Água gaseificada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatomiani

Well-Known Member
Joined
Dec 6, 2013
Messages
180
Reaction score
61
Bom, como o tópico contempla o ''outras bebidas'', vai a pergunta aqui mesmo!

Alguém já fez carbonatação forçada para produzir água gaseificada?

Cansei de comprar água com gás aqui, queria deixar um postmix com água direto ligado no kegerator.
Alguém que já tenha feito tem ideia da pressão utilizada? Acredito que seja maior que 1, 1,5 kgf/cm2 usado para cerveja (normalmente), mas vai que alguém já fez e me da o caminho mais fácil...

Valeu!
 
Cara, eu fiz essa experiência. Muito boa. Peguei agua de um poço artesiano. coloquei num keg barril de inos de 15 lt. carbonatei como ceva. leva uns dois a três dias pra absorver e criar um tal de acido coarbônico, (ache que é esse o nome), Ficou muito boa. Bem gaseificada. Chamo de Soda. pois na vizinha Argentina tem uma agua (não mineral) gaseificada muito boa que chamam de soda. A criançada aqui em casa adorou. Comprei suco em pó de guarana a agora faço até "refri" guaraná pra eles. Fica como os guaranas comprados. Quero experimentar com outros sucos. Como tenho um freezer horizontal brande pro meus barris, deixo sempre insalado o keg de 15 lt de agua com uma torneira pignic sempre pronto pra beber. O unico problema é que a agua congela antes da ceva (devido ao alcool), então vola e meia tem que tirar um pouco o barril pra descongelar.
Pra carbonatar eu coloco de cara uns 3,5 kgf de co2, chacoalho o barril por uns 5 minutos e deixo no refrigerador. Pronto.
 
Maravilha, essa era a intenção mesmo! Água e até um ''refrigerante''!
Fazer hoje mesmo!
E o ácido é o tal do carbônico mesmo hehehe
Valeu!
 
Estou montando meu kit post-mix e ainda estou estudando o processo de carbonatação. Com medo de estragar uma leva de breja comecei meu aprendizado fazendo refrigerante. Usei 03 garrafas de Lanjal (uma para cada 06 litros de água) e completei com 18 litros de água. Ficou parecendo Fanta. Só não sei a pressão que foi usada porque peguei o cilindro e o regulador emprestado e este regulador não regula :drunk:.
Vou comprar um Carbonator para, quando fizer um churrasco, fazer algumas garrafas PETs com refrigerante de suco natural. Será uma opção para quem não bebe.
 
ha ha.. foi a primeira coisa que a turma de casa pediu para eu engarrafar logo após o teste do envasador que construí...
água e refrescos com gás.... melhor ainda se vc tiver a tampa própria para pets(carboneitor), que já vem com a válvula... ainda não tenho... o jeito e meter no keg(30l) e depois mandar para as garrafas.
 
Cara. Se me lembro bem. O Postmix original funciona exatamente assim. Um barril de Postmix 19 com agua com gás e um de 10 com xarope. E a maquina mistura na hora de servir. Hj substituíram por sacos etc. Mas antes era sempre um Postmix só com água com gás. As vezes eu pedia no colégio e o dono do bar tirava a tampinha da maquina e apertava só um dos dois botões pra tirar so agua.
 
Aham, era isso mesmo, uma ficava xarope do refrigerante em questão mesmo...

Mas ideia aqui é um pouco diferente, fazer um suco de limão, colocar umas ervas aromáticas, açucar de cana e gás! Muito gás e bem gelada, e ver qq dá!
 
Aham, era isso mesmo, uma ficava xarope do refrigerante em questão mesmo...

Mas ideia aqui é um pouco diferente, fazer um suco de limão, colocar umas ervas aromáticas, açucar de cana e gás! Muito gás e bem gelada, e ver qq dá!

Boa tarde, estou com uma sobrinharada, exigindo do tio, beber "naquele troço que sai ceveja" kkk,

algumas dúvidas
voces que fizeram refrigerante, o limão afetou o aço interno do postmix?
quanto tempo guentou este ""refrigerante""?
qual preesão que usaram?

a criançada vai agradecer se eu conseguir fazer sair algo que eles gostem ""naquele troço""
 
Alguem mais fez refrigerante e poderia compartilhar informações? Como pressão, tempo para carbonatação e tudo mais?

Obrigado.
 
Alguem mais fez refrigerante e poderia compartilhar informações? Como pressão, tempo para carbonatação e tudo mais?

Obrigado.

Não se esqueçam somente de trocar as borrachinhas do post-mix, após fazer esses "refrigerantes", pois se for usar posteriormente para carbonatar breja, as borrachinhas impregnam o cheiro...
 
Não se esqueçam somente de trocar as borrachinhas do post-mix, após fazer esses "refrigerantes", pois se for usar posteriormente para carbonatar breja, as borrachinhas impregnam o cheiro...

legal, obrigado pela informação!!
 
Alguem mais fez refrigerante e poderia compartilhar informações? Como pressão, tempo para carbonatação e tudo mais?

Obrigado.

Cara fiz um refrigerante de guaraná esses dias. Fica bem legal, mas diferente do comercial.

Primeiro vc compra pó de guaraná, ácido citrico e açucar. Só faz um chá do pó de guaraná, coloca agua quente em cima e deixa parado, tem q deixar decantar um bom tempo, porque esse pózinho é terrível de filtrar. Depois q decantou vc pode transferir direto pra onde vc vai carbonatar ou ainda filtrar em filtro de café.

Mistura o ácido citrico, o acúcar e água, deixa gelar bem ou mistura agua gelada. Aí vc pode carbonatar direto.

A vantagem do refrigerante é que ele não espuma como cerveja, então vc pode carbonatar e servir quase que instantaneamente, se o líquido tiver gelado. A pressão de carbonatação de refrigerante tende a ser mais alta do que de cerveja. Eu usei uns 2kg no líquido a uns ~7°C. Sacudindo por uns minutos já incorporou o gás.

As quantidades, eu fui fazendo e provando então não sei dizer bem. Eu não fiz em barril dessa vez, fiz em garrafa PET 2L com tampinha carbonator. Foi mais ou menos uma colher de sobremesa de pó de guaraná... O ácido cítrico se for em cristais, vai pouco, o melhor é ir provando a medida que mistura.

Abraço
 
Back
Top