1º Brassagem - Opinião - Aprendizado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Egonsilveira

Member
Joined
Feb 18, 2016
Messages
16
Reaction score
0
Boa tarde;

Ontem realizei minha primeira brassagem, English Pale Ale com malte e extrato de malte, resolvi utilizar extrato pois de trata de minha primeira brassagem, tinha que conhecer meu equipamento, a próxima já vou com 100% de malte.

Durante a brassagem tive alguns problemas básicos, fácil de resolver, como por exemplo vazamento nas conexões de água para o chiller olha q já tinha feito o teste.

Como ontem a temperatura ambiente estava a 26º, não conseguir resfriar o mosto a 20º, coloquei o fermento a 27º, sera que posso ter problemas? mas logo que coloquei na geladeira a 18º demorou 7 minutos para ele alcançar os 20º.

Minha OG ficou em 1.045, esta medição foi feita a 20º.

Outra duvida, meu fermentador tem capacidade para 30L, foram para o fermentador 18L, talvez meu airlock não trabalhe?

No demais tudo certo, sem nenhum imprevisto...

Minha fermentação iniciei a 18º, quando ver as primeiras bolhas no airlock vou deixar mais um dia, e vou subir 1º por dia até chegar os 20º, quando começar ficar lento airlock, vou subir a 25º ate terminar a fermentação primaria... mais 3 dias a 25º para primaria... apos vou fazer a clarificação 7 dias a 10º.

Estou aberto a sugestões
 
Boa tarde;

Ontem realizei minha primeira brassagem, English Pale Ale com malte e extrato de malte, resolvi utilizar extrato pois de trata de minha primeira brassagem, tinha que conhecer meu equipamento, a próxima já vou com 100% de malte.

Durante a brassagem tive alguns problemas básicos, fácil de resolver, como por exemplo vazamento nas conexões de água para o chiller olha q já tinha feito o teste.

Como ontem a temperatura ambiente estava a 26º, não conseguir resfriar o mosto a 20º, coloquei o fermento a 27º, sera que posso ter problemas? mas logo que coloquei na geladeira a 18º demorou 7 minutos para ele alcançar os 20º.

Minha OG ficou em 1.045, esta medição foi feita a 20º.

Outra duvida, meu fermentador tem capacidade para 30L, foram para o fermentador 18L, talvez meu airlock não trabalhe?

No demais tudo certo, sem nenhum imprevisto...

Minha fermentação iniciei a 18º, quando ver as primeiras bolhas no airlock vou deixar mais um dia, e vou subir 1º por dia até chegar os 20º, quando começar ficar lento airlock, vou subir a 25º ate terminar a fermentação primaria... mais 3 dias a 25º para primaria... apos vou fazer a clarificação 7 dias a 10º.

Estou aberto a sugestões


Demorou 7 minutos para alcançar os 20 graus? Onde você colocou esse sensor de temperatura? Praticamente impossível baixar tão rápido 18 litros de mosto em uma geladeira.
 
Parabéns pela primeira brassagem, vamos lá:

1) Não é ideal inocular a 27 graus, eu esperaria a pelo menos uns 24-25, mas vai ter cerveja do mesmo jeito, ainda mais que você controla a temperatura de fermentação.

2) Como você está medindo a temperatura do mosto fermentando? Se o mosto estava a 27 graus acho dificil você abaixar a temperatura para 20 graus em 7 minutos, ainda mais para 18-20 litros em uma geladeira a 18 graus

3) Se o seu fermentador estiver hermeticamente vedado a chance do airlock trabalhar é grande!

4) Minha sugestão seria diferente. Assim que você observar as primeiras bolhas no airlock, deixe na temperatura de 18 graus pelos próximos 3 dias. Asim que a atividade diminuir, comece a aumentar 1 grau por dia e fique entre 23-25 graus.

5) Para a clarificação, se não pretende reutilizar a lama, aconselho você descer perto dos 0 graus.
 
Demorou 7 minutos para alcançar os 20 graus? Onde você colocou esse sensor de temperatura? Praticamente impossível baixar tão rápido 18 litros de mosto em uma geladeira.

Opa Fagner

Coloquei o sensor com uma fita no meio do fermentador, depois cobri com papel alumínio.. a geladeira já estava aos 18º. o que pode der ocorrido é ter me passado dos minutos.. acho que foi o que aconteceu.
 
Opa Fagner

Coloquei o sensor com uma fita no meio do fermentador, depois cobri com papel alumínio.. a geladeira já estava aos 18º. o que pode der ocorrido é ter me passado dos minutos.. acho que foi o que aconteceu.

Da pra melhorar isso aí. Da uma lida aqui:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076


Colocar um isopor de alguns centímetros por cima do sensor colado no valde e isolar bem depois pra não pegar o ar da geladeira é fácil e melhora bastante.
 
Parabéns pela primeira brassagem, vamos lá:

1) Não é ideal inocular a 27 graus, eu esperaria a pelo menos uns 24-25, mas vai ter cerveja do mesmo jeito, ainda mais que você controla a temperatura de fermentação.

2) Como você está medindo a temperatura do mosto fermentando? Se o mosto estava a 27 graus acho dificil você abaixar a temperatura para 20 graus em 7 minutos, ainda mais para 18-20 litros em uma geladeira a 18 graus

3) Se o seu fermentador estiver hermeticamente vedado a chance do airlock trabalhar é grande!

4) Minha sugestão seria diferente. Assim que você observar as primeiras bolhas no airlock, deixe na temperatura de 18 graus pelos próximos 3 dias. Asim que a atividade diminuir, comece a aumentar 1 grau por dia e fique entre 23-25 graus.

5) Para a clarificação, se não pretende reutilizar a lama, aconselho você descer perto dos 0 graus.


Opa, valeu pelas dicas.

1- das próximas vou cuidar mais deste detalhe importante, talvez usar gelo ajude bestante

2- estou colocando o sensor no meio do fermentador com fita, depois colei um pouco de papel alumínio, vou tentar melhorar este processo com as dicas que recebi abaixo

3 - o fermentador a principio esta bem fechado, usei martelo de borracha para fechar ele.

4/5 - certo! vou fazer o que vc aconselhou, com certeza me ajudou muito
 
Minha fermentação iniciei a 18º, quando ver as primeiras bolhas no airlock vou deixar mais um dia, e vou subir 1º por dia até chegar os 20º, quando começar ficar lento airlock, vou subir a 25º ate terminar a fermentação primaria... mais 3 dias a 25º para primaria... apos vou fazer a clarificação 7 dias a 10º.

Estou aberto a sugestões

Algum motivo especial para não fazer a rampa clássica de 18ºC até chegar próximo da atenuação desejada?
 
Algum motivo especial para não fazer a rampa clássica de 18ºC até chegar próximo da atenuação desejada?

Ele fez por ler aqui, mas existe uma explicação... nas primeiras 48hrs a levedura produz a grande maioria dos compostos que vão dar aroma e sabor a cerveja. Por isso essa é a etapa de maior importância do controle de temperatura.

Aumentar a temperatura após esse período faz a velocidade da fermentação subir e chegar a atenuação mais rápido, e terminar a secundária.

A prática é usada em grandes cervejarias, por exemplo as que usam o sistema da Firestone Union System, onde controlam as primeiras 24hrs e depois passam pros barris.

Eu não pratico isso, mas é o que ta no YEAST.
 
Bom a primeira brassagem já tem fortes emoções.. kkkk

Ontem as 17h faziam 48h que a minha primeira leva estava fermentando, notei que o airlock não moveu em nem um momento, abri o fermentador e nada de espuma, ou seja não estava fermentando... como suspeitei deste o principio, o fermento que recebi no KIT estava estranho, veio em um saquinho plastico fechado com grampeador, alem de ser 9g, o que achei pouco para uma leva de 20l... não pensei duas vzs, corri na loja e comprei um S-04 Fermentis.. com todo o cuidado coloquei no fermentador, hoje pela manha apos 15h, meu airlock estava trabalhando, chega dar gosto de ver.

apos tudo isso hoje liguei para a loja onde comprei o kit, me falaram que o fermento é importado, de ótima qualidade, sobre a embalagem, falaram que já mudaram.. ficaram de me enviar um outro KIT gratuito para teste.


Agora vamos para as duvidas...

quais os problemas posso ter com isso? foram 20g de fermento para o balde, como procedo com a lama que vai ficar no fundo? e sobre este procedimento, esta correto? ou poderia ter tomado outra posição?
 
Back
Top