Witbier - Crítica a receita

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jdeiro

Well-Known Member
Joined
Jun 15, 2013
Messages
81
Reaction score
12
Caros,

Minha próxima leva será uma witbier. Tentei fazer uma receita simples e gostaria de suas opiniões.

No BrewToad a FG está ficando fora do estilo, mas sinceramente acho que é exagero.

Segue a receita:

Tipo: All Grain / BIAB
Eficiência: 75%
Quantidade: 18L
Tempo de Fervura: 60min

Grãos:
2kg Malte Pale (56%)
1.3kg Trigo não maltado (36%)
250g Malte de Trigo (7%)

Lúpulos:
5g de Nugget (40min)
10g de Centennial (15min)
10g de Saaz (5min)

Adjuntos:
25g de semente de coentro (5min)
10g de raspas de casca de limão siciliano (5min)

Fermento: Bio4 Wit (SY067)

OG: 1050
FG: 1013
18 IBU
4.8% de álcool

Abs
 
jderio,
vc está procurando por uma witbier clássica?
Se for isso, uma receita 50% malte pilsen e 50% trigo não maltado em grãos resolve.
Nada de lúpulo de sabor e aroma. Só uma adição de amargor é suficiente (60min).
Use aveia pra dar corpo e melhorar a espuma.
25 g de coentro será demais, a não ser que goste muito!
 
Concordo com o Luis Otavio quanto ao coentro. Eu, particularmente, usaria no máximo 1/4 da quantidade que está na receita. 200mg/litro já são suficientes para que ele seja perceptível e com 500mg/litro já fica bem destacado (considerando sementes moídas).

Depois da fermentação, se você achar que faltou coentro, basta fazer um chá e misturar na hora de engarrafar (ou seja, bem mais fácil de corrigir do que se você usar coentro demais).

O resto tá tranquilo. O centennial, embora não seja tradicional do estilo, cai bem em cervejas assim.
 
Vou ajustar a receita então, meus amigos.

Já mandei virem 100g de Nugget e 100g de Saaz, vocês acham que não preciso deles ou acrescento tudo aos 60min?

O Centennial, na verdade, é só porque já tenho ele e gosto muito do seu sabor.

Quanto de aveia devo acrescentar? Uns 5%? E tiro o trigo maltado?
 
A composição de grãos tradicional é 50/50 pilsen e trigo não maltado, eventualmente com 5-10% de aveia. Mas a sua receita está OK, não vejo necessidade de mexer nos grãos nem na lupulagem.
 
Pessoal, vou fazer minha 4º leva amanhã, minha primeira Witbier. Comprei Malte Pilsen e Trigo em flocos, Lupulo East Kent Goldings e fermento WB-06, comprei tb casca de laranja amarga e coentro.
Minha dúvida, nunca tinha visto trigo em flocos antes, eu devo moer ele assim como moe o malte? ou seria só misturar ele inteiro com o malte já moido?

Obrigado e abraços
 
A receita que eu elaborei no beersmith ficou assim:

Tamanho do lote = 25l.
3 kg Malte Pilsen
2.5 kg Trigo em flocos
30g.Goldings east kent (fervura 90 mim.)
25g casca laranja amarga
10g coentro moido
1 pct. WB-06

Calculei 16l. de água para a brassagem e 24l. para lavagem..
90 mim de fervura é muito?
perfil de mostura 30 mim. a 50ºC / 60 mim. 66ºC

Alguém gostaria de dar uma sugestão? é minha primeira wit...
Abs
 
Galera vou fazer a wit hj... ninguem mais experiente pra dar uma sugestao da minha receita?

Abs
Danilo
 
Brother na boa, eu nao colocaria 90 min e sim 60. E faria também um leve repouso felúrico e protéico.
 
Blz Rins, vou fazer a fervura de 60 min então..

Quanto ao repouso proteico e feúrico. O proteico seria esses 30mim a 50ºC, né?

O feúrico é só deixar uns 15 mim. a 45ºC que já está bom?

Obrigado pela força!
Abs
 
A minha está acabando de fermentar, passei ontem pro cold crash.

Tirei a amostra para medir a FG (que ficou em 1018, um pouco acima do que queria) e está bem aceitável, mas acho que faltou um pouco mais de laranja.

Como usei a casca de laranja seca, que se usa para chá, acho que da próxima vez vou colocar uma quantidade maior e fazer uma infusão em vodka ou água quente antes.
 
Exatamente danilo, o protéico se fosse você deixaria apenas 20 minutos, nao precisa mais do que isso
 
Ok Rins! Ontem nao consegui fazer. Vou fazer hj a tarde. Vou fazer como vc sugeriu depois eu posto o resultado.

Jdeiro, oque seria esse cold crash? Vc abaixa a temperatura no fim da fermentação?

Abs
 
Exatamente, Danilo. Para clarificar a cerva e fazer o fermento baixar.

Amanhã engarrafo ela.
 
Eu fiz a Wit na sexta, tudo certinho se não fosse um detalhe, eu esqueci de fazer o mash out.. heheheh será qu vai ficar ruim? Não tá fermentando uma blz, tá bem devagar... acho que vou ter que fazer outra.. hehe
 
Fica tranquilo. O mash out não é um ponto crítico.

Qual foi a OG? Qual a temperatura de sacarificação? Em que temperatura tu estás fermentando?

Nem sempre o airlock representa fielmente o que está ocorrendo dentro do fermentador. Qualquer problema de vedação já vai dar uma falsa impressão.
Eu nunca deixo menos de 7 dias em fermentação primária. Geralmente são 14 dias entre primária e secundária.
Nas cervejas que levam trigo, eu não prolongo muito a maturação. Gosto da turbidez e também de sentir alguma presença de fermento.
Fermentação exige paciência. Tem que dar tempo para o fermento fazer cerveja.
 
Fala Zerosa,

A OG ficou em 1.045, acho que porque eu fiz fervera de apenas 60 min.
To fermentando em 16ºC com o sensor do TIC17 na parede do fermentador, para que puxe mais pro cravo do que pra banana.

A sacaraficação eu calculei em fazer aos 66ºC, mas ficou um pouquinho acima disso, no meu termometro desses de mercurio ficou no 66, mas no termometro digital ficou entre 67 e 68, na realidade eu não sabia em qual confiar, hehehe.

Bom, tá lá borblhando, vamos ver oque dá.. quando eu percebi que tinha esquecido do mash out eu estava recirculando a 10mim. então recirculei mais um pouco e parti pra lavagem e fervura pois assim eu desativaria as enzimas, mas acho que foi outro erro, a cerveja não parece ter ficado com a mesma qualidade que quando eu recirculo 1 hora ou mais..

Quando parar de fermentar eu vou abrir para passar pra outro balde para maturar eu posto aqui como ficou...

Abs
Danilo
 
Olá galera, farei uma wit amanhã, minha primeira.

Porém, tenho uma dúvida bem chata: comprei casca de laranja amarga na WE, me recomendaram usar 2,5g disso pra cada 25L. Vou fazer uma leva de 25L mas vejo TODAS as receitas na internet que usam VINTE gramas de casca de laranja amarga...

essas cascas de laranja que o pessoal tá usando na internet é a comum que vende em casa de especiarias que talvez nao seja tão "concentrada" comparando com as que se vende na WE??

agora não sei se uso os 20g dessa que comprei na WE ou se uso apenas 2,5g mesmo...
 
olá!

tenho uma wit fermentando no quarto dia já aqui, tomei uns golinhos e nao senti nada do coentro, nadinha. Coloquei 14g, to pensando em colocar talvez mais uns 10g pra ferver como chá e jogar na hora do envase (como eu li por aí que dá tambem se nao quiser o dry hopping)
 
não, 2,5g para cada 25L mesmo... Pois usaram apenas 5g para uma leva de 50L...

se fosse 2,5g/L, para 20L ja daria 50g, que é demais mesmo

já fiz a wit, está fermentando no quarto dia, quase não sinto a laranja (coloquei 9g) e o coentro que coloquei 14g nao senti ainda...

estou pensando em fazer um chá com mais um pouco das duas pra misturar na hora do envase
 
Concordo com o Luis Otavio quanto ao coentro. Eu, particularmente, usaria no máximo 1/4 da quantidade que está na receita. 200mg/litro já são suficientes para que ele seja perceptível e com 500mg/litro já fica bem destacado (considerando sementes moídas).

Depois da fermentação, se você achar que faltou coentro, basta fazer um chá e misturar na hora de engarrafar (ou seja, bem mais fácil de corrigir do que se você usar coentro demais).

O resto tá tranquilo. O centennial, embora não seja tradicional do estilo, cai bem em cervejas assim.



Paulo, na minha leva que foi pro fermentador 23L, está no quarto dia de fermentação, nao sinto gosto de coentro e da laranja quase nada, sutil demais talvez. Usei 14g de coentro moído (quebrei com um martelo até rachar as sementes) e 9g de casca de laranja curaçao amarga...

quando resfriei senti um amargor ruim, mas que agora depois de 4 dias fermentando o amargor saiu devido a atenuaçao já.

a dúvida é: se eu fizer um chá com mais casca de laranja e jogar no balde de mosto na hora do envase... não vai ter um amargor depois? porque não vai mais atenuar pro amargor sair, certo?
 
Pessoal, vou fazer minha 4º leva amanhã, minha primeira Witbier. Comprei Malte Pilsen e Trigo em flocos, Lupulo East Kent Goldings e fermento WB-06, comprei tb casca de laranja amarga e coentro.
Minha dúvida, nunca tinha visto trigo em flocos antes, eu devo moer ele assim como moe o malte? ou seria só misturar ele inteiro com o malte já moido?

Obrigado e abraços

Danilo, conte sua experiência com witbier e WB-06. Quais as alternativas de levedura seca para wit?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Danilo, conte sua experiência com witbier e WB-06. Quais as alternativas de levedura seca para wit?

Sds,

Fabiano da Mata


Usei T-58 na minha wit para não pegar gosto de banana ou cravo.

descrição do T-58: Uma levedura selecionada por seu sabor esterificado um tanto apimentado e condimentado.

no geral li que era mais indicado esse do que o WB-06 para uma wit
 
Ressussitando o tópico. Galera, estou com uma dúvida. Pretendo brassar uma witbier esses dias. Porém não quero usar o malte de trigo, e sim flocos de trigo. Eis que me pergunto, qual seria o potencial diastático do trigo em flocos. O beersmith fa um potencial de 1036, e fique bem desconfiado desse valor.
A receita seria
50% pilsen
50% flocos de trigo.
Alguém ai pode ajudar
Obrigado
 
Back
Top