1/2 Pacote de fermento em 10L?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lfrodrigues

Member
Joined
Feb 14, 2016
Messages
14
Reaction score
0
Bom dia pessoal!

Vou fazer 4 levas de 10L de witbier (quando uma terminar de fermentar, começo a outra) e gostaria de testar o reaproveitamento de leveduras (mas isso não é o caso desse tópico... hehehe).

Na minha última brassagem (que tb foi minha 1ª) eu usei 1 pacote de fermento para 20L de cerveja. Para esta brassagem, pensei em utilizar meio pacote para 10L de cerveja. Posso fazer isso? ou seria pouco fermento?

obs - O fermento que usarei é o S-33 da Fermentis.

Abraços,
Lucas

:mug:
 
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424

"FERMENTO SECO:

ALES: 1g por LITRO (para OG em torno de 1050, aumentando proporcionalmente o fermento)

LAGERS: o dobro de Ales."

Tem um tópico fixo na seção Fermentação somente sobre taxa de inoculação.

Obrigado cara... eu já tinha lido sobre isso, mas fiquei na duvida pq na minha primeira bradsagen utilizei 1 pacote para 20L de uma blond ale. Vou fazer a coleta e tentar usar para as outras levas.

Abraço!
 
Obrigado cara... eu já tinha lido sobre isso, mas fiquei na duvida pq na minha primeira bradsagen utilizei 1 pacote para 20L de uma blond ale. Vou fazer a coleta e tentar usar para as outras levas.

Abraço!

Resumindo: Você utilizou pouco fermento. As consequências disso são forçar a levedura a trabalhar mais que a capacidade dela para metabolizar o açúcar em solução. Assim pode ter forçado o aparecimento de mutantes dentro da colonia.

Isso não viabiliza seu fermento pra continuar trabalhando.

Melhor comprar mais um pacote mesmo.
 
Bom dia.... Fiz minha primeira brassagem três semanas atrás. Também utilizei um pacote de 11,5 g de fermento S04, para uma receita de 10lts.
Inoculei o fermento hidratado. Ainda não provei a cerveja, pois ela ainda está carbonatando.
Porém, estou com receio de ter utilizado muito fermento. Isso poderia deixar a cerveja com gosto forte de álcool?
 
Bom dia.... Fiz minha primeira brassagem três semanas atrás. Também utilizei um pacote de 11,5 g de fermento S04, para uma receita de 10lts.
Inoculei o fermento hidratado. Ainda não provei a cerveja, pois ela ainda está carbonatando.
Porém, estou com receio de ter utilizado muito fermento. Isso poderia deixar a cerveja com gosto forte de álcool?

não! tu é pertencente a uma minoria que fez a primeira brassagem com o pitch rate teoricamente adequado... é motivo para soltar foguetes!!!! se não houve qualquer problema forte durante a brassagem e/ou fermentação, tu vai ter uma muito boa ceva!!!!
 
Bom dia.... Fiz minha primeira brassagem três semanas atrás. Também utilizei um pacote de 11,5 g de fermento S04, para uma receita de 10lts.
Inoculei o fermento hidratado. Ainda não provei a cerveja, pois ela ainda está carbonatando.
Porém, estou com receio de ter utilizado muito fermento. Isso poderia deixar a cerveja com gosto forte de álcool?

Fala Miserochi, blz?

Cara, ainda não fiz nenhuma brassagem, mas pelo que li, você só conseguiria um gosto forte de álcool usando uma temperatura de fermentação mais elevada, gerando assim álcool secundário.
Parece que uma quantidade maior de leveduras não prejudica tanto, o ruim seria uma quantidade inferior.

e quanto o ABV, só iria alterar pela quantidade de açúcar que foi fermentado, independente da quantidade de levedura.

Mas espere a resposta dos experts.... hehehe
 
Como já foi dito, é pouco fermento.

Bom dia.... Fiz minha primeira brassagem três semanas atrás. Também utilizei um pacote de 11,5 g de fermento S04, para uma receita de 10lts.
Inoculei o fermento hidratado. Ainda não provei a cerveja, pois ela ainda está carbonatando.
Porém, estou com receio de ter utilizado muito fermento. Isso poderia deixar a cerveja com gosto forte de álcool?

Não tem problerma, está dentro do indicado para ales (se for lager foi pouco).
E mesmo que tivesse colocado dois pacotes, é muito dificil ter problema com overpitching.
 
fiz 2 levas de 10 litros tbm de witbeer com esse mesmo s-33 para testes ambas ficaram otimas usei meio pacote para cada este fermento atenua muito bem pode fazer sem medo
 
Pessoal ressuscitando o tópico, eu posso usar 15g de fermento em 10 litros de uma Dubbel - Trappist ou Stout com Chocolate?
 
pode colocar meio pacote para 10 litros sim.
Fiz isso várias vezes já, os fabricantes recomendam 1 pacote para 20 litros então, ta de boa
 
Pessoal ressuscitando o tópico, eu posso usar 15g de fermento em 10 litros de uma Dubbel - Trappist ou Stout com Chocolate?

No tópico de fermentação já citado indica-se fermento baseado na OG, sem essa info não dá pra falar com certeza se vai dar!

Mas se for até uns 1060 provavelmente dá.
 
Afinal, qual o correto? Apesar do colega ter informado acima que o certo é 1g por litro de Ale, encontrei muitas calculadoras online que dizem que meio pacote basta (e sem fazer starter). Se muda alguma coisa, o fermento que usarei é o T-58 para 8 a 9L de mosto.
 
Back
Top