Vienna Lager

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joaobeer

Member
Joined
Jun 5, 2014
Messages
15
Reaction score
2
Boa tarde,
Estou pensando em fazer a minha primeira Lager (Viena), alguém tem alguma dica para ajudar?
Sei que é bom calcular o dobro do fermento que utilizo para uma Ale.
 
Boa tarde,
Estou pensando em fazer a minha primeira Lager (Viena), alguém tem alguma dica para ajudar?
Sei que é bom calcular o dobro do fermento que utilizo para uma Ale.

Fermentação de lager: fermento suficiente (o dobro de ale) e temperatura fria por quase toda a fermentação. É de longe o fator mais importante.

Sobre a receita, sinceramente pode ser feita de varias formas que fica legal. 100% vienna, ou parte vienna parte munich, ou mesmo uma combinação desses maltes base e algum malte especial tostado mais escuro, café, chocolate, em pequenas proporções pra não passar do limite de cor.

É um estilo que requer pouca "firula", dê enfase nos maltes base, sem botar muito malte especial, principalmente caramelo.

De lúpulo pode usar só pra amargor, um neutro como magnum, ou uma quantidade maior de um mais nobre como um hallertauer. Fica legal também. Se usar um neutro e quiser um pouco de sabor e aroma até da pra adicionar um pouco no final da fervura, mas tem que ser pouquinho, tipo 0,25g/L a 0,5g/L no máximo.

Não é uma receita pronta, mas dicas pra vc desenvolver uma e tentar entender melhor a função de cada coisa. Espero ter ajudado.

Abraço
 
Aproveitando o tópico sera que funcionaria por uma boa parte de pilsen e completar com vienna e carapils ou vai fugir muito do estilo?

Usar so vienna vai encarecer um bom tanto a cerva
 
Funcionar, funciona! Vai virar cerveja, boa se bem feita, mas vai fugir sim do estilo. Não é a mesma coisa, assim tu vai conseguir uma cor semelhante. Mas o sabor dos maltes são bem distintos.

Abraço
 
Aproveitando o tópico sera que funcionaria por uma boa parte de pilsen e completar com vienna e carapils ou vai fugir muito do estilo?

Usar so vienna vai encarecer um bom tanto a cerva

Dá sim, mas daí não completaria com vienna e sim com munich. Dá pra fazer algo como 50% pilsen, 25% vienna e 25% munich... ou por aí... dá pra jogar com esses maltes base. Só o carapils acho que não tem necessidade aí.

Não é pq é vienna lager que a base tem que ser, obrigatoriamente, malte vienna.

Abraço
 
Dá sim, mas daí não completaria com vienna e sim com munich. Dá pra fazer algo como 50% pilsen, 25% vienna e 25% munich... ou por aí... dá pra jogar com esses maltes base. Só o carapils acho que não tem necessidade aí.

Não é pq é vienna lager que a base tem que ser, obrigatoriamente, malte vienna.

Abraço

Valeu, essa duvida estava me impedindo de fazer uma breja aqui
 
Back
Top