Vinho de Arroz - Sakê Chinês

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alan1

Well-Known Member
Joined
Mar 14, 2014
Messages
75
Reaction score
19
Eu vi esse tópico no fórum gringo e resolvi tentar:

http://www.homebrewtalk.com/f243/making-traditional-rice-wine-cheap-fun-different-361095/

É realmente bem fácil de fazer, e o resultado ficou surpreendentemente bom. A fermentação demora um pouco, mas é tranquilo porque não precisa de nenhum controle de temperatura.

Agora estou meio sem tempo, mas na sequência eu posto os detalhes de como eu fiz.

Detalhe, a versão dessa foto parece quick morango porque coloquei suco de romã.
 

Attachments

  • vinhodearroz2.jpg
    vinhodearroz2.jpg
    91.5 KB · Views: 184
Legal!

Fiquei com vontade de fazer.

Qual fermento você usou? Conseguiu o fermento de arroz que citam lá no HBT?

Eu comprei o fermento de arroz chinês quando fui pros USA no final do ano.
No tópico eles chamam apenas de "chinese yeast balls", mas eu encontrei pra vender no e-bay com o nome de "Dry Yeast Balls" - http://www.ebay.com/itm/DRIED-YEAST-BALLS-Rice-Wine-Chinese-YEAST-BALLS-/131082027243

Mas só depois que eu descobri que o nome é "Jiuqu" e o principal organismo é o Aspergillus Oryzae:
https://en.wikipedia.org/wiki/Jiuqu

Eu não procurei muito mas acho que dá para encontrar em lojas de produtos japoneses o "Koji", que é o similar japônes do "Jiuqu".
 
O mais complicado dessa receita é de fato conseguir o Jiuqu. No tópico gringo fala que seria possível fazer com Saccharomyces apesar de não ficar tão bom, - eu duvido - acho que nem fermentaria. Até onde eu sei a Saccharomyces não conseguiria fazer alcool do arroz - que é puro amido - enquanto isso a Aspergillus oryzae come o arroz com farinha - literalmente se vc colocar a farinha.:D

Bem, como eu disse, eu comprei o Jiuqu no ebay. Aí, é só conseguir um arroz glutinoso.
Eu fiz uma leva com arroz de Jasmim, da foto. Mas tenho outra leva ficando pronta que eu fiz a partir do brasileiro arroz cateto.
Aí é so cozinhar o arroz, com um pouco mais de agua que o normal, e sem sal e temperos, obviamente.
Na foto dá pra ver o arroz que eu usei e o fermento.
 

Attachments

  • vinhodearroz1.jpg
    vinhodearroz1.jpg
    48.9 KB · Views: 194
Aí é só resfriar e colocar o arroz em uma jarra de vidro, com tampa rosquedora, misturar bem com o fermento.

Tampei com um pano de algodão e a tampa rosqueada por cima. Parece que é pelo pano que o CO2 escapa.

Aí é só guardar num lugar calmo durante três a quatro semanas.

É bem interessante ver o arroz se liquefazendo e formando bolhas de CO2.

Depois da fermentação, deve-se separar o liquido do mosto de arroz. E pronto... basta resfriar e beber:tank:
 
Vou fazer um experimento com o que tenho usando 1kg de arroz parbolizado, 0,3kg de açuar e 4 litros de água com fermento de pão mesmo. Se ficar bebivel já é lucro hehe.
 
Vou fazer um experimento com o que tenho usando 1kg de arroz parbolizado, 0,3kg de açuar e 4 litros de água com fermento de pão mesmo. Se ficar bebivel já é lucro hehe.

O problema é que o fermento vai comer o açucar e parar por aí. O amido do arroz não vai ser consumido diretamente. Talvez o negócio contamine e o contaminante consiga converter o amido em açucar pra daí a levedura funcionar... mas nesse caso tomara que seja o contaminante certo... hehehehe
 
Resolvi colocar malte e fazer o processo de cerveja mesmo. Mas o arroz foi deixado por uma hora de molho, e esta a uma hora de sacarificação, e pretendo deixar mais meia hora. Todo o processo junto com o malte pilsen. Será que muda alguma coisa na fermentação ?
 

Latest posts

Back
Top