Vanish sem perfume

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ebraun

Well-Known Member
Joined
Oct 7, 2013
Messages
106
Reaction score
27
Falam por aqui pra limpar barril/PM inox com Vanish "sem perfume". Nas embalagens no mercado só vi dois tipos o rosa e o branco. Qual deles voces falam que seria o sem perfume?

Obrigado
 
Sem resíduos aí tem q enxaguar beeeeem.....
Ah e não usem vanish e agua quente!!!!!!
 
Não lembro onde li na época mas aconselharam a não usar agua quente e vanish pq pode danificar a parte interna do post mix, que tem uma cobertura por cima do aço....
 
Não lembro onde li na época mas aconselharam a não usar agua quente e vanish pq pode danificar a parte interna do post mix, que tem uma cobertura por cima do aço....
Já ouvi também a lenda de que os post-mix são envernizados por dentro. Os que eu tive até hoje, não tem.

De resto, só poderia fazer mal ao inox se houver cloro.

Abraço,
 
O meu tem essa pelicula, tanto q colocando uma vez o sifao eu dei uma arranhadinha e deu pra ver q saiu a película. Mas enfim, se o vanish quente arranca a pelicula isso eu nao tive coragem de testar ;)

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 
Mesmo que haja película, o inox é suficiente apropriado para armazenamento de alimentos.
 
Há controversias, hehehehe.
Tem gente que tbm ja acusou sabor metálico de postmix sem a pelicula.....

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 
Rins,

Sabor metálico é mais para malte velho ou mal acondicionado do que para o uso nos postmixes sem essa "película".

Palmer diz que aço inox não contribui para gosto metálico.

O sabor que identificaram também pode ter vindo das conexões deles, dependendo do material que elas sejam feitas ou do malte velho.
 
Alguém usa Vanish(Branco) para limpar panelas, fermentador e etc?

Eu achei uma promoção por 20 reais 1kg enquanto normalmente pago o mesmo em 300g de PAC...

Não sei se ele serve como sanitizante, mas para tirar a sujeira grossa é uma boa alternativa não?

Só tenho dúvida de:

1- Quais materiais pode ser usado? Inox, Bombonas Azuis de HDPE, Balde branco fermentador, Cobre?
2- Quantas X G por Y litros precisa usar?

A princípio usei na minha panela e nos fermentadores, nos fermentadores brancos foi uma beleza não precisei esfregar nem nada eles ficaram branquinhos como novos.

Na panela(Braumeister) coloquei uma medida dele, enchi a panela e regulei a 50C com as bombas ligadas. Depois deixei de molho de um dia para o outro... ficou brilhando como nova tb...
 
agua quente e paracetico pode? sempre limpo assim!!! ate a chopeira (serpentina ETC ETC)
 
agua quente e paracetico pode? sempre limpo assim!!! ate a chopeira (serpentina ETC ETC)

Alvaro não use o Ác. Peracético diluído em água quente, a água quente vai acelerar a decomposição do peracético para ácido acético e peróxido de hidrogênio, diminuindo muito sua eficácia.

Utilize apenas com água em temperatura "normal", ambiente, e se possível armazene na geladeira o produto para prolongar sua composição de peracético..


O Ácido Peracético por se tratar de um ácido, não deve ser utilizado em ligas metálicas diferentes do inox por ser altamente oxidante, mesmo em inox, se usar ele puro por exemplo, é possível ver uma mudança de cor no inox, isto já é uma oxidação.

Plásticos, vidros etc.. usar a vontade, com cautela em borrachas

abraços
 
Entao galera.,., que tenho que usar para limpar o postmix??? também tem a serpentina da minha chopeira!!! e Agora Jose:::
 
Entao galera.,., que tenho que usar para limpar o postmix??? também tem a serpentina da minha chopeira!!! e Agora Jose:::

Vamos lá:

Para LIMPAR você só precisa fazer uma solução quente com soda cáustica ou algum detergente alcalino para esta finalidade, assim você irá desincrustar, tirar o grosso da sujeira presa no postmix após enxaguar bem você terá que sanitizar.

Para SANITIZAR, você pode utilizar alguma solução para este fim como o Ác. Peracético ou Solução de Iodo.

Depois, só colocar a ceva e me chamar para beber ;)
 
Entao galera.,., que tenho que usar para limpar o postmix??? também tem a serpentina da minha chopeira!!! e Agora Jose:::

Vamos lá:

Para LIMPAR você só precisa fazer uma solução quente com soda cáustica ou algum detergente alcalino para esta finalidade, assim você irá desincrustar, tirar o grosso da sujeira presa no postmix após enxaguar bem você terá que sanitizar.

Para SANITIZAR, você pode utilizar alguma solução para este fim como o Ác. Peracético ou Solução de Iodo.

Depois, só colocar a ceva e me chamar para beber ;)

Para a chopeira a coisa é um pouco diferente, se for de inox pode utilizar tanto a soda quanto o peracético, isto se tudo for de inox, torneiras etc.. Se a serpentina for de alumínio ou as torneiras de alguma liga metálica que oxida, sugiro utilizar algum detergente neutro e após um sanitizante não oxidante, como por exemplo o PHMB, a base de biguanida.


abs
 
Alguém usa Vanish(Branco) para limpar panelas, fermentador e etc?

Eu achei uma promoção por 20 reais 1kg enquanto normalmente pago o mesmo em 300g de PAC...

Não sei se ele serve como sanitizante, mas para tirar a sujeira grossa é uma boa alternativa não?

Só tenho dúvida de:

1- Quais materiais pode ser usado? Inox, Bombonas Azuis de HDPE, Balde branco fermentador, Cobre?
2- Quantas X G por Y litros precisa usar?

A princípio usei na minha panela e nos fermentadores, nos fermentadores brancos foi uma beleza não precisei esfregar nem nada eles ficaram branquinhos como novos.

Na panela(Braumeister) coloquei uma medida dele, enchi a panela e regulei a 50C com as bombas ligadas. Depois deixei de molho de um dia para o outro... ficou brilhando como nova tb...

Leosardinha, qual é a concentração (g/L) de vanish que você está utilizando?

Grato,
Ricardo
 
Já vi anúncio do Vanish sem perfume como Percarbonato de Sódio.

Será possível comprá-lo em lojas específicas para limpeza em maior quantidade?
Onde vocês compram? Loja física? ONline? Alguém em BH ou região???

Abs.
 
Cnlemos, eu comprei no Sams Club. Ah, foi uma marca genérica, ou seja, não foi exatamente o Vanish.
 
Alguém sabe se o percarbonato de sódio pode ser reaproveitado, para desincrustar outros fermentadores, depois de ser usado uma vez já?
É, tô sendo bem muquirana mesmo... Mas peguei umas bombonas bem sujas, que o cara ia jogar fora (e a galera das distribuidoras de água mineral não pegavam para trocar), e vou ver se dá o mesmo efeito.
 
E outra, depois de retirado a solução de percarbonato de sódio da bombona, só enxaguar bem que já era? Não deixa nenhum resíduo? E daí é só secar e botar iodophor pra sanitizar?
 
Back
Top