W-34/70 em pacotes de 500g

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vmsouza

Well-Known Member
Joined
Apr 1, 2016
Messages
266
Reaction score
60
Pessoal, bom dia!

Como é o pacote de 500g dessa levedura? Não tem saches dentro, né?

Caso seja a levedura "solta" dentro desta embalagem de 500g, qual é a melhor forma de maniplar e armazenar (temperatura e tempo) caso eu utilize apenas 150g para uma brassagem e queria utilizar mais 150g daqui a 2 meses?

Minhas dúvidas são basicamente como devo manusear isto quanto à sanitização/cuidados e viabilidade da levedura no pacote de 500g caso eu não use todo.

O objetivo desse pacote de 500g é que economicamente é bem mais viável que os saches de 11.5g.

Obrigado
 
Como é o pacote de 500g dessa levedura? Não tem saches dentro, né?

Não! :)

Caso seja a levedura "solta" dentro desta embalagem de 500g, qual é a melhor forma de maniplar e armazenar (temperatura e tempo) caso eu utilize apenas 150g para uma brassagem e queria utilizar mais 150g daqui a 2 meses?

Segundo a própria Fermentis, "Pacotes abertos devem ser selados e mantidos a 4°C (39°F) e usados dentro de 7 dias após abertos"... conforme o folheto de dados técnicos do W-34/70 que envio em anexo...

Agora, tem gente que guarda por mais tempo... e a durabilidade desse fermento vai depender de sanitização ao manusear o fermento e da qualidade da vedação (para ficar o mínimo de oxigênio possível dentro do pacote)... se for fazer isso, tente ser paranoico com a sanitização, faça o fracionamento em cômodo fechado, com uma chama do lado (veja os vídeos do Jamal sobre manipulação de leveduras!) e ao final do fracionamento tente remover todo o ar do pacote, selando da melhor forma possível (com fita, etc)... depois armazene na temperatura indicada (4ºC)...

Tenha em mente que quanto mais tempo guardado menor será a viabilidade do seu fermento... considere essa perda nos seus cálculos.

Eu nunca trabalhei com essa quantidade de fermento, mas outras opções seriam fazer starters ou slants do fermento para guardar... ou investir numa primeira leva (de ~13 saches) e depois ir reutilizando a lama...
 

Attachments

  • SafLager-W-3470-PT.pdf
    295.1 KB · Views: 6
Back
Top