosto drenado para o fly sparge (fora o já retirado) chegar a 1018 g/l.
A proposito esse livro explica de eficiência com muitos detalhes e de forma clara. Minha próxima brassagem já vai ter outra qualidade!
Obrigado pela explicação e abraço!
 
Legal... nas levas que fiz (somente 5) parei na quantidade "recomendada" ora pelo 'manual' do meu equipamento ora pela informação do BS; daí 04 das levas ficaram com volumes abaixo.
Li essa semana no How to Bree JP que o procedimento que você fala é o correto, limitado quando o volume do mosto drenado para o fly sparge (fora o já retirado) chegar a 1018 g/l.
A proposito esse livro explica de eficiência com muitos detalhes e de forma clara. Minha próxima brassagem já vai ter outra qualidade!
Obrigado pela explicação e abraço!

Também já li sobre o 1018. O problema é que pra quem não tem refratômetro, fica impossível ficar medindo esta densidade com densímetro.
 
galera, está aí minha receita de American IPA. Coloquei o malte caraamber pra dar aquela cor mais alaranjada.

E misturei vários lúpulos compatíveis a IPA americana, quero tentar puxar o aroma e sabor de todos nesta receita.

O que acham? fariam alguma alteraçao?
 

Attachments

  • amreican ipa.png
    amreican ipa.png
    197.9 KB · Views: 616
galera, está aí minha receita de American IPA. Coloquei o malte caraamber pra dar aquela cor mais alaranjada.

E misturei vários lúpulos compatíveis a IPA americana, quero tentar puxar o aroma e sabor de todos nesta receita.

O que acham? fariam alguma alteraçao?

luidlh, Sim... é muito malte caramelo, tem quase 20% aí. Pra seguir o estilo mesmo mantenha pelos 10% no máximo. Se vc acha que falta cor substitua por um malte caramelo mais escuro. Também aumentaria a quantidade de cascade ali no final, pra pelo menos 1g/L, e um dry hopping de 2g/L mais ou menos..

Abraço
 
Como o Tiago comentou isso ai ta uma bala de caramelo hahahaha.

Muito cuidado ao usar o malte caramelo, em excesso a cerveja fica muito enjoativa, lembrando que os mais escuros normalmente tem um perfil mais forte. Recomendo que se for usar cara blond, cara pils, etc, se limite até 10% e se for usar os mais escuros 40L, 60L, etc, use no maximo 10%.

E pelo jeito ta fervura de 90min, não é necessario nesta receita.

Faria um dry hopping com 25gramas de columbus e 25gramas de chinook
 

Latest posts

Back
Top