Utilização de chiller de contra-fluxo com circulação da agua constante.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pankada

Member
Joined
Dec 22, 2017
Messages
16
Reaction score
0
Bom dia!!!

Estou utilizando um chiller de contra-fluxo para resfriamento da minha produção de 20L. Porem estou começando a observar algumas partes do meu processos para que eu possar ir sempre melhorando.

Nessas observações, me surgiu uma ideia e uma dúvida ao mesmo tempo. Seria o seguinte, minha intenção é diminuir o consumo de agua para o resfriamento e aproveitando que proximo ao lugar em que realizo minhas brassagens há uma bela piscina.
Minha dúvida seria a seguinte, eu poderia utilizar a agua da propria piscina para o resfriamento? Utilizando bombas simples e retornando a agua para a piscina apos ter passado pelo chiller.
 
Sem problemas, economizaria muita água.

Hoje, por exemplo, uso um chiller de imersão e uma panela de 20l com água e gelo, circulando com uma bomba.
 
Só não pode ser de aço inoxidável

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Só não pode ser de aço inoxidável

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Neste caso nao teria problema entao, pois meu chiller é feito com serpentina de aluminio e por volta uma mangueira cristal. Estou certo, de que nao terei problemas?

E só por desencargo de consciencia, qual seria o problema do aço?
 
Neste caso nao teria problema entao, pois meu chiller é feito com serpentina de aluminio e por volta uma mangueira cristal. Estou certo, de que nao terei problemas?

E só por desencargo de consciencia, qual seria o problema do aço?
Hipoclorito

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Certo. Muito obrigado!!!

E mais uma dúvida, qual bomba utiliza?

No meu caso eu tenho uma chugger pump. Nós primeiros 2 min eu circulo uma pequena quantidade em outra panela para lavar a bomba com água quente. Depois troco de panela ecomeço o resfriamento a valer.

Mas poderia ser uma bombinha de máquina de laver sem problemas.
 
minha dúvida quanto a isso sempre foi a eficiência, se a bomba consegue circular a água de forma que consiga resfriar bem o mosto, pois a pressão da torneira da rua a água passa rápido e a troca de calor é bem eficiente.
 
A quantidade de cloro na agua encanada nao é parecida com a da piscina?
Abraço!
Cê é Loko, cachoeira?! [emoji23][emoji23][emoji23]
É bem maior, na piscina.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
minha dúvida quanto a isso sempre foi a eficiência, se a bomba consegue circular a água de forma que consiga resfriar bem o mosto, pois a pressão da torneira da rua a água passa rápido e a troca de calor é bem eficiente.

Luiz,

um fluxo menor pode ser benéfico para a eficiência. Se a água que passar não esquentar, ela não trocou calor com o mosto, consequentemente não resfriou.

É o princípio do contra-fluxo: na entrada de água ela fria junto com a saída do mosto, já mais frio. na entrada do mosto quente, a saída de água já quente (mas com temperatura menor que o mosto) realizando troca de calor desde o início, mesmo estando a água quente.
 
minha dúvida quanto a isso sempre foi a eficiência, se a bomba consegue circular a água de forma que consiga resfriar bem o mosto, pois a pressão da torneira da rua a água passa rápido e a troca de calor é bem eficiente.



Eu sempre utilizei uma bomba de aquario baratinha de 17L/min e funciona muito bem. Faço 40L de cerveja.
 
Cê é Loko, cachoeira?! [emoji23][emoji23][emoji23]
É bem maior, na piscina.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk



Talvez eu possa ter feito alguma confusao, mas a agua da piscina deve ter entre 1-3ppm de cloro livre. A agua da minha casa é fornecida pela Sanasa e o relatorio de agua tratada deles indica que precisam fornecer agua com no maximo 5ppm de cloro livre e 2-4ppm e cloramina total.
Alem disso, muitas vezes a agua da minha torneira tem mais cheiro de cloro que a da piscina.
Ou seja, nao acho que a piscina sempre terá mais cloro que a agua encanada. E a diferenca nao me parece ser muito grande.
 
Talvez eu possa ter feito alguma confusao, mas a agua da piscina deve ter entre 1-3ppm de cloro livre. A agua da minha casa é fornecida pela Sanasa e o relatorio de agua tratada deles indica que precisam fornecer agua com no maximo 5ppm de cloro livre e 2-4ppm e cloramina total.
Alem disso, muitas vezes a agua da minha torneira tem mais cheiro de cloro que a da piscina.
Ou seja, nao acho que a piscina sempre terá mais cloro que a agua encanada. E a diferenca nao me parece ser muito grande.
Assim... O residual de cloro livre é medido na saída da ETA e em alguns pontos de amostragem ao longo de linhas e adutoras. Em geral, a água chega nas nossas casas com 0,5...1,5ppm.
Se você mora em interior ou cidade pequena, talvez esse residual seja maior.
Quanto às piscina, é comum, inclusive, ter mais de 3ppm na piscina. Chegava a dor ver os piscineiros tacando hipoclorito na piscina de qlqr jeito...

Enfim. Se for um chiller barato, manda bala. Mas se for um de placas de 700-800, eu pensaria duas vezes.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Luiz,

um fluxo menor pode ser benéfico para a eficiência. Se a água que passar não esquentar, ela não trocou calor com o mosto, consequentemente não resfriou.

É o princípio do contra-fluxo: na entrada de água ela fria junto com a saída do mosto, já mais frio. na entrada do mosto quente, a saída de água já quente (mas com temperatura menor que o mosto) realizando troca de calor desde o início, mesmo estando a água quente.

Entendi o que disse, faz sentido. E ao mesmo tempo entra a questão de por mais que passe a água rápido a quantidade terá que ser maior para poder fazer "efeito"

E em relação da bomba se a água demorar muito pra circular, eu acredito que perca sim um pouco de eficiência.


Hoje eu uso água da torneira, e a saída eu jogo na maquina de lavar e encho meus dois galões de 20l cada.. As vezes nem preciso jogar água fora. Faço 20l.
 
Entendi o que disse, faz sentido. E ao mesmo tempo entra a questão de por mais que passe a água rápido a quantidade terá que ser maior para poder fazer "efeito"

E em relação da bomba se a água demorar muito pra circular, eu acredito que perca sim um pouco de eficiência.


Hoje eu uso água da torneira, e a saída eu jogo na maquina de lavar e encho meus dois galões de 20l cada.. As vezes nem preciso jogar água fora. Faço 20l.

Exato, se a vazão for muito lenta, no final do curso da água dentro do chiller a água não vai estar "retirando" calor do mosto.

É possível, em caso de brassagens em sequência, usar a água do chiller para próxima brassagem, já que ela vai estar com parte do aquecimento
 
Na questao de ser ou nao de inox o chiller, nao vejo problema em usar agua da piscina, pq a "calcificacao" é insignificante , ja que o processo é curto... se ele trabalhasse 24/7, daí sim, poderia ser problema, mas como é problema com qualquer material...
Onde trabalho, trocamos 2x o recheio das torres de refrigeração... uma vez por desgaste e uma vez por calcificação...
Nos equipamentos, esta sendo a primeira vez que temos problema, em 22 anos, mas estou removendo tudo com ácido fosfórico.

Enviado de meu SM-T113NU usando Tapatalk
 
No meu caso eu tenho uma chugger pump. Nós primeiros 2 min eu circulo uma pequena quantidade em outra panela para lavar a bomba com água quente. Depois troco de panela ecomeço o resfriamento a valer.

Mas poderia ser uma bombinha de máquina de laver sem problemas.

Jean, poderia tirar umas fotos e fazer um video para eu entender como fazer? E me enviar por email: [email protected]
obrigado
 
Nops, formação de incrustação...
Inox tem este nome por que não deve oxidar.

Enviado de meu SM-T113NU usando Tapatalk



Depois da uma lida no How to Brew ...

“As with aluminum, the corrosion inhibitor in stainless steel is the passive oxide layer that protects the surface. The 300-series alloys (a.k.a. 18-8 alloys) commonly used in the brewing industry are very corrosion-resistant to most chemicals. Unfortunately, chlorine is one of the few chemicals to which these steels are not resistant. The chlorine in bleach acts to destabilize the passive oxide layer on steel, creating corrosion pits. This type of attack is accelerated by localization and is generally known as crevice or pitting corrosion.”
 
Nops, formação de incrustação...
Inox tem este nome por que não deve oxidar.

Enviado de meu SM-T113NU usando Tapatalk
Inox sofre corrosão por pite.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Back
Top