Viabilidade de fermento seco vencido

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leandrocosta

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2015
Messages
250
Reaction score
33
Tenho um S-04 que venceu em janeiro armazenado na minha geladeira há 1 ano.

Ainda é seguro utilizá-lo?

Se eu fizer um starter e aparentemente der tudo certo, isso significa que o fermento ainda está bom?

Se o fermento não estiver bom o que pode acontecer de errado?

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
 
Tenho um S-04 que venceu em janeiro armazenado na minha geladeira há 1 ano.

Ainda é seguro utilizá-lo?

Se eu fizer um starter e aparentemente der tudo certo, isso significa que o fermento ainda está bom?

Se o fermento não estiver bom o que pode acontecer de errado?

Se o pacote tiver fechado e ficou esse tempo todo na geladeira, é possivel que ele esteja viável sim...

O problema é vc estimar o quanto de viabilidade ele terá, pra dimensionar o starter que vc precisa fazer.
 
Tenho um S-04 que venceu em janeiro armazenado na minha geladeira há 1 ano.

Ainda é seguro utilizá-lo?

Se eu fizer um starter e aparentemente der tudo certo, isso significa que o fermento ainda está bom?

Se o fermento não estiver bom o que pode acontecer de errado?

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
Se vc tiver o Beersmith ele simula a quantidade de células viáveis de acordo com a data do fermento.
 
Posso fazer 2 starters pra diminuir a chance de under-pitching.

O fato é que eu tenho 2 opções: uma é fazer o starter desse fermento vencido, a outra é reutilizar o slurry que coletei de uma Porter no dia 20 de abril, lavado e armazenado entre 2 e 5 graus desde então.

Nos dois casos eu posso errar feio na estimativa do número de células viáveis, mas em qual deles eu tenho a maior chance de acertar?

E se eu fizer o starter com o fermento vencido e der tudo certo aparentemente (o starter atenuar normalmente e a aparência da levedura estiver OK) , ainda existe a chance de dar errado na cerveja?
Se o pacote tiver fechado e ficou esse tempo todo na geladeira, é possivel que ele esteja viável sim...

O problema é vc estimar o quanto de viabilidade ele terá, pra dimensionar o starter que vc precisa fazer.


Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
 
Posso fazer 2 starters pra diminuir a chance de under-pitching.

O fato é que eu tenho 2 opções: uma é fazer o starter desse fermento vencido, a outra é reutilizar o slurry que coletei de uma Porter no dia 20 de abril, lavado e armazenado entre 2 e 5 graus desde então.

Nos dois casos eu posso errar feio na estimativa do número de células viáveis, mas em qual deles eu tenho a maior chance de acertar?

E se eu fizer o starter com o fermento vencido e der tudo certo aparentemente (o starter atenuar normalmente e a aparência da levedura estiver OK) , ainda existe a chance de dar errado na cerveja?

Oi Leandro,

Depois que o Cleber mandou a mensagem acima eu me liguei de que nunca tinha me preocupado com viabilidade de fermento seco, portanto nunca prestei atenção nas estimativas das calculadoras de fermento. Achei simplesmente que vencido significaria uma viabilidade próxima a 0%.

Vi tanto no beersmith quando no www.mrmalty.com que com 1 ano no pacote a viabilidade ainda é de 65%+. Sendo assim vc pode usá-lo ainda, acredito eu que com segurança, levando em conta esse decréscimo e ajustando a quantidade.

Em relação a reutilizar o slurry ou usar esse fermento, cabe a vc decidir o que é melhor. O slurry está um pouco velho, mas se foi lavado deve estar em condições de fermentar, após um starter calculado.

Abraço
 
Pessoal, valeu pela força. Decidi que vou utilizar o S-04 com starter, considerando a viabilidade calculada.

Pra quem estiver com a mesma dúvida, encontrei alguns posts no homebrewtalk.com de homebrewers que já tiveram sucesso utilizando fermento seco até 3 anos após a data de validade.

Oi Leandro,

Depois que o Cleber mandou a mensagem acima eu me liguei de que nunca tinha me preocupado com viabilidade de fermento seco, portanto nunca prestei atenção nas estimativas das calculadoras de fermento. Achei simplesmente que vencido significaria uma viabilidade próxima a 0%.

Vi tanto no beersmith quando no www.mrmalty.com que com 1 ano no pacote a viabilidade ainda é de 65%+. Sendo assim vc pode usá-lo ainda, acredito eu que com segurança, levando em conta esse decréscimo e ajustando a quantidade.

Em relação a reutilizar o slurry ou usar esse fermento, cabe a vc decidir o que é melhor. O slurry está um pouco velho, mas se foi lavado deve estar em condições de fermentar, após um starter calculado.

Abraço
 
Já usei fermento vencido há 4 anos.... s-04 e s-23.... ambos os casos tive o mesmo resultado se ele estivesse "fresquinhos".....

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
 
Desenterrando tópico com relato de caso.

Brassei uma Blonde Ale dia 10/09/17 com dois pacotes de T-58 vencidos em 31/05/2012. Ficaram esse tempo todo em geladeira.

Calculei um starter com viabilidade bem baixa e sem agitação.

Estava no escuro podendo trabalhar com underpitch mas minha dúvida era se o fermento ainda estaria ativo. Um dia antes da brassagem fiz o starter pra conferir se teria alguma fermentação.

Resultado... Minha cerveja fermentou muito bem, e a FG ficou abaixo do esperado: 1,007.

Em janeiro fiz uma Pale Ale com fermento US-05 vencido também. Com starter funcionou bem também e me deu resultados bons.

Resumindo, armazenado em geladeira a viabilidade celular do fermento seco (pelo menos no meu caso) aparentemente continua boa, mas é extremamente necessário fazer um starter. Acredito do contrário não teria resultados muito bons.

Lembrando que tudo isso é meramente empírico, nada comprovado e nada testado cientificamente.

Eu marquei bobeira, deveria ter levado uma amostra do starter pra contar no laboratório, pretendo fazer isso com o slurry coletado dessa última leva.
 
Back
Top