Vedar panela com durepoxi

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Diego1

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
68
Reaction score
5
Olá, eu estou há mais de 6 meses sem fazer cerveja por problemas de logística (AP pequeno é complicado), como falta de espaço e possíveis danos matrimoniais. Para resolver o problema resolvi partir pra um caldeirão de alumínio de 12 litros, pra fazer receitas de 5L de cerveja final. Na pressa de iniciar o projeto, fiz um furo um pouco irregular pra colocar a válvula e ficou vazando.

Estou pensando em vedar com durepoxi, pelo lado de fora da panela. Terei problemas na cerveja se fizer isso? Existe alguma outra solução resistente ao calor/fogo e que seja indicada para esse fim?

Obrigado!
 
Caro Diego, isso também aconteceu comigo, só que em uma panela de 32 lts, quando tava tentando instalar o termometro, ai achei que tava baixo demais e resolvi fazer outro furo na panela. A vedação foi fácil, nas lojas de materiais de construção, tem aqueles nipes de latão ou alumininio, vc instala como se foss uma torneira, tem a flange para a parte interna da panela e parte externa, ele é usado para fechar finais de conexões, inclusive usei um pra minha bazooka, tem de cpvc da tigre, mas ai não é aconcelhável, vale mais para vc entender o que é.....abçs
 
Olá, eu estou há mais de 6 meses sem fazer cerveja por problemas de logística (AP pequeno é complicado), como falta de espaço e possíveis danos matrimoniais. Para resolver o problema resolvi partir pra um caldeirão de alumínio de 12 litros, pra fazer receitas de 5L de cerveja final. Na pressa de iniciar o projeto, fiz um furo um pouco irregular pra colocar a válvula e ficou vazando.

Estou pensando em vedar com durepoxi, pelo lado de fora da panela. Terei problemas na cerveja se fizer isso? Existe alguma outra solução resistente ao calor/fogo e que seja indicada para esse fim?

Obrigado!
Não use durepoxi.

Tente usar arruelas maiores com anéis de silicone na vedação. É preciso sempre usar materiais que temos certeza que são atóxicos, e que continuam sendo atóxicos em alta temperatura.

Pense o seguinte... você cozinharia um arroz com um pedaço de durepoxi dentro?

Abraço,

Guenther
 
Valeu as dicas, lcmpedrosa e Guenther! Vou procurar silicone atóxico para fazer essa vedação. Imaginei mesmo que não dava pra usar durepoxi mesmo.

Obrigado!
 
Salve!E pra consertar furos não planejados?

Você pode tampar o furo com um tampão de latão e fazer o novo furo no lado oposto da panela.
131_latao.jpg
 
Back
Top