1ª Brassagem - Muitos erros. Vamos ver no que vai dar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GiovaniParra

Member
Joined
Dec 19, 2016
Messages
17
Reaction score
2
Olá pessoal, meu primeiro post aqui é pra relatar como foi minha primeira brassagem, utilizando apenas conhecimento obtido na net, aqui no fórum e em outros canais. Os insumos eram para uma Pale Ale que vieram junto com o kit. Notei que ao jogar a receita no BS, os parâmetros estavam fora, então adicionei alguns ingredientes para correção, segue receita para 20L:

4 Kg Pilsen Agrária
0,4 Kg CaraGold
0,5 Kg Swan Ale (para correção dos parâmetros)
13g Nugget - (FWH)
10g Sladek - 10min
10g Citra - 10min (correção)
1pct US-05 - (No "kit" veio o T-58, que está guardado para utilização futura)

Cometi vários erros, dentre eles, o controle da temperatura da brassagem(Temperatura atingiu 72ºC), erro na quantidade de água utilizada (bem menos que o necessário), não fiz teste do iodo, enfim, um festival de cacas... kkkkk

Após a saga, transferi para o fermentador cerca de 14L, com densidade pós fervura de 1.059 (devido aos erros, não estou considerando mais os parâmetros apontados no BS). Após 7 dias fermentando a 18ºC (medidos com termostato no balde) a densidade caiu para somente 1.034.
P.s.: Fermento hidratado e inoculado com o mosto na mesma temperatura.

O aroma do malte está bem forte no mosto, bem doce, lembrando até caldo de cana e encobrindo os lúpulos, porém, provando a amostra utilizada para medição de densidade, notei que o sabor está equilibrado, com um leve dulçor, bem balanceado com o amargor do lúpulo (confesso que tomaria os 250ml da proveta sem problema algum, me agradou bastante).

Vou fazer a medição novamente hoje e amanhã. Se estiver estável, parto para o cold-crash.

Pretendo seguir o processo até o final, mas me preocupo com a atuação do fermento (se consumiu todo o açúcar), se tem muito açúcar no mosto e como medir isso, qnto de açúcar utilizar no Primming e, finalmente, se este fermento vai dar conta ou se seria interessante inocular mais...

Agradeço toda as opiniões dos amigos.

Abraços
 
das duas uma (principais motivos): ou o fermento foi pouco (mal hidratado, mal inoculado) ou tua conversão foi feita em uma temperatura muito alta e privilegiou somente a Alfa-amilase.

Para a primeira opção: de uma boa agitada no balde, para re-suspender a levedura decantada para ver se ela "pega no tranco";
Para a segunda: Como foi produzindo muito açúcar não fermentável, não tem muito o que fazer. Uma maturação maior pode arredondar o sabor.
Poderia tentar uma outra levedura, mas daí já passa para coisas mais avançadas.
 
Suba a temperatura para 20 por 1 dia, e depois para 22 por até parar de baixar o gravidade.
pode ser que demore um pouco mais para fermentar, mas creio que vai dar certo no final
 
Essa FG de 1.034 está muito alta pra OG medida. Você disse que o mosto está bem doce, sinal de que tem ainda açucares capazes de serem fermentados

Por quanto tempo foi a mosturação? Como não fez o teste do iodo e mosturou alto, pode ser que tenha inclusive amido não convertido. Faça um teste do iodo com amostra do fermentador

Sobre a levedura: Não esqueça de hidratar fermento seco.. Se hidratou, um pkt consegue fermentar bem essa sua leva.. se não fez isso, vai demorar mais tempo.. e considere isso enquanto acompanha a FG (aguarde uns 3-4 dias estabilizada depois de aumentar a temperaura na primária)

Suba a temperatura gradualmente até uns 24°C. Mesmo com FG estabilizada, não esqueça de fazer uma fermentação secundária por alguns dias nessa temperatura.


Abraço
 
@RodrigoSchuch, a mosturação foi de 90min, os erros na temp ocorreram bem no início, depois consegui estabilizar em 68ºC. Fiz a hidratação do fermento e inocolei qndo o mosto atingiu a mesma temperatura, que era de 18ºC...
Vou fazer o teste do iodo e depois posto aqui.
 
Giovani sobre hidratar o fermento, ele deve ser hidratado a uma temperatura mais alta.
18 graus é muito baixa.
esse video mostra bem a importância da temperatura de hidratação [ame]https://www.youtube.com/watch?v=1R4RTSmotmM[/ame]
 
@RodrigoSchuch, a mosturação foi de 90min, os erros na temp ocorreram bem no início, depois consegui estabilizar em 68ºC. Fiz a hidratação do fermento e inocolei qndo o mosto atingiu a mesma temperatura, que era de 18ºC...
Vou fazer o teste do iodo e depois posto aqui.

Deixe fermentar mais tempo, tem tudo pra sair uma breja boa

Se sua mosturação foi como mencionada, só deixar a levedura fazer o trabalho dela

abraços
 
Bom pessoal, estou voltando pra postar o resultado dessa brassagem...

Acho que criei a primeira APA sem álcool do Brasil... rsrsrsrsrs (que eu saiba ao menos)
Pelos cálculos no BS, ficou com 1% ABV...

Tirando isso, a cerveja ficou "boa", com um aroma e sabor muito bons. O melhor de tudo (ou pior para alguns), dá pra tomar de balde que não dá grau... kkkkk Tomamos 2L no sábado e ninguém ficou bêbado... kkkk
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2017-02-13 at 09.43.40.jpeg
    WhatsApp Image 2017-02-13 at 09.43.40.jpeg
    76.9 KB · Views: 48
@RanTao, valeu cara!

Sou suspeito pra falar, mas eu gostei bastante do resultado. Tanto que vou repetir a receita, mas dessa vez, sem os erros... kkkkkk
 

Latest posts

Back
Top