Águas das cidades brasileiras

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Muito obrigado Stirling. Eu já havia achado este laudo, porém falta Cálcio, Magnésio e Bicarbonato. Não sou químico e bastante leigo nesta arte química.
Por favor traduza para mim um pouquinho, como acho a quantidade de cálcio, magnésio e bicarbonato?
Grande abraço
Robert
 
Muito obrigado Stirling. Eu já havia achado este laudo, porém falta Cálcio, Magnésio e Bicarbonato. Não sou químico e bastante leigo nesta arte química.
Por favor traduza para mim um pouquinho, como acho a quantidade de cálcio, magnésio e bicarbonato?
Grande abraço
Robert
Cálcio e magnésio vem da dureza, bicarbonato vem da alcalinidade. Também não sei as contas, mas jogue na calculadora do Brewsfriend os valores que ele calcula para você.
 
Esse arquivo que a companhia de água de Campinas disponibiliza. Ao meu ver não tem todas as informações necessárias. Alguém que entenda mais do assunto poderia ajudar a traduzir esse relatório? Valeu
 

Attachments

  • ScreenHunter 715.png
    ScreenHunter 715.png
    225.9 KB · Views: 46
A quem possa interessar, enviei um email para o sac da Sanasa, e enviaram a seguinte resposta.
 

Attachments

  • ScreenHunter 718.png
    ScreenHunter 718.png
    16.9 KB · Views: 50
Pessoal,
Sei que o tópico é antigo, porém o link de São Paulo está fora. Alguém recentemente chegou a analisar a água de SP, moro em Cotia e não consegui no SAC da Sabesp e nem no site deles tem. Alguém conseguiu?
Aguardando alguém, sou do taboão da serra, aqui a distribuição vem da represa guarapiranga
 
Pessoal,
Sei que o tópico é antigo, porém o link de São Paulo está fora. Alguém recentemente chegou a analisar a água de SP, moro em Cotia e não consegui no SAC da Sabesp e nem no site deles tem. Alguém conseguiu?
Fui seco no link, ainda nada....
 
Fala, pessoal!
Estou reativando o tópico para postar a análise da água do sistema Guarapiranga que abastece parte da região sul e oeste da Grande São Paulo. A Sabesp me forneceu um relatório bem detalhado após uma tentativa frustrada no "falecom" da empresa e posterior solicitação via ouvidoria. As amostras são de agosto/2020. Segue os principais parâmetros:

Cálcio total: 41,29 mg/l
Cloreto: 18,41 mg/l
Sódio total: 13,15 mg/l
Sulfato: 15,31 mg/l
Magnésio total: 7,93 mg/l
Dureza total: 49,22
pH a 18ºC: 8,648

Não consta no relatório os valores referentes ao bicarbonato, alguém sabe qual a melhor maneira de se estimar esses valores?
 
Fala, pessoal!
Estou reativando o tópico para postar a análise da água do sistema Guarapiranga que abastece parte da região sul e oeste da Grande São Paulo. A Sabesp me forneceu um relatório bem detalhado após uma tentativa frustrada no "falecom" da empresa e posterior solicitação via ouvidoria. As amostras são de agosto/2020. Segue os principais parâmetros:

Cálcio total: 41,29 mg/l
Cloreto: 18,41 mg/l
Sódio total: 13,15 mg/l
Sulfato: 15,31 mg/l
Magnésio total: 7,93 mg/l
Dureza total: 49,22
pH a 18ºC: 8,648

Não consta no relatório os valores referentes ao bicarbonato, alguém sabe qual a melhor maneira de se estimar esses valores?


Opa essa analise me interessa! O PH tá fazendo sentido pois nas minhas ultimas brassagens marquei ele.
 
Fala, pessoal!
Estou reativando o tópico para postar a análise da água do sistema Guarapiranga que abastece parte da região sul e oeste da Grande São Paulo. A Sabesp me forneceu um relatório bem detalhado após uma tentativa frustrada no "falecom" da empresa e posterior solicitação via ouvidoria. As amostras são de agosto/2020. Segue os principais parâmetros:

Cálcio total: 41,29 mg/l
Cloreto: 18,41 mg/l
Sódio total: 13,15 mg/l
Sulfato: 15,31 mg/l
Magnésio total: 7,93 mg/l
Dureza total: 49,22
pH a 18ºC: 8,648

Não consta no relatório os valores referentes ao bicarbonato, alguém sabe qual a melhor maneira de se estimar esses valores?
opa, obrigado amigo, de qual lugar de sp vc é?
 
Fala, pessoal!
Estou reativando o tópico para postar a análise da água do sistema Guarapiranga que abastece parte da região sul e oeste da Grande São Paulo. A Sabesp me forneceu um relatório bem detalhado após uma tentativa frustrada no "falecom" da empresa e posterior solicitação via ouvidoria. As amostras são de agosto/2020. Segue os principais parâmetros:

Cálcio total: 41,29 mg/l
Cloreto: 18,41 mg/l
Sódio total: 13,15 mg/l
Sulfato: 15,31 mg/l
Magnésio total: 7,93 mg/l
Dureza total: 49,22
pH a 18ºC: 8,648

Não consta no relatório os valores referentes ao bicarbonato, alguém sabe qual a melhor maneira de se estimar esses valores?
Porra teve sorte hein! Cansei de mandar mensagem pra esses arrombados e ser ignorado...
Agora vai facilitar bastante, valeu por compartilhar!!!
 
1615940617460.png

Só achei estranho a parte da dureza da agua. O Brewfaher da uma estimativa muito diferente da analise. Alguem pode confirmar esse valor por outro software?
 
View attachment 126091
Só achei estranho a parte da dureza da agua. O Brewfaher da uma estimativa muito diferente da analise. Alguem pode confirmar esse valor por outro software?
Também joguei no brewfather e isso me chamou a atenção, em geral as águas de superfície brasileiras são bem mais moles que o que o brewfather mostra.
 
Fala, pessoal!
Estou reativando o tópico para postar a análise da água do sistema Guarapiranga que abastece parte da região sul e oeste da Grande São Paulo. A Sabesp me forneceu um relatório bem detalhado após uma tentativa frustrada no "falecom" da empresa e posterior solicitação via ouvidoria. As amostras são de agosto/2020. Segue os principais parâmetros:

Cálcio total: 41,29 mg/l
Cloreto: 18,41 mg/l
Sódio total: 13,15 mg/l
Sulfato: 15,31 mg/l
Magnésio total: 7,93 mg/l
Dureza total: 49,22
pH a 18ºC: 8,648

Não consta no relatório os valores referentes ao bicarbonato, alguém sabe qual a melhor maneira de se estimar esses valores?
Boa! Como você solicitou na ouvidoria da Sabesp? Estou procurando os valores da Cantareira e no "falecom" obtive uma negativa dizendo que eles não tinham esses dados. Abs
 
Boa! Como você solicitou na ouvidoria da Sabesp? Estou procurando os valores da Cantareira e no "falecom" obtive uma negativa dizendo que eles não tinham esses dados. Abs
Boa! Como você solicitou na ouvidoria da Sabesp? Estou procurando os valores da Cantareira e no "falecom" obtive uma negativa dizendo que eles não tinham esses dados. Abs
Boa! Como você solicitou na ouvidoria da Sabesp? Estou procurando os valores da Cantareira e no "falecom" obtive uma negativa dizendo que eles não tinham esses dados. Abs
Tem que seguir um rito. Primeiro, abrir a solicitação no site no "fale conosco", pedindo detalhadamente os parâmetros e informando a finalidade; Eles abrem um número de solicitação e depois de alguns dias vão responder ou direcionando para os relatórios constantes no site, ou respondendo que não possuem esses dados.
Após a resposta, com o número da solicitação dá pra abrir uma reclamação na ouvidoria através do site da Sabesp ou pelo telefone 0800 055 0565, informando que a solicitação não foi atendida pela área responsável. A partir daí, a área responsável tem dez dias corridos de prazo para responder.
 
Também joguei no brewfather e isso me chamou a atenção, em geral as águas de superfície brasileiras são bem mais moles que o que o brewfather mostra.

Eu estava usando valores bem menores que peguei de algum lugar... Acho foi até mesmo deste próprio tópico, com certeza de uma leitura mais antiga. Vou me atualizar aqui com esta mais recente. Muito útil!
 
Eu estava usando valores bem menores que peguei de algum lugar... Acho foi até mesmo deste próprio tópico, com certeza de uma leitura mais antiga. Vou me atualizar aqui com esta mais recente. Muito útil!
Eu também! Tava usando uma estimativa feita pelo Jamal do beerschool.
 
Seguem os dados das duas ETAS de Joinville-SC.

Resumidamente a ETA Cubatão (a maior da cidade) tem o seguinte perfil:

pH:7,58leitura em 2017
Turbidez:0,5NTU
Ferro total:0,038mg/l
Fluoreto:0,3mg/l
Cor:2,1mg/l
Condutividade:N/A
Cloretos:7,1mg/l
Sulfato:38mg/l
Sódio:3,544mg/l
Dureza total:28mg/l
Dureza Cálcio:N/A
Cloro:0,93mg/l
Cloramida:0,11mg/l
 

Attachments

  • Anexo_0010024789_Parecer_LCQ.pdf
    621.2 KB · Views: 6
Alguém conseguiu os dados da Cantareira em SP?

Calcium​
Magnesium​
Sodium​
Chloride​
Sulfate​
Bicarbonate (HCO3 ppm)​
(Ca ppm)​
(Mg ppm)​
(Na ppm)​
(Cl ppm)​
(SO4 ppm)​
Alkalinity (CaCO3 ppm)​
24,5​
2​
7,46​
0,17​
1,08​
108,04​

Uso estes dados. Não sei se está atualizado. Tem dado certo.
 
Acabei de atualizar o meu perfil de água aqui no BS. Valeu! Vc conseguiu medir o PH?
 
Jamal tem um vídeo sobre ajuste de água em que ele põe dados de análises pelo Brasil. Lá tem análise da água de Recife de 2019.
 
alguém tem parametros atualizados de são bernardo do campo ou santo andré????
Verifique na sua conta o sistema que abastece essas cidades, acredito que seja o Billings. Recentemente postei os parâmetros da Guarapiranga, que embora seja outro sistema pode servir de parâmetro, pelas características e proximidades das bacias.
 
Verifique na sua conta o sistema que abastece essas cidades, acredito que seja o Billings. Recentemente postei os parâmetros da Guarapiranga, que embora seja outro sistema pode servir de parâmetro, pelas características e proximidades das bacias.
vou usar na proxima brassagem e analisar os resultados.

muito obrigada
 
Back
Top