Águas das cidades brasileiras

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Olá

Segue análise do SAAE para Cordeirópolis/SP (2018)

Sulfato (mg/L): 1,89
Cloreto(mg/L): 8,64
Sódio (mg/L): 3,23
Magnésio (mg/L): 1,75
Cálcio (mg/L): 2,49
pH: 7,1
 
Média semestral dos últimos 4 anos de Imbé RS

CORSAN
Sódio (Na): 7,31 mg/L
Bicarbonato (LHCO3): 15,8 mg/L
Cálcio (Ca): 7,18 mg/L
Cloretos (Cl): 13 mg/L
Sulfato (SO4): 17,7 mg/L
Magnésio (Mg): 1 mg/L
Alcalinidade (CaCO3): 13 mg/L
Dureza (CaCO3): 24,9 mg/L
PH: 6,32
 
Analise de água para a região do Bairro Bonfim em Belo Horizonte (CEP 31210-420)

Bom dia!

Prezado David,

Conforme sua solicitação, segue, abaixo a média dos resultados de análises da água que abastece a sua região.

Os demais parâmetros solicitados estão implantados em nosso laboratório mas não no monitoramento rotineiro no sistema de distribuição.
At.
Airis
Parâmetros - mg/L Resultados (*)
Alumínio <0,050
Cálcio 15,52
Cloro 1,4
Cloretos 16,32
Dureza Total 69,5
Ferro <0,10
Magnésio 2,6
Manganês <0,10
Sódio 3,7
Nitrato <1,0
Nitrito <0,005
Sulfato 7,0
pH 8,6 (*)

Parâmetros - NMP/100mL Resultados (*)
Coliformes Totais 0
Escherichia Coli 0
(*) média último ano

Agradecemos o contato e continuamos à disposição,

Cordialmente,

Nilson Ribeiro
Equipe do Fale Conosco
COPASA - MG
 
Olá,

Segue análise para Porto Alegre, ETA Moinhos de Ventos - 2º trimestre de 2018:


Estação de Tratamento de Água: MOINHOS DE VENTOS
Sulfato (mg/L): 4,77
Cloreto(mg/L): 16,33
Sódio (mg/L): 8,08
Magnésio (mg/L): 2,41
Cálcio (mg/L): 6,43
Dureza (mg/L): 25,98
Nitrato (mgNO3-N/L): 1,89
Fluoreto (mg/L): 0,7
Alcalinidade Total (mg/L): 12
pH: 6,2

Saberia me dizer quais destes dados corresponde ao Bicarbonato de Sódio? Ou o DMAE não fornece a informação?
 
Relatório de água fornecido pelo laboratório Green lab de Porto Alegre para a água que utilizamos na cervejaria (Bairro Anchieta):


Alcalinidade Total mg CaCO3/L 14,3
Cloro Livre 0
Cálcio mg Ca/L 4,911
Cloreto mg Cl/L 18,0
Coliformes Termotolerantes UFC/100mL Ausência em 100 mL
Coliformes Totais UFC/100mL Ausência em 100 mL
Dureza Total mg CaCO3/L 49,1
Ferro mg Fe/L 0,032
Fluoreto mg F/L 0,68
Magnésio mg Mg/L 1,876
Nitrato mg N-NO3 1,39
Nitrito mg N-NO2 < 0,004
pH - 6,7
Potássio mg K/L 2,291
Sódio mg Na/L 7,214
Sulfato mg SO4/L 4,44
Turbidez NTU < 1,0


Importante lembrar que água muda ao longo do tempo, logo é sempre bom solicitar nova análise com uma certa periodicidade. Isso vale especialmente para aqueles que utilizam agua de poço, pois como não há o pré-processamento feito por uma estação ou empresa de tratamento de água, qualquer alteração climática na região já pode afetar os parâmetros. No final, usar água de poço é bom, mas precisa de mais atenção por parte do cervejeiro.

Isso me lembra aquela velha propagaganda comumente usada por algumas grandes cervejarias: "usamos água do aquífero Guarani". Porra, 70% da água do aquífero é imprópria para consumo, que m#$rda de propaganda é essa!? :confused:
Sou de Taquara/RS, tenho rede da Corsan e também poço artesiano. Uso sempre água do poço pois todos na vizinhança têm e dizem que a qualidade é de água mineral. De qualquer forma farei uma análise.
 
Mandei e-mail e recebi a análise. Me informaram que é só pedir no site da prefeitura no link:

https://sicpoa.procempa.com.br

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Isso aí pessoal, para o DMAE, Porto Alegre, é só entrar no Portal e-SIC, Serviço de Informações ao Cidadão, se cadastrar e fazer a solicitação.

Não esquecer de colocar o endereço para que eles saibam qual é a ETA. A info é de um dia pro outro. Basta pedir os parâmetros para Cerveja artesanal que eles sabem qual é.

Acabei de solicitar do Moinhos de Vento. Assim que estiver disponível, eu posto.
 
Dificil usar esses parametros se em menos de 6 meses a água foi tão diferente assim.. teria algum atualizado??

Análise da água de Niterói realizado em janeiro de 2015. Patrocinado pela CETAN, uma cortesia do amigo Carlos Henrique, Diretor Técnico da CETAN e da Dr. Yeast.

Bário: 0,012mg/L
Cobre: < 0,001mg/L
Cromo: < 0,001mg/L
Fluoreto: 0,52mg/L
Níquel: 0,001mg/L
Nitrato: 0,44mg/L
Alumínio: 0,007mg/L
Cloreto: 5,43mg/L
Dureza total: 64mg/L CaCO3
Ferro: < 0,001mg/L
Manganês: 0,007mg/L
Sódio: 4,55mg/L
Sulfato: 9,5mg/L
Zinco: <0,003mg/L
Estanho: < 0,001mg/L
Cálcio: 9,96mg/L
Magnésio: 0,81mg/L
Bicabornato: 20,0mg/L
 
Fala PessoALL,

Fiz uma solicitação semana passada sobre a água do abastecimento do bairro Jardim Leblon em Belo Horizonte, segue a resposta que me enviaram:


PARÂMETROS UNIDADES MÉDIAS*
Alcalinidade Bicarbonato mg/L 27,17
Alcalinidade Total mg/L 32,32
Cálcio mg/L Ca 19,88
Cloretos mg/L Cl- 15,83
Cloro mg/L Cl 1,4
Coliformes Totais NMP/100mL <1
Cor UH 1,1
Dureza Cálcio mg/L 42,07
Dureza Total mg/L 59,90
Escherichia Coli NMP/100mL <1
Fluoretos mg/L F 0,65
Magnésio mg/L Mg 2,75
pH - 8,2
Sódio mg/L Na 4,16
Sulfatos mg/L SO4 6,23
Turbidez uT 0,37
 
Bom dia confrades alguém conseguiu o perfil da àgua da cesan de vila velha - es ?
 
Fala PessoALL,

Fiz uma solicitação semana passada sobre a água do abastecimento do bairro Jardim Leblon em Belo Horizonte, segue a resposta que me enviaram:


PARÂMETROS UNIDADES MÉDIAS*
Alcalinidade Bicarbonato mg/L 27,17
Alcalinidade Total mg/L 32,32
Cálcio mg/L Ca 19,88
Cloretos mg/L Cl- 15,83
Cloro mg/L Cl 1,4
Coliformes Totais NMP/100mL <1
Cor UH 1,1
Dureza Cálcio mg/L 42,07
Dureza Total mg/L 59,90
Escherichia Coli NMP/100mL <1
Fluoretos mg/L F 0,65
Magnésio mg/L Mg 2,75
pH - 8,2
Sódio mg/L Na 4,16
Sulfatos mg/L SO4 6,23
Turbidez uT 0,37
 
Marco,

Exatamente, enviei um email pelo Fale Conosco e depois de uns 4 dias eles me responderam.
 
Acabei de receber a análise da água
Cidade: Porto Alegre
DMAE - Estação Menino Deus
Período: 2º Semestre de 2018

SAA - Menino Deus
Análise
Média Unidade Limites
Alcalinidade 12,37 mg/L -
Amônia (NH3)Amônia (NH3) 0,29 mg/L <1,5
Bromato <0,01 mg/L <0,01
Brometo <0,02 mg/L -
Cálcio 5,6 mg/L -
Clorato 0,09 mg/L -
Cloreto 9,59 mg/L <250
Clorito <0,04 mg/L <1,0
Dureza 22,97 mg CaCO3/Lmg CaCO3/L <500
Ferro 0,02 mg/L <0,3
Fluoreto 0,78 mg/L 0,6 - 1,5
Magnésio 2,14 mg/L -
Manganês 0,04 mg/L <0,1
Nitrato 0,89 mg/L <10
Nitrito 0,02 mg/L <1
Sódio 8,5 mg/L <200
Sulfato 17,53 mg/L <250
 

Attachments

  • agua porto alegre.jpg
    agua porto alegre.jpg
    78.6 KB · Views: 26
Acabei de receber a análise da água
Cidade: Porto Alegre
DMAE - Estação Menino Deus
Período: 2º Semestre de 2018

SAA - Menino Deus
Análise
Média Unidade Limites
Alcalinidade 12,37 mg/L -
Amônia (NH3)Amônia (NH3) 0,29 mg/L <1,5
Bromato <0,01 mg/L <0,01
Brometo <0,02 mg/L -
Cálcio 5,6 mg/L -
Clorato 0,09 mg/L -
Cloreto 9,59 mg/L <250
Clorito <0,04 mg/L <1,0
Dureza 22,97 mg CaCO3/Lmg CaCO3/L <500
Ferro 0,02 mg/L <0,3
Fluoreto 0,78 mg/L 0,6 - 1,5
Magnésio 2,14 mg/L -
Manganês 0,04 mg/L <0,1
Nitrato 0,89 mg/L <10
Nitrito 0,02 mg/L <1
Sódio 8,5 mg/L <200
Sulfato 17,53 mg/L <250
Damigol, será a mesma estação de águas que abastece todo Menino Deus? Moro na Getúlio mais para o início do Bairro. Eles não fornecem o pH? Valeu pela informação
 
Damigol, será a mesma estação de águas que abastece todo Menino Deus? Moro na Getúlio mais para o início do Bairro. Eles não fornecem o pH? Valeu pela informação

Com certeza. Meu bairro é Jardim Botânico e é atendido pelo ETA Menino Deus.
Essa são as ETA de Porto Alegre: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmae/default.php?reg=1&p_secao=172
A ETA Menino Deus atende os bairros Jardim do Salso, Medianeira, Vila João Pessoa, Santo Antônio, Glória, Bom Jesus, Menino Deus, Jardim Botânico, Praia de Belas, Partenon, Camaquã, São José, Cristal, Santa Tereza, Cel. Aparício Borges, Cavalhada e Jardim Carvalho, e em parte os bairros Três Figueiras, Teresópolis, Vila Conceição, Nonoai, Vila Nova, Petrópolis, Chácara das Pedras, Azenha, Santana, Cascata, Tristeza, Belém Velho, Boa Vista, Jardim Itu, Jardim Sabará, Centro Histórico, Campo Novo, Vila Jardim, Ipanema, Cidade Baixa, Agronomia, Higienópolis e Lomba do Pinheiro.

Só uma dica, no seu caso por estar próximo da ETA, a preocupação com cloro na água deve ser levada constantemente a sério.

Tenho acompanhado as análises de água desde 2017, os parâmetros médios variam bem pouco. Portanto, acredito que essa mesma água também seja parecida nas demais ETA de Porto Alegre.

Uma pena que dessa vez não me enviaram o PH. Portanto, vou manter 6.2 que é o último PH que tenho notícia.
 
Com certeza. Meu bairro é Jardim Botânico e é atendido pelo ETA Menino Deus.
Essa são as ETA de Porto Alegre: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmae/default.php?reg=1&p_secao=172
A ETA Menino Deus atende os bairros Jardim do Salso, Medianeira, Vila João Pessoa, Santo Antônio, Glória, Bom Jesus, Menino Deus, Jardim Botânico, Praia de Belas, Partenon, Camaquã, São José, Cristal, Santa Tereza, Cel. Aparício Borges, Cavalhada e Jardim Carvalho, e em parte os bairros Três Figueiras, Teresópolis, Vila Conceição, Nonoai, Vila Nova, Petrópolis, Chácara das Pedras, Azenha, Santana, Cascata, Tristeza, Belém Velho, Boa Vista, Jardim Itu, Jardim Sabará, Centro Histórico, Campo Novo, Vila Jardim, Ipanema, Cidade Baixa, Agronomia, Higienópolis e Lomba do Pinheiro.

Só uma dica, no seu caso por estar próximo da ETA, a preocupação com cloro na água deve ser levada constantemente a sério.

Tenho acompanhado as análises de água desde 2017, os parâmetros médios variam bem pouco. Portanto, acredito que essa mesma água também seja parecida nas demais ETA de Porto Alegre.

Uma pena que dessa vez não me enviaram o PH. Portanto, vou manter 6.2 que é o último PH que tenho notícia.
Pessoal de Porto Alegre,

Eu também, há uns 3 semestres, solicito o relatório físico-químico da água de Porto Alegre, do bairro Tristeza. No último pedido, solicitei que essas informações fossem divulgadas na página da prefeitura, tal como já ocorre com os indicadores de qualidade usuais (matéria orgânica, coliformes e etc.). O atendente da prefeitura informou que estava sendo estudado, haja vista o numerário crescente de pedidos. Uma certa pressão nesse sentido pela comunidade cervejeira de Porto Alegre deve agilizar esse processo.

Roger
 
Água de POA Zona Norte - Jardim Lindóia - Estação São João
Cidade: Porto Alegre
DMAE - Estação São João
Período: 2º Semestre de 2018

SAA - São João
Análise
Média Unidade Limites
Alcalinidade 10,44 mg/L -
Amônia (NH3)Amônia (NH3) 0,11 mg/L <1,5
Bromato <0,01 mg/L <0,01
Brometo 0,02 mg/L -
Cálcio 5,25 mg/L -
Clorato <0,03 mg/L -
Cloreto 15,52 mg/L <250
Clorito <0,04 mg/L <1,0
Dureza 21,82 mg CaCO3/Lmg CaCO3/L <500
Ferro <0,01 mg/L <0,3
Fluoreto 0,72 mg/L 0,6 - 1,5
Magnésio 2,15 mg/L -
Manganês <0,01 mg/L <0,1
Nitrato 1,07 mg/L <10
Nitrito <0,02 mg/L <1
Sódio 4,4 mg/L <200
Sulfato 3,64 mg/L <250
aguapoa_zn_2sem2018-jpg.121874
 

Attachments

  • AguaPOA_ZN_2sem2018.jpg
    AguaPOA_ZN_2sem2018.jpg
    42.4 KB · Views: 487
Em São Paulo alguém tem informações?

No site da Sabesp só achei os parâmetros de coliformes, etc.

Abcs
 
Prezados, bom dia!

Sei que Curitiba já foi listada, no entanto, gostaria de fazer minha adição. Segue o relatório oficial da Sanepar do perfil da água da ETA Iguaçu (que abastece minha região (CIC)).
Cálcio e magnésio não constam diretamente, mas sim em forma de dureza total de 28.8ppm e eu não sei se considero toda a molécula do sal ou se, por peso molecular, distribuo proporcionalmente a cada íon de elemento, já que as unidades de dureza são relativas ao CaCO3. Também, então, não saberia informar como relacionar o magnésio. Bicarbonato também não consta. Contudo, acredito que o relatório completo e estes dados possam ser complementares aos já informados.

Pode-se extrair:

pH = 6.6 a 6.7 = 6.68 (realizei diversas medições de pontos distintos, sendo da caixa d'água e da rua diretamente e em diversos dias)
Sódio = 6.29
Sulfato = 5.0
Cloreto = 11.8

O arquivo do BeerSmith é composto dos dados diretos do relatório que obtive e os que não consegui extrair são do que foi postado anteriormente.
___________________________________

Eric Carbobiach


Bom dia

Seria possível conseguir o relatório Sanepar ETA Passauna. ja tentei pedir para eles mas sempre mandam o laudo de qualidade.
 
Bom dia

Seria possível conseguir o relatório Sanepar ETA Passauna. ja tentei pedir para eles mas sempre mandam o laudo de qualidade.

Valdir, entre em contato via e-mail com eles e solicite explicitamente. É procedimento simples, eles enviam sem estresse. Abraço!
 
Para quem é de Porto Alegre, agora o DMAE está disponibilizando a composição mineral semestralmente no site, não precisa mais pedir pelo e-SIC.

Só acessar www2.portoalegre.rs.gov.br/dmae/ e ir em: Informações -> Água / Qualidade da água do DMAE -> seção Composição Mineral -> Relatório 2019/01.

Pelo que vi parece ter todas as ETAs.
 
Sim, a composição mineral consta finalmente na página do DMAE. Atualização semestral de todas as ETAs.
 
A água daqui de Fortaleza não tem cloro em demasia Neudson? Nem com uso de filtro de carvão não sai o gosto do cloro. Não teve nenhum problema usando ela?

Não tenho meus equipamentos ainda e faço cerveja com o Jorge Fulegarem, que já faz cerveja em casa tem uns bons anos. Ele só usa água mineral.
Bom dia.
Para retirada do cloro utilizo filtro em série.
Uso três filtros ligados entre si, ponho para filtra no dia anterior, já que demora um pouco mais para filtrar a água.
 
Pessoal, alguém tem a composição da água de Campinas?
Tem no site da sanasa.
Pessoal, alguém tem a composição da água de Campinas?

A SANASA disponibiliza laudo de análise da água tratada, através do site: www.sanasa.com.br. Nesta pagina, selecionar o ícone [Institucional] e logo após, aparece na parte inferior do lado esquerdo a opção [Qualidade – Análise da Água]. Aparecerá um mapa da cidade e a possibilidade de consultar os bairros. Após selecionar o seu bairro, aparecerão duas opções de resultados, uma para água tratada e outra para água bruta. Clicar na opção “relatório detalhado” em água tratada para acessar os resultados. Cabe ressaltar que está disponível os resultados do mês anterior.



Neste laudo, você encontrará informações sobre os teores das espécies químicas: cloro livre e cloramina, dureza, sódio, sulfato e alcalinidade.



Conforme a Portaria de Consolidação N. 5 – Anexo XX (origem: antiga Portaria 2914 do Ministério da Saúde de 12/12/2011), as investigações para cálcio e magnésio são feitas por meio do parâmetro “DUREZA”, que expressa as quantidades de carbonato de cálcio e magnésio na água.

Com relação ao Teor de Bicarbonatos, quantificamos a “Alcalinidade em Bicarbonatos” que sempre gera resultados entre 15 a 45 mg/L CaCO3. Alcalinidade em Carbonatos e em Hidróxidos sempre temos o limite de detecção (< 1 mg/L CaCO3), ou seja, a alcalinidade da água tratada e distribuída pela SANASA está em teores de Bicarbonatos. Portanto, a alcalinidade total ( CaCO3 ) é igual a alcalinidade de bicarbonatos.
 
Tem no site da sanasa.


A SANASA disponibiliza laudo de análise da água tratada, através do site: www.sanasa.com.br. Nesta pagina, selecionar o ícone [Institucional] e logo após, aparece na parte inferior do lado esquerdo a opção [Qualidade – Análise da Água]. Aparecerá um mapa da cidade e a possibilidade de consultar os bairros. Após selecionar o seu bairro, aparecerão duas opções de resultados, uma para água tratada e outra para água bruta. Clicar na opção “relatório detalhado” em água tratada para acessar os resultados. Cabe ressaltar que está disponível os resultados do mês anterior.



Neste laudo, você encontrará informações sobre os teores das espécies químicas: cloro livre e cloramina, dureza, sódio, sulfato e alcalinidade.



Conforme a Portaria de Consolidação N. 5 – Anexo XX (origem: antiga Portaria 2914 do Ministério da Saúde de 12/12/2011), as investigações para cálcio e magnésio são feitas por meio do parâmetro “DUREZA”, que expressa as quantidades de carbonato de cálcio e magnésio na água.

Com relação ao Teor de Bicarbonatos, quantificamos a “Alcalinidade em Bicarbonatos” que sempre gera resultados entre 15 a 45 mg/L CaCO3. Alcalinidade em Carbonatos e em Hidróxidos sempre temos o limite de detecção (< 1 mg/L CaCO3), ou seja, a alcalinidade da água tratada e distribuída pela SANASA está em teores de Bicarbonatos. Portanto, a alcalinidade total ( CaCO3 ) é igual a alcalinidade de bicarbonatos.



Ou eu sou muito leigo ou só enxerguei Cloreto e Sulfato no relatório?
Só com essas informações é possível ter um ajuste de água adequado para fazer breja?
 
Tem no site da sanasa.



Com relação ao Teor de Bicarbonatos, quantificamos a “Alcalinidade em Bicarbonatos” que sempre gera resultados entre 15 a 45 mg/L CaCO3. Alcalinidade em Carbonatos e em Hidróxidos sempre temos o limite de detecção (< 1 mg/L CaCO3), ou seja, a alcalinidade da água tratada e distribuída pela SANASA está em teores de Bicarbonatos. Portanto, a alcalinidade total ( CaCO3 ) é igual a alcalinidade de bicarbonatos.

Muito obrigado Stirling. Eu já havia achado este laudo, porém falta Cálcio, Magnésio e Bicarbonato. Não sou químico e bastante leigo nesta arte química.
Por favor traduza para mim um pouquinho, como acho a quantidade de cálcio, magnésio e bicarbonato?
Grande abraço
Robert
 
Last edited:
Back
Top