Whirlpool com bomba Magnetica MP15r

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Leandro,

Não sei se entendi bem.

Você acha que a saída lateral no fundo do caldeirão pode prejudicar o whirlpool, isso?

O "C" a que você se refere não entendi bem a ideia de como utilizar. De qualquer forma, se na mão está indo um tanto do trub para o fermentador porque não centraliza muito, ficando um pouco mais fechado já estou no lucro hehehehe.

Havia pensado assim:

1 - Tenho a saída lateral a 1,5cm do fundo onde fica a válvula que vai para a bomba > a bomba ficará logo abaixo da válvula.

2 - A entrada lateral do whirlpool ficaria a 15cm de altura em um ângulo de aproximadamente 145º com ralação a válvula de saída da bomba, a ideia é fazer outra entrada lateral a uns 15cm do fundo para o whirlpool (válvula paralela a parede do caldeirão + curva 90º + niple + curva 90º + espigão com redução de 1/2 para 3/8 + pedaço de mangueira de silicone jogando paralela e encostada na parede.

Ps: Preciso ver a altura do caldeirão, pois a entrada do whirlpool deve estar a aproximadamente 1/3 da altura.

Valeu!
Acho que o redemoinho se deve ao furo no centro da panela. antes eu utilizava a panela Lamas com saída lateral e uma bomba de maquina de lavar, esguichando o mosto para turbilhonar, mas nunca fez esse redemoinho. É certo que teu mosto vai girar, e talvez gire bem, mas não posso dizer que o turbilhão será tão rápido quanto o de minha tribloco, e se fará o redemoinho. Talvez de certo, mas não posso afirmar.
 
Interessante sua idéia de "banco de gelo".

Então,

Durante a semana produzo gelo no congelador da geladeira de fermentação.

No resfriamento, quebro o gelo numa caixa de isopor onde fica uma bombinha de aquário e encho de água. Conforme a água vai baixando, vou completando. Ou seja, circulo água gelada no chiller - ponho o chiller no caldeirão 5 minutos antes de desligar para esterilizar.

Na saída do chiller deixo o caldeirão de mostura para captar a água quente para utilizar na lavagem dos materiais: o próprio caldeirão, cesto, chiller, mangueiras e a bomba, através da circulação dessa água quente por um tempo.

Outra parte da água guardo em baldes. No fim do processo reutilizo toda água na lavagem do piso ou guardo para regar o jardim no dia seguinte hehehe.

Ainda assim creio que utilize em torno de 90 a 100 litros de água.

Levo aproximadamente 30 minutos de 96ºC para 28ºC - circulando o mosto na mão - para aí fazer o whirlpool.

Quanto ao whirlpool ser atrapalhado pela saída lateral acho que não há problemas porque minha conexão fica apenas 1cm saliente da parede. Creio que não vá atrapalhar a corrente do redemoinho.
 
Caramba. Estou impressionado. Teve outros relatos no começo do post mostrando uma saida bem fina dentro da panela. Posso estar enganado, mas olhando por esse setup, me parece que o ralo central na panela de fervura é o que faz uma diferença sem igual (logicamente quanto menor a distancia que o liquido percorra melhor)
 
Caramba. Estou impressionado. Teve outros relatos no começo do post mostrando uma saida bem fina dentro da panela. Posso estar enganado, mas olhando por esse setup, me parece que o ralo central na panela de fervura é o que faz uma diferença sem igual (logicamente quanto menor a distancia que o liquido percorra melhor)

Blz Felipe?!

Então, no caldeirão de 45 litros o whirlpool rolava legal e formava o cone de trub e lúpulo centralizado, mesmo o caldeirão tendo a mesma saída atual na lateral - medidas aproximadas de 1,5cm do fundo, 1,5cm de avanço para dentro e diâmetro de 3/4.

No caldeirão atual, de 65 litros, já tentei fazer a quente e a frio e nenhum rolou como no caldeirão menor.

Por isso creio que falta mesmo é um tempo maior e com mais vigor de whirlpool. E girar 55 litros no braço é f*** hehehehe.

A saída lateral acho que não irá atrapalhar em nada. Como você mesmo disse, deve estar mais relacionado a distância percorrida.

Valeu!
 
Caramba. Estou impressionado. Teve outros relatos no começo do post mostrando uma saida bem fina dentro da panela. Posso estar enganado, mas olhando por esse setup, me parece que o ralo central na panela de fervura é o que faz uma diferença sem igual (logicamente quanto menor a distancia que o liquido percorra melhor)

[/B]

Não sei se entendi bem.

Você acha que a saída lateral no fundo do caldeirão pode prejudicar o whirlpool, isso?



Felipe, aproveito seu comentário para responder ao Mó e te dar um feedback.
Fiz uma adaptação nas mangueiras de forma a fazer a circulação do mosto usando uma saída lateral (a do nível) em lugar do furo central (ralo), e de fato a velocidade do whirpool reduziu muito e ele foi pouco eficiente, tentei tirar fotos, mas a cerveja era escura e não dava para perceber bem.
Concluo que, de fato, o furo central faz a diferença, pois conforme o redemoinho é formado a velocidade vai aumentando, ele ajuda a "empurrar" todo o liquido, mas... não dispensa a saída lateral de trasfega para o fermentador.
Como não tenho reutilizado o fermento não me preocupo muito com o trub que vai para o fermentador. como faço a trasfega bem devagar apenas o miolo do cone de trub é trasfegado, e ele decanta logo nos primeiros minutos e fica quietinho la no cone.
 
Felipe, aproveito seu comentário para responder ao Mó e te dar um feedback.
Fiz uma adaptação nas mangueiras de forma a fazer a circulação do mosto usando uma saída lateral (a do nível) em lugar do furo central (ralo), e de fato a velocidade do whirpool reduziu muito e ele foi pouco eficiente, tentei tirar fotos, mas a cerveja era escura e não dava para perceber bem.
Concluo que, de fato, o furo central faz a diferença, pois conforme o redemoinho é formado a velocidade vai aumentando, ele ajuda a "empurrar" todo o liquido, mas... não dispensa a saída lateral de trasfega para o fermentador.
Como não tenho reutilizado o fermento não me preocupo muito com o trub que vai para o fermentador. como faço a trasfega bem devagar apenas o miolo do cone de trub é trasfegado, e ele decanta logo nos primeiros minutos e fica quietinho la no cone.

Olá Leandro!

Entendi, mas esclareça umas dúvidas, por favor:

- A que altura estava a entrada do whirlpool? Ela deve ser em torno de 1/3 da altura do caldeirão - considerando trabalhar com um total de mosto mais próximo do limite da capacidade.

- Qual a bomba utilizada?

- Foi reduzida a entrada do whirlpool, dando assim mais pressão na saída, aumentando consequentemente a rotação do mosto?

- Foi instalado um prolongado na saída de forma a soltar o mosto junto a parede do caldeirão?

- Por quanto tempo foi feito o whirlpool?

Do mais, muito obrigado pelo feedback!
 
Fiz umas mudancas no meu processo depois de ler alguns posts nesse forum, estou tendo problemas com o trub do whirpool. Coloquei o chiller dentro da fervura faltando 15min para o final. O chiller fica bem fixo no centro da panela pq fiz um fixador para ele. Ja apos a fervura ja entra no resfriamento. Quando chegou a aproximadamente 60 graus fiz o whirpool com uma pá na parafusadeira com controle de velocidade.Fiz uns 5 minutos de whirpool. Adicionei o lupulo final nessa temperatura tambem. Com 25 minutos ja estava em 20 graus e mandei pro fermentador. O mosto estava bem clarificado, porem ao chegar no final da panela o trube estava todo no fundo. Gostaria de saber como o pessoal consegue fazer o tal cone, o que estou errando no processo ainda?
 
- A que altura estava a entrada do whirlpool? Ela deve ser em torno de 1/3 da altura do caldeirão - considerando trabalhar com um total de mosto mais próximo do limite da capacidade.

Está praticamente na metade. Sei que o ideal é no 1/3 superior, mas como faço recitas com quantidades diferentes preferi deixar ai.
 
- Foi instalado um prolongado na saída de forma a soltar o mosto junto a parede do caldeirão?

Sim. No espigão acima mencionado acoplei uma maneira (cristal) com pouco menos de 10cm, para soltar o mosto junto ao caldeirão. Ao testar verás que há uma posição um pouco mais eficiente e outra menos. O angulo de declínio ou ascensão também influencia. Ao menos assim me pareceu.
 
Last edited:
- Por quanto tempo foi feito o whirlpool?

Não cheguei a calcular, pois quando baixa dos 60º ja vou abrindo aos poucos, em combinação com os canos de resfriamento. (são dois encanamentos diferentes, mas terminam em uma mesma entrada, de forma que posso abrir os canos do chiller e do Whirlpool e fazer os dois fluxos se unirem na entrada da panela. Uso uma só bomba para os dois)
 
Fiz umas mudancas no meu processo depois de ler alguns posts nesse forum, estou tendo problemas com o trub do whirpool. Coloquei o chiller dentro da fervura faltando 15min para o final. O chiller fica bem fixo no centro da panela pq fiz um fixador para ele. Ja apos a fervura ja entra no resfriamento. Quando chegou a aproximadamente 60 graus fiz o whirpool com uma pá na parafusadeira com controle de velocidade.Fiz uns 5 minutos de whirpool. Adicionei o lupulo final nessa temperatura tambem. Com 25 minutos ja estava em 20 graus e mandei pro fermentador. O mosto estava bem clarificado, porem ao chegar no final da panela o trube estava todo no fundo. Gostaria de saber como o pessoal consegue fazer o tal cone, o que estou errando no processo ainda?
Quando eu usava o chiller de imersão também não conseguia um bom cone. Só fica bom quando fazia o whirlpool depois de retirar o chiller, com o mosto em baixa temperatura. Era uma panela de apenas 20l, por isso usava apenas uma colher grande, de cabo longo e bem esterilizada para isso.
 
Quando eu usava o chiller de imersão também não conseguia um bom cone. Só fica bom quando fazia o whirlpool depois de retirar o chiller, com o mosto em baixa temperatura. Era uma panela de apenas 20l, por isso usava apenas uma colher grande, de cabo longo e bem esterilizada para isso.

Eu tambem ja consegui o cone quando iniciei na vida cervejeira, mas foi uma só vez e com uma pá cervejeira, lembro que fazia whirpool dentro do chiller com o mosto quente ainda, fazia bem forte o whirpool.
Agora com mais embasamento tecnico e processo melhorado ainda nao consigo o tal cone .
 
Quando eu usava o chiller de imersão também não conseguia um bom cone. Só fica bom quando fazia o whirlpool depois de retirar o chiller, com o mosto em baixa temperatura. Era uma panela de apenas 20l, por isso usava apenas uma colher grande, de cabo longo e bem esterilizada para isso.

Entendi.

É, eu também conseguia um bom whirlpool com a panela de 45l e mosto quente.

Mas agora na de 65l e mosto frio não tem rolado.

Talvez seja uma questão de volume de lúpulo mesmo. Aumentando o volume de mosto o de lúpulo também aumenta consideravelmente.

Agora, baseado em suas respostas vou reconsiderar essa mudança no equipamento. Ao menos pesquisarei mais.

Quanto a altura da entrada do whirlpool é no terço de baixo - dividindo o caldeirão em 3 partes temos duas marcas para separar cada terço, assim sendo, a saída ficaria próximo a marca de baixo (em imagens de tinas profissionais é possível observar).

Muito obrigado pelas respostas!
 
Back
Top