19g/L de Lupulo no Dry Hopping

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RSP1984

Active Member
Joined
Dec 29, 2016
Messages
31
Reaction score
5
Bem pessoal, até hoje nas minhas receitas utilizava algo em torno de 2 a 4 gramas por litro de lúpulo no Dry Hopping. Ocorre que agora tava dando uma olhada em uma receita da Brew Dog e lá consta que para esta receita são utilizados 384 gramas de lupulo para 20 litros, ou seja, 19,2 gramas/litro:confused:
O que acham dessa quantidade? Alguém tem experiência em utilizar algo proximo a isso? Fico pensando se não há um limite e após isso seria jogar dinheiro fora sem grande variação no aroma. Ou ainda se não pode ocorrer algo maléfico na breja, como gosto gramíneo.
 
Já fiz com 15g/l, uma NEIPA.

Parte durante a fermentação e parte após a secundária.

Foi Amarillo e Cascade. Aroma pesado, muito sabor e um amargor marcante, mas que convidava para o próximo gole.

Aposte em uma boa clarificação pois no meu caso sedimentou muito ainda depois de engarrafada. Sem sabor gramíneo, a não ser no lodo do fundo.

Vai ficar turva.

Se possível use carbonatação forçada, pois a oxidação será um fantasma a te perseguir.
 
Bem pessoal, até hoje nas minhas receitas utilizava algo em torno de 2 a 4 gramas por litro de lúpulo no Dry Hopping. Ocorre que agora tava dando uma olhada em uma receita da Brew Dog e lá consta que para esta receita são utilizados 384 gramas de lupulo para 20 litros, ou seja, 19,2 gramas/litro:confused:
O que acham dessa quantidade? Alguém tem experiência em utilizar algo proximo a isso? Fico pensando se não há um limite e após isso seria jogar dinheiro fora sem grande variação no aroma. Ou ainda se não pode ocorrer algo maléfico na breja, como gosto gramíneo.

Dá uma lida nesse post que vai te ajudar com algumas ideias: http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5134394&postcount=4
 
Bem pessoal, até hoje nas minhas receitas utilizava algo em torno de 2 a 4 gramas por litro de lúpulo no Dry Hopping. Ocorre que agora tava dando uma olhada em uma receita da Brew Dog e lá consta que para esta receita são utilizados 384 gramas de lupulo para 20 litros, ou seja, 19,2 gramas/litro:confused:
O que acham dessa quantidade? Alguém tem experiência em utilizar algo proximo a isso? Fico pensando se não há um limite e após isso seria jogar dinheiro fora sem grande variação no aroma. Ou ainda se não pode ocorrer algo maléfico na breja, como gosto gramíneo.

19g/L só no dry hopping ou 19g/L na fervura e dry hopping?
20g/L em todo processo já usei várias vezes em NEAPA e NEIPA. É muita matéria vegetal, mas fica bom, se fizer cold crash, deixar arredondar bem, etc. Hoje uso pó de lupulina.
 
19g/L só no dry hopping ou 19g/L na fervura e dry hopping?
20g/L em todo processo já usei várias vezes em NEAPA e NEIPA. É muita matéria vegetal, mas fica bom, se fizer cold crash, deixar arredondar bem, etc. Hoje uso pó de lupulina.

19g/L só no Dry Hopping
 
19g/L só no Dry Hopping

Eu não iria pro extremo assim logo de cara. Aumentaria gradativamente.

Usar lupulina é uma boa...pq tanto lúpulo assim, vai sugar mt cerveja e diminuir bastante o volume final.
 
Valeu pelas opiniões e vivências. O tópico indicado pelo tomazela realmente esclareceu muito, porém agora estou muito mais preocupado com a oxidação.
To pensando em diminuir para uns 15g/l e quebrar em 2 adições de uns 4 dias. Ou ainda fazer uma infusão (chá) antes do envase com uma parte do lúpulo.
 
Eu não iria pro extremo assim logo de cara. Aumentaria gradativamente.

Usar lupulina é uma boa...pq tanto lúpulo assim, vai sugar mt cerveja e diminuir bastante o volume final.

Mas Lupulina seria indicado para Dry Hopping? Li em algum lugar que vai facilmente para o fundo e perde eficiência.
 
Valeu pelas opiniões e vivências. O tópico indicado pelo tomazela realmente esclareceu muito, porém agora estou muito mais preocupado com a oxidação.
To pensando em diminuir para uns 15g/l e quebrar em 2 adições de uns 4 dias. Ou ainda fazer uma infusão (chá) antes do envase com uma parte do lúpulo.

oxidação vai ser muito mais preocupante no envase / carbonatação do que no DH.
 
Passando para atualizar...
A cerveja ficou com sabor e aroma muito bons, aromas frutados e cítricos dos lúpulos americanos. Porém como eu temia a oxidação foi pesada, com certeza o pior caso em todas as minhas levas. Seguem as fotos abaixo.
 

Attachments

  • P_20180321_204555.jpg
    P_20180321_204555.jpg
    93.1 KB · Views: 56
  • P_20180321_204503.jpg
    P_20180321_204503.jpg
    168 KB · Views: 51
Passando para atualizar...
A cerveja ficou com sabor e aroma muito bons, aromas frutados e cítricos dos lúpulos americanos. Porém como eu temia a oxidação foi pesada, com certeza o pior caso em todas as minhas levas. Seguem as fotos abaixo.

Essa cerveja estava acondicionada em keg ou garrafa?
 
Essa cerveja estava acondicionada em keg ou garrafa?

Garrafa. Com priming.

Lí bastante sobre o assunto, tem 2 tópicos muito bons no fórum sobre oxidação e estou cada vez mais convencido que se deve principalmente a alta carga de lúpulo.
 
Garrafa. Com priming.

Lí bastante sobre o assunto, tem 2 tópicos muito bons no fórum sobre oxidação e estou cada vez mais convencido que se deve principalmente a alta carga de lúpulo.

Sem dúvida. Culpa dos polifenóois. Uso keg e quando coloco algumas brejas com muito lúpulo em growler ou em garrafas, muitas escurecem com o tempo. No keg, não. É inerente ao processo de engarrafamento "normal", sem purgar o O2.
 
Back
Top