Águas das cidades brasileiras

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Alguém tem os dados da zona leste de BH? Exatamente, bairro Jardim América. Só achei o relatório geral da COPASA, mas parece que existem diferenças entre regiões, certo?
 
Consegui para a região da Guarapiranga (Rio Bonito/Cidade Dutra Zona Sul) em São Paulo.

Prezado(a) Sr(a) David Figueiredo Candiani,

A sua solicitação de acesso a documentos, dados e informações, de protocolo 34351175793, data 09/04/2017, FOI ATENDIDA.

Órgão/Entidade: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
SIC: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP

Solicitação:
Prezada Senhora (sr.), recentemente comecei a fazer cerveja em casa e dentre as principais características a serem controladas está a composição da água, como não encontrei no site da Sabesp as características listadas abaixo (e também não fui atendido por meio eletrônico, protocolo Fale Conosco Nº 46799-18), gostaria de saber se seria possível que me fossem enviadas por email algumas informações para a região da Guarapiranga, são estas características:

- Calcio
- Magnésio
-Sódio
-Potassio
-Cloretos
-Sulfatos
-Bicarbonatos

Agradeço desde já sua atenção

Resposta:

Prezado David Figueiredo Candiani;

Em atendimento a seu pedido segue resposta da área responsável:



"Em atendimento ao questionamento formulado, segue a resposta:

A SABESP cumpre rigorosamente a Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Dos parâmetros solicitados são monitorados, conforme Portaria 2914/11, sódio, cloreto e sulfato, cujo valores são expressos na tabela abaixo:

Análise 17/1/2017
Cloreto 20,0 mg/L
Sódio 11,0 mg/L
Sulfato 18,0 mg/L

Valor Máximo permitido Portaria 2914
Cloreto: 250,0 mg/L
Sódio: 200,0 mg/L
Sulfato: 250,0 mg/L"


Atenciosamente,
SIC SABESP
 
Mande e-mail pra [email protected] passando o seu endereço e pedindo o histórico da qualidade da água da sua região.
E poste aqui o resultado.

Opa Leandro!

Fiz o que você indicou. Aproveitei o texto do @dfcandiani, aí em cima. Mandaram dois email pra mim, com dois resultados diferentes.

O primeiro email, em forma de texto:

Sulfatos mg/L SO4 20,61
Cloretos mg/L Cl-6,08
pH - 7,26
Sódio mg/L Na 5,04
Nesse veio o aviso: Os parâmetros Cálcio, Potássio, Magnésio e Alcalinidades não são exigidos pela portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde, embora estejam implantados em nosso laboratório.

Depois mandaram outro email, com um arquivo em pfd. Dái fiz um print e ta mais abaixo na foto. Esse já veio mais completo, apesar dos valores diferentes...

Abraço a todos.
 

Attachments

  • agua.jpg
    agua.jpg
    54.5 KB · Views: 277
Opa Leandro!

Fiz o que você indicou. Aproveitei o texto do @dfcandiani, aí em cima. Mandaram dois email pra mim, com dois resultados diferentes.

O primeiro email, em forma de texto:

Sulfatos mg/L SO4 20,61
Cloretos mg/L Cl-6,08
pH - 7,26
Sódio mg/L Na 5,04
Nesse veio o aviso: Os parâmetros Cálcio, Potássio, Magnésio e Alcalinidades não são exigidos pela portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde, embora estejam implantados em nosso laboratório.

Depois mandaram outro email, com um arquivo em pfd. Dái fiz um print e ta mais abaixo na foto. Esse já veio mais completo, apesar dos valores diferentes...

Abraço a todos.

E agora, em qual confiar:p...hshshshs (nessas horas é que dá ainda mais saudade de morar em BH, muito melhor nesse aspecto, a empresa de aguas é bem mais atenciosa). Se você tiver PHmetro tente ver qual valor deve estar mais próximo, o pdf deve ser mais antigo um pouco, e os dados do texto do email mais atualizados, que alguem só deu um crtl C+ctrl V no email que te enviram (só especulação da minha parte).
abrs
David
 
Pessoal, de acordo com conversas e laudos requisitados pelo pessoal da Sanepar, consegui essas informações para perfil da água (não se esqueça que Curitiba é abastecida por estações de tratamento, portanto esses valores correspondem às estações Iraí e Iguaçu).
Com base nisso, criei o perfil da água no BeerSmith e estou compartilhando com vocês.
 

Attachments

  • curitiba.bsmx
    1,009 bytes · Views: 122
Rio de Janeiro - Sistema Guandu

Consegui no site da CEDAE algumas informações sobre a água do sistema Guandu que abastece bia parte da cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense:

Os dados abaixo se referem ao segundo semestre de 2016 (dados coletados em dezembro). No site, a CEDAE disponibiliza os relatórios semestrais onde podemos verificar as informações desejadas. Infelizmente, nestes relatorios não constam as quantidades de calcio, magnesio, carbonato e bicarbonato. Entrei em contato por e-mail para obter tais informações e recebi uma resposta aproximada para as quantidades de calcio e magnecio (obtidas atraves da dureza total da agua). Como a água deste sistema é uma água (bem) mole, mesmo que esses valores (calcio e magnesio) sejam apenas aproximados, creio que não farão muita diferença para o nosso proposito. Seguem os dados abaixo (sempre em mg/l - exceto o PH):

Fluoreto: 0,80
Nitrato: 1,28
Aluminio: 0,10
Cloreto: 12,1
Dureza total: 28,9 mg/l CaCO3
Ferro: 0,08
Sódio: 12,0
Sulfato:20,51
Zinco: 0,005
Calcio (aprox. calculado a partir da dureza total): <11,56
Magnesuo (idem): <8,33
Carbonato: Não informado
Bicarbonato: Não informado
PH: 6,9
 
Valores informados pela Corsan para Gramado/RS. Contribuição de Manoel Rodrigues via lista CervaSerra.

Média de 2015 a 2017 em mg/L:

Na: 1,7
HCO3: 10,7
Ca: 3,3
Cl: 3
Mg: 0,9
SO4: 5,6

Dureza (CaCO3): 11,7
Alcalinidade (CaCO3: 8,5

pH: 6,3
 
Pessoal, de acordo com conversas e laudos requisitados pelo pessoal da Sanepar, consegui essas informações para perfil da água (não se esqueça que Curitiba é abastecida por estações de tratamento, portanto esses valores correspondem às estações Iraí e Iguaçu).
Com base nisso, criei o perfil da água no BeerSmith e estou compartilhando com vocês.

Para quem não usa BeerSmith:

pH 6.7
Cálcio 45.0
Magnésio 5.0
Sódio 3.46
Sulfato 12.5
Cloreto 7.5
Bicarbonato 20.0
 
Prezados, bom dia!

Sei que Curitiba já foi listada, no entanto, gostaria de fazer minha adição. Segue o relatório oficial da Sanepar do perfil da água da ETA Iguaçu (que abastece minha região (CIC)).
Cálcio e magnésio não constam diretamente, mas sim em forma de dureza total de 28.8ppm e eu não sei se considero toda a molécula do sal ou se, por peso molecular, distribuo proporcionalmente a cada íon de elemento, já que as unidades de dureza são relativas ao CaCO3. Também, então, não saberia informar como relacionar o magnésio. Bicarbonato também não consta. Contudo, acredito que o relatório completo e estes dados possam ser complementares aos já informados.

Pode-se extrair:

pH = 6.6 a 6.7 = 6.68 (realizei diversas medições de pontos distintos, sendo da caixa d'água e da rua diretamente e em diversos dias)
Sódio = 6.29
Sulfato = 5.0
Cloreto = 11.8

O arquivo do BeerSmith é composto dos dados diretos do relatório que obtive e os que não consegui extrair são do que foi postado anteriormente.
___________________________________

Eric Carbobiach
 

Attachments

  • Water.bsmx
    42.4 KB · Views: 50
  • Iguacu (1).pdf
    61.5 KB · Views: 66
Ok, no meu caso uso água de poço semi artesiano da minha chácara que fica em Campo Largo, 20 Km de Curitiba, quero fazer uma analise dela, alguem da região já fez? onde? quanto custa? seriam esta a lista a ser analisada?
- Calcio
- Magnésio
- Sódio
- Potassio
- Cloretos
- Sulfatos
- Bicarbonatos
 
Ok, no meu caso uso água de poço semi artesiano da minha chácara que fica em Campo Largo, 20 Km de Curitiba, quero fazer uma analise dela, alguem da região já fez? onde? quanto custa? seriam esta a lista a ser analisada?
- Calcio
- Magnésio
- Sódio
- Potassio
- Cloretos
- Sulfatos
- Bicarbonatos

Sim, é esta a listagem. O pH também é interessante saber e este você pode medir em casa com um phmetro. Os demais, só com análise em laboratório para confiabilidade. Como se trata de um poço, o perfil da água será "único" e você terá mais confiança com testes com amostras exclusivas do local.
Não tenho ideia de quanto custa um teste, acredito, pelo que vi nos posts por aqui, que entre R$ 500,00 e R$ 1000,00, o que, ao meu ver, não vale à pena. Acredito que seja melhor usar água da rede e pedir pra Sanepar o perfil do local onde você mora. Optei por isto, porque a água mineral sai muito cara.
Se usar da rede, lembre antes de ferver para se livrar do cloro, depois só ajustar para o perfil que deseja.

Abraço, boas brejas!

___________________________

Cordialmente, Eric Carbobiach
 
Aí está o porquê, fiz várias cervejas com água da rede e do meu poço, água do poço foi de longe a melhor, mas obrigado pela ajuda, boas brejas a todos nós

Enviado de meu LG-K430 usando Tapatalk
 
Caros, seguindo a lista do inicio do post, vi que há água de trés regiões de SP, mas não encontro em parte alguma uma analise da água do sistema cantareira. Alguém tem essa analise, mesmo que seja grosseira é melhor que nada... :D
 
Caros, seguindo a lista do inicio do post, vi que há água de trés regiões de SP, mas não encontro em parte alguma uma analise da água do sistema cantareira. Alguém tem essa analise, mesmo que seja grosseira é melhor que nada... :D

Não tem pq não é assim que funciona, a Cantareira fornece para vários bairros e cada um tem sua subestação de tratamento que terá valores diferentes. O ideal é descobrir a sua e entrar em contato para descobrir os valores. A última dica é que, por ser água de superfície, qualquer subestação que pegue água da Cantareira terá muito pouco mineral, dá para calcular quase como água desmineralizada.

Abs

Victor
 
Não tem pq não é assim que funciona, a Cantareira fornece para vários bairros e cada um tem sua subestação de tratamento que terá valores diferentes. O ideal é descobrir a sua e entrar em contato para descobrir os valores. A última dica é que, por ser água de superfície, qualquer subestação que pegue água da Cantareira terá muito pouco mineral, dá para calcular quase como água desmineralizada.

Abs

Victor
Eu fiz analise da minha água que é abastecida pela cantareira.

Uso o Filtro da Brastemp que de acordo com o fabricante retem mais de 75% de cloro

A água não tem praticamente na de sais

Dureza total de 49,5ppm
cloro residual 0,4 (com o Brastemp)
PH 7.2
Cloretos: 24.2
Sódio:<2.5
Sulfatos: <0,1
Magnesio: <1.00
Alcalinidade Total 39.5
 
Ok, no meu caso uso água de poço semi artesiano da minha chácara que fica em Campo Largo, 20 Km de Curitiba, quero fazer uma analise dela, alguem da região já fez? onde? quanto custa? seriam esta a lista a ser analisada?
- Calcio
- Magnésio
- Sódio
- Potassio
- Cloretos
- Sulfatos
- Bicarbonatos

O Lamas tá fazendo essa análise por R$ 300,00.
 
Não tem pq não é assim que funciona, a Cantareira fornece para vários bairros e cada um tem sua subestação de tratamento que terá valores diferentes. O ideal é descobrir a sua e entrar em contato para descobrir os valores. A última dica é que, por ser água de superfície, qualquer subestação que pegue água da Cantareira terá muito pouco mineral, dá para calcular quase como água desmineralizada.

Abs

Victor

Excelente, desmineralizada já é um parâmetro :D
 
Eu fiz analise da minha água que é abastecida pela cantareira.

Uso o Filtro da Brastemp que de acordo com o fabricante retem mais de 75% de cloro

A água não tem praticamente na de sais

Dureza total de 49,5ppm
cloro residual 0,4 (com o Brastemp)
PH 7.2
Cloretos: 24.2
Sódio:<2.5
Sulfatos: <0,1
Magnesio: <1.00
Alcalinidade Total 39.5

Ótimo ! Saimos praticamente do nada, para algo, claro que longe de ser especifico e conclusivo, mas já é de muito bom grado. :)
 
Atualização da água Porto Alegre DMAE - ETA Menino Deus.

* Resultado relativo à média do primeiro semestre de 2017.

Cálcio: 6,73 mg/L
Sódio: 8,2 mg/L
Sulfato: 15,64 mg/L
Cloreto: 10,07 mg/L
Alcalinidade total: 15 mg/L
pH: 6,2

Fluoreto: 0,7 mg/L
Potássio: 2,99 mg/L
Nitrato: 1,11 mg/L

Magnésio não me passaram, mas na avaliação passada era 2,2 mg/L.
 
Campos dos Goytacazes/RJ

Análise de água da rede (Águas do Paraíba) passando por um filtro de 5 micras seguido de dois de carvão ativado. Não lembro a data exata mas foi por volta de Maio/2017.
 

Attachments

  • water profile Campos.jpg
    water profile Campos.jpg
    101.1 KB · Views: 95
Atualização da água de Belo Horizonte, Bairro Serra.

Segue resposta da COPASA com a tabela na imagem.

Prezado Gustavo
Informamos abaixo a média de resultados de análises da água que abastece a sua região.
Na oportunidade, informamos que os resultados das análises estão de acordo com o estabelecido na portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde.
Os parâmetros Cálcio, Bicarbonato e Potássio estão implantados em nosso laboratório, mas não estão previstos na rotina de monitoramento de água distribuída.
At.
Airis Antonio Horta
Laboratório Central da Copasa

HISTÓRICO DA QUALIDADE DA ÁGUA
Bairro &#8211; Serra &#8211; Belo Horizonte

*Período 01/10/2016 a 31/10/2017
 

Attachments

  • relatorio_agua_copasa_serra_outubro_2017.PNG
    relatorio_agua_copasa_serra_outubro_2017.PNG
    8.2 KB · Views: 200
Atualização da água de Belo Horizonte, Bairro Serra.

Segue resposta da COPASA com a tabela na imagem.

Prezado Gustavo
Informamos abaixo a média de resultados de análises da água que abastece a sua região.
Na oportunidade, informamos que os resultados das análises estão de acordo com o estabelecido na portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde.
Os parâmetros Cálcio, Bicarbonato e Potássio estão implantados em nosso laboratório, mas não estão previstos na rotina de monitoramento de água distribuída.
At.
Airis Antonio Horta
Laboratório Central da Copasa

HISTÓRICO DA QUALIDADE DA ÁGUA
Bairro – Serra – Belo Horizonte

*Período 01/10/2016 a 31/10/2017

Você está trabalhando com qual valor de Cálcio?
 
A ideia desse tópico é reunir informações sobre as características químicas (relevantes para a produção de cerveja) das águas das cidades brasileiras. Compartilhe aqui os dados da sua cidade.

Listagem por ordem alfabética dos nomes das cidades:

Belo Horizonte / MG - Referente ao bairro São Luis, região da Pampulha (informações da COPASA-MG p/ período de Janeiro a Julho de 2013) - Contribuição de @gabrielfurtado

Belo Horizonte / MG (Bairro Sagrada Família, set/2014 a set/2015) - Contribuição de @leandrocosta

Belo Horizonte / MG (Bairro Sagrada Família, ago/2015) - Contribuição de @leandrocosta

Belo Horizonte / MG (Bairro Serra, média 10/2016 a 10/2017) - Contribuição de @gustavomdgc

Belo Horizonte / MG (Zona Leste, maio/2017) - Contribuição de @*******

Bento Gonçalves / RS (2/9/2013) - Contribuição de @Trindade

Bento Gonçalves / RS (média de 2014 e 2015) - Contribuição de @scantoni

Canoas / RS (Bairro Igara, data não informada) - Contribuição de @hades

Curitiba / PR (Estações Iraí e Iguaçu) - Contribuição de @aleodoni (arquivo do BeerSmith aqui)

Esteio / RS ( Estação de tratamento de Esteio, data não informada) - Contribuição de @Josimar_Becker

Florianóplis / SC (Santo Antônio de Lisboa) - Contribuição do @Ronaldo

Garibaldi / RS (Média 2014/2015/2016) - Contribuição de @Sidnei

Gramado / RS (Média de 2015 a 2017) - Contribuição de Manoel Rodrigues via lista CervaSerra

Londrina / PR (09/09/2015, média das últimas 30 análises) - Contribuição do @ticops

Niterói / RJ (outubro/2014) - Contribuição de @danielperez

Niterói / RJ (janeiro/2015) - Contribuição de @danielperez

Nova Bassano / RS - Contribuição de @rafaeldb

Paulínea / SP (04/05/2015) - Contribuição de @alanlisboa

Porto Alegre / RS (ETA Moinhos de Vento, em 25/3/2013)

Porto Alegre / RS (Bairro Anchieta, cortesia de Leonardo Sewald - Cervejaria Seasons, análise realizada pelo Green Lab em 26/05/2013)

Porto Alegre / RS(ETA Menino Deus, novembro de 2014 a fevereiro de 2015) - Contribuição do @grupis

Porto Alegre / RS(ETA São João, abril de 2014 a maio de 2015) - Contribuição do @alexandrepaz

Rio de Janeiro / RJ (Sistema Guandu, dezembro de 2016) - Contribuição de @bruno12345

Rio Grande / RS (Praia do Cassino) - Contribuição de @grupis

São José / SC (Barreiros) - Contribuição de @jairo

São Paulo / SP (Guarapiranga, abril/2017) - Contribuição de @dfcandiani

São Paulo / SP (Morumbi) - Contribuição de @leosardinha

São Paulo / SP (ETA GUARAU - 03/07/2013) - Contribuição de @Dexavator

Sapucaia do Sul / RS ( Estação de tratamento de Esteio, data não informada) - contribuição de @Josimar

Olá,

Se possível, quero saber o perfil da água de Gravataí/ RS. O abastecimento é fornecido pela Corsan.

Desde já agradeço, pela ajuda.
 
Uai, jrrocha,

você tem que pedir no órgão público responsável pelo fornecimento, ué! Ou então, procurar onde isso fica disponível.

O objetivo deste tópico é exatamente este, que as pessoas tomem iniciativa para conseguir o perfil da água de sua região e depois disponibilizem aqui pros demais.
 
Atualização da água Porto Alegre DMAE - ETA Menino Deus.

* Resultado relativo à média do primeiro semestre de 2017.

Cálcio: 6,73 mg/L
Sódio: 8,2 mg/L
Sulfato: 15,64 mg/L
Cloreto: 10,07 mg/L
Alcalinidade total: 15 mg/L
pH: 6,2

Fluoreto: 0,7 mg/L
Potássio: 2,99 mg/L
Nitrato: 1,11 mg/L

Magnésio não me passaram, mas na avaliação passada era 2,2 mg/L.


Alguém teria para passar a última análise da água Porto Alegre DMAE - ETA Menino Deus?
Obrigado.
 
Recebi dia 05/04 a análise da água da ETA Tristeza, de Porto Alegre:

Sulfato: 4,6 mg/l
Cloreto: 15,86 mg/l
Sódio: 9,19 mg/l
Cálcio: 6,24 mg/l
Magnésio: 2,49 mg/l
Dureza: 25,8
Nitrato: 1,22 N/l
Ferro: 0
Fluoreto: 0,64 mg/l
Alcalinidade total: 13,6 mg/l
pH: 6,4

Abs.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Recebi dia 05/04 a análise da água da ETA Tristeza, de Porto Alegre:

Sulfato: 4,6 mg/l
Cloreto: 15,86 mg/l
Sódio: 9,19 mg/l
Cálcio: 6,24 mg/l
Magnésio: 2,49 mg/l
Dureza: 25,8
Nitrato: 1,22 N/l
Ferro: 0
Fluoreto: 0,64 mg/l
Alcalinidade total: 13,6 mg/l
pH: 6,4

Abs.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Olá, tudo bem. Sabe me dizer se estar informações estão disponíveis no site do DMAE? Queria a água do Menino Deus que é o que abastece meu bairro.
 
Atualização da água de Belo Horizonte, Bairro Funcionários.

Segue resposta da COPASA com a tabela na imagem.
 
Atualização da água Porto Alegre DMAE - ETA Menino Deus.

* Resultado relativo à média do primeiro semestre de 2018.

Sulfato: 20,66 mg/L
Cloreto: 10,95 mg/L
Potássio: 3,15 mg/L
Sódio: 10,83 mg/L
Cálcio: 6,32 mg/L
Dureza: 25,29 mg/L
Nitrato: 0,9 mg/L
Ferro: 0,0 mg/L
Fluoreto: 0,77 mg/L
Alcalinidade total: 11 mg/L
pH: 6,2

Magnésio não me passaram, mas na avaliação retrasada era 2,2 mg/L.

PS:
Amostras analisadas no mês de Maio/2018:
pH 6,3
Cloro Residual Livre 0,88
Cloro Residual Combinado 0,65
Coliformes Totais Ausente
 
Olá,

Segue análise para Porto Alegre, ETA Moinhos de Ventos - 2º trimestre de 2018:


Estação de Tratamento de Água: MOINHOS DE VENTOS
Sulfato (mg/L): 4,77
Cloreto(mg/L): 16,33
Sódio (mg/L): 8,08
Magnésio (mg/L): 2,41
Cálcio (mg/L): 6,43
Dureza (mg/L): 25,98
Nitrato (mgNO3-N/L): 1,89
Fluoreto (mg/L): 0,7
Alcalinidade Total (mg/L): 12
pH: 6,2
 

Latest posts

Back
Top