É arriscado usar garrafas muito "velhas"?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guilhermecfs

Well-Known Member
Joined
Aug 1, 2016
Messages
59
Reaction score
10
Bom dia galera.

É o seguinte... Durante uma limpeza geral em casa, feita com intenção de jogar fora tralhas e entulhos de muitos anos, encontrei várias caixas de cerveja de 600ml, deve ter umas 30 caixas ou mais, algumas com garrafas cheias e outras vazias.

O problema é que pelos meus cálculos, essas garrafas estão aí há mais de dez anos.

É possível esterilizá-las, limpá-las e sanitizá-las de forma segura para o envase de cervejas artesanais? Existe algum risco à saúde? As garrafas correm mais risco de estourar durante a carbonatação?

Devo aproveitá-las, ou compro novas mesmo? Salvar $$ é bom, mas não há economia que pague o preço de um trabalho irresponsável...


abraços
 
usei e uso garrafas assim o tempo todo. Até onde sei vidro nao pega sabor,sendo assim deixo elas de molho por um bom tempo, uso detergente, sanitizante escovo elas internamente.

caso queria podes ainda fever elas. Como eu lavo e troco de agua várias vezes etc nunca tive qualquer sinal de contaminação
 
só analise bem as garrafas para saber se não estão trincadas.
Minha última leva de uma weiss, uma long neck explodiu ! pela primeira vez uma garrafa minha estourou.
De imediato pensei ser problema de fermentação inacabada ou primming errado.
Abri uma garrafa para ver se estava super cabornatada, e nada...

depois de 10 dias, abri outra... e nada.. carbonatando normal

uma única garrafa explodiu, e o que explica isso é a garrafa estar em estado ruim. ou quem sabe contaminação em uma única garrafa.. mas acho improvável , pois higienizo e sanitizo uma a uma fazendo uma inspeção rigorosa.

se elas estiverem com aparência ok... não vejo problemas em utilizar, só tome cuidado caso elas apresentem desgaste.
na dúvida não vale o risco.
 
só analise bem as garrafas para saber se não estão trincadas.
Minha última leva de uma weiss, uma long neck explodiu ! pela primeira vez uma garrafa minha estourou.
De imediato pensei ser problema de fermentação inacabada ou primming errado. Mesmo fazendo as medições no densímetro.
Abri uma garrafa para ver se estava super cabornatada, e nada... estava ok

depois de 10 dias, abri outra... e nada.. carbonatando normal

uma única garrafa explodiu, e o que explica isso é a garrafa estar em estado ruim. ou quem sabe contaminação só nessa unidade.. mas acho improvável , pois higienizo e sanitizo uma a uma fazendo uma inspeção rigorosa.

se elas estiverem com aparência ok... não vejo problemas em utilizar, só tome cuidado caso elas apresentem desgaste.
na dúvida não vale o risco.
 
Back
Top