Utilizar Aquecedor de aquário

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodox

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2015
Messages
71
Reaction score
12
Galera boa noite

Procurei no fórum e não encontrei um assunto específico, então estou criando este tópico

Minha dúvida é, nestes dias frios eu utilizei uma panela com aguá quente dentro da geladeira no qual funcionou perfeitamente para subir a temp de 18 p 22/23, porém com o problema de ter que ficar toda hora tirando ela para esquentar novamente.

Ai partindo deste principio eu pensei o seguinte..Porque não utilizar um aquecedor de aquário de 50W dentro de uma panela com água ligado ao controlador de temperatura?

Alguém já fez isto? Algum contra?

Na minha opinião o único contra poderia ser a proliferação de fungos por causa da água e das temp altas...mas isto poderia ser resolvido com uma limpeza diária talvez...

Gostaria de saber a opinião de vcs

Valeu
abs
 
Galera boa noite

Procurei no fórum e não encontrei um assunto específico, então estou criando este tópico

Minha dúvida é, nestes dias frios eu utilizei uma panela com aguá quente dentro da geladeira no qual funcionou perfeitamente para subir a temp de 18 p 22/23, porém com o problema de ter que ficar toda hora tirando ela para esquentar novamente.

Ai partindo deste principio eu pensei o seguinte..Porque não utilizar um aquecedor de aquário de 50W dentro de uma panela com água ligado ao controlador de temperatura?

Alguém já fez isto? Algum contra?

Na minha opinião o único contra poderia ser a proliferação de fungos por causa da água e das temp altas...mas isto poderia ser resolvido com uma limpeza diária talvez...

Gostaria de saber a opinião de vcs

Valeu
abs

Não é mais facil usar uma lâmpada?
 
E ae Flavio,

Pensei no aquecedor como uma alternativa a lampada, tendo em vista que no caso dele não é necessário se preocupar em "tampar a luz" da lampada para não afetar as leveduras

abs
 
E ae Flavio,

Pensei no aquecedor como uma alternativa a lampada, tendo em vista que no caso dele não é necessário se preocupar em "tampar a luz" da lampada para não afetar as leveduras

abs

A não ser que seus fermentadores sejam transparentes (pet/vidro), pode usar a lampada sem prejuízo algum pra cerveja.

O fermentador branco fosco ou bombonas já são suficientes para evitar a reação quimica que causa light struck.
 
Você usa? Vale a pena? Qual a tua histerese?

Eu to querendo uma de no máximo 40W, pois uso histerese de 0.15 e a lâmpada funciona perfeitamente bem pra isso.
Não quero colocar algo forte demais e ter que alterar a histerese.

Abraços,

Sim, eu uso. Na minha opinião vale a pena por dois motivos: acho mais prático e mais forte do que a lâmpada (já que uso um freezer horizontal). Eu uso histerese de 0.5.
 
Que o aquecedor de resistência e a lampada são mais práticos é sem sombra de dúvidas, eu só tive esta ideia pois sou ex-aquarista e tenho um aquecedor destes sobrando em casa

Vou fermentar um leva esta semana ae vou testar a utilização dele

Valeu
 
Eu tb não arriscaria por conta da umidade. Uma lâmpada resolve bem e se quiser evitar a luz basta uma folha de alumínio

Enviado de meu SM-G3812B usando Tapatalk
 
Uma pergunta idiota:

e se colocasse o aquecedor de aquário dentro do fermentador ? Sanitizado é claro.

se funciona com aquários, porque não com cerveja ? :D
 
Tudo bem que a minha pergunta foi idiota (coisa de novato sabe)

mas não precisar apelar na zoação tbm....:fro::(:ban::D

Uma pergunta idiota:

e se colocasse o aquecedor de aquário dentro do fermentador ? Sanitizado é claro.

se funciona com aquários, porque não com cerveja ? :D
 
Tudo bem que a minha pergunta foi idiota (coisa de novato sabe)

mas não precisar apelar na zoação tbm....:fro::(:ban::D
Não estou zoando.

É uma pergunta minha.

Um aquecedor de baixa potência, sanitizado e mergulhado no mosto. E o aquecedor ligado a um controlador de temperatura. Uma maior eficiência de aquecimento, como num aquário.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Não estou zoando.

É uma pergunta minha.

Um aquecedor de baixa potência, sanitizado e mergulhado no mosto. E o aquecedor ligado a um controlador de temperatura. Uma maior eficiência de aquecimento, como num aquário.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Se o aquecedor possui uma resistencia metálica que vai encostar na água, ou qualquer tipo de plástico não alimentício, não use.

Na verdade quanto menos coisas vc colocar encostando no mosto, melhor, menor risco de contaminação ou problemas.

Acho bastante desnecessário passar por esse tipo de problema quando ja existe uma solução bem estabelecida: aquecer o ambiente da geladeira com o sensor encostado no fermentador.

Abraço
 
Acho bastante desnecessário passar por esse tipo de problema quando ja existe uma solução bem estabelecida: aquecer o ambiente da geladeira com o sensor encostado no fermentador.

E a necessidade de lidar com a energia criativa (vulgo reinventar a roda), como fica?

Eu honestamente já cansei de advogar pelo bom senso.

Abraços.
 
E a necessidade de lidar com a energia criativa (vulgo reinventar a roda), como fica?

Eu honestamente já cansei de advogar pelo bom senso.

Abraços.

É verdade, eu já passei muito por isso, mas quando a gente investe muita energia num negócio que não tem muito sentido, ou mesmo ruim e se dá conta disso depois, pode ser um pouco (ou bastante) decepcionante. Pelo menos comigo funciona assim...

Então a dica vai pelo caminho do bom senso mesmo, se irá ser considerada ou não, vai de cada um. Experimentar é sempre bom de qualquer forma.

Abraço
 
Uma pergunta idiota:

e se colocasse o aquecedor de aquário dentro do fermentador ? Sanitizado é claro.

se funciona com aquários, porque não com cerveja ? :D



Cara, esses dias tava pensando nisso também. Mas pensei em utilizar um balde de diâmetro maior para colocar o fermentador dentro e completar com água e utilizar um aquecedor de aquário. A minha dúvida era de o aquecedor desligava sozinho


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Uma pergunta idiota:

e se colocasse o aquecedor de aquário dentro do fermentador ? Sanitizado é claro.

se funciona com aquários, porque não com cerveja ? :D



Cara, esses dias tava pensando nisso também. Mas pensei em utilizar um balde de diâmetro maior para colocar o fermentador dentro e completar com água e utilizar um aquecedor de aquário. A minha dúvida era de o aquecedor desligava sozinho. Existe isso? Um termômetro aquecedor controlador? Haha


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Marcelo,

se fizeres isso, podes acabar bagunçando a decantação dos resíduos contidos no mosto que está fermentando.

Se quiseres algo com tanto controle assim, podes tentar uma solução utilizando automação por meio do arduíno ou similar... mas, daí o empenho e o $ é maior hehe.

Abraço!
 
Marcelo,

se fizeres isso, podes acabar bagunçando a decantação dos resíduos contidos no mosto que está fermentando.

Se quiseres algo com tanto controle assim, podes tentar uma solução utilizando automação por meio do arduíno ou similar... mas, daí o empenho e o $ é maior hehe.

Abraço!



Pq? Não vai ficar agitando o mosto. Vai decantar igual seria na geladeira


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Cara, esses dias tava pensando nisso também. Mas pensei em utilizar um balde de diâmetro maior para colocar o fermentador dentro e completar com água e utilizar um aquecedor de aquário. A minha dúvida era de o aquecedor desligava sozinho. Existe isso? Um termômetro aquecedor controlador? Haha


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Quanto a aquecedor com controle não sei se existe, mas sempre existe de tudo nesta vida.

quanto ao banho maria, também pensei nisto, mas vejo problemas quanto a sanitização. A água quente, com a possibilidade de algum resto de mosto (torneira, pingo, etc.) pode ser um bom meio para alguma contaminação. Por isto a ideia de colocar direto dentro do balde. Só pela eficiência energéticas mesmo.

Uso hoje uma bombona de PEAD (daquelas azuis) como fermentador. Como as paredes são grossas aquecer / esfriar seu interior não é fácil. Já comprei um controlador e já estou atrás de um poço termométrico, pois medir por fora da bombona não vai dar uma medição exata.
 
Ola Jean

Entendi, desculpe a brincadeira. Pensei que estivesse zoando comigo..rs

neste caso eu acho q não seria a melhor opção pelo fato de quanto menos coisa estiver em contato com o mosto melhor, teria a dificuldade para isolar o buraco por onde o fio iria passar tbm

abs,



Não estou zoando.

É uma pergunta minha.

Um aquecedor de baixa potência, sanitizado e mergulhado no mosto. E o aquecedor ligado a um controlador de temperatura. Uma maior eficiência de aquecimento, como num aquário.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
rodolfender,

nem esquenta.

Quanto ao "menos coisas em contato com o mosto", um aquecedor não é muito diferente de um poço termométrico por exemplo, em contato com o mosto.

Sim, isolar a entrada seria a coisa mais complexa, mas não difícil.

A ideia ainda percorre minha cabeça. Se testar aviso.
 
Pq? Não vai ficar agitando o mosto. Vai decantar igual seria na geladeira


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Não é bem igual, você tem um recipiente imerso (ou parcialmente) em água... posso estar bem errado, mas o Teorema de Arquimedes explica o que quero dizer!
 
Aquecedor com termostato existe aos montes, o problema é que eles não podem ficar completamente submersos. Os que podem são sem controle, mas os isolamentos, cabos de força, etc são de plástico não alimentício. Nao usaria.

É outra coisa muito importante, funciona no aquário pq no aquário tem circulação constante, geralmente entre 2 a 9x o volume de água por hora..

Muito trabalho (e dinheiro) pra pouco retorno...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Faz sentido, teria este problema para dissipar o calor e consequentemente a a área ao redor do aquecedor teria uma temp diferente do restante do liquido

Realmente no aquário isto não é problema por causa da circulação constante

Aquecedor com termostato existe aos montes, o problema é que eles não podem ficar completamente submersos. Os que podem são sem controle, mas os isolamentos, cabos de força, etc são de plástico não alimentício. Nao usaria.

É outra coisa muito importante, funciona no aquário pq no aquário tem circulação constante, geralmente entre 2 a 9x o volume de água por hora..

Muito trabalho (e dinheiro) pra pouco retorno...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Sei que já tem um tempo esse post mas e ai usou o aquecedor de aquário ? Também sou aquarista e venho pensando nisso. Colocar um pote com agua ao lado do balde com aquecedor dentro.
 
E ae Neuber

Eu não cheguei a utilizar não...até acho que funcionaria, mas poderia gerar problemas com proliferação de fungos e tal...Neste caso o aquecedor por resistencia é a melhor opção mesmo


Sei que já tem um tempo esse post mas e ai usou o aquecedor de aquário ? Também sou aquarista e venho pensando nisso. Colocar um pote com agua ao lado do balde com aquecedor dentro.
 
Também abandonei a ideia depois de entender melhor os mecanismos de fermentação e experimentar controles e descontroles.

Com a chegada de um novo inverno ("the winter is comming") vou partir para a lâmpada mesmo.
 
Pessoal eu achei esse tópico aqui e parece ser bem legal. http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408389.
Eu estou pensando em fazer mas não desisti da ideia do termostato de aquário. O meu é daqueles com controle de temperatura embutidos e vou precisar liga-lo ao stc-1000, colocando ele dentro de uma garrafa de agua mineral dessas de 5 litros.
 
Back
Top