Weiss azedou - adição de fruta para recuperar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ebraun

Well-Known Member
Joined
Oct 7, 2013
Messages
106
Reaction score
27
Pessoal, fiz uma weiss e ficou azeda. Acho que por causa de contaminação em face do pouco lúpulo adicionado.

Pergunto? Será que adianta adicionar algum ingrediente, pensei em fruta, pra tentar salvar, tipo morango, blakbarry ou algo do gênero. Alguém já tentou algo parecido?

Obrigado
 
Cara, contaminação em face do pouco lúpulo adicionado?

o Lúpulo tem uma ação bactericida mas ele não é sanitizante. Ele ajuda (ainda existem estudiosos que discordam) na preservação da cerveja a longo prazo mas se ela realmente contaminou o problema é certamente de sanitização precária e não da quantidade de lúpulo adicionado.

Muita gente adiciona frutas ácidas como graviola, morango, etc...mas isso depende do tipo de contaminação, dependendo do que for não funcione.

Difícil alguém te ajudar sem ver, provar ou cheirar essa cerveja.

O melhor é testar e ir provando.

obs: você tem certeza de que é contaminação? Tem algum sinal visível? Será que não é o perfil do fermento que você utilizou?
 
Acho que é contaminação sim. O azedo é muito forte comparado com o azedo proveniente de fermentação.
Vou experimentar uma adição de frutas e posteriormente coloco resultados.

Quanto a vizualização de algo diferente na fermentação não identifiquei nada de anormal.

Quanto ao pouco lupulo, acho que ceva com pouco lupulo é mais vulnerável a ação de outras bacterias ou leveduras, estando mais sucetiveis a contaminação. Isso é um achometro meu.
 
Há que se saber se realmente houve uma contaminação ou se a cerveja não saiu como esperado. Já fiz weiss que azedou o mosto antes da fervura porém depois virou cerveja inclusive com acidez acentuada mas não significou que ela estava contaminada.
 
WB-06 é o fermento mais odiado nesse fórum!!! Alguns usuários tremem ao escutar o nome kkkkkk

O perfil é azedo mesmo.

Mantenho a aposta que o fermento usado foi esse ;-)

Há que se saber se realmente houve uma contaminação ou se a cerveja não saiu como esperado. Já fiz weiss que azedou o mosto antes da fervura porém depois virou cerveja inclusive com acidez acentuada mas não significou que ela estava contaminada.

Interessante cleber, e qual seria o motivo para se azedar um mosto antes da fervura? o que você acha que pode ter acontecido?
 
Paulo, no meu caso foi porque deixei pra ferver somente no outro dia, ou seja, a demora fez com que o mosto azedasse. Dê uma olhada neste tópico onde relato o que aconteceu: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405885

Essa é uma das maneiras de brassar uma Berliner Weisse. Quem nunca provou a Moarada tem uma colaborativa chamada Liquid Rio nesse estilo. Só não sei dizer se o mosto foi azedado deixando para ferver depois ou se foi adicionado lactobacillos diretamente.
 
O fermento nao é o WB 06. É uma 3ª geraçao de um hefeweizen da Bio4. Interessante que as duas primeiras levas estavam boas.

Agora estou fermentando uma Trigo escura e separei 4 lt e estou fermentando com o mesmo fermento, ai vou saber se houve uma contaminação da levedura ou foi aquela leva mesmo. Postarei aqui a resposta semana que vem quando encerrar a fermentação.
 
em último caso, se a cerveja azedou mesmo, acho que vc poderia fazer vinagre de cerveja e dar de presente para amigos assim não desperdiça nada.
 

Latest posts

Back
Top