Viabilidade da bomba Inova GP 100 Latão para circulação do mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jeferson

Member
Joined
Jan 22, 2016
Messages
8
Reaction score
2
Sei que o correto para produção de cerveja seria uma bomba de grau alimentício. Como estamos no Brasil e na maioria das vezes temos que recorrer a produtos importados com alta tributação. Gostaria de sanar a dúvida se seria compatível utilizar a bomba "Recirculadora De Agua Quente Inova Gp-100 220v Latão" para recircular o mosto, e trasfegas no processo de produção.
 
tem um pessoal ai que usa, estou louco para abraçar uma também!
 
Estou olhando aqui, a Ferrari BCPF25 7/120 é um pouco mais cara, mas é de inox e a vazão mínima é de 1.300 L/h ou seja 22 L/minuto

A GP-100 é de latão, mais barato e com a vazão mínima mais alta 42 L/minuto

Alguém usa mais usa essa da Ferrari?
 
Mandei esses dias um e-mail para os fabricantes da bomba perguntando se a água quente pode ser usada para uso alimentício após uso da bomba. A resposta foi que contanto que a água seja filtrada não há problemas pois não tem contato de óleos com o fluido e o selo desta é magnético.
 
eu acabei de comprar uma dessas, fiz apenas uma brassagem e farei outra hoje,

com certeza o ideal seria em inox mas inox é muito caro, mas comparado com as de maquina de lavar roupas, com certeza é bem melhor, latão esta incluso no "grau alimenticio", ela não possui selo mecânico, e tem uma vazão muito boa, silenciosa, sem vibraçoes, realmente me agradou, forte a ponto de entortar o fundo falso da minha panela haha
 
Ilustres cervejeiros, pesquisando fiquei sabendo que existe opções do corpo/carcaça da bomba propriamente dita (não especificaram o rotor) de bronze e de latão. Em meus conhecimento superficiais sobre metalurgia si que o latão é menos poroso e mais macio (70% cobre e 30 zinco) e o bronze mais poroso e duro (90% cobre e 10% estanho podendo variar) Agora a pergunta em termo de corrosão qual seria o melhor metal para trabalharmos com nosso mosto um pouco ácido? Alguém poderia fazer a gentileza desta consultoria gratuíta?
 
marqueze, acho que o ponto da pergunta não é a validade da bomba mas sim da dissolução de materiais no mosto.

Enfim, latão é um material de uso comum na cerveja, tem muito registro, flange, espigão, conectores de latão. A acidez do mosto não chega a ser prejudicial nesse caso, até onde eu sei. O bronze não é muito referenciado pela literatura, acredito que seja menos comum na fabricação de conexões, então não sei responder.

Abraço
 
Obrigado Tiago pela contribuição realmente existem muitas conexões de latão, como niples, flanges, etc (havia me esquecido) e minha dúvida sobre a viabilidade foi sanada pelo post dos companheiros. Obrigado pela força Tiago e companheiro do Homebrewtalk, muito eficiente esta ferramenta e toca de informações.
 
Senhores fiz uma pergunta para o vendedor, se isso contribuir para alguém que também queria experimentar vai a pergunta e resposta (eu comprei a minha bomba, vou fazer um sistema de by-pass na bomba para controlar a vazão (meu irmão falou se instalar um registro entre a entrada e saída da bomba funciona legal) pela curva da bomba consta 20 litros por minuto a uma altura de 1 metro.
* Pergunta: A transferência do eixo do motor/rotor desta bomba é magnético? dá para desmontar o rotor da bomba para limpeza? Seria possível usar para fazer cerveja artesanal? Vc tem conhecimento de pessoas que usam esta bomba para fazer cerveja artesanal mesmo a mesma não sendo indicada para tal procedimento?
* Resposta: boa tarde, tenho vários que compraram para este proposito e dizem que funciona bem, na parte em que ela tem contato com o fluido é composta por aço inox e latão tem umas peças em plastico e vedações em silicone e borracha. o rotor tem eixo de porcelana. Tem uma confraria aqui perto que usa 9 bombas desta já um bom tempo
 
eu comprei uma, deve chegar ainda essa semana, pretendo usa-la pra fazer uma vienna, isto é, seu eu conseguir montar do jeito que eu quero.
Andei lendo sobre o uso de latão e bronze na produção de cerveja e os cuidados a serem tomados são: Evitar o uso de produtos de limpeza corrosivos e ter a certeza que as ligas são isentas de chumbo, que em certas ligas pode chegar a 3%, mas creio não ser o caso do bronze usado nessas bombas pois são destinadas a bombeamento de água potável.
 
0ba4e20753f10f5f497eb177f9e1934e.jpg
 
@mattesco , havia esquecido de te falar antes, tem ciência que sua instalação está fora do indicado pelo fabricante? O eixo do motor da bomba deve fica na posição horizontal para seu melhor funcionamento. Talvez essa posição possa gerar um desgaste prematuro por conta do jeito que a bomba foi concebida, com seu rotor flutuando no líquido.
 
É vc tá certo Fábio, não li o manual, até agora não teve problemas mas quem sabe no futuro?
Dei uma virada nela acho que agora tá certo.
Obrigado! Até breve.

013a255d33e1c7baa1dc3b8c466f84c6.jpg



"É dando que se recebe..."
 
Olha uma das respostas do vendedor:

"Acabei pesquisando a composição exata da liga de bronze da bomba Inova,sua composição é de 55% estanho,39% cobre e 6% alumínio amigo"
Apesar da bomba inova ser de latão, acho que ele confundiu com a outra marca, então não contém chumbo, podemos usar de boas a Texius.
Pesquisando por opções de compra da gp 100 percebi que a mesma não possui a opção de 110 volts. Consultando o manual no site da inova confirmei isso tb. E aí venho confirmar com vcs aqui tb :) será q é isso mesmo não tem opção 110v para a inova gp 100
 
Pesquisando por opções de compra da gp 100 percebi que a mesma não possui a opção de 110 volts. Consultando o manual no site da inova confirmei isso tb. E aí venho confirmar com vcs aqui tb :) será q é isso mesmo não tem opção 110v para a inova gp 100
Vc pode usar um transformador, como a potência máxima da bomba é 100W não precisaria ser um muito grande.
 
Como a bomba em questão é de 220V, caso seja ligada em 110V é provável que funcione com uma rotação menor, o que até seria bom para o uso que queremos. Seria uma ótima forma de reduzir a vazão.
Por exemplo, eu tenho uma furadeira 220V (de quando morava em uma cidade que só tinha esta voltagem) e hoje uso ela em 110V em Porto Alegre sem problema algum, desde que não precise furar coisas muito duras.
Acho que vale o teste para ver se a rotação vai ser suficiente para continuar a puxar água.

Abraço,
João Marcelo
 
Sim a potência vai cair pela metade , fazendo uma analogia rapida a vazão e a coluna dágua q ela atinge tb cairiam pela metade. Vou testar... Valeu galera!
 
entao vou comprar uma para usar em 110v faço só 30 litros por enquanto deve dar de boa
 
Não recomendo, não sou eletricista, mas os poucos fóruns que visitei disseram que um motor 220 funciona sim 110, e a razão da potência seria quatro vezes menos. Porém diminuiria em muito a vida útil do equipamento, com uma menor rotação que a rotação original do equipamento aconteceria problemas de super aquecimento e outros problemas técnicos (campo magnético, rotor e outras coisas que não entendo, rs). Minha bomba vai funcionar com um transformando 220/110 de 1500 VA, KITEC paguei 150 reais mercado livre e a vazão vou controlar estrangulando a válvula de saída e usando a chave seletora para 55 watts.
 
Não recomendo, não sou eletricista, mas os poucos fóruns que visitei disseram que um motor 220 funciona sim 110, e a razão da potência seria quatro vezes menos. Porém diminuiria em muito a vida útil do equipamento, com uma menor rotação que a rotação original do equipamento aconteceria problemas de super aquecimento e outros problemas técnicos (campo magnético, rotor e outras coisas que não entendo, rs). Minha bomba vai funcionar com um transformando 220/110 de 1500 VA, KITEC paguei 150 reais mercado livre e a vazão vou controlar estrangulando a válvula de saída e usando a chave seletora para 55 watts.
Essa bomba tem 3 potências, a máxima é 100W, se usar um transformadorzinho de uns 130VA no mínimo já resolve.
 
Estou olhando aqui, a Ferrari BCPF25 7/120 é um pouco mais cara, mas é de inox e a vazão mínima é de 1.300 L/h ou seja 22 L/minuto

A GP-100 é de latão, mais barato e com a vazão mínima mais alta 42 L/minuto

Alguém usa mais usa essa da Ferrari?

Não achei da descrição da Ferrari que é de Inox...
 
Por acaso alguém sabe qual é o "termoplástico de engenharia de alta resistência" usado na bomba da Ferrari?

Pretendo usar a JET-60 de inox como sanitária, mas preciso saber qual termoplastico eles usam, pra confirmar se posso usá-la pra passivar fermentadores e panelas de inox...
 
Sei que o correto para produção de cerveja seria uma bomba de grau alimentício. Como estamos no Brasil e na maioria das vezes temos que recorrer a produtos importados com alta tributação. Gostaria de sanar a dúvida se seria compatível utilizar a bomba "Recirculadora De Agua Quente Inova Gp-100 220v Latão" para recircular o mosto, e trasfegas no processo de produção.

Bom... estou tb querendo trocar a minha bomba chinesa por uma gp100, mas enviei a seguinte pergunta e obtive a seguinte resposta:

Gostaria de saber se existe a circuladora de água quente gp100cb com corpo e rotor em bronze ou outro material que sirva para a fabricação de cerveja (grau alimentício)?

Muito bom dia Prezado Júlio,
O corpo da GP-100CB é em material latão e o rotor é em termoplástico e cerâmica.
Não foi projetada para consumo humano, apenas rede sanitária e circuito fechado.
Infelizmente alguns vendedores , principalmente na internet, estão indicando este equipamento para circulação de cerveja, mas esta não é uma posição oficial da fábrica, inclusive o produto perde a garantia para tal, pois deve ser utilizado apenas com água potável.

Agradecemos o contato.

Será que alguém tem mais alguma outra informação sobre outras bombas ou sobre a mesma, que tenha utilizado e não tenha tido problemas?
 
Eu creio que eles não falariam que serve para cerveja, mesmo se servisse. Se essa informação saísse deles, eles teriam que provar. Logo, é mais simples você falar que desconhece a consequência desse uso do que recomendar.

Veja bem, se a água quente que passa pela bomba serve para nos banharmos, beber e preparar alimentos, porque não serviria para nosso uso?

Não tenho a bomba ainda, mas creio que se a água que passa por ele servir para consumo, então também serve para cerveja.
 
Olha uma das respostas do vendedor:

"Acabei pesquisando a composição exata da liga de bronze da bomba Inova,sua composição é de 55% estanho,39% cobre e 6% alumínio amigo"
Apesar da bomba inova ser de latão, acho que ele confundiu com a outra marca, então não contém chumbo, podemos usar de boas a Texius.
.

Pois é... acho que ele confundiu e continua confundindo, pois enviei uma mensagem pra ele e, novamente ele anuncia com essas composições a bomba da Inova. Olhei o site da Inova e mandei e-mail pra eles e me confirmaram que não tem dessa bomba em bronze, apenas em latão. Já quando você pesquisa pelo modelo da bomba Texius, essa sim, tem em sua composição bronze. Creio que o anúncio que você viu seja o mesmo que eu vi, um de R$198,00. Mandei outra mensagem pro vendedor para confirmar com o fornecedor dele se eles não estavam se equivocando.
 
.

Pois é... acho que ele confundiu e continua confundindo, pois enviei uma mensagem pra ele e, novamente ele anuncia com essas composições a bomba da Inova. Olhei o site da Inova e mandei e-mail pra eles e me confirmaram que não tem dessa bomba em bronze, apenas em latão. Já quando você pesquisa pelo modelo da bomba Texius, essa sim, tem em sua composição bronze. Creio que o anúncio que você viu seja o mesmo que eu vi, um de R$198,00. Mandei outra mensagem pro vendedor para confirmar com o fornecedor dele se eles não estavam se equivocando.

Casualmente hoje questionei o pessoal da ferrari para verificar se alguma das bombas deles tinha uma restrição para recirculação de água em altas temperaturas. Estou esperando resposta ainda.

Qual bomba é essa do anuncio de R$ 198,00? Cogitei comprar uma alimentícia mas me espantei com os valores acima de R$ 1.200,00
 
Vi algumas da ferrari e do modelo que vi só suportava até 60¤C. O anúncio de R$ 198,00 que eu vi tá pausado no ML. Mas acho que o cara não tá sabendo o que tá vendendo, porque no site da inova e falando diretamente com eles, me afirmaram que não têm bomba gp 100 de bronze. Já a Texius que o cara anuncia como sendo de latão, tem em bronze.... Perguntei pra ele se poderia confirmar com o fornecedor dele se não estava trocada a informação, mas ele falou que não precisava perguntar porque tinha duas texius na casa dele e dava pra ver que não era de latão. Tô até com medo de ter pausado o anúncio dele por conta de informação errada e acabei questionando isso.
 
Casualmente hoje questionei o pessoal da ferrari para verificar se alguma das bombas deles tinha uma restrição para recirculação de água em altas temperaturas. Estou esperando resposta ainda.

Qual bomba é essa do anuncio de R$ 198,00? Cogitei comprar uma alimentícia mas me espantei com os valores acima de R$ 1.200,00

Esse é o endereço eletrônico: http://produto.mercadolivre.com.br/...circulaco-solar-agua-quente-ou-cervejaria-_JM

Mas como eu falei, acho que o cara não sabe direito o que está vendendo. Como eu não quero a de latão (apesar de ter ouvido aqui mesmo que a liga, que contém Pb, não libera essa substância) eu iria na Texius, já que no site do fabricante a informação é de que a bomba deles é em bronze, o que já não ocorre na Inova (vide site tb).
 
Dei uma lida sobre essas ligas e percebi um erro, o vendedor informa a composição das ligas:
-Corpo de bronze (Cu 39% + Sn 55% + Al 6%) Inova
-Corpo de latão (Pb 4% + Ni 60% + Zn 36%)Texius

1- Nos documentos que li sobre essas duas ligas o percentual mínimo de cobre presente em ambas é de 50%.
2- O percentual máximo de chumbo presente nas ligas atuais é de até 3%, achei apenas a classe C38500 com mais de 3% de chumbo. Alguns bronzes especiais, classes C 92XXX a C 945XX, possuem elevado teor de chumbo, não achei o quanto seria esse "elevado teor".
3- estes percentuais não são feitos ao esmo, cada percentual de cada metal tem seu propósito na liga e foram definidas após estudos, então acho um pouco difícil uma fundição decidir fazer ma liga do jeito que ela achar melhor já que os padrões foram definidos e testados.

O que me leva às seguintes conclusões:

Não achei nenhuma liga de bronze com esta composição (Cu, Sn, Al). Ligas que contém estanho ou estão acompanhadas de zinco ou de chumbo e, ligas com alumínio ou são apenas cobre e alumínio ou vêm acompanhadas de zinco de manganês, então ou está informado errado, ou EU to errado, ou usam alguma liga bem esquisita e fora de qualquer especificação hehehe.
A liga de latão informada também não existe, nem cobre tem! Isso daí pode ser qualquer coisa, menos latão hahaha, sem contar que, com 60% de níquel isso ia ficar caro pra kcete. Se ela contém realmente chumbo e zinco chuto que seja alguma liga entre a C340 e a C370, todas dentro do limite de 3% de chumbo.
As duas bombas me parecem seguras pro uso que pretendemos, por mais que contenha chumbo e que este chumbo vá pra cerveja, eu creio que a concentração deste metal na bebida será ínfimo.
Baseando-me nos textos dos links abaixo, percebi que há mais coisas entre nós e o metal vilão e que não é porque ele está ali presente que irá obrigatoriamente se dissolver na cerveja e nos matar! O primeiro texto é especialmente interessante pois trata da dissolução do chumbo puro em meio ácido (PH 4). Após dias o autor chegou a valores que não me pareceram tão absurdos. Imagino que estes valores seriam muito mais baixos se no lugar do chumbo fosem usadas as ligas de latão ou bronze com chumbo.

http://rvq.sbq.org.br/index.php/rvq/article/viewDownloadInterstitial/266/288

http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/18/chumbo.pdf
 
Boa noite amigos,
Estava pesquisando sobre esta bomba e achei este post após ter comprado a bomba!
Comprei esta bomba da Inova no ML, a mesma do link, e acho que era a última!
já fiz uma brassagem no último fim de semana e a bomba trabalhou perfeitamente, tive o cuidado de circular água quente após o uso para limpar bem!
Eu usava uma destas chinesinhas, solares, e que parou de funcionar após umas 4 brassagens! já usei a bomba de máquina de lavar, mas esquenta muito e também não aguenta!
Paguei R$ 198,00 nesta Inova e R$ 130,00 na chinesinha pelo ML, creio que esta bomba valha a pena, nem tem comparação, muito mais resistente! mas o preço dela chega nos R$ 500,00, não sei como o vendedor fazia a R$ 200,00!
 

Attachments

  • IMG-20160416-WA0001.jpg
    IMG-20160416-WA0001.jpg
    151.3 KB · Views: 218
O vendedor colocou anúncio de outro modelo, Inova GP 230, tem o dobro da potência da GP 100, por R$ 240,00!
Acho que vale a pena!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-757397422-bomba-de-circulaco-ou-pressurizaco-inova-_JM

Eu acho que essa daí é um pouco demais pra quem vai fazer levas abaixo dos 40 litros, a vazão mínima desse modelo é de 46 litros por minuto! Estrangulando a saída deve baixar pra no máximo 40 por minuto.

Edit: Também não sei como o vendedor conseguiu fazer esse preço, mas também não é agora que vou querer saber kkk
 
deve ter estoque... a gp100 já nao se acha por menos de 350 =~~
achei a gp120 por 360, essa eh boa que roda no 127 sussa.
 
Boa noite amigos,
Estava pesquisando sobre esta bomba e achei este post após ter comprado a bomba!
Comprei esta bomba da Inova no ML, a mesma do link, e acho que era a última!
já fiz uma brassagem no último fim de semana e a bomba trabalhou perfeitamente, tive o cuidado de circular água quente após o uso para limpar bem!
Eu usava uma destas chinesinhas, solares, e que parou de funcionar após umas 4 brassagens! já usei a bomba de máquina de lavar, mas esquenta muito e também não aguenta!
Paguei R$ 198,00 nesta Inova e R$ 130,00 na chinesinha pelo ML, creio que esta bomba valha a pena, nem tem comparação, muito mais resistente! mas o preço dela chega nos R$ 500,00, não sei como o vendedor fazia a R$ 200,00!

Mandei email pra ele esses dias perguntando se ele teria estoque novo e ele me falou que dia 30/04. Espero que continue o mesmo preço.
 
Back
Top