02 panelas de 60L e 01 panela de 18L, qual setup?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

destynnos

Well-Known Member
Joined
Nov 21, 2017
Messages
133
Reaction score
12
Bom dia a todos, Pessoal baseado na opinião de vocês qual seria um setup bacana para esses equipamentos:
02 panelas de 60L e 01 panela de 18L?

Coisa que me questiono no momento. Se eu fazer BIAB uma parte desses equipamentos não seriam usados? Se eu ir para modelo tribloco, não sei se a panela de 18L comportaria a água de lavagem necessária? Se eu for para 2 panelas teria que fazer recirculação continua?

Entendo que a resposta da minha pergunta é muito particular, mas a opinião de vocês vai me ajudar em muito na hora de tomar uma decisão!!
 
Você já tem estas três panelas ou é algo que está pretendendo comprar?

As suas dúvidas estão muito básicas. Eu sugiro você pesquisar bem o que é o BIAB e sobre como funcionam modelos com 2 ou 3 panelas. Existem infinitos vídeos do pessoal mostrando o seu equipamento BIAB, 1,2,3 panelas...

BIAB padrão é com uma panela, logo, as outras duas não seriam utilizadas. Em qualquer setup a recirculação contínua é opcional. A água para lavagem vai depender da litragem final que você pretende, que depende do tamanho do seu fermentador, da sua receita, etc... algo que você pode fazer é simular o equipamento em um software. Mas se já tem a panela de 18 vai em frente. Se precisar inicie com mais água na brassagem.
 
Bom dia, eu tenho um sistema parecido com esse seu.
Possuo 2 panelas a Numero 1 (50 Litros para agua de lavagem) panela Numero 2(68 Litros para Mostura) ambas com resistência elétrica.
Faço recirculação continua na panela de mostura, ai após o mash-out eu começo a transfega para um balde fermentador faço a lavagem do mosto e passo tudo pro balde fermentador, ai apos o termino da lavagem eu pego o resultado da mostura que trasfeguei pro balde fermentador e volto para panela Numero 1 para fervura. o problema é só a trasfega para o balde como nao possuo 3 panelas.
Mais nao posso reclamar do sistema, pois tenho tido uma otima eficiencia, estou programando a compra de mais 1 panela ai nao precisarei mais fazer essa passagem para o balde e depois voltar para panela para fervura.
 
@gustavofgt já tenho esse equipamento em casa. No momento fiz 5 brassagem por BIAB na panela de 18L e agora um amigo meu vendeu as duas panelas de 60L em um valor que não pude negar. Por isso agora que comprei por impulso e oportunidade, estou pensando em o que fazer!! rsrsrsrsrsr!
 
Quando se compra panelas maiores, logo se pensa em aumentar a quantidade da produção... rs... você tem interesse nisso? Tem capacidade para armazenar o mosto depois? Se for sim para ambos, vai fundo nas levas maiores!
 
Bom dia a todos, Pessoal baseado na opinião de vocês qual seria um setup bacana para esses equipamentos:
02 panelas de 60L e 01 panela de 18L?

Coisa que me questiono no momento. Se eu fazer BIAB uma parte desses equipamentos não seriam usados? Se eu ir para modelo tribloco, não sei se a panela de 18L comportaria a água de lavagem necessária? Se eu for para 2 panelas teria que fazer recirculação continua?

Entendo que a resposta da minha pergunta é muito particular, mas a opinião de vocês vai me ajudar em muito na hora de tomar uma decisão!!

Cara, se fosse vc jogaria fora (kkk) essa panela de 18l e compraria outra (de 45l por exemplo)...meu setup atual tem 3 panelas, uma n40 para mostura (de 45l) e 2 panelas n45 (com 68l, uma para lavavem e outra p fervura)...com esse layout o máximo de breja q levo pro fermetador é 50l...ocorre q bebo pra cacete e minha família mais ainda...kkk..qq eu fiz?!?!..abandonei a panela “menor” e comprei esse mês outra n55 (de 125l) com o objetivo de levar de 80 a 90 litros pras bombonas..kkk
Ou seja, cerveja da um trabalhão danado, demora quase 1 mês pra ficar pronta..ce vai fazer lotes de 15l?!?!..isso aki em casa acaba num fds!!! (Mas cada um sabe as suas necessidades neh)
 
@bruzulu concordo plenamente contigo. Com a panela de 18L em BIAB o máximo que consegui foi 9 a 10lL finais, o que diminui drasticamente até a cerveja estar realmente ficar "pronta". Ninguém aguenta fica 30 dias sem provar ou mexer nela de alguma forma. rsrsrsrsr
Contudo a minha questão que até final do ano não posso mais investir em muita coisa, no mais apenas manter o hobby. Então ou configuro um setup com essas 3 panelas, seja usando 2, seja usando 3, etc... OU fico com BIAB na de 18L que mal ou bem já tenho tudo para fazer dessa forma.
 
eu faria o calculo da água de brassagem/lavagem com o que voce tem hoje, aumentaria pra 3, 3,5litros por Kg, até chegar numa configuração que a sua panela de lavagem atenda
 
@PauloPRO usaria apenas 2 panelas e colocaria a água total brassagem/lavagem, isso? Para fazer isso preciso de recirculação continua?
 
@PauloPRO usaria apenas 2 panelas e colocaria a água total brassagem/lavagem, isso? Para fazer isso preciso de recirculação continua?

o que eu pensei foi em uma das maiores voce fazer a mostura, e na outra maior fervura.

pra lavagem sua panela seria 18 litros, então eu ajustaria a agua da mostura de forma que a agua pra lavagem fosse de 18 litros.

ex: 2,5 litros x 10 kg = 25 litros na mostura

1,5 x 25 = 37.5 litros para lavagem

total de 62,5 litros

62,5 - 18 (volume da sua panela de lavagem) = 44,5 litros (total de agua na mostura), o que daria uma relação de 4,5 litros por Kg de malte.

ai voce teria que avaliar qual método de lavagem iria fazer, e isso o pessoal mais experiente pode te ajudar melhor que eu.

no meu caso tenho uma single vessel, uma panela de 50 litros e uma de 30 litros que é meu cesto de malte, e tenho uma de 20 litros pra água de lavagem, então calculo dessa forma.

pessoal me corrija se estiver falando besteira
 
@bruzulu concordo plenamente contigo. Com a panela de 18L em BIAB o máximo que consegui foi 9 a 10lL finais, o que diminui drasticamente até a cerveja estar realmente ficar "pronta". Ninguém aguenta fica 30 dias sem provar ou mexer nela de alguma forma. rsrsrsrsr
Contudo a minha questão que até final do ano não posso mais investir em muita coisa, no mais apenas manter o hobby. Então ou configuro um setup com essas 3 panelas, seja usando 2, seja usando 3, etc... OU fico com BIAB na de 18L que mal ou bem já tenho tudo para fazer dessa forma.

Rapaz, Pensando melhor aki..tem um jeito de usar as 3:

Põe as duas maiores para mostura e para lavagem...tipo 20l na de mostura e 30l na lavagem (de acordo com o volume e receita desejado)..ai trasfega o primeiro mosto para a panela de 18l (q servirá so de recipiente momentâneo) e lava o bagaço com toda a água por batch sparge (pra liberar essa panela)...ai se vai recircular de novo e passar esse segundo mosto pra panela grande, juntando com o primeiro mosto q ficou na panela de 18l...pronto, so partir pra fervura e terá boa eficiência!!
Acho q assim da pra fazer mole uns 40 a 50l de cerveja!!..kkk
 
Rapaz, Pensando melhor aki..tem um jeito de usar as 3:

Põe as duas maiores para mostura e para lavagem...tipo 20l na de mostura e 30l na lavagem (de acordo com o volume e receita desejado)..ai trasfega o primeiro mosto para a panela de 18l (q servirá so de recipiente momentâneo) e lava o bagaço com toda a água por batch sparge (pra liberar essa panela)...ai se vai recircular de novo e passar esse segundo mosto pra panela grande, juntando com o primeiro mosto q ficou na panela de 18l...pronto, so partir pra fervura e terá boa eficiência!!
Acho q assim da pra fazer mole uns 40 a 50l de cerveja!!..kkk

verdade mesmo, considerando 2,5 litros por kg, e que o malte absorva 1 litro por Kg, daria pra ele usar 12 Kg de malte no máximo!!
 
Juro que não tinha pensando nisso, mas realmente é ideia é muito boa!!
 
é oque comentei que faço com 2 panelas. kkkkkkkkkk so que emvez de passar para panela de 18l, passo para uma bombona de 50litros, tiro levas de 40 dai

Bom dia, eu tenho um sistema parecido com esse seu.
Possuo 2 panelas a Numero 1 (50 Litros para agua de lavagem) panela Numero 2(68 Litros para Mostura) ambas com resistência elétrica.
Faço recirculação continua na panela de mostura, ai após o mash-out eu começo a transfega para um balde fermentador faço a lavagem do mosto e passo tudo pro balde fermentador, ai apos o termino da lavagem eu pego o resultado da mostura que trasfeguei pro balde fermentador e volto para panela Numero 1 para fervura. o problema é só a trasfega para o balde como nao possuo 3 panelas.
Mais nao posso reclamar do sistema, pois tenho tido uma otima eficiencia, estou programando a compra de mais 1 panela ai nao precisarei mais fazer essa passagem para o balde e depois voltar para panela para fervura.
 
é oque comentei que faço com 2 panelas. kkkkkkkkkk so que emvez de passar para panela de 18l, passo para uma bombona de 50litros, tiro levas de 40 dai

Bom dia, eu tenho um sistema parecido com esse seu.
Possuo 2 panelas a Numero 1 (50 Litros para agua de lavagem) panela Numero 2(68 Litros para Mostura) ambas com resistência elétrica.
Faço recirculação continua na panela de mostura, ai após o mash-out eu começo a transfega para um balde fermentador faço a lavagem do mosto e passo tudo pro balde fermentador, ai apos o termino da lavagem eu pego o resultado da mostura que trasfeguei pro balde fermentador e volto para panela Numero 1 para fervura. o problema é só a trasfega para o balde como nao possuo 3 panelas.
Mais nao posso reclamar do sistema, pois tenho tido uma otima eficiencia, estou programando a compra de mais 1 panela ai nao precisarei mais fazer essa passagem para o balde e depois voltar para panela para fervura.

Kkkk...agora q li..a ideia é igual a sua!!..importante é isso, fazer breja!!!
 
Back
Top