1º Pilsen

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

milaniseb

Active Member
Joined
Dec 18, 2015
Messages
29
Reaction score
6
Bom Dia amigos cervejeiros.

Estou de plano de fazer minha primeira Pilsen com os seguintes produtos (já comprados):

Malte Pilsen Alemão Globalmalt 5kg
Malte Chateau Munich (25) 200g
Lupulo Saaz 50g
2 pacotes Fermento S-23

Processo: 90 minutos a 67º graus

Agora vem a dúvida sobre fermentação e priming, o que vocês indicam para uma cerveja limpa e saborosa?

Obrigado desde já.
 

Attachments

  • Auhg8MFX0KSdjp0M08Sffi9RH6Ckti6UcdQ45Q047wuM.jpg
    Auhg8MFX0KSdjp0M08Sffi9RH6Ckti6UcdQ45Q047wuM.jpg
    350.5 KB · Views: 284
Já brassou? Informa as suas impressões depois para o pessoal!
 
Quantidade generosa de fermento(tem um tópico fixo sobre isso), se forem 20l seriam 4 pacotes porque é lager.

Hidrata e inocula à uns 8C(atenção pra temperatura da levedura estar +- 5C da temperatura do mosto na hora de inocular, ou seja, entre 3C e 13C)

Uma boa aeracao, idealmente com oxigênio puro mas em termos práticos chacoalhando o fermentador bem ou usando bomba de aquário com filtro bacteriológico e pedra de aeracao. Como a levedura é seca isso é menos importante, mas se for reutilizar ou usar uma líquida, é bastante importante.

Quando tiver atenuado uns 50-70% da atenuação total aumenta pra uns 16-20C pra limpar bem e atenuar legal.
 
Amigos Brassei!

Mantive a quantidade de 2 envelopes, pois a densidade deu 1047 bem certinho, hoje depois de 11 dias vou fazer 2 dias de descanso do diacetil a 15ºc e depois maturação de 20 dias a 1ºc.
para o Priming o que vocês indicam? 8 g/l
 
Quantidade generosa de fermento(tem um tópico fixo sobre isso), se forem 20l seriam 4 pacotes porque é lager.

Hidrata e inocula à uns 8C(atenção pra temperatura da levedura estar +- 5C da temperatura do mosto na hora de inocular, ou seja, entre 3C e 13C)

Uma boa aeracao, idealmente com oxigênio puro mas em termos práticos chacoalhando o fermentador bem ou usando bomba de aquário com filtro bacteriológico e pedra de aeracao. Como a levedura é seca isso é menos importante, mas se for reutilizar ou usar uma líquida, é bastante importante.

Quando tiver atenuado uns 50-70% da atenuação total aumenta pra uns 16-20C pra limpar bem e atenuar legal.

Eu usei dois pacotes para 24 litros será que vai dar muita perda?
inoculei a 10ºc com agua fervida e resfriada sendo que o mosto eu deixei resfriar e no outro dia inoculei quando chegou ao 10ºc
 
Eu usei dois pacotes para 24 litros será que vai dar muita perda?
inoculei a 10ºc com agua fervida e resfriada sendo que o mosto eu deixei resfriar e no outro dia inoculei quando chegou ao 10ºc
Muita merda não... mas como sua pergunta foi quanto à indicação de procedimentos pra uma cerveja limpa a indicação é essa, bem capaz de você não ter problemas de fermentacao mas a chance seria quase nula com 4 pacotes na validade, é tipo um "boas práticas" mas muita gente tem sucesso com menos.
 
Muita merda não... mas como sua pergunta foi quanto à indicação de procedimentos pra uma cerveja limpa a indicação é essa, bem capaz de você não ter problemas de fermentacao mas a chance seria quase nula com 4 pacotes na validade, é tipo um "boas práticas" mas muita gente tem sucesso com menos.

E quanto ao priming o que você me aconselha?
 
Amigos compartilho a foto da Lager depois de pronta, mais de 65 dias entre todo o processo. Eu curti muito, não tive nenhuma contaminação. Ela puxou bem para uma Bohemian Pilsener, estou pensando em repetir mas agora embarrilar pois comprei todo o equipamento.
Abraços!
 

Attachments

  • b1d48a83-9dcd-458c-af5f-2d797a5c78ea.jpg
    b1d48a83-9dcd-458c-af5f-2d797a5c78ea.jpg
    126.3 KB · Views: 267
Bom Dia amigos cervejeiros.

Estou de plano de fazer minha primeira Pilsen com os seguintes produtos (já comprados):

Malte Pilsen Alemão Globalmalt 5kg
Malte Chateau Munich (25) 200g
Lupulo Saaz 50g
2 pacotes Fermento S-23

Processo: 90 minutos a 67º graus

Agora vem a dúvida sobre fermentação e priming, o que vocês indicam para uma cerveja limpa e saborosa?

Obrigado desde já.
Só tira uma dúvida.. qual o tempo de fervura q foi add o lúpulo?


Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk
 
Caro @milaniseb, você pode comprtilhar a receita? Vai ser minha segunda brasagem e em função da insegurança típica de um novato, não consigo pensar na receita toda só com essas informações.
Obrigado!

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top