Whirpool com bomba

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

waguinho

Active Member
Joined
Feb 16, 2017
Messages
30
Reaction score
8
Amigos, visitando algumas cervejarias de vanguarda em Boston notei que quase 100% delas estão adicionando 100% dos lúpulos para aroma após o flame-off, assim que se inicia o whirpool. Minha ideia é fazer um wort whirpool com bomba na saída do registro e retornando para um tubo de cobre preso à panela . Na ponta do tubo, há uma dobra que acompanha a curvatura da panela para deixar o whirpool contínuo. Meu único receio é o entupimento do registro, mesmo com a tela metálica que coloco. Alguém tem experiência com esse tipo de whirpool?
 
Sim, fiz um furo na parte superior da panela e coloquei um cotovelo com compressão pra tubo de 1/2".

O resto das conexões são as comuns pra instalação de válvula em panela, com a diferença de que eu decidi colocar direto um engate rápido do tipo camlock (até pela altura do furo):

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=-Rvk6h7HzD0[/ame]

Serve tanto pra adições tardias (whirlpool additions) quanto para agilizar o tempo de resfriamento (usando chiller de imersão).

Usando lúpulos em pellets e levando em conta que as conexões são de 1/2" não acredito haver problema de entupimento.
 
Sim, fiz um furo na parte superior da panela e coloquei um cotovelo com compressão pra tubo de 1/2".

O resto das conexões são as comuns pra instalação de válvula em panela, com a diferença de que eu decidi colocar direto um engate rápido do tipo camlock (até pela altura do furo):

https://www.youtube.com/watch?v=-Rvk6h7HzD0

Serve tanto pra adições tardias (whirlpool additions) quanto para agilizar o tempo de resfriamento (usando chiller de imersão).

Usando lúpulos em pellets e levando em conta que as conexões são de 1/2" não acredito haver problema de entupimento.

Cara, você já teve problema com pressão. Não tinha testado com água fervendo, mas minha bombinha não conseguiu expurgar o ar da mangueira, já que o tubo estava dentro do líquido, não funcionou. O fluxo estava ok e a bomba abaixo do nível do registro, como faço na recirculação.
 
Não tive problema não. Mas uso uma chugger, e ela é bem parruda.

Uma coisa que fiz por recomendação foi apertar a saída do cano, pra aumentar a velocidade do líquido. Seria algo tipo estrangular a ponta de uma mangueira, mesmo efeito.
 
Back
Top