witbier 10 l - iniciante

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bertier10

Member
Joined
Sep 17, 2015
Messages
11
Reaction score
0
Olá Pessoal, estou engatinhado nesse apaixonante mundo da produção de cerveja e para primeira brassagem resolvi começar por uma witbier. Li as receitas de amigos aqui no fórum e decidi "copiar". Gostaria de opniões de vocês quanto aos ingrediente e processo. Caso tenha alguma nomenclatura errada ou processo me desculpe pois ainda estou começando.

1300g de malte chateau pilsen (2rs);
1300g de trigo não maltado;
100g de aveia em flocos;

15g de lúpulo perle (60 min)

15g de casaca de laranja
12g de coentro

10g de levedura M20.

Mash in - 90min a 67ºc
Mash out - 15min a 76ºc
Batch Sparge - 76ºc até completar 12 litros para a fervura.

Fervura 60 min
15g Casca de laranja e 15g coentro nos 5 minutos finais da fervura.

1ª Fermentação iniciando em 18ºc indo até 24ºc.
2ª Fermentação 25ºc por 3 dias.
Clarificação/Maturação 7ºc por 7 dias.
Refermentação/Carbonatação na garrafa 15 dias.
 
Eu pessoalmente acho que seria melhor t58 para witbier, m20 é usado pra weissbier, gera características diferentes pra cerveja.

Outra coisa é o uso de trigo não maltado nessa quantidade e aveia, como é o teu equipamento de filtragem? Pra ser a primeira brassagem e não conhecer o equipamento ainda, as chances de entupir são bem grandes.
 
Danielsantos, o inativar na lavagem seria interromper o processo após os 90mim às 67° com o iodo negativo....e realizar o Batch Sparge? isso da diferença no resultado final ou é apenas para otimizar o tempo? Obrigado pela resposta
 
Fagner, seguindo o seu conselho e lendo outras informações realmente verifiquei que o t58 seria o mais adequado ao estilo e para chegar onde desejo.
Sobre o filtro, eu vou utilizar uma "bazzoka" adaptada.
Obrigado pela dica
 
Olá Pessoal, estou engatinhado nesse apaixonante mundo da produção de cerveja e para primeira brassagem resolvi começar por uma witbier. Li as receitas de amigos aqui no fórum e decidi "copiar". Gostaria de opniões de vocês quanto aos ingrediente e processo. Caso tenha alguma nomenclatura errada ou processo me desculpe pois ainda estou começando.

1300g de malte chateau pilsen (2rs);
1300g de trigo não maltado;
100g de aveia em flocos;

15g de lúpulo perle (60 min)

15g de casaca de laranja
12g de coentro

10g de levedura M20.

Mash in - 90min a 67ºc
Mash out - 15min a 76ºc
Batch Sparge - 76ºc até completar 12 litros para a fervura.

Fervura 60 min
15g Casca de laranja e 15g coentro nos 5 minutos finais da fervura.

1ª Fermentação iniciando em 18ºc indo até 24ºc.
2ª Fermentação 25ºc por 3 dias.
Clarificação/Maturação 7ºc por 7 dias.
Refermentação/Carbonatação na garrafa 15 dias.

Olá bertier10,

Eu acho que as rampas não estão condizentes com a receita.
Pra essa quantidade de trigo não maltado (considerando a aveia dentro), sinto bastante necessidade de uma parada na temperatura da b-glucanase, pelos 42ºC, uns 10 minutos. Pode acabar tendo problema na filtragem se não fizer.

De qualquer forma, pra primeira brassagem, eu aconselharia vc a escolher uma receita diferente. Se vc faz muita questão de fazer uma witbier, trocaria todo o trigo não maltado por malte de trigo e eliminaria a aveia. Só pra evitar um possível stress com entupimentos e tal, logo na primeira brassagem. Ótimas wits usam malte de trigo.

Abraço
 
Boa noite! Porque você não usa um saco de voal, tornando-se um biab, você não teria problema com entupimentos, ou então você terá de adicionar casca de arroz em sua receita... Minha próxima brasagem será uma wit também... Não vejo problema na receita pesquisei muito para minha receita, o normal é 50/50 mesmo eu trocaria o fermento para o t58, e adicionaria um pouco de malte acidificado. Boa brasagem e nos relate como foi a experiência!
 
Obrigado pelas informações Tiago.

Sobre os ingrediente por falta de informação ja realizei a compra...então terei que utilizar. A parada na temperatura de 42°C é apenas para reduzir o problema na filtragem ou altera corpo/sabor.
Apenas para entender como ficaria a parada: subo a temperatura e permaneço por 10 min em 42°C e aumento a temperatura para 67° e permaneço por 90mim ?

Muito obrigado mesmo pelas dicas..da próxima vez irei pesquisar bem os ingredientes.
 
Obrigado pelas informações Tiago.

Sobre os ingrediente por falta de informação ja realizei a compra...então terei que utilizar. A parada na temperatura de 42°C é apenas para reduzir o problema na filtragem ou altera corpo/sabor.
Apenas para entender como ficaria a parada: subo a temperatura e permaneço por 10 min em 42°C e aumento a temperatura para fervura, a partir da fervura permaneço por 60 mim?

Muito obrigado mesmo pelas dicas..da próxima vez irei pesquisar bem os ingredientes.

Sem problemas. É uma receita boa e perfeitamente realizável.

Todas as etapas na mosturação devem ser em ordem crescente de temperatura, nunca decrescente. Senão vc já inativou aquela enzima da temperatura mais fria.

Sendo assim inicie a infusão a 42ºC, mantenha por 10 minutos e comece a elevar a temperatura até os 67ºC que vc planeja utilizar pra converter o amido.

Sim, existe alteração nos aspectos do mosto e da cerveja. B-glucanos são derivados da celulose, deixam a cerveja e o mosto com aspecto gomoso, pegajoso e com alta viscosidade. E isso que atrapalha a filtração. Uma parada de 10min na temperatura que realiza a quebra desses b-glucanos deve reduzir o suficiente pra não dar problemas, mas ainda assim manter a cremosidade que esses ingredientes conferem na cerveja. Ressalto que é importante vc realizar essa etapa quando usa esses grãos não-maltados (trigo, cevada, aveia) porque eles possuem um teor bastante alto de b-glucanos.

Abraço
 
Olá emersonsouza, vou estudar um pouquinho sobre o BIAB, deu uma breve lida em algumas informações e já vi que não é realizado a Batch Sparge...com isso acredito que o meu volume final em litros será menor. Tenho que entender o quanto em litros entraria com água no mostro e se adicionaria mais água para fervura. Obrigado pela dica.
 
Tiago Schaumlöffel, muito obrigado pelas suas explicações esta me ajudando bastante.
Vou realizar a brassagem no inicio de outubro, até la posso estudar bastante a receita e os processos.
 
Realizei uma simulação no beersmith 2.0 mobile e ele pediu alguns ajustes na formula. Me preocupei bastante no ajuste das configurações. Agora acredito que tenha mais propriedades para vocês avaliarem.

1100g de malte pilsen;
1100g de trigo não maltado;
100g de aveia em flocos;
15g de lúpulo perle (60 min)
15g de casaca de laranja
12g de coentro
10g de levedura T58.

Mash in – colocar na panela 6 litros de água à 44,9 °C, ao atingir a temperatura introduzir os ingredientes (Marte pilsen Trigo não maltado e aveia em flocos)
10 mim a 42°
90min a 67ºc ------ iodo negativo -- próximo passo
Mash out - 15min a 76ºc
Batch Sparge - 76ºc até completar 12 litros para a fervura.(aproximadamente 8 litro de água na temperatura de 76ºc.

Fervura 60 min
15g Casca de laranja e 15g coentro nos 5 minutos finais da fervura.

1ª Fermentação iniciando em 18ºc indo até 24ºc.
2ª Fermentação 25ºc por 3 dias.
Clarificação/Maturação 7ºc por 7 dias.
Refermentação/Carbonatação na garrafa 15 dias.

ABV: 5,14%
OG: 1,051 SG e FG: 1,012 FG
IBU: 17,8 Color: 3,7 SRM

O que mudou na receita anterior foi o redução da quantidade de ingrediente. Gostaria de saber se a quantidade de água tanto na mostura quanto na lavagem estão corretas?
mais uma vez obrigado
 
Em relação a água eu utilizo ela total na mistura, algo entre 6 litros para cada 1 kg de malte... Na verdade inicio a mistura com 15,3 litros... Eficiência entorno de 75%.
 
Emerson, com essa quantidade vc não realiza o Batch Sparge, vc utiliza o BIAB né? Ótima eficiência.
 
Não...utilizo água total na mostura, no meu caso tenho uma panela de 20lt, com 2,700 de malte não a necessidade de mais água, se eu fosse utilizar mais malte... Receita de dipa ou que utilize muito grãos ai sim faço uma lavagem dos grãos...mas isso em virtude de minha panela ser de 20lt se ela fosse de 22 ou mais usaria mais água na panela...isto para levar 10lt para o fermentador.
 
Muito legal Emerson, como vai ser minha primeira vez vou avaliar todo o processo e conhecer os meus equipamento...acredito que nas próximas brassagens terei mais propriedade para decidir qual será o melhor processo.
 
Abri a minha primeira garrafa!!!

Tive vários problemas de iniciante durante o processo de produção.
- Utilizei um sacarômetro que media a densidade apenas até 10 °P, sendo que a minha densidade esperada pós fervera seria de 12,8°P ou 1.053 OG.Não chegaria nunca kkk
- Meu fogão demorou muito para iniciar a fervura, com isso tive muita perda.
- Como o sacarometro não mostra nenhuma medida adicionei água até chegar a 10°P....ajustando om a temperatura obtive 1.045.

Deixei por 3 dias a temperatura da geladeira em 13°C..não tenho como controlar e medir a temperatura no fermentador.
Deixei por mais 3 dias a temperatura de 24°C (o fermentador ficou em uma caixa de papelão com um lampada)
Passei para um maturador e deixei a 3°C por 7 dias.
No priming usei 10mg/litro de açucar.
Após engarrafado deixei a temperatura ambiente por 9 dias até a abertura da primeira garrafa para avaliação.

- Estava com gás kkkkkk
- Apesar de na foto não estar no copo correto ficou evidente a quantidade de espuma.
- Não senti o sabor do coentro (esqueci de quebrar a semente)
- Aroma e gosto de laranja evidente.
- Um pouco aguada pela adição equivocada de agua pós fervura.

Por ser a primeira cerveja gostei bastante porém vou estudar os processos para melhorar na próxima brassagem.

OG: 1.045
FG: 1.013
ABV: 4,3%
 

Attachments

  • Screenshot_2015-10-26-17-47-08.png
    Screenshot_2015-10-26-17-47-08.png
    556.8 KB · Views: 115

Latest posts

Back
Top