É possível fazer cerveja sem geladeira com controle de temperatura?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

borbabeer

Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
6
Reaction score
1
Ainda não sobrou grana pra comprar meu freezer horizontal com o TIC-17 e tô com medo de fazer minha primeira brassagem e não ter onde maturar a cerveja a zero grau....
Alguém já passou por isso?
O que sugerem?
 
Sim.... é possível.
É claro que o controle preciso da temperatura acrescenta muita qualidade no produto final, mas acredito que a grande maioria começa sem ferramentas para isto.
Eu só comprei e adaptei uma geladeira para isto depois de mais de um ano fazendo cerveja. Eu usava (e ainda uso para fermentar ales) uma caixa de isopor com água, resfriando com garrafas pet congeladas e gelo. Não dá para baixar muito mas é possível manter uma estabilidade razoável na temperatura de fermentação, e temperaturas perto dos 7 ºC são possíveis de serem alcançadas o que já permite fazer boas cervejas.
Se o fermento não flocular bem no final da maturação, engarrafa e deixa as cervejas na geladeira por alguns dias que o fermento vai sedimentar.
 
Tem algumas coisas que você pode fazer para contornar a impossibilidade de maturação a frio:

- Use uma levedura de alta floculação: algumas leveduras vão pro fundo do tanque em um tempo razoável mesmo em uma temperatura não tão baixa (o S-04, por exemplo).
- Faça um estilo de cerveja onde a turbidez faça parte das características do estilo (Weiss, Witbier)

Independende da abordagem, a única coisa que você não pode fazer é engarrafar cedo demais. Fermento em excesso na garrafa não é desejável. O negócio é ter paciência e esperar algumas semanas. E não descuide da temperatura de fermentação (endosso a ideia do isopor com água do post acima).
 
Achei uma foto da minha primeira fermentação, usando o método que o zerosa sugeriu para controlar a temperatura (eu cobria as bombonas uma toalha pra não pegar luz e o airlock era com luva cirúrgica):
 

Attachments

  • DSC07815_lo.jpg
    DSC07815_lo.jpg
    27.9 KB · Views: 3,603
Show de bola as dicas!
Coincidentemente minha receita já era com a S-04.
Agora, infelizmente não vai rolar fazer uma weiss de cara, então vou arriscar um pouco de turbidez mesmo...srrs
Bom ouvir as experiências, valeu mesmo!
 
cara tem um projeto na internet que vc faz com isopor, papel aluminio, cooler (de informatica, sei la como escreve) e garrafa congelada, eu usava bastante esse
 
Cara, adorei as luvinhas dando tchau!...

Bem, Borbabeer, o pessoal já te deu as dicas principais. Eu só acrescentaria o seguinte : fazer ALES sem controle de temperatura é fácil, não tem mistério... Só não se aventure no mundo das lagers, pq senão zanga tudo... Precisa de pelo menos 2 geladeiras dedicadas, uma pra fermentar e outra pra maturar... E nem pense em tentar fazer as duas coisas numa só... uma boa lager precisa de pelo menos 1 mês de maturação a 2°C... Já pensou a geladeira ocupada durante todo esse tempo?!...

Abraço e boas cervejas!
 
Essa idéia de controlar na caixa de isopor é muito boa mesmo, e funciona! A água ajuda a absorver as variações de temperatura que ocorrem durante o dia.

E também lembra que se tu controlar bem a temperatura da caixas nos 2 ou 3 primeiros dias, tu pode até relaxar mais pro final que não vai ser tão crítico. Só cuida mesmo se a temperatura cair demais.
 
Eu também comecei fermentando assim, com isopor e água. Adicionava uma garrafa pet de água congelada duas vezes ao dia: logo de manhã antes de sair pro trabalho e de noite quando voltava. A variação de temperatura ficava na casa dos 2-3 graus, e isso porque eu moro em Fortaleza onde a é difícil dias abaixo de 28ºC. O lance é se atentar pra quantidade de água no isopor também, quanto mais água, mais tempo ela segura a temperatura.
 
Isopor é muito bacana, mas tem que tomar muito cuidado na manutenção dele. Embolora muito fácil e fica mole pegar contaminação. Eu tinha uma empresa de fabricação de aquecedor solar que faliu, então me sobrou muito isopor com 5cm de espessura que deu certinho para usar. Fiz muita breja boa com eles. Mas começaram a embolorar de forma irreversível e me contaminaram 3 levas (sorte que o fungo selvagem só causava um frutado e turbidez mas não estragou a cerveja). Acabei tendo que me livrar deles.

Se for usar isopor, estabeleça um prazo para adquirir uma geladeira ou freezer.

Abraços
André Inácio
 
Boa noite a todos.

Scandelari , você pode comprar uma geladeira usada, daquelas bem baratas e instalar o termostato depois.

Eu ganhei um freezer, senão iria comprar um de R$ 300,00 e o termostato paguei R$ 75,00.

Grande abraço.
 
Zé Rosa, dica preciosa!
Me tira um dúvida por favor!
O Balde fermentador fica dentro d'água neste esquema de isopor, com a troca de pets congeladas durante o dia, ou ele fica sobre algo e a água serve apenas para favorecer o dispendio da camada de ar frio?

Este tópico está sanando as minhas dúvidas até poder comprar uma geladeira.

Muito obrigado.


Sim.... é possível.
É claro que o controle preciso da temperatura acrescenta muita qualidade no produto final, mas acredito que a grande maioria começa sem ferramentas para isto.
Eu só comprei e adaptei uma geladeira para isto depois de mais de um ano fazendo cerveja. Eu usava (e ainda uso para fermentar ales) uma caixa de isopor com água, resfriando com garrafas pet congeladas e gelo. Não dá para baixar muito mas é possível manter uma estabilidade razoável na temperatura de fermentação, e temperaturas perto dos 7 ºC são possíveis de serem alcançadas o que já permite fazer boas cervejas.
Se o fermento não flocular bem no final da maturação, engarrafa e deixa as cervejas na geladeira por alguns dias que o fermento vai sedimentar.
 
Achei uma foto da minha primeira fermentação, usando o método que o zerosa sugeriu para controlar a temperatura (eu cobria as bombonas uma toalha pra não pegar luz e o airlock era com luva cirúrgica):

Caraca...luvas...genial!

Pessoal bastante criativo =)
 
Fiz uma caixa de isopor (3 primeiras fotos) com ventilador que cuirculava ar e termostato digital usando garrafas PET congeladas.. conseguir controlar bem a temperatura de 8 até 17 graus..... Coloquei uma divisória com garrafas PET congeladas e um cooler de computador fazendo o ar circular do lado que tinha as garrafas e passar pro lado que ficavam os fermentadores.... Minha temperatura média aqui é 25 graus.. então com 2 garrafas congeladas dava pra manter 24 horas..trocava as garrafas só a noite... para maturar colocava a 6 graus mas nunca chegava.... dava normalmente 8.. no pico da madrugada que estava mais fresco chegava a 7...e para isso precisava de 4 garrafas... Tive problema para fazer uma cerveja de trigo pois queria fermentar ela a 21 e a temperatura não subia.... deduzi que minha parede de isopor que separava as garrafas dos fermentadores era muito fina...e mesmo que o controlador não ligava o cooler para circular o ar temperatura passava pela parede.... por fim abandonei a caixa de isopor e fiz o melhor investimento que poderia.... montei uma geladeira com duas temperaturas (duas altimas fotos)..... na parte de cima mantenho a cerveja pronta e embaixo usando a mesma ideia de um cooloer circulando o ar do compartimento mais frio fermento e matura a danada!!!!
 
@DBOSSAN, desculpa a demora em responder.
Sim, o balde fica dentro da água. Uns dois terços, ou mais, do conteúdo abaixo da superfície.
 

Latest posts

Back
Top