1º Brassagem (iniciante com dúvidas)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

apitta

Member
Joined
Jan 10, 2016
Messages
23
Reaction score
4
Location
Fortaleza
Olá pessoal, sou iniciante e pretendo fazer a minha primeira brassagem após o carnaval.
Ganhei o livro “Cerveja feita em casa - (Greg Hughes)” o que aumentou meu gás para decidir fazer cerveja! Eu escolhi para ser a minha primeira cerva uma Amarillo Single Hop (receita abaixo) e estou com algumas dúvidas.
Se alguém puder me ajudar ficaria muito grato.


RECEITA:
Amarillo single hop ale

OG: 1050 Apronta: 23 lts
FG: 1012 tempo: 7 semanas
água total: 32 lts ABV: 5%
Amargor: 40 IBU
Cor: 10 EBC
Brassagem
Água 12,3 lts
tempo 1 hora à 65ºC
Grãos do mosto
Malte Pale 4,7 kg
Malte Carapils 235 g

Fervura:
Água 27 litros
tempo 1,17 horas (1h10min)

Lúpulo: Qt IBU Quando?
Amarillo 5% 54 g 29,9 No ínício da fervura
Amarillo 5% 27 g 7,2 Últimos 15 min de fervura
Amarillo 5% 27 g 2,9 Últimos 5 minutos de fervura
Amarillo 5% 83 g 0 Ao Desligar
total: 191,00 g
Outro
Agente clarificante Quando?
1 colher de chá Últimos 15 min de fervura

Fermentação
18ºC
6 semanas à 12ºC

Levedura
Wyeast 1056 American ale


A primeira dúvida é com relação ao fermento, na receita é indicado o Wyeast 1056 American ale que não encontrei nos sites de fornecedores de insumos. Andei lendo um receita aqui no fórum de Amarillo que foi indicado o US-05. Será que serviria para essa minha receita tb?

Outra (talvez ingênua, mas…): Eu entendo que nessa receita a brassagem é para ser feita em uma panela e a circulação e lavagem em outra com bazooka o fundo falso. Eu pretendo fazer tudo em uma panela com fundo falso e queria saber se precisaria alterar a quantidade de água inicial, já que com o fundo falso um parte da água ficará sob ele. (Desculpem se a pergunta parece besta…) Se tiver que adicionar mais água, isso alteraria de algum modo as densidades iniciais e finais?

Ultima: Na receita a fermentação inicia a 18ºC até acabar (densidade estabilizar) e entendo que descer para 12ºC por 6 semanas é para maturar e depois é que iria para as garrafas com o priming. Seria isso? Mas pelo que eu li no post fixo sobre fermentação nessa receita não está considerando a fermentação secundária nem a clarificação antes da maturação. Se eu fosse aplicar aqui como seria?


Valeu, pessoal.
 
EU não gastaria 120 reais na minha primeira brassagem em lúpulo.

Creio que seria mais vantajoso uma receita mais simples, com custos mais simplórios... pra caso de errado (e ela não ficará perfeito visto que você não conhece seu equip) o desperdício seja menor.

Respondendo as dúvidas!

A primeira dúvida é com relação ao fermento, na receita é indicado o Wyeast 1056 American ale que não encontrei nos sites de fornecedores de insumos. Andei lendo um receita aqui no fórum de Amarillo que foi indicado o US-05. Será que serviria para essa minha receita tb?

Sim serviria! Daria muito certo seguindo os procedimentos de hidratação e da taxa de inoculação.

Outra (talvez ingênua, mas…): Eu entendo que nessa receita a brassagem é para ser feita em uma panela e a circulação e lavagem em outra com bazooka o fundo falso. Eu pretendo fazer tudo em uma panela com fundo falso e queria saber se precisaria alterar a quantidade de água inicial, já que com o fundo falso um parte da água ficará sob ele. (Desculpem se a pergunta parece besta…) Se tiver que adicionar mais água, isso alteraria de algum modo as densidades iniciais e finais?

Pode alterar, o ideal seria você testar seu equipamento em questão de espaço morto etc. Daí inserir o máximo de dados possíveis em um programa para facilitar os cálculos.

Ultima: Na receita a fermentação inicia a 18ºC até acabar (densidade estabilizar) e entendo que descer para 12ºC por 6 semanas é para maturar e depois é que iria para as garrafas com o priming. Seria isso? Mas pelo que eu li no post fixo sobre fermentação nessa receita não está considerando a fermentação secundária nem a clarificação antes da maturação. Se eu fosse aplicar aqui como seria?

A secundária seria legal vc fazer uma rampa de 1 Grau por dia após a estabilização da densidade até 25ºC. A etapa de clarificação você pode colocar descendo a temperatura bem baixa e mante-la assim até engarrafar.

Parabéns pela escolha de fazer cerveja e boas levas!
 
Olá pessoal, sou iniciante e pretendo fazer a minha primeira brassagem após o carnaval.
Ganhei o livro “Cerveja feita em casa - (Greg Hughes)” o que aumentou meu gás para decidir fazer cerveja! Eu escolhi para ser a minha primeira cerva uma Amarillo Single Hop (receita abaixo) e estou com algumas dúvidas.
Se alguém puder me ajudar ficaria muito grato.


RECEITA:
Amarillo single hop ale

OG: 1050 Apronta: 23 lts
FG: 1012 tempo: 7 semanas
água total: 32 lts ABV: 5%
Amargor: 40 IBU
Cor: 10 EBC
Brassagem
Água 12,3 lts
tempo 1 hora à 65ºC
Grãos do mosto
Malte Pale 4,7 kg
Malte Carapils 235 g

Fervura:
Água 27 litros
tempo 1,17 horas (1h10min)

Lúpulo: Qt IBU Quando?
Amarillo 5% 54 g 29,9 No ínício da fervura
Amarillo 5% 27 g 7,2 Últimos 15 min de fervura
Amarillo 5% 27 g 2,9 Últimos 5 minutos de fervura
Amarillo 5% 83 g 0 Ao Desligar
total: 191,00 g
Outro
Agente clarificante Quando?
1 colher de chá Últimos 15 min de fervura

Fermentação
18ºC
6 semanas à 12ºC

Levedura
Wyeast 1056 American ale


A primeira dúvida é com relação ao fermento, na receita é indicado o Wyeast 1056 American ale que não encontrei nos sites de fornecedores de insumos. Andei lendo um receita aqui no fórum de Amarillo que foi indicado o US-05. Será que serviria para essa minha receita tb?

Acredito que a utilização do US-05 é uma boa, pois ele gera pouquíssimo sabor na cerveja, o que deixará o aroma e sabor do lúpulo mais evidentes.

Outra (talvez ingênua, mas…): Eu entendo que nessa receita a brassagem é para ser feita em uma panela e a circulação e lavagem em outra com bazooka o fundo falso. Eu pretendo fazer tudo em uma panela com fundo falso e queria saber se precisaria alterar a quantidade de água inicial, já que com o fundo falso um parte da água ficará sob ele. (Desculpem se a pergunta parece besta…)

Se utilizar fundo falso, utilize a quantidade de água a mais referente ao volume que ficará abaixo do fundo falso. Digamos que abaixo do fundo falso fique um volume de 3l. Coloque 3l a mais de água na mostura.

Se tiver que adicionar mais água, isso alteraria de algum modo as densidades iniciais e finais?

O volume total de mosto a ferver são 27l. Se você utilizar mais água na mostura, utilizará menos água na lavagem, de modo que continue com os 27l para fervura. Acredito que nenhuma alteração perceptível ocorrerá.

Ultima: Na receita a fermentação inicia a 18ºC até acabar (densidade estabilizar) e entendo que descer para 12ºC por 6 semanas é para maturar e depois é que iria para as garrafas com o priming. Seria isso? Mas pelo que eu li no post fixo sobre fermentação nessa receita não está considerando a fermentação secundária nem a clarificação antes da maturação. Se eu fosse aplicar aqui como seria?

De modo simples, a fermentação primária termina quando a levedura terminar de consumir os açúcares fermentáveis do mosto, convertendo-os em etanol e CO2. A partir daí, a secundária já está rolando, que é quando a levedura reabsorve algumas "porcarias" geradas por ela durante a primária. É nesse momento que o colega aí em cima sugere aumentar um grau por dia até atingir uns 25 graus.
Após isso, vc pode fazer a maturação em temp mais baixa, pelo tempo que julgar necessário, o que já ajuda na clarificação.
Para clarificar mais, depois disso, você pode fazer o cold crash, que é baixar a temp da cerveja para próximo de 0 grau e deixar por por uns 2 dias.
Se quiser clarificar mais ainda, procure aqui no fórum sobre clarificação com gelatina.

Espero ter ajudado.

Abraço!
 

Attachments

  • Captura de Tela 2016-02-02 às 11.25.08.jpg
    Captura de Tela 2016-02-02 às 11.25.08.jpg
    147.8 KB · Views: 223
Carlos,

Muito obrigado pelas orientações. Vou tentar fazer conforme você indicou.

Valeu!
 
marqueze, obrigado pelas dicas.
Eu coloquei a receita no beersmith e algumas coisas foram ajustadas, porém, a Densidade Final estimada está dando um valor muito fora 84.420% e não sei com corrigir isso, o resto está tudo ok!

http://www.homebrewtalk.com.br/attachment.php?attachmentid=116744&stc=1&d=1454423180

Você tem alguma idéia de como resolver isso?


André,
Dá uma conferida no campo Brassagem. Tenho quase certeza que tem algo errado por lá.
Abraços,
 
Rapaz, que loucura essa ABV
Hahahaha, creio que seja bug do programa mesmo... mas não sei corrigir.
 
Pode adicionar mais um S05 pra chegar na taxa de inoculação ótima, afinal, não quer perder 100~120$ em lúpulos economizando 15$ de fermento.
 
Ficou sim Marcelo, e ficou próximo da receita original. Mudou mais a quantidade de lúpulo pq o da receita a porcentagem do alfa ácido é 5% e desse q comprei é de 9,50%.
Valeu.
 
Pessoal, deu certo (até agora) a brassagem foi tudo nos conforme (com alguns pequenos erros) mas acho que vai ficar boa!!

http://www.homebrewtalk.com.br/images/attach/jpg.gif

http://www.homebrewtalk.com.br/images/attach/jpg.gif


A OG era pra ter dado 1051, porém registrei 1048 e acho que pode ter sido por dois fatores:

Fiz a lavagem um pouco mais rápido do que deveria e também acredito que coloquei mais água na lavagem do que deveria, apesar de ter parado no volume para fervura indicado no beersmith eu acho que isso acabou deixando alguns açucares na panela de brassagem.

Outra coisa é que a fervura consumiu mais água do que o calculado pelo software o que me deixou com uma quantidade menor (que ainda não sei quanto) de mosto para a fermentação.

Para clarificar mais, depois disso, você pode fazer o cold crash, que é baixar a temp da cerveja para próximo de 0 grau e deixar por por uns 2 dias.
…
Abraço!

Bom, deixarei na 1ª fermentação a 18ºC depois para a segunda vou transferir para um balde alimentício que é cilíndrico e ai eu posso calcular com mais precisão o volume (para o priming), nesse momento subo a temperatura 1ºC por dia até atingir 25ºC. Depois disso faço a maturação já nas garrafas com o priming? Seria isso Carlos? Em que momento posso fazer o cold crash? Pode ser já engarrafado?


Um abraço,

André
 

Attachments

  • Brassagem1.jpg
    Brassagem1.jpg
    547.8 KB · Views: 89
  • brassagem-refrigeração.jpg
    brassagem-refrigeração.jpg
    208.6 KB · Views: 82
Tenho outra dúvida, estou com o balde alimentício de 20lts que preciso fazer a furação da torneira (3/4) e não sei qual a altura ideal para o furo. Alguém saberia?
 
Tenho outra dúvida, estou com o balde alimentício de 20lts que preciso fazer a furação da torneira (3/4) e não sei qual a altura ideal para o furo. Alguém saberia?

No meu balde está a 3 cm do fundo!
Abraço.
 
3cm como o kbludo disse está bom, eu como fiz várias levas bem lupuladas fiz um furo um pouco acima de 4cm...entre 4 e 5.
 
Pessoal, fiz a medição sábado (sétimo dia de fermentação à 18C) e a densidade estava em 1018 SG. (Faço um parênteses para corrigir a leitura errada que fiz antes da fermentação, eu tinha lido 1046 mas era 1054, com a correção da temperatura a OG foi 1057 SG!!! bem mais alta do que a esperada que era 1051 SG!). Então, fiz o seguinte, resolvi subir um grau a temperatura no sábado mesmo supondo que tinha terminado a 1ª etapa da fermentação, e hoje, 2 dias depois, medi novamente e deu 1016 SG. Pergunto: Ainda está na 1ª etapa da fermentação, né? Não está na segunda ainda pois se não a densidade não teria baixado, correto? Nesse caso voltei a temperatura para 18C. Tenho que aguardar e medir amanhã ou deixo para medir quarta? Hoje já faz 10 dias de fermentação!
Fiz certo?
 
Pessoal, fiz a medição sábado (sétimo dia de fermentação à 18C) e a densidade estava em 1018 SG. (Faço um parênteses para corrigir a leitura errada que fiz antes da fermentação, eu tinha lido 1046 mas era 1054, com a correção da temperatura a OG foi 1057 SG!!! bem mais alta do que a esperada que era 1051 SG!). Então, fiz o seguinte, resolvi subir um grau a temperatura no sábado mesmo supondo que tinha terminado a 1ª etapa da fermentação, e hoje, 2 dias depois, medi novamente e deu 1016 SG. Pergunto: Ainda está na 1ª etapa da fermentação, né? Não está na segunda ainda pois se não a densidade não teria baixado, correto? Nesse caso voltei a temperatura para 18C. Tenho que aguardar e medir amanhã ou deixo para medir quarta? Hoje já faz 10 dias de fermentação!
Fiz certo?

Qual era a SG estimada? Tente medir e verificar este valor durante uns 2, 3 dias...
 
Qual era a SG estimada? Tente medir e verificar este valor durante uns 2, 3 dias...

rodfon,

A densidade estima no BS era de 1ª fermentação 1018 e segunda 1010SG.
Mas estou sem parâmetro porque a densidade estimada antes da fermentação era de 1051 e deu 1057.

Valeu pela dica.

André
 
@apitta realmente ainda está na fermentação primária.

Esta só irá acabar e entrar na secundária se essa FG sua de 1016 se manter por pelo menos 2 dias sem alteração. Os valores que o Beersmith mostra são apenas estimativas, nada concreto.

Faça outra medição amanhã; se ainda estiver 1016 é pq de fato sua fermentação primária terminou.

Abraço!
 
rodfon,

A densidade estima no BS era de 1ª fermentação 1018 e segunda 1010SG.
Mas estou sem parâmetro porque a densidade estimada antes da fermentação era de 1051 e deu 1057.

Valeu pela dica.

André

Neste caso, corrijo a eficiência no BS e simulo quanto seria a nova SG para, pelo menos, ter um parâmetro.

Não entendi o q vc quis dizer com fermentação primária com uma densidade de 1.018 e secundária de 1.010...:confused::confused::confused:

Conforme foi dito aqui, espera a densidade estabilizar para, só depois, aumentar a temperatura.
 
Neste caso, corrijo a eficiência no BS e simulo quanto seria a nova SG para, pelo menos, ter um parâmetro.

Não entendi o q vc quis dizer com fermentação primária com uma densidade de 1.018 e secundária de 1.010...:confused::confused::confused:

Conforme foi dito aqui, espera a densidade estabilizar para, só depois, aumentar a temperatura.

rodfon,

É que no BS tem essa info para add. veja:
http://www.homebrewtalk.com.br/attachment.php?attachmentid=116825&stc=1&d=1456159088

Mas realmente me confundi, está se referindo as etapas que defini para temperatura durante a fermentação e maturação. ;)
 

Attachments

  • Captura de Tela 2016-02-22 às 13.36.45.jpg
    Captura de Tela 2016-02-22 às 13.36.45.jpg
    135.8 KB · Views: 74
Pessoal, fiz a medição sábado (sétimo dia de fermentação à 18C) e a densidade estava em 1018 SG. (Faço um parênteses para corrigir a leitura errada que fiz antes da fermentação, eu tinha lido 1046 mas era 1054, com a correção da temperatura a OG foi 1057 SG!!! bem mais alta do que a esperada que era 1051 SG!). Então, fiz o seguinte, resolvi subir um grau a temperatura no sábado mesmo supondo que tinha terminado a 1ª etapa da fermentação, e hoje, 2 dias depois, medi novamente e deu 1016 SG. Pergunto: Ainda está na 1ª etapa da fermentação, né? Não está na segunda ainda pois se não a densidade não teria baixado, correto? Nesse caso voltei a temperatura para 18C. Tenho que aguardar e medir amanhã ou deixo para medir quarta? Hoje já faz 10 dias de fermentação!
Fiz certo?

Sobe a temperatura suavemente (1ºC/dia) para a casa dos 24ºC e vai acompanhando a densidade. Quando chegar em 24, a primária terá acabado e você não terá açucar residual para dar problema de garrafa explodindo lá na frente.

Não precisa ter presa nessa etapa, deixa o fermento fazer o que ele tem que fazer. A fermentação só acaba quando o fermento disser que acabou.

Tanto os tópicos fixos sobre fermentação como o How to Brew cobrem os porquês da minha orientação. Se não leu, recomendo.

Abraços,
 
Pessoal, deu certo (até agora) a brassagem foi tudo nos conforme (com alguns pequenos erros) mas acho que vai ficar boa!!

http://www.homebrewtalk.com.br/images/attach/jpg.gif

http://www.homebrewtalk.com.br/images/attach/jpg.gif


A OG era pra ter dado 1051, porém registrei 1048 e acho que pode ter sido por dois fatores:

Fiz a lavagem um pouco mais rápido do que deveria e também acredito que coloquei mais água na lavagem do que deveria, apesar de ter parado no volume para fervura indicado no beersmith eu acho que isso acabou deixando alguns açucares na panela de brassagem.

Outra coisa é que a fervura consumiu mais água do que o calculado pelo software o que me deixou com uma quantidade menor (que ainda não sei quanto) de mosto para a fermentação.



Bom, deixarei na 1ª fermentação a 18ºC depois para a segunda vou transferir para um balde alimentício que é cilíndrico e ai eu posso calcular com mais precisão o volume (para o priming), nesse momento subo a temperatura 1ºC por dia até atingir 25ºC. Depois disso faço a maturação já nas garrafas com o priming? Seria isso Carlos? Em que momento posso fazer o cold crash? Pode ser já engarrafado?


Um abraço,

André


Fala André, na ultima foto aparece vc jogando o fermento direto do fermentador. Foi uma foto genérica? Precisa hidratar o fermento antes.
 
Pessoal, deu certo (até agora) a brassagem foi tudo nos conforme (com alguns pequenos erros) mas acho que vai ficar boa!!

http://www.homebrewtalk.com.br/images/attach/jpg.gif

http://www.homebrewtalk.com.br/images/attach/jpg.gif


A OG era pra ter dado 1051, porém registrei 1048 e acho que pode ter sido por dois fatores:

Fiz a lavagem um pouco mais rápido do que deveria e também acredito que coloquei mais água na lavagem do que deveria, apesar de ter parado no volume para fervura indicado no beersmith eu acho que isso acabou deixando alguns açucares na panela de brassagem.

Outra coisa é que a fervura consumiu mais água do que o calculado pelo software o que me deixou com uma quantidade menor (que ainda não sei quanto) de mosto para a fermentação.



Bom, deixarei na 1ª fermentação a 18ºC depois para a segunda vou transferir para um balde alimentício que é cilíndrico e ai eu posso calcular com mais precisão o volume (para o priming), nesse momento subo a temperatura 1ºC por dia até atingir 25ºC. Depois disso faço a maturação já nas garrafas com o priming? Seria isso Carlos? Em que momento posso fazer o cold crash? Pode ser já engarrafado?


Um abraço,

André


Fala André. Tem uma foto que aparece jogando o fermento direto no fermentador. Tinha que hidratar antes. Quantos US05 vc usou?
 
Fala André, na ultima foto aparece vc jogando o fermento direto do fermentador. Foi uma foto genérica? Precisa hidratar o fermento antes.

felipealex, não é genérico, coloquei direto no fermentador.
Vi em alguns vídeos a galera colocando direto, depois vi que na verdade não é o certo.

Da próxima vez vou hidratar sim!

De qualquer forma, parece que ta dando certo mesmo assim.

Valeu.
 
felipealex, não é genérico, coloquei direto no fermentador.
Vi em alguns vídeos a galera colocando direto, depois vi que na verdade não é o certo.

Da próxima vez vou hidratar sim!

De qualquer forma, parece que ta dando certo mesmo assim.

Valeu.


Então, quando vc coloca o fermento direto no mosto, aproximadamente 50% das células viáveis morrem. Neste caso, teria que usar o dobro do fermento na receita. Por exemplo, nas minhas levas eu uso 2 saquinhos de 11g. Se fosse direto no mosto, seriam 4 saquinhos.


Leitura importante:
Hidratar ou não o fermento seco
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083

Se você é um iniciante, leia isso! E se não é, leia e contribua!! :)
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529
 
Então, quando vc coloca o fermento direto no mosto, aproximadamente 50% das células viáveis morrem. Neste caso, teria que usar o dobro do fermento na receita. Por exemplo, nas minhas levas eu uso 2 saquinhos de 11g. Se fosse direto no mosto, seriam 4 saquinhos.


Leitura importante:
Hidratar ou não o fermento seco
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083

Se você é um iniciante, leia isso! E se não é, leia e contribua!! :)
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529

Valeu, felipealex, mas agora ja foi! De qualquer forma a densidade está em 1015 (OG 1057), de segunda pra cá caiu 1 SG, então ainda está ferementando!
Mas decidi subir a temperatura 1º por dia à partir de hj.
Já estou a 19ºC, e vou subir até 25, quando irei fazer o cold crash de dois dias a zero graus (se a geladeira conseguir), depois engarrafo e deixo por uns 45 dias.
O que vc(s) acha(m)?

Abraço!
 
Valeu, felipealex, mas agora ja foi! De qualquer forma a densidade está em 1015 (OG 1057), de segunda pra cá caiu 1 SG, então ainda está ferementando!
Mas decidi subir a temperatura 1º por dia à partir de hj.
Já estou a 19ºC, e vou subir até 25, quando irei fazer o cold crash de dois dias a zero graus (se a geladeira conseguir), depois engarrafo e deixo por uns 45 dias.
O que vc(s) acha(m)?

Abraço!


O ideal é ir subindo a temperatura e acompanhar também a FG. Mantenha a 25 graus por uns 4 ou 5 dias e experimente pra ver como está o sabor. Subir a temperatura tem o objetivo de ajudar o fermento a consumir os compostos gerados durante a fermentação.
 
O ideal é ir subindo a temperatura e acompanhar também a FG. Mantenha a 25 graus por uns 4 ou 5 dias e experimente pra ver como está o sabor. Subir a temperatura tem o objetivo de ajudar o fermento a consumir os compostos gerados durante a fermentação.

felipealex, eu fiz a medição hoje e a densidade se manteve nos 1015SG, o que significa que a fermentação acabou na segunda ou terça-feira, então estou no 3º ou 4º dia da segunda etapa e hoje ja estou à 22ºC. Quando chegar nos 25ºC você sugere deixar por 4 dias e ir experimentando o sabor. É até ele melhorar? Porque eu experimentei hoje e achei um pouco amarga/azeda! Não gostei, é normal nessa altura do processo?

Lembro que o cgfischer disse é que ao chegar nos 25ºC baixa a temperatura para tipo 12ºC pelo tempo que achar necessário para clarificar e depois faz um cold crash por 2 dias, para melhorar a clarificação, e ai sim engarrafar. Seria essa a melhor opção?

...Após isso, vc pode fazer a maturação em temp mais baixa, pelo tempo que julgar necessário, o que já ajuda na clarificação.
Para clarificar mais, depois disso, você pode fazer o cold crash, que é baixar a temp da cerveja para próximo de 0 grau e deixar por por uns 2 dias....

Obrigado pela ajuda!!!
 
felipealex, eu fiz a medição hoje e a densidade se manteve nos 1015SG, o que significa que a fermentação acabou na segunda ou terça-feira, então estou no 3º ou 4º dia da segunda etapa e hoje ja estou à 22ºC. Quando chegar nos 25ºC você sugere deixar por 4 dias e ir experimentando o sabor. É até ele melhorar? Porque eu experimentei hoje e achei um pouco amarga/azeda! Não gostei, é normal nessa altura do processo?



Lembro que o cgfischer disse é que ao chegar nos 25ºC baixa a temperatura para tipo 12ºC pelo tempo que achar necessário para clarificar e depois faz um cold crash por 2 dias, para melhorar a clarificação, e ai sim engarrafar. Seria essa a melhor opção?







Obrigado pela ajuda!!!


Não precisa colocar a 12 graus. Desce direto para 0 grau e deixa por uns 10 dias. Pronto. Depois, usei um auto sifão e coloque no fermentador/maturador para o primming e engarrafe. Perceba que você só vai tirar a parte límpida, por isso o auto sifão. Talvez consiga tirar tudo, mas não seja muquirana e deixe a parte suja no fundo do fermentador originário.
 
Não precisa colocar a 12 graus. Desce direto para 0 grau e deixa por uns 10 dias. Pronto. Depois, usei um auto sifão e coloque no fermentador/maturador para o primming e engarrafe. Perceba que você só vai tirar a parte límpida, por isso o auto sifão. Talvez consiga tirar tudo, mas não seja muquirana e deixe a parte suja no fundo do fermentador originário.

Marcelo, então assim que atingir 25ºC no dia seguinte desço direto para 0ºC por dez dias e depois transfiro pra outro balde para desconsiderar a lama e fazer o priming e engarrafar. Farei isso!

Valeu pela dica.

Abraço.
 
Marcelo, então assim que atingir 25ºC no dia seguinte desço direto para 0ºC por dez dias e depois transfiro pra outro balde para desconsiderar a lama e fazer o priming e engarrafar. Farei isso!



Valeu pela dica.



Abraço.


Opa... Precisando, só gritar...
 
Back
Top