Whirlpool e resfriamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
May 28, 2020
Messages
14
Reaction score
1
Location
Goiânia
Olá, Já fiz algumas poucas brassagens mas nunca fiz o whirlpool, por isso gostaria de saber qual a melhor opção levando em consideração o tempo de resfriamento (Faço levas de 10 litros e resfriamento na bacia com gelo)

1) Faço o whirlpool após a fervura, aguardo 20 minutos e transfiro para o balde fermentador (sifonando com mangueira de silicone) e coloco no gelo para resfriar logo em seguida
2) Faço o Whirpool com o caldeirão onde fiz a fervura já no gelo (ainda quente) e aproveito para resfriar com o cone de trub já se formando e só depois, já na temperatura de fermentação trasfego para o balde.

Além da questão da eliminação do trub e acidez ainda fico preocupado com o aumento de chances de contaminação.

Obrigado!
 
Salve confrade!
Eu iria pela segunda opção. Eu já tive bons resultados fazendo dessa forma, resfriando a panela com o mosto num isopor com água e gelo por uns minutos e finalizava com um whirpool manual por mais uns minutos ainda com a panela dentro do isopor sendo resfriada. Quase alcançada a temperatura, já ia hidratando a levedura e aproveitava essa trasfega da panela pro fermentador (splash), já que o mosto já vai estar frio, pra inocular e completar a trabalheira. 😅
 
Salve confrade!
Eu iria pela segunda opção. Eu já tive bons resultados fazendo dessa forma, resfriando a panela com o mosto num isopor com água e gelo por uns minutos e finalizava com um whirpool manual por mais uns minutos ainda com a panela dentro do isopor sendo resfriada. Quase alcançada a temperatura, já ia hidratando a levedura e aproveitava essa trasfega da panela pro fermentador (splash), já que o mosto já vai estar frio, pra inocular e completar a trabalheira. 😅

Estava pensando em fazer o whirlpool ainda no início do resfriamento para aproveitar o mosto ainda "quente" e já sifonar para o balde, assim retiraria o trub e ajudaria no resfriamento.

Se eu fizer o splash o whirlpool não perderia um pouco a eficácia do resultado?
 
Estava pensando em fazer o whirlpool ainda no início do resfriamento para aproveitar o mosto ainda "quente" e já sifonar para o balde, assim retiraria o trub e ajudaria no resfriamento.

Se eu fizer o splash o whirlpool não perderia um pouco a eficácia do resultado?

Na verdade não, o Whirpool é justamente pra concentrar o Trub no meio da panela e ele não sair, o splash é necessário para oxigenação do mosto. Caso faça um bom whirlpool não corre risco do trub sair, cuidado na turbulência na hora de mexer com a panela, isso pode prejudicar o whirlpool que fez. Eu tenho aquelas peneiras que passo por ela na hora do splash pra ter certeza que nada vai pro fermentador. Pode ser uma boa pra você.
 
Na verdade não, o Whirpool é justamente pra concentrar o Trub no meio da panela e ele não sair, o splash é necessário para oxigenação do mosto. Caso faça um bom whirlpool não corre risco do trub sair, cuidado na turbulência na hora de mexer com a panela, isso pode prejudicar o whirlpool que fez. Eu tenho aquelas peneiras que passo por ela na hora do splash pra ter certeza que nada vai pro fermentador. Pode ser uma boa pra você.
Muito obrigado! Vou tentar essebfim de semana.
Vi em vários locais que o Whirlpool deveria ser feito vom o mosto quente, por isso a dúvida
 
Eu faço o Whirlpool já resfriando o mosto, faltando 15 min pro fim da fervura coloco meu chiller de imersão para o mosto fervendo já esterilizar. Quando acaba a fervura imediatamente já faço o whirlpool e vou resfriando o mosto enquanto o trub decanta. Nunca deu erro.
 
Eu faço o Whirlpool já resfriando o mosto, faltando 15 min pro fim da fervura coloco meu chiller de imersão para o mosto fervendo já esterilizar. Quando acaba a fervura imediatamente já faço o whirlpool e vou resfriando o mosto enquanto o trub decanta. Nunca deu erro.

Valeu demais pela ajuda, hoje vou testar com uma brassagem nova de Red Ale pra ver o que dá!! 🍻
 
Back
Top