Weiss e teste do iodo sempre azul

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Mario

Well-Known Member
Joined
Jan 9, 2014
Messages
74
Reaction score
6
Caros, há algum tempo fiz uma Weiss com malte pilsen e de trigo, porém tive um problema. O teste de iodo começou a ficar amarelo e depois voltou a ficar azul...e nunca mais ficou amarelo!! Terminei a brassagem segundo o tempo total aconselhado para a receita, que tinha descanso a 45, 63 e 71oC. Alguem tem algum palpite do que ocorreu? A cerveja até que ficou boa, porém supercarbonatada...
Abraços,

Mario
 
Bom Mario, sabe me dizer se nessas últimas amostras foi algum bagaço junto? Pois, se tiver o teste acaba saindo errado.
 
David, o pior é que acho que não...mas não descarto a possibilidade...
 
Caro David, como faz tempo que fiz e não encontrei a ficha com as anotações, na época ainda não tinha a planilha no excel com cálculos e anotações de cada batelada, acredito que, pelo processo que usava, deve ter ficado ao redor de 1,037...
 
Pra mim ja aconteceu diversas vezes, quando fazia receitas com o maldito pilsen argentino em grande quantidade (em relação a outros tipos de malte).
Da ultima vez fiz uma weiss e fiquei umas 2 horas e nada de ficar laranja o iodo.
Aí desisti e comecei a lavagem
Tudo correu bem, mas fico meio cabreiro com a conversão. Eu culpo o malte eheheh

Edit: tive eficiência de 76% mesmo com o teste assim
 
Na próxima, confiram o pH da mosturação. Existe a possibilidade de terem usado água muito fora da faixa de pH recomendado, fazendo com que o pH da mosturação fique totalmente fora da faixa de atuação das enzimas, e aí não adianta estar na temperatura correta. É raro, mas pode acontecer.

Abraço,
 
na primeira vez que aconteceu eu medi o PH ANTES de colocar o malte estava ok. mas não lembro quanto =/
mas faz sentido mesmo.
 
na primeira vez que aconteceu eu medi o PH ANTES de colocar o malte estava ok. mas não lembro quanto =/
mas faz sentido mesmo.
Exato, tem que medir depois pois é o que importa. O pH antes muda completamente. Mesmo com água a 7, normalmente ele baixa lá pros 5.1-5.5, mas, sempre tem o risco de acontecer algo.

Abraço,
 
Exato, tem que medir depois pois é o que importa. O pH antes muda completamente. Mesmo com água a 7, normalmente ele baixa lá pros 5.1-5.5, mas, sempre tem o risco de acontecer algo.

Abraço,

Deixa eu pegar o gancho e fazer uma pergunta: :off:
Eu uso água mineral de PH 5.3
Ao colocar o malte, o PH vai diminuir (como acontece em água de PH mais alto)? ou o malte funciona como uma solução tampão e sempre deixará a água no PH ideal?
abraço
 
Deixa eu pegar o gancho e fazer uma pergunta: :off:
Eu uso água mineral de PH 5.3
Ao colocar o malte, o PH vai diminuir (como acontece em água de PH mais alto)? ou o malte funciona como uma solução tampão e sempre deixará a água no PH ideal?
abraço
O malte normalmente regula para em torno disso, mesmo colocando água com pH assim, ou mais alto. No entanto, é bom verificar. Um pHmetro custa pouco mais de R$ 70,00 e vale muito a pena.

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top