Viabilidade T-58

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dcunhamaciel

Well-Known Member
Joined
Jul 30, 2015
Messages
324
Reaction score
48
Boa noite pessoal.

Estou começando a ler sobre starter para tentar diminuir o custo da minha produção e também para poder usar fermento líquido.

Uma coisa que me chamou a atenção foi a quantidade de células do T-58 sugerida pelo http://www.brewersfriend.com, lá diz 18 bilhões por grama.

Sempre usei 2 pacotes de T-58 para minha Witbier que tem 1051, conta feita de acordo com o tópico fixo do fórum..

Mas de acordo com o BF 1 pacote é o suficiente para 21 litros com OG de 1051, mas isso preenchendo o campo "Cell Density" com 18 e não com 10 que é o padrão.

O que vocês acham, continuo usando 2 pacotes ?? Ou 1 pacote no caso do T-58 seria o suficiente ??
 
boa noite!
respondendo sua pergunta, 1 pacote de T58 é suficiente para 21 litros com OG 1,051, desde que devidamente hidratado antes de inocular.
 
Rapaz em algum lugar nesse fórum tem um tópico falando sobre a quantidade de células nos pacotes da fermentis. Se não me engano alguém falou que a indicação estava errada. Tenta procurar aí.."quantidade células fermento seco"

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Boa noite pessoal.

Estou começando a ler sobre starter para tentar diminuir o custo da minha produção e também para poder usar fermento líquido.

Uma coisa que me chamou a atenção foi a quantidade de células do T-58 sugerida pelo http://www.brewersfriend.com, lá diz 18 bilhões por grama.

Sempre usei 2 pacotes de T-58 para minha Witbier que tem 1051, conta feita de acordo com o tópico fixo do fórum..

Mas de acordo com o BF 1 pacote é o suficiente para 21 litros com OG de 1051, mas isso preenchendo o campo "Cell Density" com 18 e não com 10 que é o padrão.

O que vocês acham, continuo usando 2 pacotes ?? Ou 1 pacote no caso do T-58 seria o suficiente ??

Como o fabricante não consegue determinar ao certo a quantidade exata de células nos pacotinhos e isso pode variar de 6 bi até 20 bi...a calculadora trabalha com a média de 10.

Eu particularmente considero sempre os 10, nunca altero para mais...
 
Obrigado pelas respostas..

Vou continuar usando 2 pacotes até aprender a fazer starter..
 
Obrigado pelas respostas..

Vou continuar usando 2 pacotes até aprender a fazer starter..

Não tem segredo...

As recomendações são que na dúvida, erre para mais no fermento, pois é mais fácil ter problemas com underpitching, do que com overpitcing...

Eu sempre indico a leitura desse artigo anexo para Starters...

Não tem erro...

Tomando todos os cuidados com limpeza e sanitização, não terá problemas...

Aqui no blog do Lamas tem umas dicas tb: http://www.lamasbier.com.br/2012/06/como-fazer-starter-tudo-o-que-voce-precisa-saber-parte-i.html
 

Attachments

  • YeastStarter.pdf
    243.5 KB · Views: 109
Não consegui acessar o link do arquivo que você enviou Tomazela. Poderia reenviar o link.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Back
Top