Whirlpool com bomba

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gamaral

New Member
Joined
Aug 26, 2017
Messages
2
Reaction score
0
Pretendo furar a panela para colocar um conector e um joelho com espigão para fazer o whirlpool com a bomba.

Duvida: será mais eficiente no meio da panela, no fundo ou no topo?


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Já pensei sobre isso. Para recirculação acredito que teria que ser no topo, para whirlpool não sei. Eu também pretendo fazer essa furação e estou com esta exata dúvida, mas pretendo apenas para recirculação.
 
Já pensei sobre isso. Para recirculação acredito que teria que ser no topo, para whirlpool não sei. Eu também pretendo fazer essa furação e estou com esta exata dúvida, mas pretendo apenas para recirculação.



Para recirculação faria em cima também.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Gamaral,

Quando montei meu brewstand fiz um furo que ficava aproximadamente 75% acima do fundo da panela, ele ainda ficava submerso pelo mosto, coloquei o um joelho e ainda uma redução (1/2 para 1/4) para aumentar a vazão. Utilizo uma bomba de 1/2 cv inox e digo com a experiência que tive. Faça na mão.... tem que ser uma bomba com uma vazão tremenda para se comparar ao resultado manual. Bom, pelo menos nos testes que fizemos. Então por fim, soldei o furo para tampar e retirei o sistema de whirlpool com bomba.
 

Attachments

  • 34055bed0f.jpg
    34055bed0f.jpg
    14.8 KB · Views: 77
O furo tem que ser baixo:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=7ihacppY0QM[/ame]

Até porque se fizer muito em cima e de repente decidir fazer um volume menor na brassagem corre o risco de o mosto ficar abaixo do ponto do whirlpool.
 
É... faz sentido ser em baixo pelo motivo do volume. Pelo vídeo dá para perceber a diferença da utilização da bomba com o método manual.... bem diferente. O que utilizávamos era em cima e dava mais ou menos o mesmo resultado. Por isso optei pelo manual.


Esse não é com bomba, mas ficou legal.
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=TmMpEkOHboo[/ame]
 
Gamaral,

Quando montei meu brewstand fiz um furo que ficava aproximadamente 75% acima do fundo da panela, ele ainda ficava submerso pelo mosto, coloquei o um joelho e ainda uma redução (1/2 para 1/4) para aumentar a vazão. Utilizo uma bomba de 1/2 cv inox e digo com a experiência que tive. Faça na mão.... tem que ser uma bomba com uma vazão tremenda para se comparar ao resultado manual. Bom, pelo menos nos testes que fizemos. Então por fim, soldei o furo para tampar e retirei o sistema de whirlpool com bomba.

Quando você colocou a redução você, na verdade, restringiu a passagem de líquido, logo reduziu a vazão e aumentou a pressão. Com essa bomba, a entrada de água mais baixa e sem restrição de vazão faria um cone de trub show!
 
Quando você colocou a redução você, na verdade, restringiu a passagem de líquido, logo reduziu a vazão e aumentou a pressão. Com essa bomba, a entrada de água mais baixa e sem restrição de vazão faria um cone de trub show!

Você tem razão quanto a diminuição da vazão, se fosse uma bomba de engrenagem funcionaria melhor. Mas acredito que mesmo sem a redução na panela que usava na época (55L) não seria capaz de fazer um cone de trub.

Aconselho ao amigo Gamaral a fazer um teste com a bomba que possui.

Faça uma adaptação com uma mangueira mesmo na saída da bomba e com água teste no fundo, no meio e em cima da panela, com e sem reduções (se for o caso) e veja se o cone é satisfatório antes de furar e já instalar no equipamento. Acho que seria um teste interessante para averiguar se dará certo. Boa sorte! Vlw
 
Back
Top