Ácido Carbônico - tempo de formação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Feb 23, 2016
Messages
10
Reaction score
3
Boa noite,

lendo diversos tópicos sobre carbonatação, sempre há referência à necessidade de formação do ácido carbônico para, no final das contas, haver a sensação de carbonatação da cerveja (ou pelo menos, a sensação tradicional de carbonatação). Porém, minha dúvida é, afinal, quanto tempo (pelo menos aproximado ou pela experiência de vocês) demora para que o ácido carbônico seja plenamente ou satisfatoriamente produzido na cerveja? EPorque o foco costuma ser em incorporar o CO2 na cerveja, a todo custo, no menor tempo possível, mas a produção do ácido carbônico parece ser uma espécie de limitante nesse processo todo.

E, daí, segue minha outra pergunta. Para aqueles que fazem a carbonatação forçada rápida, em 1 ou 2 dias, seja balançando o barril, seja colocando uma pressão superior à desejada no barril para equilibrar mais rápido, por tudo o que eu li aqui no fórum, a princípio, o ácido carbônico ainda não estaria plenamente presente, correto? Então, se eu me proponho a fazer a carbonatação forçada rápida, e beber a cerveja logo em seguida, na verdade, estaremos falando de beber uma cerveja com uma quantidade bastante reduzida de ácido carbônico, e, portanto, com uma sensação final de carbonatação efetivamente menor. É essa lógica mesmo?

Por fim, se, em geral, as reações químicas ocorrem de maneira mais rápida em temperaturas mais altas, após estabilizar a pressão do barril a baixas temperaturas, em função da maior solubilidade do CO2 na cerveja, faria sentido deixar o barril em temperatura ambiente para acelerar a produção do ácido carbônico? Existem outras medidas que eu poderia tomar para acelerar a produção do ácido carbônico, após garantir a solubilização do CO2 na cerveja e a estabilização da pressão?

Agradeço por qualquer resposta!
 
Boa noite,

lendo diversos tópicos sobre carbonatação, sempre há referência à necessidade de formação do ácido carbônico para, no final das contas, haver a sensação de carbonatação da cerveja (ou pelo menos, a sensação tradicional de carbonatação). Porém, minha dúvida é, afinal, quanto tempo (pelo menos aproximado ou pela experiência de vocês) demora para que o ácido carbônico seja plenamente ou satisfatoriamente produzido na cerveja? EPorque o foco costuma ser em incorporar o CO2 na cerveja, a todo custo, no menor tempo possível, mas a produção do ácido carbônico parece ser uma espécie de limitante nesse processo todo.

E, daí, segue minha outra pergunta. Para aqueles que fazem a carbonatação forçada rápida, em 1 ou 2 dias, seja balançando o barril, seja colocando uma pressão superior à desejada no barril para equilibrar mais rápido, por tudo o que eu li aqui no fórum, a princípio, o ácido carbônico ainda não estaria plenamente presente, correto? Então, se eu me proponho a fazer a carbonatação forçada rápida, e beber a cerveja logo em seguida, na verdade, estaremos falando de beber uma cerveja com uma quantidade bastante reduzida de ácido carbônico, e, portanto, com uma sensação final de carbonatação efetivamente menor. É essa lógica mesmo?

Por fim, se, em geral, as reações químicas ocorrem de maneira mais rápida em temperaturas mais altas, após estabilizar a pressão do barril a baixas temperaturas, em função da maior solubilidade do CO2 na cerveja, faria sentido deixar o barril em temperatura ambiente para acelerar a produção do ácido carbônico? Existem outras medidas que eu poderia tomar para acelerar a produção do ácido carbônico, após garantir a solubilização do CO2 na cerveja e a estabilização da pressão?

Agradeço por qualquer resposta!

Olá Pedroispoliveira,

A sensação de gaseificação/carbonatação da cerveja está mais relacionado com o gás carbonico em si dissolvido na cerveja. A sensação provocada pelo ácido carbônico é algo secundário, ele vai reduzir um pouco o pH da cerveja, deixando ela levemente mais ácida, o que resulta sim em um efeito sensorial, mas não o de carbonatação em si, apenas o de acidificação (leve) da cerveja.

Em relação ao tempo que leva pra ocorrer, o CO² dissolvido na água está em equilíbrio químico com o ácido carbônico formado, então a medida que se adiciona ou que o CO2 se forma na cerveja, o ácido carbônico também está sendo formado. Não há necessidade de esperar, muito menos de elevar a temperatura da cerveja.

Abraço
 
Obrigado pela resposta Tiago! O que gerou essa dúvida em mim é o fato de que muita gente diz "ahh, eu carbonatei minha cerveja em dois dias, mas se eu esperasse 1 semana estaria melhor" e esse tipo de coisa! Bem, entendi, a proporção de ácido carbônico na cerveja aumenta conforme o CO2 vai sendo incorporado à cerveja.
 
Vou começar a fazer carbonatação forcada e me veio à mesma dúvida, quanto tempo leva pra produção do tal acido carbônico ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Vou começar a fazer carbonatação forcada e me veio à mesma dúvida, quanto tempo leva pra produção do tal acido carbônico ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Não tenho embasamento sobre a sua pergunta, mas como venho fazendo a carbonatação forçada a algum tempo, notei que a cerveja começa a ficar redonda depois de 4 dias fazendo a carbonatação dela, então nas minhas levas, espero pelo menos 4 dias para começar a tomar ou engarrafar.
 
Se não der tempo de formar o acido carbônico o CO2 ser a praticamente todo despendido do líquido quando a pressão dentro da garrafa diminuir. O CO2 nunca vai ficar em forma de acido com a diminuição da pressão é aumento da temperatura ele vai desprender. Até mesmo ao tomar vc sente na boca o gás essa é a sensação da cerveja carbonatada. Quando o CO2 se liga com a água ele cria uma certa resistência, será liberado com maior dificuldade pois primeiro tem que ser quebrada essa ligação água CO2 é isso mantém o gás por mais tempo no líquido. Com relação a temperatura se vc aumentar a temperatura o gás vai tender a ficar na superfície é não em contato com a cerveja. Se não estiver em contato com a água vai ser difícil reagir e formar o ácidocarbônico (por isso agitamos o barril para aumentar as colisões entre o gás e o liquido). Com a temperatura baixa o gás tende a diminuir sua cinética é ficar mais estável.
 
Já sofri com essa história de forçada rápida... até eu entender direito o procedimento...
Mas de qualquer maneira, a melhor forma é colocar no freezer, regular a pressão e deixar 1 semana.

Já pegou barril de 20 litros e ficou chacoalhando até estabilizar?? cansa bastante.. imagina com barris maiores.. começei a usar barril por causa do trampo de envasar na garrafa, fiz algumas vezes essa de chacoalhar aí pensei, não faz sentido, trampo por trampo não preciso gastar o dinheiro da parafernalha toda...
 

Latest posts

Back
Top