1a. Brassagem - Dúvidas Gerais

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VitorHugo

Active Member
Joined
Jan 24, 2016
Messages
43
Reaction score
3
Salve, salve galera!!!

Pretendo iniciar minha primeira brassagem no próximo fds e estou em duvida em alguns pontos.

Já estou com meu equipamento montado a mais de um mes e neste período tenho procurado na internet muitas informações sobre tudo. Tenho duas panelas (No° 40 e 45) e vou utilizar bazooka como filtro. Vou utilizar bomba na recirculaçao e tenho dois baldes fermentadores de 22lts cada. As minhas duvidas são:

1. Fazer curso antes, ou não? A Casa OLEC aqui em BH vai ministrar um curso no próximo domingo, mas por questões de logística vai ficar dificil eu participar por já ter compromisso na data. A maioria fez curso para fazer a primeira brassagem?

2. Qual estilo iniciar? Estou pensando numa APA. Quero uma cerveja mais leve pra tomar com a família e os amigos em encontros de fds e no dia a dia. Como a maioria não está acostumado com cerveja artesanal penso ser melhor iniciar por um estilo mais leve, que agrade o paladar da maioria.

3. Para completar o meu equipamento falta uma geladeira ou freezer e ai está a minha duvida. Geladeira ou freezer? O termostato eu já tenho e optei pelo TIC 17.

Sou novo aqui, entrei hj. Já dei uma lida nos posts fixos o q já me ajudou bastante. Espero poder contar com a ajuda de vcs.

Obs: Apesar de ter equipamento para fazer levas de até 50 lts quero começar com 20lts.

Grande abraço.

Vitor Hugo Lanzoni
 
Eu to na minha primeira brassagem e não fiz curso.
Li bastante apostilas, sites, vídeos ( youtube tem vários), participando de fóruns e pegando dicas e ajudando um amigo experiente em sua brassagem.
Em relação a freezer ou geladeira, eu uso um freezer horizontal.
 
1- depende de você. O curso é bom, para quem tem dificuldade/tempo para estudar sozinho pois ele condensa todas a informações. Mas se gosta de aprender sozinho tem muito material na internet, eu brassei sem curso. Me vejo fazendo um curso talvez caso queira me especializar em algum assunto.
 
Decidi não fazer o curso, pois já estudei bastante. Mas farei cursos futuramente.

Sobre a receita, por qual vcs começaram? E pq?
 
Decidi não fazer o curso, pois já estudei bastante. Mas farei cursos futuramente.

Sobre a receita, por qual vcs começaram? E pq?
Eu comecei com uma Pale Ale, que foi o kit de insumos que veio no meu kit.
c0360e021dfe951326192ca082bea982.jpg
 
Eu fiz um curso básico, mas ele te da uma norte só. A maioria das coisas que você for aprender vai ser lendo aqui, em blogs, em livros... Pra mim ajudou bastante, mas sem estudar, não iria rolar.
Se for fazer a primeira leva sem controle de temperatura, indicaria uma Blonde Ale.
 
Realmente uma blonde é uma boa pedida para a primeira receita. Pq?!
É um estilo mais simples, barato de fazer.


Não sei qual é o seu propósito se é apenas seguir alguma receita ou se quer criar algo. Sugestão: vale a pena investir no beersmith, nele você vai "brincando" com a receita e já vê o impacto de cada ingrediente. Nele você pode procurar na nuvem várias receitas e ver como outros cervejeiros fazem cada estilo. Nele tb você pode adaptar a receita ao seu equipamento.
Sei que está inseguro quanto à sua primeira brassagem, mas não esquente tanto a cabeça com a receita, nessa etapa isso não é o mais importante. Primeiro você tem que se preocupar mesmo é com o processo de fazer cerveja, como funciona e para que serve cada etapa.
 
Eu comecei com uma Pale Ale, que foi o kit de insumos que veio no meu kit.
c0360e021dfe951326192ca082bea982.jpg

Que isso??? Essa foi sua primeira cerveja? É uma American Pale Ale? Ta bonita d+ e deve estar gostosa tbm. E essa espuma? Show de bola!

A receita é sua ou seguiu alguma outra? Se você seguiu tem como me passar?
 
Eu fiz um curso básico, mas ele te da uma norte só. A maioria das coisas que você for aprender vai ser lendo aqui, em blogs, em livros... Pra mim ajudou bastante, mas sem estudar, não iria rolar.
Se for fazer a primeira leva sem controle de temperatura, indicaria uma Blonde Ale.

Igor, eu já estou com equipamento para fazer o controle de temperatura. Estou com um freezer vertical e um TIC17. Mesmo assim valeu pela dica.
 
Realmente uma blonde é uma boa pedida para a primeira receita. Pq?!
É um estilo mais simples, barato de fazer.


Não sei qual é o seu propósito se é apenas seguir alguma receita ou se quer criar algo. Sugestão: vale a pena investir no beersmith, nele você vai "brincando" com a receita e já vê o impacto de cada ingrediente. Nele você pode procurar na nuvem várias receitas e ver como outros cervejeiros fazem cada estilo. Nele tb você pode adaptar a receita ao seu equipamento.
Sei que está inseguro quanto à sua primeira brassagem, mas não esquente tanto a cabeça com a receita, nessa etapa isso não é o mais importante. Primeiro você tem que se preocupar mesmo é com o processo de fazer cerveja, como funciona e para que serve cada etapa.

Fábio, meu propósito é tentar fazer minha primeira breja ser bebível. Após eu me me sentir seguro com o processo eu irei criar minhas próprias receitas sim. Já adquiri a licença do BeerSmith, coloquei a tradução para o português e estou vendo umas vídeo aulas de como trabalhar com o software.

Valeu pela dica.
 

Latest posts

Back
Top