Variação de temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caeliojunior

Well-Known Member
Joined
Aug 11, 2017
Messages
165
Reaction score
17
Boa tarde, pessoal!

Vou fazer minha primeira brassagem dentro de alguns dias. Mas antes, estou testando o equipamento com agua.
Coloquei cerca de 50 litros de agua dentro do balde fermentador e programei o termostato para 19.5º. (vale a pena dizer que utilizo poço termico)
O fato é que para efeito de teste, chegado a temperatura que estipulei, dei uma mexida com a mão na agua e a marca subiu para 22,5º. Sabemos que a agua mais quente fica proxima a superficie e etc., Mas isso pode causar algum tipo de problema para as leveduras? Parece que a variação de temperatura dentro do mesmo balde, pode chegar a 2º.

Obrigado!

Celio
 
Como está setada a histerese de seu controlador? Vem de fabrica com 2 graus, se não me engano, eu deixo o meu com 0,2.

Abraços!
 
Boa tarde, pessoal!

Vou fazer minha primeira brassagem dentro de alguns dias. Mas antes, estou testando o equipamento com agua.
Coloquei cerca de 50 litros de agua dentro do balde fermentador e programei o termostato para 19.5º. (vale a pena dizer que utilizo poço termico)
O fato é que para efeito de teste, chegado a temperatura que estipulei, dei uma mexida com a mão na agua e a marca subiu para 22,5º. Sabemos que a agua mais quente fica proxima a superficie e etc., Mas isso pode causar algum tipo de problema para as leveduras? Parece que a variação de temperatura dentro do mesmo balde, pode chegar a 2º.

Obrigado!

Celio


Achei bastante variação pra essa quantidade. Você instalou o poço termométrico em que posição no balde e qual a profundidade em relação ao diâmetro do mesmo? Isolou a entrada do poço do lado de fora?
 
Bom, posso dizer que está mais ou menos a um terço do tamanho do balde. (para a parte inferior)
Talvez seja relevante dizer, que a temperatura da agua estava mais fria que 19.5º, portanto, a lampada acendeu... (estava no modo aquecimento).
 
A atividade do fermento sobe a temperatura também, e principalmente na parte de maior atividade (superficie - krausen). Se está com o termometro no poço térmico e colocou a temperatura desejada, vai dar certo. Caso o resultado final da cerveja seja alterado com algum off flavor associado a fermentação em alta temperatura na próxima vez coloque uma temperatura menor no termostato, 17 ou 16ºC.
 
Valeu, Santos!
Acho que solucionei colocando a lampada na parte inferior do refrigerador.
Agradeço suas dicas!

Grato,

Celio
 
Back
Top