Águas das cidades brasileiras

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Feiten,

Aqui em NH fazem análise na fundação liberato... fui ontem mesmo me informar. Pedi por cloretos, sulfatos, dureza, alcalinidade e pH, magnésio acho que nào fazem, ainda estou esperando resposta...

Tiago, tu tem algum contato por lá ou mesmo telefone do laboratório?

Obrigado.
 
Paulo,

Recebi um orçamento da greenlab, quase R$ 1000,00 pra fazer a análise!
 
Tiago, tu tem algum contato por lá ou mesmo telefone do laboratório?

Obrigado.

Não Feitein, eu fui lá pessoalmente...
Mas o telefone deles é: 3584-2000, pedindo por análise de água eles devem te repassar...
 
Para fazer uma análise não dá para fazer igual CSI, aquilo não existe, a primeira etapa é preparar a amostra para a análise, o que demanda mão de obra, reagentes, solventes, etc.
Por isso esse preço mesmo... uma alternativa é comprar uma bureta e fazer na tua casa mesmo, maioria dos sais dá pra fazer determinação via titulações, que são análises beeem mais baratas que as técnicas instrumentais...
 
Mas como funciona afinal ?
Não é apenas eu coletar uma quantidade significativa de água direto da fonte, dentro de um recipiente sanitizado, e enviar para análise ?
 
Mas como funciona afinal ?
Não é apenas eu coletar uma quantidade significativa de água direto da fonte, dentro de um recipiente sanitizado, e enviar para análise ?

Não cara, eles te dão o frasco no laboratório, vc coleta nele e depois devolve...
 
Para fazer uma análise não dá para fazer igual CSI, aquilo não existe, a primeira etapa é preparar a amostra para a análise, o que demanda mão de obra, reagentes, solventes, etc.
Por isso esse preço mesmo... uma alternativa é comprar uma bureta e fazer na tua casa mesmo, maioria dos sais dá pra fazer determinação via titulações, que são análises beeem mais baratas que as técnicas instrumentais...

Renato, que legal cara! poderia nos ensinar como? pode criar um tópico aqui como fazer esse tipo de análise via titulação... ou se tiver algum documento de referencia tmb serve!

abraço
 
Renato, que legal cara! poderia nos ensinar como? pode criar um tópico aqui como fazer esse tipo de análise via titulação... ou se tiver algum documento de referencia tmb serve!

abraço

Então, por titulação dá para fazer os sais majoritários, limite de detecçao vai estar dentro dos nossos propósitos... quando você manda para análise eles irão utilizar provavelmente absorção atômica ou algum outro método instrumental, seria matar formiga com canhão...

Eu tenho pronto aqui para análise de cloreto e de cálcio (para dureza da água), mas eles não estão aplicados para análise de água para produção de cerveja... essa semana to cheio de coisa para fazer, mas semana que vem refaço eles ajustando para água e posto aqui...

Faz seguinte, façam lista dos sais de mais interesse (além do cálcio e cloreto) que eu faço os roteiros de análises...
 
Então, por titulação dá para fazer os sais majoritários, limite de detecçao vai estar dentro dos nossos propósitos... quando você manda para análise eles irão utilizar provavelmente absorção atômica ou algum outro método instrumental, seria matar formiga com canhão...

Eu tenho pronto aqui para análise de cloreto e de cálcio (para dureza da água), mas eles não estão aplicados para análise de água para produção de cerveja... essa semana to cheio de coisa para fazer, mas semana que vem refaço eles ajustando para água e posto aqui...

Faz seguinte, façam lista dos sais de mais interesse (além do cálcio e cloreto) que eu faço os roteiros de análises...

Renato,

O que nos interessa é principalmente:

Alcalinidade;
Dureza;
Cloretos;
Sulfatos;
Cálcio;
Magnésio;
Sódio.
 
Tiago, tu tem algum contato por lá ou mesmo telefone do laboratório?

Obrigado.

Só pra atualizar, falei novamente com o laboratorio do liberato e eles não fazem análise de sulfatos, pq ninguem pede então eles não vão gastar no reagente pra fazer essa analise...
 
Consegui com a CORSAN a análise da água de Canoas/RS (pedi para o Bairro Igara). Não disseram quando os testes foram feitos.

Cálcio: 6,5 mg/l
Cloretos: 12 mg/l
Dureza: 27 mg/l
Magnésio: 2,6 mg/l
pH: 6,0
Sódio: 8,4 mg/l
Sulfatos: 17,8 mg/l

Hades
 
Olá pessoal. Entrei em contato com o DMAE pra saber a composição da água no ETA Menino Deus.

Segue resposta que me deram:


"Diariamente o DMAE realiza cerca de 4.000 análises em 500 amostras de água coletadas em vários pontos de amostragem, que vão desde a captação de água bruta para tratamento até as ligações domiciliares, com o objetivo de garantir a qualidade da água distribuída em Porto Alegre, dentro do padrão de potabilidade estabelecido pela Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde.
Os resultados analíticos deste monitoramento são inseridos no sistema de informática SISÁGUA do Ministério da Saúde para conhecimento do Serviço de Vigilância da Qualidade da Água da Secretaria da Saúde do Município de Porto Alegre e do Estado do RS e estão disponíveis no site do Ministério da Saúde para consulta.
Também encaminhamos a todos os nossos usuários um Relatório Anual com os resultados médios obtidos para cada um de nossos Sistemas de Distribuição, conforme Decreto 5440, de 04 de maio de 2005, que estabelece definições e procedimentos sobre o Controle de Qualidade da Água de Sistemas de Abastecimento instituindo mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor/público sobre a qualidade da água distribuída. Estes resultados podem ser encontrados em nosso site, no link: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmae/default.php?reg=6&p_secao=176.
Quanto às informações solicitadas, temos a dizer:
A Portaria do Ministério da Saúde de nº 2914 de 2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, não estabelece padrão de potabilidade (Valor Máximo Permitido _ VMP) para as substancias químicas tais como cálcio, magnésio e bicarbonatos. O monitoramento realizado na água distribuída no período de novembro de 2014 a fevereiro de 2015, obteve o resultado médio mensal para o cálcio de 6,75 mg/L e para o magnésio de 2,20 mg/L. Neste mesmo período a água distribuída neste Sistema (Menino Deus)/subsistema, responsável pelo abastecimento na região de sua moradia, apresentou resultado médio mensal de pH de 6,0, alcalinidade de 8 mg CaCO3/L e gás carbônico de 19 mg CO2/L.
Quanto as substâncias químicas sódio, cloretos e sulfato, a referida Portaria estabelece como padrão de potabilidade os VMP de 200 mg/L, 250 mg/L e 250 mg/L, respectivamente. Os valores médios mensais encontrados na água distribuída, no período de novembro de 2014 a fevereiro de 2015, para sódio, cloreto e sulfato foram 5,35 mg/L, 9,89 mg/L e 13,23 mg/L respectivamente.
Por fim, o Departamento se coloca à disposição, através de seu corpo técnico, para esclarecimento de questionamentos que ainda possam ser necessários."




Portanto:

Cálcio: 6,75 ppm
Magnésio: 2,20 ppm
Sódio: 5,35 ppm
Sulfato: 13,23 ppm
Cloreto: 9,89 ppm
Bicarbonato: ?

Só não sei extrair o Bicarbonato (HCO3) da resposta que me deram sobre alcalinidade. 8mg CaCO3/L... Isso quer dizer o quê?

Ah, o pH disseram 6, mas tô medindo aqui com o um pHmetro (recém calibrado) e tá dando 6.3.

No Water, fala assim:

"to get HCO3 (ppm) from Alkalinity as CaCO3 - Divide by 50 and multiply by 61"
Daria 9,76ppm. É isso então?

Abraços
Rodrigo
 
Dados do DMAE de Porto Alegre

Os dados dos parâmetros abaixo são referentes à água tratada na saída da estação de tratamento São João, estão expressos os resultados médios obtidos no período de abr/2014 a mai/2015.

Estação de Tratamento de Água São João
Parâmetros Estatísticos

Sulfato 3,88(mg/L)
Cloreto 15,81(mg/L)
Potássio 2,63(mg/L)
Sódio 8,75(mg/L)
Magnésio 2,30(mg/L)
Cálcio 6,51(mg/L)
Dureza 25,50(mg/L)
Nitrato 1,33(mgNO3-N/L)
 
Análise da água de Londrina - Pr (média das ultimas 30 análises atualizado em 09/09/2015)
Disponibilizado pela própria concessionária (Sanepar), no site deles.

Cor 2,5 uH-Un.Cor
Fluoretos 0,7 mg/L F
Turbidez 0,26 NTU
pH 6,9 Un. pH
Cloro Residual 1,1 mg/L Cl
Alumínio 0,036 mg/L Al
Ferro Total 0,02 mg/L Fe
Manganês 0,01 mg/L Mn
Microcistinas 0 ug/L
Coliformes Totais 0 (0) Ausente
Escherichia Coli 0 (0) Ausente
 
Alcalinidade Bicarbonato: 32,300 mg/L
Alcalinidade Carbonato: 0,627mg/L
Cloretos (Cl-): 5,02mg/L
Cobre (Cu): <0,0017mg/L
Fluoreto (F): 0,76mg/L
Ferro Total (Fe): 0,146mg/L
Manganês Total (Mn): 0,020mg/L
Sódio (Na): 5,77mg/L
Notrigênio Amoniacal (N): 0,31mg/L
Nitrato (N): 0,37mg/L
Nitrito (N): <0,010mg/L
Sulfatos (SO4): 13,95mg/L
Zinco (Zn): <0,0042mg/L
Fósforo Total (P): <0,010mg/L
 
Alcalinidade Bicarbonato (CaCO3): 42,3mg/L
Cloretos (Cl-): 14,6mg/L
Cobre (Cu): <0,0066mg/L
Fluoreto (F): 0,86mg/L
Ferro Total (Fe): 0,021mg/L
Manganês Total (Mn): 0,100mg/L
Sódio (Na): 2,93mg/L
Notrigênio Amoniacal (N): <0,20mg/L
Nitrato (N): 0,630mg/L
Nitrito (N): <0,010mg/L
Sulfatos (SO4): 8,44mg/L
Zinco (Zn): <0,0042mg/L
Dureza Cálcio: 62,18
 
Recebi a informação da Sabesp de Paulínea:

Amostra: RJOC 5556/15 &#8211; 04/05/2015
Parâmetros Resultado Valor de referência Unidade
pH 7,0 6,0 &#8211; 9,5 -
Alcalinidade 34 - mg/L
Dureza 61 500 mg/L
Sulfatos 13,76 250 mg/L
Cloreto 27 250 mg/L
 
Consegui a do meu bairro!

São Paulo Capital, Morumbi

Cloreto (mg/L): 23 mg/L

Sulfato (mg/L): 6,01 mg/L

Sódio (mg/L): 11,5 mg/L

Potássio (mg/L): 3,4 mg/L

Magnésio (mg/L): 5,96 mg CaCO3/L (somente como resultado parcial da Dureza Total)

Cálcio (mg/L): 38,44 mg CaCO3/L (somente como resultado parcial da Dureza Total)

Dureza (mg/L): 44,39 mg CaCO3/L

Alcalinidade total (mg/L): Não realizamos este ensaio

pH: entre 6,0 e 9,0


@leosardinha, conseguiu como? no meu bairro, Vila São Francisco, muda até mesmo o sistema de distribuiçao em relação ao Morumbi.
 
Análise de água patrocinada pela Associação de cervejeiros caseiros de Niterói realizado em outubro de 2014

Filtrada | Não filtrada

Resultados microbiológicos

Coliformes totais: Ausência/100ml | idem
Escherichia coli: Ausência/100ml | idem
Bactérias Heterotróficas: < 1 UFC/ml | > 5700 UFC/ml

Resultados fisico-quimicos

pH: 7,12 | 7,54
Cloro residual: < 0,07mg/L | idem
Sulfato (SO4²-): 6,0mg/L | 7,8mg/L
Nitrato (N): 0,28mg/L | 0,26mg/L
Nitrito (N): < 0,002mg/L | idem

Cloretos: 6,47mg/L | idem
Dureza total: 17,73mg/L | 19,70mg/L
Dureza cálcio: 15,76mg/L | 19,70mg/L
Dureza magnésio: 1,97mg/L | < 1,00mg/L

Cálcio: 6,32mg/L | 7,90mg/L
Magnésio: 0,48mg/L | 0,24mg/L
Alcalinidade total: 10,58mg/L | 13,46mg/L
Alcalinidade Hidróxidos: < 1,00mg/L | idem
Alcalinidade Carbonatos: < 1,00mg/L | deim
Alcalinidade Bicarbonatos: 10,58mg/L | 13,46
Manganês: <0,006mg/L | idem
Alumínio: INE | idem
Ferro total: 0,05mg/L | 0,02mg/L
Sódio: 3,8183mg/L | 3,5587mg/L
 
Análise da água de Niterói realizado em janeiro de 2015. Patrocinado pela CETAN, uma cortesia do amigo Carlos Henrique, Diretor Técnico da CETAN e da Dr. Yeast.

Bário: 0,012mg/L
Cobre: < 0,001mg/L
Cromo: < 0,001mg/L
Fluoreto: 0,52mg/L
Níquel: 0,001mg/L
Nitrato: 0,44mg/L
Alumínio: 0,007mg/L
Cloreto: 5,43mg/L
Dureza total: 64mg/L CaCO3
Ferro: < 0,001mg/L
Manganês: 0,007mg/L
Sódio: 4,55mg/L
Sulfato: 9,5mg/L
Zinco: <0,003mg/L
Estanho: < 0,001mg/L
Cálcio: 9,96mg/L
Magnésio: 0,81mg/L
Bicabornato: 20,0mg/L
 
Análise da água de Bento Gonçalves/RS, fornecida pela CORSAN, lembrando que o manancial que abastece o município é de superfície e, portanto, sujeito à variações climáticas fazendo com que os valores sejam variáveis, por isso os resultados abaixo relatados são valores médios dos anos de 2014 e 2015.

Cálcio em mg/L Ca &#8211; 6,5

Magnésio em mg/L Mg &#8211; 2,4

Sódio em mg/L Na &#8211; 7,8

Bicarbonatos em mg/L HCO3 - 15

Sulfatos em mg/L SO4 &#8211; 13,4

Cloretos em mg/L Cl &#8211; 10,6


Sandro Cantoni
 
Atualização água Menino Deus - Porto Alegre:



----------------------------------------------------------------------------------------------
R E S P O S T A

Seu endereço é abastecido pela Estação de Tratamento José Loureiro da Silva (Menino Deus)

EBAT SANTA TERESA II E RESERVATÓRIO SANTA TERESA III.
Segue abaixo a tabela com os dados de interesse, com a média dos resultados dos meses de maio a junho de 2016.

Sulfato (mg/L) : 15,19
Cloreto(mg/L): 8,79
Sódio(mg/L): 4,04
Magnésio (mg/L): 2,49
Cálcio (mg/L):10,18
Dureza (mg/L): 35,67
Nitrato (mgNO3-N/L): 0,76
Ferro (mg/L): 0
Fluoreto (mg/L): 0,78
Alcalinidade Total (mg/L): 18
pH: 6,4

Um relatório contendo os valores médios mensais dos parâmetros básicos de qualidade é disponibilizado no site do DMAE, conforme link http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmae/default.php?reg=10&p_secao=433.
O Departamento agradece o seu contato e, fica à disposição para esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente, .

----------------------------------------------------------------------------------------------
 
Não obtive nenhuma resposta da Sabesp, acho que vou partir para osmose reversa mesmo.

Enviado de meu XT1575 usando Tapatalk
 
Não obtive nenhuma resposta da Sabesp, acho que vou partir para osmose reversa mesmo.

Enviado de meu XT1575 usando Tapatalk

Olha a última resposta da Sabesp que chegou p mim essa semana:

Pergunta:
"Gostaria de saber quais as propriedades quimico-físicas médias da água de abastecimento em Santos/SP.
Principalmente as quantidades médias de :
Calcio (Ca), Magnésio(Mg), Sulfato(SO4), Sódio(Na), Cloro(Cl), e Bicarbonato(HCO3)".

Resposta:
"Informamos que a Sabesp efetua as análises da qualidade da água de acordo com o que determina a Portaria 2.914/11, do Ministério da Saúde e que somos responsáveis pela qualidade da água fornecida até o ponto de entrega em seu imóvel".

Nada a ver com a minha pergunta. Até parece que eles têm medo de divulgar esse tipo de informação. Nem imagino porque.
 
Eles estão pegando água do barro da represa, deve estar terrível, cheia de metais pesados, acho que RO ou água mineral são melhores opções.
 
A Sabesp realmente é um porre para fornecer essas informações. Consegui algumas informações da água fornecida para o meu bairro (Barra Funda - Zona Oeste), que vem do ETA-Guaraú. Vou copiar as duas respostas que recebi deles:

&#8220;Prezado Sr. Diego
[...]
Segue uma tabela com a relação dos parâmetros solicitados pelo senhor e pela média dos resultados obtidos no ano de 2015.

Sódio = 4,53
Dureza total = 17,73
Cálcio = 12
Magnésio = 3,21
Obs: O Bicarbonato não é realizado em nosso monitoramento.
Os parâmetros sulfato e cloreto são monitorados frequentemente e fazem parte dos parâmetros de potabilidade, conforme Portaria 2914/11. Os ensaios realizados apresentam resultados sempre inferiores a 250 mg/L para cloreto e sulfato, atendendo aos requisitos de potabilidade.
 
A Sabesp realmente é um porre para fornecer essas informações. Consegui algumas informações da água fornecida para o meu bairro (Barra Funda - Zona Oeste), que vem do ETA-Guaraú. Vou copiar as duas respostas que recebi deles:

“Prezado Sr. Diego
[...]
Segue uma tabela com a relação dos parâmetros solicitados pelo senhor e pela média dos resultados obtidos no ano de 2015.

Sódio = 4,53
Dureza total = 17,73
Cálcio = 12
Magnésio = 3,21
Obs: O Bicarbonato não é realizado em nosso monitoramento.
Os parâmetros sulfato e cloreto são monitorados frequentemente e fazem parte dos parâmetros de potabilidade, conforme Portaria 2914/11. Os ensaios realizados apresentam resultados sempre inferiores a 250 mg/L para cloreto e sulfato, atendendo aos requisitos de potabilidade.

Valeu Diego!
O complicado de não darem o cloreto e o sulfato é que exatamente a relação entre esses componentes que fará mais diferença no sabor final da cerveja. Mais cloreto e a ênfase vai para o malte, mais sulfato e vai para o lúpulo.

Agora, sabendo que é abaixo de 250 não adianta muito pois a importância é maior em relação à proporção que ao valor total.

Abraço

Victor
 
Valeu Diego!
O complicado de não darem o cloreto e o sulfato é que exatamente a relação entre esses componentes que fará mais diferença no sabor final da cerveja. Mais cloreto e a ênfase vai para o malte, mais sulfato e vai para o lúpulo.

Agora, sabendo que é abaixo de 250 não adianta muito pois a importância é maior em relação à proporção que ao valor total.

Abraço

Victor

Sem falar na alcalinidade, que é (ao menos na teoria) determinante para se escolher o estilo de cerveja que melhor se adapta ao perfil da água.

Abs.
 
As águas do Brasil em geral são de superfície então tem quantidades bem baixas de minerais e também de alcalinidade, teoricamente dá para fazer as contas como se fosse água desmineralizada já que não é uma ciência tão exata assim.
Finge que a água é zerada, e adicione os sais conforme sua planilha preferida.

De resto, arrume um filtro que retire o máximo de cloro da água, isso sim pode arruinar sua cerveja.

Se não me engano, Campinas e Porto Alegre usam cloramina em vez de cloro na água, isso o filtro comum de carvão ativado não filtra.

Abs

Victor
 
As águas do Brasil em geral são de superfície então tem quantidades bem baixas de minerais e também de alcalinidade, teoricamente dá para fazer as contas como se fosse água desmineralizada já que não é uma ciência tão exata assim.
Finge que a água é zerada, e adicione os sais conforme sua planilha preferida.

De resto, arrume um filtro que retire o máximo de cloro da água, isso sim pode arruinar sua cerveja.

Se não me engano, Campinas e Porto Alegre usam cloramina em vez de cloro na água, isso o filtro comum de carvão ativado não filtra.

Abs

Victor

Sou de Campinas e não sabia dessa. Dei uma pesquisada e parece que aqui se usa cloramina mesmo.

Mas também vi alguns locais que fala que o filtro de carvão ativado filtra cloramina, sim.

Inclusive, Guenther, 2015: "Esse remanescente do cloro não precisa te preocupar, porque o aquecimento da água já vai remover o resto..... mas o carvão remove não só o cloro, mas cloramina." (http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5097132&postcount=4)

Enfim, alguém tem mais informações sobre isso?
 
Verdade, me confundi. O que não remove cloramina é ferver a água, que funciona bem com o cloro.
 
Boa noite! Recentemente solicitei à Corsan através do Facebook a análise de água da cidade de Sapucaia do sul/RS. Fui muito bem atendido, responderam imediatamente, mas sobre os dados da análise levou vários dias até o retorno (sem problemas). Então me passaram o seguinte...

Seguem os resultados médios relativos à água tratada na Estação de tratamento de Esteio, que abastece Sapucaia do Sul...

Cálcio total 31mg/L
Magnésio 18mg/L
Sódio 70mg/L
Sulfato 37,3ml/L
Bicarbonatos 267mg/L
Cloreto 53mg/L

(não me passaram em que data foi feita essa análise).

Espero ter ajudado alguém!

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk
 
Boa noite! Recentemente solicitei à Corsan através do Facebook a análise de água da cidade de Sapucaia do sul/RS. Fui muito bem atendido, responderam imediatamente, mas sobre os dados da análise levou vários dias até o retorno (sem problemas). Então me passaram o seguinte...

Seguem os resultados médios relativos à água tratada na Estação de tratamento de Esteio, que abastece Sapucaia do Sul...

Cálcio total 31mg/L
Magnésio 18mg/L
Sódio 70mg/L
Sulfato 37,3ml/L
Bicarbonatos 267mg/L
Cloreto 53mg/L

(não me passaram em que data foi feita essa análise).

Espero ter ajudado alguém!

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk

Q coisa, fui pessoalmente perguntar na Corsan da minha cidade eles foram bem categóricos em dizer que não faziam isso :((

Que água alcalina a Corsan ta repassando ein hehe
 
Olá
Também solicitei à Corsan através do Facebook a análise de água da cidade de Garibaldi/RS e fui atendido.
Depois que informaram os parâmetros pedi em que data foi feita a análise e me responderam que é uma média dos anos 2014/2015/2016, e além destes, são realizados ensaios semestrais no Laboratório Central de Águas da CORSAN em Porto Alegre. No entanto, não existem alterações significativas na água fornecida que sejam discordantes da media informada..
Segue os Parâmetros:

Cálcio (mg/L Ca) = 18
Magnésio (mg/L Mg) = 2,5
Sódio (mg/L Na) = 10,9
Sulfato (mg/L SO) = 13,1
PH = 6,7
Cloreto (mg/L Cl) = 13,1
Bicarbonato (mg/L HCO) = 62
Alcalinidade (mg/L CaCO) = 51

Aproveitando:
Não entendo muito do assunto e não vou alterar os parâmetros da água por enquanto, mas queria saber se estes parâmetros estão bons para uma APA ou seria melhor usar agua mineral?
 
Olá
Também solicitei à Corsan através do Facebook a análise de água da cidade de Garibaldi/RS e fui atendido.
Depois que informaram os parâmetros pedi em que data foi feita a análise e me responderam que é uma média dos anos 2014/2015/2016, e além destes, são realizados ensaios semestrais no Laboratório Central de Águas da CORSAN em Porto Alegre. No entanto, não existem alterações significativas na água fornecida que sejam discordantes da media informada..
Segue os Parâmetros:

Cálcio (mg/L Ca) = 18
Magnésio (mg/L Mg) = 2,5
Sódio (mg/L Na) = 10,9
Sulfato (mg/L SO) = 13,1
PH = 6,7
Cloreto (mg/L Cl) = 13,1
Bicarbonato (mg/L HCO) = 62
Alcalinidade (mg/L CaCO) = 51

Aproveitando:
Não entendo muito do assunto e não vou alterar os parâmetros da água por enquanto, mas queria saber se estes parâmetros estão bons para uma APA ou seria melhor usar agua mineral?

Pela minha experiência com uma água parecida (embora um pouco menos alcalina), provavelmente um pouco de sulfato de cálcio (algo da ordem de 150-200mg/litro d'água) seja suficiente para trazer o cálcio para o nível recomendado e elevar os sulfatos, que ressaltam o lúpulo.

Além disso, será necessário algum ácido (ou malte acidificado) pra baixar um pouco o pH. Isso vai depender dos maltes da receita. Se não tiver como medir, eu diria que uns 3% de malte acidificado são um bom ponto de partida.
 
Consegui a do meu bairro!

São Paulo Capital, Morumbi

Cloreto (mg/L): 23 mg/L

Sulfato (mg/L): 6,01 mg/L

Sódio (mg/L): 11,5 mg/L

Potássio (mg/L): 3,4 mg/L

Magnésio (mg/L): 5,96 mg CaCO3/L (somente como resultado parcial da Dureza Total)

Cálcio (mg/L): 38,44 mg CaCO3/L (somente como resultado parcial da Dureza Total)

Dureza (mg/L): 44,39 mg CaCO3/L

Alcalinidade total (mg/L): Não realizamos este ensaio

pH: entre 6,0 e 9,0

Será que a do itaim bibi é igual? Como você conseguiu?
 

Latest posts

Back
Top