1º Brassagem Feita! Habemus APA!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

borrife

Well-Known Member
Joined
Oct 23, 2014
Messages
279
Reaction score
17
Boa noite cervejeiros!


Estou postando pra dizer que fiz minha primeira cerva! Está fermentando no exato momento, e irei descrever o que fiz e gostaria da opinião dos senhores!

Utilizei os seguintes insumos para 20 Litros de APA:

4kg de Malte pilsen
1kg de Malte Caramalt
20g de Lúpulo Columbus
15g de Lúpulo Cascade
2 envelopinhos de fermento US-05 (22g)


Brassagem:

- Aqueci 15L de água mineral na panela de brassagem (optei por iniciar com filtro bazooka) até 72°C.
- Acrescentei o Malte lentamente e dei uma boa mexida até homogenizar a temperatura em 68ºC.
- Mantive 68ºC durante 60 minutos controlando a temperatura acendendo e apagando o fogo e sempre mexendo o malte com a colher quando tava aceso (deu trabalho, o fogareiro é forte!), teve uma hora que passou um pouco pra 71ºC mas consegui abaixar.
- Após os 60 minutos, fiz o Mash-Out subindo a temperatura até 76ºC e deixei por 8 minutos.

Recirculação e Lavagem

- Na outra panela, aqueci mais 20 litros de água a 76ºC.
- Recirculei o mosto brassado com uma jarra, abrindo levemente a válvula e despejando sobre a escumadeira durante 40 minutos (me diverti, provei o mosto e tava docinho).
- Deu 7,5L de mosto (baixou metade!), mas acho que foi pelo fato dos grãos absorverem muita água. Separei esse mosto em um dos fermentadores.
- Iniciei a lavagem dos grãos adicionando a água previamente aquecida a 76ºC e fiz recirculação durante uns 20 minutos.
- Consegui 16,5L de mosto de lavagem (muito mais clarinho que o primeiro) e misturei aos outros 7,5L totalizando 24L de mosto (tá bom o volume?).

Fervura e Lupulagem

- Coloquei os 24L de mosto na panela de fervura e iniciei-a.
- Foi juntando espuma em cima e fui tirando.
- Assim que pegou fervura vigorosa, adicionei 20g de Lúpulo Columbus (amargor).
- Faltando 5 minutos pra acabar a fervura, adicionei 15g de Lúpulo Cascade(aroma).
- Passados os 60 minutos, desliguei o fogo.

Resfriamento

- Limpei e sanitizei bem o chiller (iodophor) e iniciei o resfriamento do mosto na própria panela de fervura.
- Demorou um pouco pois não foi água gelada, utilizei na torneira mesmo (fria) e coloquei a mangueira no tanque cheio de gelo na tentativa de tentar (hehe) resfriar um pouco a água.
- Demorou uns 50 minutos ou 1 hora até o mosto esfriar a pouco menos de 30ºC.
- Fiz Whirpool (ou tentei), gostaria de saber qual o procedimento (tempo etc), pois acho que fiz pouco tempo (a esta altura já estava exausto).

- Medi a densidade com densímetro e obtive 1,0466 de OG(já corrigida pela tabela do densimetro). Achei boa, apesar de não ter sido como diz a receita 1,054.

Provei o mosto e estava bem acentuado o amargor! O gosto lembrou mais cerveja. Bem diferente depois da fervura em comparação à quando recirculei!

Fermentação

- Hidratei o fermento da seguinte forma: fervi 100 ml de água depois deixei esfriar a menos de 30ºC e inoculei os fermentos lentamente e aguardei 20 min.
- Mexi um pouco e aguardei mais 15 (recipiente tampado com tampa sanitizada).
- Transferi o mosto pro fermentador deixando uma pequena altura pra aerá-lo.
- Inoculei o fermento, fechei o balde e coloquei o airlock.

Data: 16/05/15

Não tenho termostato TIC ainda, então estou somente com um termômetro digital com sensor colado no balde para monitoramento da temperatura apenas. Balde na geladeira, está fermentando ha 3 dias já.

Vou seguir o seguinte para os passos seguintes:

- Fermentação Primária: 7 dias (já está fermentando a cerca de 17ºC)
- Meço densidade
- Fermentação Secundária 7 dias (tentarei aumentar a temperatura desligando a geladeira)
- Meço densidade, estando invariável parto pro próximo passo.

Clarificação

- Abaixarei o máximo a temperatura (sem congelar) e clarificarei por 7 dias no mesmo balde que fermentou.

Priming e envase

- Preparar prime com açúcar invertido na proporção de 5g/L.
- Trasfegar para outro fermentador limpo e sanitizado sem levar a borra do fundo.
- Adicionar solução de priming e misturar suavemente com pá cervejeira sanitizada.
- Esperar 10 dias para carbonatação/maturação.
- Experimentar.


Esse é o processo que seguirei e antes de respirarem já posto minhas dúvidas:

1) A solução sanitizante de iodophor, a qual usei na proporção de 1ml/L, é nociva ao fermento?

2) A proporção de 5g/L de açúcar invertido pro priming está suficiente para este estilo de cerveja? ou necessitará de mais açucar para mais carbonatação? Escolhi essa taxa pelo medo de explodirem as garrafas.

3) Estou fermentando ha uns 17ºC, tem problema? Sempre vejo indicações de 20ºC para Ales.

4) O airlock tava borbulhando bem no primeiro e no segundo dia, mas hoje quando fui ver estava bem calmo, será que deu alguma coisa errada na fermentação?

Por enquanto é isso!

Gostaria da opinião dos senhores, e gostaria de dicas para melhorar se fiz algo errado.

Forte abraço!

Fotos:
 

Attachments

  • IMG_4515.jpg
    IMG_4515.jpg
    194 KB · Views: 157
  • IMG_4517.jpg
    IMG_4517.jpg
    195.6 KB · Views: 156
  • IMG_4519.jpg
    IMG_4519.jpg
    149.7 KB · Views: 153
  • IMG_4520.jpg
    IMG_4520.jpg
    78.5 KB · Views: 139
parabéns pelo ingresso a cerveja.
não se prenda pela atividade do Airlock. o que vai te dizer se está fermentando ou não é medindo a densidade. enquanto ela estiver caindo, ainda estará fermentando.

Eu Geralmente uso Alcool 70 ao invés de Iodophor, não posso te responder esta questão.
o US-05 aguenta 17° sim.
Uso 5g/1L de açucar para o priming também.
 
parabéns pelo ingresso a cerveja.
não se prenda pela atividade do Airlock. o que vai te dizer se está fermentando ou não é medindo a densidade. enquanto ela estiver caindo, ainda estará fermentando.

Eu Geralmente uso Alcool 70 ao invés de Iodophor, não posso te responder esta questão.
o US-05 aguenta 17° sim.
Uso 5g/1L de açucar para o priming também.

Muito obrigado meu caro!

Quantas vezes e quando recomendas medir a densidade?

Agradeço as respostas!
 
Muito obrigado meu caro!

Quantas vezes e quando recomendas medir a densidade?

Agradeço as respostas!



Cara, espera de 5 a 7 dias e mede.
mede uns 2 dias depois, se tiver parado de cair a densidade é pq parou de fermentar.

eu que rola muita ansiedade, mas tenha paciência.
 
@jonnes, pela foto vc não tá com o sensor colado no balde. Pra ter uma leitura da fermentação deve colar ele no balde e de preferência isolar ele do ar da geladeira, pode ser com um pedaço de estopa, isopor, papel, etc...

Se o airlock tá borbulhando, não tem necessidade de ficar medindo FG. Conduza a fermentação de acordo com as instruções descritas nos tópicos fixos da área de fermentação e pode deixar pra medir só quando a fermentação ja acabou, ou quando vc estiver em dúvida de se está ou não mais fermentando.

Tanto sobre a temperatura, quanto outras coisas, procure relevar as indicações do fabricante e utilizar as indicações referentes ao processo de fermentação (temperatura, quantidade de fermento a utilizar...) da literatura, ou as que vc encontra aqui, nos tópicos fixos e outros... 17ºC é ótimo pra início de fermentação ale, 20ºC não muito.

A solução de iodofor 1mL/L esta em concentração que não necessita de enxague. Desde que vc tenha descartado o sanitizante e deixado o fermentador escorrer antes de encher de mosto, está perfeito.

5g/L estará bom pro priming, assim como 6 e as vezes até 7. Nessas quantidades a garrafa não irá explodir, a não ser que vc tenha fermentado de forma equivocada e leve para a garrafa uma cerveja que ainda possui açucares residuais fermentáveis. Aí eles (com uma quantidade desconhecida) somam-se ao açucar do priming no processo de carbonatação, esse (alem do sabor e aroma) mais um motivo para cuidar bem da fermentação.

Bem vindo ao fórum e à cerveja artesanal, se alguma indicação que eu dei foi com explicação incompleta e fez surgir dúvidas, pergunte. Sugiro que leia todos os tópicos fixos da area de fermentação, provavelmente já responderiam de antemão.

Abraço
 
@jonnes, pela foto vc não tá com o sensor colado no balde. Pra ter uma leitura da fermentação deve colar ele no balde e de preferência isolar ele do ar da geladeira, pode ser com um pedaço de estopa, isopor, papel, etc...

Se o airlock tá borbulhando, não tem necessidade de ficar medindo FG. Conduza a fermentação de acordo com as instruções descritas nos tópicos fixos da área de fermentação e pode deixar pra medir só quando a fermentação ja acabou, ou quando vc estiver em dúvida de se está ou não mais fermentando.

Tanto sobre a temperatura, quanto outras coisas, procure relevar as indicações do fabricante e utilizar as indicações referentes ao processo de fermentação (temperatura, quantidade de fermento a utilizar...) da literatura, ou as que vc encontra aqui, nos tópicos fixos e outros... 17ºC é ótimo pra início de fermentação ale, 20ºC não muito.

A solução de iodofor 1mL/L esta em concentração que não necessita de enxague. Desde que vc tenha descartado o sanitizante e deixado o fermentador escorrer antes de encher de mosto, está perfeito.

5g/L estará bom pro priming, assim como 6 e as vezes até 7. Nessas quantidades a garrafa não irá explodir, a não ser que vc tenha fermentado de forma equivocada e leve para a garrafa uma cerveja que ainda possui açucares residuais fermentáveis. Aí eles (com uma quantidade desconhecida) somam-se ao açucar do priming no processo de carbonatação, esse (alem do sabor e aroma) mais um motivo para cuidar bem da fermentação.

Bem vindo ao fórum e à cerveja artesanal, se alguma indicação que eu dei foi com explicação incompleta e fez surgir dúvidas, pergunte. Sugiro que leia todos os tópicos fixos da area de fermentação, provavelmente já responderiam de antemão.

Abraço


Perfeitamente!

No caso do sensor, na hora das fotos ainda não tinha chegado pelos correios o termômetro digital haha!

já está colado no balde seguindo essas recomendações!


Muito obrigado!
 
Muito legau, parabéns!! Nao vejo nenhun erro, voce chegou fazer o teste do iodo ??
 
Agora ha pouco, 5º dia de fermentação primária, fiz uma medição da densidade e deu 1,020!

A cor está linda, ainda muito turva, bebi a amostra e esqueci de tirar foto.

No sábado irei começar a subir a temperatura para a fermentação secundária lentamente durante os dias até os 25, atualmente está fermentando a 20ºC.


Está muito gostosa! mesmo sem gás tá melhor que muita cerveja choca que já bebi hein.
 
Fui verificar agora ha pouco (18h), e notei que o balde por fora estava com um pouquinho de bolor.

Limpei tudo por fora e sanitizei com o borrifador, provavelmente é porque a geladeira está desligada, coloquei somente gelo perto para manter a temperatura em 22ºC.

Acho que não contaminou por dentro, porque tá bem vedado balde...

Fiz uma boa limpeza e sanitização por fora, tentei abrir o balde pra ver dentro mas não consegui. Como diabos faz pra abrir aquele balde dos infernos?!? Tenho que ter aquela chave especial de abrir balde?

O engraçado é que quando olhei por volta de 1 da tarde não tinha nada, provavelmente se formou nesse meio tempo.

Será que contaminou tudo??
 

Attachments

  • IMG_4529.jpg
    IMG_4529.jpg
    88.7 KB · Views: 106
  • IMG_4527.jpg
    IMG_4527.jpg
    105.2 KB · Views: 115
Não se preocupe... é normal formar este bolor na geladeira. Imagine que é um lugar com umidade (do degelo quando ela está desligada), escuro e com temperatura agradável... vai formar mesmo.
Sua cerveja está protegida dentro do balde, que está lacrado.
Seu procedimento de limpar e sanitizar o exterior foi o correto.
Quando terminar a fermentação limpe a geladeira por dentro para eliminar o bolor, mas pode ter certeza que ele voltará.
 
Não se preocupe... é normal formar este bolor na geladeira. Imagine que é um lugar com umidade (do degelo quando ela está desligada), escuro e com temperatura agradável... vai formar mesmo.
Sua cerveja está protegida dentro do balde, que está lacrado.
Seu procedimento de limpar e sanitizar o exterior foi o correto.
Quando terminar a fermentação limpe a geladeira por dentro para eliminar o bolor, mas pode ter certeza que ele voltará.


Perfeito!

Fiquei desesperado, e mais ainda pois não consegui abrir o balde! hahahhah

Mas que bom saber que é normal!
 
A cerveja está envasada desde domingo carbonatando com priming feito com 6g/L de açúcar.

Porém uma coisa me chamou a atenção: Antes de adicionar o priming, fiz a medição de FG e deu 1,018 somente. Esperava uma FG na faixa de 1,012 ~ 1,015.

Importante dizer também que não atingi a OG esperada (1,054) conseguindo somente 1,0466.


O que pode ter ocorrido?
 
A cerveja está envasada desde domingo carbonatando com priming feito com 6g/L de açúcar.

Porém uma coisa me chamou a atenção: Antes de adicionar o priming, fiz a medição de FG e deu 1,018 somente. Esperava uma FG na faixa de 1,012 ~ 1,015.

Importante dizer também que não atingi a OG esperada (1,054) conseguindo somente 1,0466.


O que pode ter ocorrido?

Vc leu com densímetro? Corrigiu a temperatura, se a cerveja estava fria na medição? Controlou a fermentação com sensor colado no balde?

Se não houve erro na leitura, a FG ficou meio alta. Atente para carbonatação excessiva. Se passar do ponto, coloque-as na geladeira pra não explodirem.

Abraço
 
Vc leu com densímetro? Corrigiu a temperatura, se a cerveja estava fria na medição? Controlou a fermentação com sensor colado no balde?

Se não houve erro na leitura, a FG ficou meio alta. Atente para carbonatação excessiva. Se passar do ponto, coloque-as na geladeira pra não explodirem.

Abraço

Fiz isso tudo!

fiz umas 5 medições ao todo (desnecessárias, mas como foi minha primeira leva, tive minhas precauções).

Tenho certeza que fermentou tudo. Mas no final a FG ficou meio alta sim.
 
A propósito, o que acharam da quantidade de lúpulo que usei?

A cerveja está com um amargor bem acentuado, ao mesmo tempo que está encorpada.
 
Continue seu relato! Estava bem interessante, mande uma foto dela quando abrir
 
Back
Top