Visor de nível no Fermentador com densímetro seria boa ideia?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
May 5, 2018
Messages
13
Reaction score
0
Caros colegas, estes dias fazendo algumas anotações depois de ver um tópico aqui no fórum a respeito do Spindeli, pensei que talvez seria possível fazer um visor de nível no fermentador e dentro deste visor colocar o densímetro e através deste visor acompanhar a atenuação da densidade.

Apenas pensei, coisa de teoria, caso alguém já tenha visto algo parecido ou que já tenha feito poderia incrementar mais ainda esta ideia que está apenas no papel ou não valeria apena.
 
Não sei se entendi sua ideia. Sua intenção seria colocar um densímetro de vidro dentro do fermentador? Tem algum esboço da ideia?
 
Não sei se entendi sua ideia. Sua intenção seria colocar um densímetro de vidro dentro do fermentador? Tem algum esboço da ideia?
Paiakan boa noite, a ideia nao é colocar o densímetro dentro do fermentador e sim fazer um visor de nível externo e dentro deste visor de nível colocar o densímetro.
Este visor de nível poderia ser um tubo de algum material transparente que se comunicava com o fermentador através de duas válvulas para que pudesse ser totalmente isolado e fazer algum ajuste caso fosse preciso no densímetro, pensei também em colocar alguma argola no gargalo do densímetro para que ele fosse deixado sempre como o movimento livre e sempre na posição vertical.
Ainda não tenho um esboço legal mais até amanhã posto a ideia ai.

Vlw.
Não sei se entendi sua ideia. Sua intenção seria colocar um densímetro de vidro dentro do fermentador? Tem algum esboço da ideia?
 
Entendi a ideia, MAS fico pensando em tanta variável que você precisa considerar e custo para adaptar que só consigo pensar no iSpindel, que com uns ~R$ 100 você consegue comprar as peças, monta e monitora à distância, em tempo real, pela internet.
 
Entendi a ideia, MAS fico pensando em tanta variável que você precisa considerar e custo para adaptar que só consigo pensar no iSpindel, que com uns ~R$ 100 você consegue comprar as peças, monta e monitora à distância, em tempo real, pela internet.
Entao, entendi, so que pra quem nao tem acesso a alguns componentes eletronicos que hoje ja nao e bicho de 7 cabecas mas quanto a montagem de parte eletronica e testes nestes componentes creio que outras ideias poderiam ajudar. Eu mesmo sou formado em eletrotecnica, entendo razoavelmente de eletronica e mesmo assim tenho uma certa dificuldade quanto ao tema pois desde que me formei trabalho na [area de petroleo.Mas de boa
 
Sei lá, acho tão prático pegas umas gotinhas e analisar no refratômetro...
 
Caros colegas, estes dias fazendo algumas anotações depois de ver um tópico aqui no fórum a respeito do Spindeli, pensei que talvez seria possível fazer um visor de nível no fermentador e dentro deste visor colocar o densímetro e através deste visor acompanhar a atenuação da densidade.

Apenas pensei, coisa de teoria, caso alguém já tenha visto algo parecido ou que já tenha feito poderia incrementar mais ainda esta ideia que está apenas no papel ou não valeria apena.

Olá Michell, o que você deseja é mais ou menos como o densímetro de uma bomba de combustível, só que neste caso o densímetro é termocompensado. Para a sua idéia teria que adaptar um termômetro neste conjunto do visor.
58E4CFAD-885D-48BF-96F1-764C99D2B039.jpeg

Outros pontos a se considerar, seriam o tamanho de suas levas, a gravidade que deseja atingir e a estrutura do seu fermentador, pois até mesmo um mini densímetro faria com que esse conjunto tivesse um tamanho considerável e não leria um gravidade alta. A estrutura do fermentador está relacionada com o preenchimento do tubo do visor.

Foi isso o que eu consegui analisar por enquanto. Achei bacana sua idéia, quem sabe surjam alternativas para resolver esses pontos.
 
Olá Michell, o que você deseja é mais ou menos como o densímetro de uma bomba de combustível, só que neste caso o densímetro é termocompensado. Para a sua idéia teria que adaptar um termômetro neste conjunto do visor.
View attachment 120475
Outros pontos a se considerar, seriam o tamanho de suas levas, a gravidade que deseja atingir e a estrutura do seu fermentador, pois até mesmo um mini densímetro faria com que esse conjunto tivesse um tamanho considerável e não leria um gravidade alta. A estrutura do fermentador está relacionada com o preenchimento do tubo do visor.

Foi isso o que eu consegui analisar por enquanto. Achei bacana sua idéia, quem sabe surjam alternativas para resolver esses pontos.
DEA boa tarde, a ideia era essa mesma e foi um flash que naquele instante pensei e porque não?!
e como você mesmo falou que surjam alternativas que resolvam os pontos abordados e não deixando a praticidade de lado jamais como falou um colega aqui mesmo no tópico que acha muito mais prático o emprego do refratômetro. Mas valeu pelas dicas e atenção aí dos demais colegas estudiosos e engenhosos cervejeiros.
 
Acho uma ideia legal, é a melhor opção ? Depende, porem, independente se é o melhor, acho legal desenvolver a ideia :)
Fiz um desenho aqui no solidworks, espero que ajude.
Pensei em na parte de baixo do fermentador colocar um Tê, na parte de baixo do Tê colocar uma sonda ou aqueles poço termométrico, na parte de cima do Tê colocar um tubo de policarbonato (Tem na brewmetal) e na ponta do tubo, uma mangueira ligando na tampa do fermentador, assim o nível pode subir e descer sem problema, fora poder limpar por cima e por baixo.
Só não se se esse líquido ali dentro iria fermentar com a mesma velocidade daquele dentro do fermentador.
Essa seria uma ideia mais ou menos, ou é zueira demais ?
 

Attachments

  • Sem título.jpg
    Sem título.jpg
    20.6 KB · Views: 92
Acho uma ideia legal, é a melhor opção ? Depende, porem, independente se é o melhor, acho legal desenvolver a ideia :)
Fiz um desenho aqui no solidworks, espero que ajude.
Pensei em na parte de baixo do fermentador colocar um Tê, na parte de baixo do Tê colocar uma sonda ou aqueles poço termométrico, na parte de cima do Tê colocar um tubo de policarbonato (Tem na brewmetal) e na ponta do tubo, uma mangueira ligando na tampa do fermentador, assim o nível pode subir e descer sem problema, fora poder limpar por cima e por baixo.
Só não se se esse líquido ali dentro iria fermentar com a mesma velocidade daquele dentro do fermentador.
Essa seria uma ideia mais ou menos, ou é zueira demais ?


Cara ficou legal ai o desenho e o desenvolvimento da ideia, neste ai colocaria outro T na parte de cima e se possível a comunicação entre o fermentador e o tubo poderia existir válvulas para você poder isolar um do outro e fazer algum ajuste ou manutenção. A ideia de colocar o um poço termométrico ficou muito boa. Valeu mesmo pelas dicas
 
Eu mesmo havia pensado nisso a um tempo, pois queria fazer algo para medir quanto tinha de líquido no fermentador, que evoluiu para um medidor de densidade e volume, pensei inicialmente em um Tê e um joelho, porem teria que por algo na curva de cima para compensar o tanto do densímetro que ficaria para fora do líquido, isso no caso de eu encher o fermentador até o talo (50L de líquido no fermentador de 55L), depois já pensei em por uma flange de caixa dágua com uma valvula esférica na tampa para facilitar adição de DH e outros adjuntos na fermentação, mas esbarrei em um problema, salário atrasado kkkkkkkkkkkk Mas a ideia segue viva
 
Camarada, a ideia é muito interessante, mas tenho algumas dúvidas:
- O fermento vai se comportar da mesma forma e vai atenuar igualmente a cerveja que estiver nesse medidor de nível? Pergunto isso por que a cerveja vai passar por um T para chegar ao medidor, vai que essa curva influencia em alguma coisa.
- Agregar mais um elemento ao fermentador, que eventualmente será aberto, não aumentaria o risco de contaminação? Quando retiramos cerveja pela torneira para medir com o densímetro não há esse risco.
Sem querer ser chato e atrapalhar seu projeto, eu não me arriscaria a fazer algo que ainda não foi testado. Eu optaria por fazer a traquitana que mede a densidade em tempo real (que não faço porque não entendo nem tenho a mínima vontade de aprender eletrônica) ou o método tradicional: tirar a cerveja pela torneira e medir com o densímetro. Você perde um pouco da cerveja a casa medição? Sim, mas não corre risco de ter uma medição errada ou contaminar e perder toda a cerveja.

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Camarada, a ideia é muito interessante, mas tenho algumas dúvidas:
- O fermento vai se comportar da mesma forma e vai atenuar igualmente a cerveja que estiver nesse medidor de nível? Pergunto isso por que a cerveja vai passar por um T para chegar ao medidor, vai que essa curva influencia em alguma coisa.
- Agregar mais um elemento ao fermentador, que eventualmente será aberto, não aumentaria o risco de contaminação? Quando retiramos cerveja pela torneira para medir com o densímetro não há esse risco.
Sem querer ser chato e atrapalhar seu projeto, eu não me arriscaria a fazer algo que ainda não foi testado. Eu optaria por fazer a traquitana que mede a densidade em tempo real (que não faço porque não entendo nem tenho a mínima vontade de aprender eletrônica) ou o método tradicional: tirar a cerveja pela torneira e medir com o densímetro. Você perde um pouco da cerveja a casa medição? Sim, mas não corre risco de ter uma medição errada ou contaminar e perder toda a cerveja.

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Suas dúvidas são as mesmas que as minhas e a ideia paralela a mesma, porem é o que você falou, algo não testado, alguém vai ter que testar, este alguém vai ser ele.
No meu caso, eu iria fazer um sistema fechado para não ter que abrir, não só por conta da densidade, mas para saber o volume com maior precisão (Sempre erro feio isso) e a clarificação, como faço vinho e hidromel, isso ajudaria bastante no controle.
Sobre o risco de contaminação, se ficar abrindo toda hora pode realmente acontecer algo, porem, penso que se tomar todos os cuidados, isso não ocorrerá

Agora, em relação a atrapalhar o projeto, muito pelo contrário, acho que você estará ajudando em fazer essas indagações, pois só da para elaborar algo bem feito com perguntas bem feitas. Veja bem, um amigo questionou sobre a água que ficava na parte de cima do meu freezer, que ela poderia cair quando eu estava abrindo a tampa do fermentador para fazer DH pois era tudo apertado e eu demorava com a tampa aberta, ele falava que era melhor eu não fazer dryhop, eu pensei e pensei, ai bolei em colocar uma válvula de acesso na tampa, assim poderia botar lúpulo e polpa de fruta de forma agilizada e sem riscos.
 
Suas dúvidas são as mesmas que as minhas e a ideia paralela a mesma, porem é o que você falou, algo não testado, alguém vai ter que testar, este alguém vai ser ele.
No meu caso, eu iria fazer um sistema fechado para não ter que abrir, não só por conta da densidade, mas para saber o volume com maior precisão (Sempre erro feio isso) e a clarificação, como faço vinho e hidromel, isso ajudaria bastante no controle.
Sobre o risco de contaminação, se ficar abrindo toda hora pode realmente acontecer algo, porem, penso que se tomar todos os cuidados, isso não ocorrerá

Agora, em relação a atrapalhar o projeto, muito pelo contrário, acho que você estará ajudando em fazer essas indagações, pois só da para elaborar algo bem feito com perguntas bem feitas. Veja bem, um amigo questionou sobre a água que ficava na parte de cima do meu freezer, que ela poderia cair quando eu estava abrindo a tampa do fermentador para fazer DH pois era tudo apertado e eu demorava com a tampa aberta, ele falava que era melhor eu não fazer dryhop, eu pensei e pensei, ai bolei em colocar uma válvula de acesso na tampa, assim poderia botar lúpulo e polpa de fruta de forma agilizada e sem riscos.
Colegas com relação a estar abrindo e contaminar a leva isso nao ocorreria, pois como falei, para comunicar o visor de nível com o fermentador existiria válvulas que faria esta comunicação do tubing (visor de nível) totalmente fechado e sob mesmas condições de pressão e temperatura do fermentador. até vi em uma loja (na internet) um densímetro que também tem um termômetro acoplado, sendo um só instrumento fazendo dupla função.
Foi apenas uma sugestão de se encaixar um visor de nível no fermentador para que não fosse preciso estar abrindo o fermentador e nem coletando amostra para colocar em uma proveta e perder este volume de mosto e nem usar também o refratômetro, se a ideia é boa não sei não conhecemos ninguém que fez esta aplicação, apenas vemos em postos de combustível como um dos colegas citou em um comentário acima e quem sabem um dia, com tempo possa fazer um fermentador com volume reduzido para que se possa fazer estes testes. e desde já vlw pela atenção de todos.
 
Cada uma que aparece... irmão relaxa, compra uma proveta de 100ml e tira todo dia a densidade, se tirar amostra de 10 dias gastara só 1 litro de liquido presioso...
 
Há um fermentador transparente, que parece um garrafão de água mineral, que daria para pôr um densímetro dentro e monitorar visualmente.
 
É preciso também considerar que a fermentação gera krausen... espuma... que irá interferir na leitura do densímetro.

Talvez não seja viável ver a densidade correta por causa disso
 
Muito legal a sua ideia, mas podem surgir alguns complicadores. Além da espuma, que já foi citada, materiais em suspensão podem ficar aderidos ao densímetros e também causar erros de leitura.
A maioria dos densímetros é aferida a 20ºC e para uma Lager, por exemplo, que tem a fermentação com temperatura baixa, terias que fazer conversão da leitura.
 
É preciso também considerar que a fermentação gera krausen... espuma... que irá interferir na leitura do densímetro.

Talvez não seja viável ver a densidade correta por causa disso
Eu consumo deixar o densímetro dentro do fermentador e já tive que remover para limpar.O krausen atrapalha bastante na leitura e essa é a experiência que tenho das minhas levas.
O Spindel seria a melhor alternativa pelo que pesquisei até agora infelizmente.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk
 
Eu consumo deixar o densímetro dentro do fermentador e já tive que remover para limpar.O krausen atrapalha bastante na leitura e essa é a experiência que tenho das minhas levas.
O Spindel seria a melhor alternativa pelo que pesquisei até agora infelizmente.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Por que infelizmente? vi um tópico sobre o dispositivo e achei muito interessante, com uma proposta muito legal, pena que nem todos temos habilidades para mexer com dispositivos eletrônicos e mais tendo que montar, configurar e etc. Caso alguém saiba onde comprar o dispositivo já no jeito de usá-lo favor coloque o link aí pra que todos vejam a possibilidde de adquirir.
 
Back
Top