Whirlpool antes ou depois de resfriar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

S3N475

Well-Known Member
Joined
May 8, 2016
Messages
61
Reaction score
10
Olá, pessoal.

Após um pouco mais de uma dezena de levas, mesmo tendo testado as duas formas, ainda não me decidi quanto ao melhor procedimento: realizar o whirlpool antes ou depois do resfriamento do mosto. Lembrando que utilizo chiller de imersão.

Percebo que, quando faço whirlpool antes de resfriar, o trub fica mais compacto. Porém, pra poder manter esse trub intacto, é necessário manter o chiller imóvel na panela, o que diminui a eficiência do resfriamento. Demoro praticamente uma hora pra resfriar até 30ºC uma leva de 30L, utilizando um chiller de alumínio de 15m de 3/8" e um pré chiller de 9m imerso um gelo.

Pensando em otimizar o tempo de resfriamento, passei a mergulhar o chiller no final da fervura e, assim que desligo o fogo, começo a agitar suavemente o chiller na panela. Com isso, o tempo de resfriamento, nas mesmas condições anteriores, cai quase pela metade. Porém, ao terminar o resfriamento, preciso fazer o whirlpool e aguardar cerca de 20 a 30 min antes de iniciar a trasfega para o balde de fermentação. O que aumenta o risco de contaminação, tanto pela necessidade de mergulhar a pá cervejeira no mosto quanto pelo tempo em que o mosto permanece na panela em condições favoráveis à proliferação de contaminantes.

Gostaria de saber a opinião de vocês, assim como o método que utilizam, principalmente aqueles que usam chiller de imersão.

Abraços.
 
Gostaria de saber a opinião de vocês, assim como o método que utilizam, principalmente aqueles que usam chiller de imersão.

Abraços.

O que eu faço:

1 - Resfrio 20 litros de agua à 3ºC na noite anterior a brassagem
2 - Faço o whirpool com o mosto ainda quente.
3 - Aguardo 20 minutos ;
3 - Transfiro o mosto ainda quente pro fermentador. (sim, o fermentador aguenta e é atóxico nessa temperatura)
5 - Resfrio por gravidade usando a agua e consigo meus desejados 20/20/20 sem bagunça e sem trub.

20/20/20 == 20 litros de mosto à 20ºC em 20 minutos. Não interessa a temperatura exterior, os números são sempre esses.

Qualquer coisa fora disso pra mim deixa de fazer sentido.

Uso um chiller de alumínio igual ao teu: 3/8" e 15m.


Eis o que sobra na panela:
 

Attachments

  • final de brassagem.jpg
    final de brassagem.jpg
    56.1 KB · Views: 210
Eu faço quase exatamente como vc no caso do whirpool pós-resfriamento. A diferença é que, pra mim, 10 minutos após o whirpool já é suficiente pra trasfega. Tenho reparado que esse tempo já é suficiente pra formar um bom cone de trub no fundo da panela. Às vez uso uma peneira cônica inox sanitizada na trasfega e fica muito pouca coisa agarrada nela, o que me leva a crer que o mosto está suficientemente limpo.

Além disso, já tem um tempo que deixei de me preocupar demais com trub, em especial após ler isto: http://brulosophy.com/2014/06/02/the-great-trub-exbeeriment-results-are-in/
 
O trub decanta 1 metro a cada 20 minutos, 20 minutos são suficientes para o trub decantar na panela e formar um cone
 
jalexandre,

você usa o chiller dentro do balde? Também já fiz dessa forma, mas depois parei devido à coagulação proteica que ocorre durante o resfriamento. Prefiro deixar essas proteínas junto ao trub, na panela.
 
Há algum problema ou vantagem em realizar o Whirlpool antes e depois do resfriamento??

imaginava que realizar essa manobra antes do resfriamento poderia gerar oxidação...

outra Duvida, sei que o tópico não é sobre resfriamento mas pegando um embalo no post... jalexandre estes 20 litros de água a 3 graus, faz passar por gravidade por dentro do chiller certo.. são suficientes? apenas 20 litros? a que altura faz essa passada por gravidade?

me pareceu uma otima ideia!! vou tentar na proxima assim...hehe
 
jalexandre,

você usa o chiller dentro do balde? Também já fiz dessa forma, mas depois parei devido à coagulação proteica que ocorre durante o resfriamento. Prefiro deixar essas proteínas junto ao trub, na panela.

Uso, e a quantidade de proteina que coagula depois do resfriamento é mínima e decanta com o fermento sem trazer prejuízo algum pra cerveja.

O que eu evito levar para a panela é trub (resto de lúpulo) e o excesso do hot break.
 
Há algum problema ou vantagem em realizar o Whirlpool antes e depois do resfriamento??

imaginava que realizar essa manobra antes do resfriamento poderia gerar oxidação...

outra Duvida, sei que o tópico não é sobre resfriamento mas pegando um embalo no post... jalexandre estes 20 litros de água a 3 graus, faz passar por gravidade por dentro do chiller certo.. são suficientes? apenas 20 litros? a que altura faz essa passada por gravidade?

me pareceu uma otima ideia!! vou tentar na proxima assim...hehe

Sim, 20 litros, meio metro, 3ºC.
 
Back
Top