Witbier - Críticas e Sugestões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gaanunes

New Member
Joined
Feb 13, 2017
Messages
3
Reaction score
0
Olá a todos!

Pretendo brassar uma witbier até o final desse mês e, após ler sobre o estilo e algumas receitas espalhadas aqui pelo fórum, montei a minha:

Receita para 10 L no fermentador

Grãos
1,1kg de trigo não maltado
1,1kg de Malte Pilsen
120g de aveia em flocos

Fervura
8g de lúpulo Perle - 60 min(essa quantidade realmente está boa? o que acha? estou sem o Beersmith, utilizei o site brewersfriend e ele confirmou essa quantidade para o estilo)
4g de sementes de coentro moídas - 10 min
8g de casca de laranja - 10 min
8g de casca de limão siciliano - 10 min
4g de gengibre - 10 min

Fermento M20 Mangrove Jack's


Quanto às especiarias, essas quantidades são adequadas? Tenho medo de errar a mão e a cerveja perder o equilíbrio, com algum aroma ou sabor se sobrepondo demais.

Uma outra dúvida que me aflige, li bastante coisa pela internet mas não consegui me resolver: devo fazer parada protéica?

Finalmente: como estou sem o Beersmith (é a crise), estou com alguma dificuldade em determinar o volume de água para a mostura e para a fervura. Posso usar a proporção 2,5~3 litros por kg de grãos para a mostura e 1,5x o volume da mostura para a lavagem?


Muito obrigado!
 
Pela quantidade de especiarias, não creio que você terá problema de aroma excessivo ou dominando. Acho até que pode ficar com pouco aroma. Minha experiência com Witbier é que o aroma atenua bem durante a maturação, então eu dou uma carga boa nas cascas. Mas testa primeiro com a quantidade estabelecida, e dai veja se tem necessidade de correção para o que você imagina.

Gengibre é o único que pode dominar seu aroma. Mas não vejo uma quantidade alta aí.

Quanto à levedura, nunca usei. Mas já ouvi falar muito bem dela. Minha próxima witbier eu vou usar.

A parada protéica, a meu ver, deve fazer. Trigo não maltado tem muita proteína com alto peso molecular, e pode lhe gerar alguns problemas se não fizer (ainda mais nessa quantidade de trigo). Uma parada de 10 a 15 minutos a 50°C só tem a acrescentar.

E a proporção de água para malte e o cálculo para a lavagem é isso aí mesmo.
 
Vai tranquilo no mangrove. Deixa o frutado perfeito pra wit. Já fiz quatro wits e ele não deixou nada a desejar.

Recomendo também a parada proteica.

Quanto às quantidades de especiarias, cascas de limão e laranja estão na quantidade perfeita pra mim pra 10l, próximo a 1,5g litro e a 10min de fervura. É o que faço. Se você macerar de leve os 4g de coentro, acho que ele não vai aparecer. Use essa quantidade mas de uma amassada a mais, mas sem virar pó! O gengibre é fresco? Se sim, acho ok os 4g.
 
A que fiz tá bem parecida, usei 1,5g/L de casca de laranja, 0,5g/L de coentro e 0,25g/L gengibre.

Não dá pra dizer que algum se destacou. O gosto e aroma de laranja muito bom e forte ao ir para o fermentador, mas 5d depois parece que sumiu totalmente, mas tá cedo pra dizer. Nao percebi coentro ou gengibre, mas pra ter certeza só depois da maturação.

Lúpulo usei Magnum, Acho que o Perle vai muito bem tbm, na wit anterior usei o hersbrucker, agora to buscando um perfil um pouco diferente. Busco mais amargor (Magnum) do que aroma (hersbrucker).

Usei duas vezes o m21 wit da mangrove e o m20 pra Weiss. Elas ficam beeem diferentes, só iria sugerir a vc experimentar o m21.

Abs

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Verdade, vmsouza, o M20 é o pra cerveja de trigo. Não percebi na hor. Eu escrevi M20 (acompanhando o colega do post original) pensando no M21. Ou seja, uso o M21 nas minhas wits e concordo com vc, vão dar resultados diferentes.
 
Bom dia, amigo.

Eu costumava fazer levas de 10 litros com BIAB e usava aproximadamente 18 litros de água no total.

Se você não estiver no BIAB, sugiro, antes da parada proteica, um descanso de uns 10 a 15 minutos a 45º C para maior ação da beta-glucanase (por conta da maioria do grist ser composta de trigo + aveia). Fora isso, antes da lavagem, você pode fazer um mashout porque também ajuda a evitar entupimentos, o mosto fica mais "líquido" nessa temperatura.

Por fim, se você for fazer o teste do iodo, não sei o motivo mas comigo aconteceu, e conversando outros colegas disseram o mesmo (pode pesquisar aqui no fórum que tem alguns relato), de o teste de iodo continuar roxo mesmo depois de duas horas de sacarificação.

Boa sorte na brassagem.
 
boa tarde! Na witbier é necessário moer a aveia para dar uma quebradinha, ou coloca os flocos inteiros?
Obrigado desde já!
 
Olá a todos!

Pretendo brassar uma witbier até o final desse mês e, após ler sobre o estilo e algumas receitas espalhadas aqui pelo fórum, montei a minha:

Receita para 10 L no fermentador

Grãos
1,1kg de trigo não maltado
1,1kg de Malte Pilsen
120g de aveia em flocos

Fervura
8g de lúpulo Perle - 60 min(essa quantidade realmente está boa? o que acha? estou sem o Beersmith, utilizei o site brewersfriend e ele confirmou essa quantidade para o estilo)
4g de sementes de coentro moídas - 10 min
8g de casca de laranja - 10 min
8g de casca de limão siciliano - 10 min
4g de gengibre - 10 min

Fermento M20 Mangrove Jack's


Quanto às especiarias, essas quantidades são adequadas? Tenho medo de errar a mão e a cerveja perder o equilíbrio, com algum aroma ou sabor se sobrepondo demais.

Uma outra dúvida que me aflige, li bastante coisa pela internet mas não consegui me resolver: devo fazer parada protéica?

Finalmente: como estou sem o Beersmith (é a crise), estou com alguma dificuldade em determinar o volume de água para a mostura e para a fervura. Posso usar a proporção 2,5~3 litros por kg de grãos para a mostura e 1,5x o volume da mostura para a lavagem?


Muito obrigado!

A minha receita é bem parecida, mas não uso o gengibre.

Eu mudaria as proporções de cascas de laranja e limão siciliano, pois nessas proporções ficará praticamente imperceptível.

Eu uso nessas quantidades (já adaptado para os seus 10 litros) e já fica sutil:

16g casca de laranja
10g casca de limão siciliano

De coentro está bom, pois mais que isso ele fica muito evidente.

Quanto ao gengibre, não faço a mínima ideia de como ficaria com 4g, pois nunca usei
 
Back
Top