Variação de temperatura - Consequências

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pellin

Well-Known Member
Joined
Sep 6, 2013
Messages
188
Reaction score
32
Olá pessoal.

Devido a configuração do meu controlador, não consigo controlar a temperatura de fermentação com extrema exatidão, a configuração mínima para ligar e desligar e de 1ºC.
Ex. Estou com uma Lager fermentando setada a 9ºC mas a cada tempo vai a 10º.
Essa variação de 1ºC pode ser prejudicial?
 
Olá pessoal.

Devido a configuração do meu controlador, não consigo controlar a temperatura de fermentação com extrema exatidão, a configuração mínima para ligar e desligar e de 1ºC.
Ex. Estou com uma Lager fermentando setada a 9ºC mas a cada tempo vai a 10º.
Essa variação de 1ºC pode ser prejudicial?
Sim, pode ser prejudicial, como dito, por exemplo no livro Yeast.

Sofrimento por variação excessiva de temperatura pode causar vários problemas diferentes.
 
O meu caso é diferente, para a fermentação primária meu TIC à 0.2 funcionou muito bem e a temperatura variou de 17.9 a 18.2 somente, acho que ficou legal. Na fermentação secundária, que tive que aquecer com uma cinta aquecida, aí foi problema, temperatura estava em 20 graus, queria chegar nos 21 e quando cheguei em casa já estava no 22...esse "Fermentor Wrap" para aquecer estava solto na geladeira, estou pensando em deixar grudado no fermentador da proxima vez.
 
Sim, pode ser prejudicial, como dito, por exemplo no livro Yeast.

Sofrimento por variação excessiva de temperatura pode causar vários problemas diferentes.

Obrigado Guenther.
Tinha a esperança que essa pequena variação de 1ºC fosse desprezível.
 
O meu caso é diferente, para a fermentação primária meu TIC à 0.2 funcionou muito bem e a temperatura variou de 17.9 a 18.2 somente, acho que ficou legal. Na fermentação secundária, que tive que aquecer com uma cinta aquecida, aí foi problema, temperatura estava em 20 graus, queria chegar nos 21 e quando cheguei em casa já estava no 22...esse "Fermentor Wrap" para aquecer estava solto na geladeira, estou pensando em deixar grudado no fermentador da proxima vez.
Esse é o problema..... o objetivo não é aquecer o mosto, e sim somente SIMULAR..... de forma extremamente suave, uma temperatura ambiente mais alta.

Ou seja, no geral uma lâmpada econômica de 5 ou 10w somente, dentro da geladeira, já serve. A temperatura deve subir de forma extremamente lenta.... várias horas ou dias... e não de forma rápida.
 
Esse é o problema..... o objetivo não é aquecer o mosto, e sim somente SIMULAR..... de forma extremamente suave, uma temperatura ambiente mais alta.

Ou seja, no geral uma lâmpada econômica de 5 ou 10w somente, dentro da geladeira, já serve. A temperatura deve subir de forma extremamente lenta.... várias horas ou dias... e não de forma rápida.

Pois é Guenther. Dos 18 aos 20 foi tranquilo, porque simplesmente deixeria temperatura subir sozinha de acordo com a ambiente, e foi bem lento e gradual, depois foi um deus nos acuda. Muito provavelmente vou partir para a lâmpada para a próxima brassagem...vou arriscar uma Wee Heavy!
 
Back
Top